PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

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AS MUDANÇAS NO POP SHOP

Todo mundo sabe que Silvino Andrade foi um bom prefeito para Garanhuns. No mesmo nível de Amílcar e Ivo, com um trabalho superior ao desenvolvido por Bartolomeu, Zé Inácio e Luiz Carlos. Foi um gestor organizado nas finanças, abriu avenidas, cuidou bem das praças e jardins, possibilitou a expansão da AESGA, construiu o Centro Administrativo, a entrada leste da cidade,  tocou bem a educação, a saúde e a assistência social.

Uma das obras marcantes do ex-prefeito foi a retirada dos camelôs da Avenida Santo Antônio. Eles estavam tomando conta do centro e a medida precisava ser tomada. Silvino construiu o pop shop e lá abrigou os ambulantes. No início ficou até vistoso, embora tenha escondido o Mercado 18 de agosto e praticamente fechado uma rua necessária à mobilidade urbana, embora 15 anos atrás essa questão não fosse séria como hoje. As intenções do gestor certamente foram boas e naquele tempo a obra não sofreu maiores contestações.

Acontece que hoje Garanhuns está estrangulada. Quase não cabe mais a frota de carros da cidade e região no centro urbano, como já escrevemos numa de nossas postagens. O problema da mobilidade urbana, ou da falta dela, se tornou grave, preocupante, dá nos nervos dos motoristas, dos pedestres e certamente dos governantes.

A Avenida Santos Dumont como está se tornou impraticável. Os garanhuenses precisam dessa via pública para transitar, ônibus e carros de passeio precisam utilizar o espaço, evitando a Santo Antônio quando o destino for a Dr. José Mariano, a Avenida Rui Barbosa ou qualquer parte de Heliópolis. O Pop Shop foi ganhando aspecto de favela, está feio, quem o visita seja da cidade ou turista não tem uma boa impressão. E o 18 de Agosto, espremido, virou um lixo, não tem o glamour do mercado construído por Amílcar.

Dentro desta realidade, alguma coisa precisa ser feita. Garanhuns tem de olhar pra o futuro porque o município continuará crescendo, mais pessoas e carros virão e sem intervenção do poder público a situação tende a piorar.

O Secretário de Planejamento do Município, Fernando Nunes, ao que parece um sujeito sério e competente, é o responsável pelo projeto anunciado esta semana de mudanças na área da Santos Dumont.

Pelo que estamos informados, será feita uma reforma e ampliação no Mercado 18 de agosto. O mesmo trabalho vai acontecer na CEAGA. Serão construídos novos boxes nesses locais para abrigar os comerciantes do Pop Shop, que será demolido de modo a que a rua seja devolvida à população.

Uma mudança dessas não se faz sem vítimas, sem gritos, sem choro e ranger de dentes. Mas é necessária. Cabe à gestão dialogar, ouvir cada comerciante, analisar cada caso. Atender todos dentro da medida do possível. E caprichar nas reformas do mercado e da central de abastecimento. Que se tornem lugares limpos, agradáveis, para conforto dos consumidores e dos próprios micro ou médios empresários.

Numa entrevista a Luciano Andrade e Eduardo Peixoto, ontem à tarde, o prefeito Izaías Régis não quis se alongar sobre as mudanças que estão por vir. Mas garantiu que tudo será feito para melhorar a vida dos comerciantes, dar mais dignidade aos seus negócios. É por aí. O gestor não é amador para meter os pés pelas mãos e se desgastar junto à população do município.

Bem assessorado por Fernando Nunes e outros secretários, com recursos, o prefeito poderá sim tornar a vida desses comerciantes melhor do que é hoje. E se pensarmos que as reformas poderão ser positivas para 130 mil garanhuenses e moradores de outras cidades da região, que também compram aqui, temos mais é de acreditar que vem por aí uma ação administrativa significativa.

O que não pode é errar novamente, como no passado. É essencial um correto planejamento e acerto ainda maior na execução do projeto. As mudanças são bem-vindas sim, desde que efetivamente melhorem a cidade e não sacrifiquem muitos pais de família há anos sobrevivendo dos seus negócios no Pop Shop. (Foto: David Melo).

6 comentários:

  1. Eu como todos os cidadãos merecemos um ambiente de infra-estrutura urbanística bem organizada, não sou técnico nem mesmo cientista na área, mas como todos que moram ou mesmo transitam nesta cidade já ver a necessidade de retirar completamente os automóveis da avenida Santo Antônio, como já acontece em algumas cidades turísticas, notamos essa boa mudança em Porto de Galinhas e também no centro de Recife. Uma boa sugestão é que no espaço do mercado 18 de agosto implantar um centro de cultura com exposição semelhante ao “Casarão do FIG” e um centro gastronômico de comida regional como já existe em Fortaleza, o mercado popular desta cidade é bem freqüentado. E como já falei, vias e espaços turísticos são para pedestres, deixar o turista caminhar e olhar o centro de compras faz eles gastarem mais. Como ainda não temos o tal shopping, fica a dica.

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  2. LOUVÁVEL À ATITUDE DO PREFEITO. SÓ QUE, GARANHUNS ESTÁ PERDENDO A GRANDE OPORTUNIDADE DE RESOLVER DE UMA VEZ POR TODAS O PROBLEMA GRAVÍSSIMO DE ESTACIONAMENTO NA AVENIDA SANTO ANTONIO E NO SEU RESPECTIVO ENTORNO OU ADJACÊNCIA. ESTAMOS COM O FIO QUE PODE SER DESATADO O NÓ DESSE TRANSTORNO QUE É O TRÂNSITO DE GARANHUNS, É SÓ QUERER!!! NÓS GARANHUENSE TEMOS UM DEFEITO TERRÍVEL E DE MAU AGOURO EM BATER NA MESMA TECLA E FICAR “REPISANDO” OU “MASTIGANDO” AS AGRURAS DESSA INFELIZ FRASE: “GARANHUNS É A TERRA DO JÁ TEVE”. ROTINEIRAMENTE, A GENTE ACERTA SEMPRE O QUE PASSOU, NUNCA O QUE ESTÁ POR VIR... POIS BEM, SERIA MUITO BEM-VINDO OS NEGOCIANTES DO POP SHOP PARA O ANDAR TÉRREO E, APROVEITANDO O EMBALO DAS OBRAS, POSTAVA-SE OU ERGUIA-SE AS COLUNAS QUE SE FIZESSEM NECESSÁRIAS E CONSTRUÍA-SE MAIS UMA ANDAR NO 18 DE AGOSTO E FAZIA DO PRIMEIRO E SEGUNDO ANDARES UM BAITA DE UM ESTACIONAMENTO COMO SE VÊ LÁ NA AVENIDA DANTAS BARRETO NO RECIFE. QUER DIZER, A PREFEITURA OU TERCEIRIZAVA AS DUAS PLATAFORMAS DE ESTACIONAMENTO OU ENTÃO COBRAVA-SE PREÇOS POPULARES PARA TODOS OS MORADORES QUE SE DIRIGISSEM PARA O CENTRO DA CIDADE. SERIA UMA ÓTIMA ACOMODAÇÃO, HAJA VISTA, O PROPRIETÁRIO DO AUTOMÓVEL, TERIA ONDE GUARDAR SEU CARRO A PREÇOS CAMARADAS E DESAGUANDO POR COMPLETO A ESTREITA AVENIDA SANTO ANTONIO. PROIBINDO ATÉ, ESTACIONAMENTO DE CARROS COM PLACAS DE GARANHUNS NA AVENIDA, ONDE, SOMENTE SERIA PERMITIDA PLACA DE CARROS DE OUTRAS CIDADES, COMO SE QUER PROIBIR CARROS COM PLACAS ÍMPARES OU PARES EM CIRCULAR EM DETERMINADOS DIAS NA NOSSA CAPITAL. SE O PREFEITO ESTÁ BEM INTENCIONADO E QUER RESOLVER EM DEFINITIVO A QUESTÃO DE ESTACIONAMENTO DO CENTRO DA CIDADE, CHEGOU A VEZ: É AGORA OU NUNCA!!! COMO MANDAR RECADO NÃO CAUSA ESTUPRO, DAQUI VAI UM: IZAÍAS, SAIA NA FRENTE, SEJA ATREVIDO, COMO TAMBÉM SEJA REALISTA, FAÇA O IMPOSSÍVEL...


    P.S.: É preciso que tenhamos em mente, como também sua excelência o prefeito do município e a egrégia câmara de vereadores que, para efeito de grandes estacionamentos só dispomos de três áreas no centro da cidade, que são: o mercado 18 de agosto, o cine jardim e o antigo fórum. Se não pensarmos melhor e não soubermos aproveitar tais áreas vamos nos debater com problemas sérios em termos de ponderações futuras(aí, Inês tá morta!!!). Nesses últimos dez anos, lamentavelmente, o Brasil foi construído de carros particulares em detrimento de transporte público. O Lula e a Dilma quiseram assim, o PT também. Deu no que deu...

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    1. Temos que enxergar os problemas em vários ângulos. Sabemos quão seria bom ter mais espaços para poder alocar todos ou boa parte dos automóveis do município e é claro dos turistas que visitam nossa terrinha. Um dos pontos em questão seria a quantidade de carros e motos que iria dispor esse “prédio garagem”, e se é suficiente para remover os espaços “zona azul” no trânsito da Av. Santo Antônio e adjacentes, pois o trânsito de todo o centro de Garanhuns já é um caos. Uma das soluções seria fazer uma “Zona de Pedestre”. Espaço em uma certa extensão no centro da cidade que NÂO pudesse circular qualquer tipo de veiculo, e assim convidando o turista a caminhar pela cidade, entre outros benefícios inerente a este plano. Tendo um espaço único e exclusivo para os pedestres, faríamos também um centro acessível, com piso tátil, rampas, entre outras melhorias. E essa extensão de área limitada para pedestres forçaria aos comerciantes a pensar de forma mais abrangente podendo também ampliar seus negócios para ouras localidades e assim impulsionando os serviços e comércios para outras áreas da cidade. Grandes cidades crescem de forma descentralizada. Novamente fica a dica.

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  3. Duas sugestões ótimas. Que Deus abençoe o prefeito para ele tomar a decisão correta. As opiniões dos dois primeiros comentários são pertinentes.

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  4. Porque em vez de pensar no fluxo de carro não pensar no fluxo de bicicleta?
    Estou cansado de ver absurdos pela falta de educação do povo desta Suíça, e que de Suíça não tem nada, o povo não consegue ter educação no trânsito, e ainda por cima tenho que ver um funcionário da Vigilância Sanitária pago com nossos impostos estacionando a Hilux da Vigilância Sanitária em cima de uma faixa de pedestre, um abuso contra nossa inteligência e nossos impostos.

    Antônio.

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    1. Vamos ser querentes não estamos numa cidade como Petrolina, que não tem ladeiras e vias largas para ter um espaço adequado para estender ciclovias. Com relação ao desrespeito no trânsito temos que punir com rigor. Cabe a toda sociedade cobrar bons servidores, pois o mesmos povo que saiu na rua aos gritos “ O gigante acordou!!!” também tem que acordar e cobrar.

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