PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

LULA ESCREVE NO TIMES SOBRE MANIFESTAÇÕES

O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva escreveu um artigo, publicado no jornal americano The New York Times, comentando as manifestações realizadas no Brasil nos meses de junho e julho. Na avaliação do petista, o que se viu nas ruas é em grande parte resultado do sucesso das políticas econômicas e sociais dos últimos anos. Segue o texto na íntegra.

Os jovens, dedos rápidos em seus celulares, tomaram as ruas ao redor do mundo.

Parece mais fácil explicar esses protestos quando ocorrem em países não democráticos, como no Egito e na Tunísia, em 2011, ou em países onde a crise econômica aumentou o número de jovens desempregados para marcas assustadoras, como na Espanha e na Grécia, do que quando eles surgem em países com governos democráticos populares - como o Brasil, onde atualmente gozamos das menores taxas de desemprego da nossa história e de uma expansão sem precedentes dos direitos econômicos e sociais.

Muitos analistas atribuem os recentes protestos a uma rejeição da política. Eu acho que é precisamente o oposto: Eles refletem um esforço para aumentar o alcance da democracia, para incentivar as pessoas a participar mais plenamente.

Eu só posso falar com autoridade sobre o meu país, o Brasil, onde acho que as manifestações são em grande parte o resultado de sucessos sociais, econômicas e políticas. Na última década, o Brasil dobrou o número de estudantes universitários, muitos de famílias pobres. Nós reduzimos drasticamente a pobreza e a desigualdade. Estas são conquistas importantes, mas é completamente natural que os jovens, especialmente aqueles que estão obtendo coisas que seus pais nunca tiveram, desejem mais.

Esses jovens não viveram a repressão da ditadura militar nas décadas de 1960 e 1970. Eles não convivem com a inflação dos anos 1980, quando a primeira coisa que fazíamos quando recebíamos nossos salários era correr para o supermercado e comprar tudo o possível antes de os preços subirem novamente no dia seguinte. Lembram-se muito pouco da década de 1990, quando a estagnação e o desemprego deprimiu nosso país. Eles querem mais.

É compreensível que assim seja. Eles querem que a qualidade dos serviços públicos melhore. Milhões de brasileiros, incluindo os da classe média emergente, compraram seus primeiros carros e começaram a viajar de avião. Agora, o transporte público deve ser eficiente, tornando a vida nas grandes cidades menos difícil.

As preocupações dos jovens não são apenas materiais. Eles querem maior acesso ao lazer e a atividades culturais. Mas, acima de tudo, eles exigem instituições políticas que mais limpas e mais transparentes, sem as distorções do sistema político e eleitoral anacrônico do Brasil, que recentemente se mostraram incapazes de gerir a reforma. A legitimidade dessas demandas não pode ser negada, mesmo que seja impossível atendê-las rapidamente. É preciso primeiro encontrar recursos, estabelecer metas e definir prazos.

A democracia não é um compromisso de silêncio. Uma sociedade democrática é sempre em fluxo, debater e definir as suas prioridades e desafios, em constante desejo por novas conquistas. Apenas em uma democracia um índio pode ser eleito presidente da Bolívia, e um afro-americano pode ser eleito presidente dos Estados Unidos. Apenas em uma democracia poderia, primeiro, um metalúrgico e umam depois, um mulher serem eleitos presidentes do Brasil.

A história mostra que, quando os partidos políticos são silenciados e as soluções são procuradas pela força, os resultados são desastrosos: guerras, ditaduras e perseguição das minorias. Sem partidos políticos não pode haver uma verdadeira democracia. Mas as pessoas simplesmente não querem votar a cada quatro anos. Eles querem interação diária com os governos locais e nacionais, e querem participar da definição de políticas públicas, oferecendo opiniões sobre as decisões que os afetam a cada dia.

Em suma, eles querem ser ouvidos. Isso cria um enorme desafio para os líderes políticos. Exige as melhores formas de engajamento, através da mídia social, nos espaços de trabalho e nos campi, reforçando a interação com grupos de trabalhadores e líderes da comunidade, mas também com os chamados setores desorganizados, cujos desejos e necessidades não devem ser menos respeitado por falta de organização.

Tem-se dito, e com razão, que enquanto a sociedade entrou na era digital, a política permaneceu analógica. Se as instituições democráticas utilizassem as novas tecnologias de comunicação como instrumentos de diálogo, e não para mera propaganda, eles iriam respirar ar fresco em suas operações. E seria mais eficaz trazê-los em sintonia com todas as partes da sociedade.

Mesmo o Partido dos Trabalhadores, que ajudei a fundar e que tem contribuído muito para modernizar e democratizar a política no Brasil, precisa de profunda renovação. É preciso recuperar suas ligações diárias com os movimentos sociais e oferecer novas soluções para novos problemas, e fazer as duas coisas sem tratar os jovens de forma paternalista.

A boa notícia é que os jovens não estão conformistas, apáticos ou indiferentes à vida pública. Mesmo aqueles que pensam que odeiam a política estão começando a participar. Quando eu tinha a idade deles, nunca imaginei que me tornaria um militante político. No entanto, acabamos criando um partido político quando descobrimos que o Congresso Nacional praticamente não tinha representantes da classe trabalhadora. Através da política conseguimos restaurar a democracia, consolidar a estabilidade econômica e criar milhões de empregos.

É evidente que ainda há muito a fazer. É uma boa notícia que os nossos jovens querem lutar para garantir que a mudança social continue em um ritmo mais intenso.

A outra boa notícia é que a presidente Dilma Rousseff propôs um plebiscito para realizar as reformas políticas que são tão necessárias. Ela também propôs um compromisso nacional para a educação, saúde e transporte público, em que o governo federal iria fornecer apoio técnico e financeiro substancial para estados e municípios.

Ao conversar com jovens líderes no Brasil e em outros lugares, eu gostaria de dizer-lhes o seguinte: Mesmo quando você está desanimado com tudo e com todos, não desista da política. Participe! Se você não encontrar em outros o político que você procura, você pode achá-la em si mesmo.

Luiz Inácio Lula da Silva é ex-presidente do Brasil, que agora trabalha em iniciativas globais com o Instituto Lula.

8 comentários:

  1. Tenho dificuldades de aceitar esta versão de Lula com relação aos protestos nas ruas. Pela lógica, povo satisfeito não protesta. É verdade que houve uma melhora no poder aquisitivo para quem ganha até um salário mínimo, em compensação, para quem ganha mais de um salário mínimo houve um “achatamento brutal", isto desde governo FHC! Significa dizer, se continuar esta política salarial, em pouco tempo, todo mundo que recebe do INSS estará ganho apenas um salário. Na realidade está em pratica a antiga tese dos PT, que é a igualdade dos assalariados, mais por baixo!
    Neste caso, politicamente falando, cabe aquela celebre expressão: "Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”. (sabedoria popular). Tomara que suja uma terceira via, se não nós estaremos "fritos".
    Até aqui, estamos "no mato, sem cachorro”. (também da sabedoria popular).
    José/Garanhuns

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. José Fernandes Costa17 de julho de 2013 às 23:02

      A inveja é um dos piores venenos que empestam a humanidade. - Lula escrevendo para o The New York Times vai matar muita gente do coração. - Mas, prejuízo pouco é bobagem (outra sabedoria popular). - O sujeito sair de Caetés, em cima de um caminhão e fazer sucesso no ABC paulista, já é um feito e tanto. - E depois, ser presidente do Brasil por oito anos, é mais um passo de gigante. - Por acréscimo, elegeu a sua sucessora, que é a nossa presidenta Dilma Rousseff. - É mole??/.

      Excluir
    2. JOSÉ FERNANDES.

      TUDO CITADO ACIMA TEM SENTIDO SIM.SEMPRE FUI CONTRA AQUELES QUE PROPAGAM QUE O LULA É ANALFABETO OU SEMIANALFABETO OU QUE NÃO SABE DE NADA.

      NUNCA GOSTEI QUANDO O LULA DIZIA "EU NÃO SABIA".TAMBÉM NÃO GOSTO QUANDO ALGUNS PETISTAS E ALGUNS DA IMPRENSA JOGAM O LULA COMO CANDIDATO ATROPELANDO O DIREITO NATURAL DA PRESIDENTA SE REELEGER.

      ESSAS FALHAS E ESSES ERROS FORAM COMETIDOS EM RECIFE.TANTO POR JOÃO PAULO COMO POR HUMBERTO COSTA.

      AMBOS APOIARAM MAURÍCIO HANDS E DEPOIS DOS ABSURDOS RETIRAM O MESMO E ATROPELARAM O EX-PREFEITO JOÃO DA COSTA A PONTO DE CRIAREM A MAIOR DIVISÃO DA FRENTE POPULAR EM PERNAMBUCO.

      TUDO O QUEM VEM OCORRENDO NO BRASIL É MUITO PARECIDO COM O RECIFE.A OPOSIÇÃO EXISTE DENTRO DO PRÓPRIO PT.AINDA BEM QUE O LULA AFIRMA E REPETE,A CANDIDATA É DILMA.

      OS MOVIMENTOS SOCIAIS E AS PASSEATAS SÃO CONTRA TUDO E TODOS: PMDB, PSDB, PT, PTB, PP, PR, PSB, PPS, PDT, PCdoB, PCB,PMN,PSC,PTdoB,POIS TODOS FORAM E CONTINUAM ATÉ HOJE IRRESPONSÁVEIS.TODOS ESSES PARTIDOS EM 2012 FIZERAM SUAS PROPAGANDAS PELO INTERIOR COM LULA E DILMA.AMBOS SÃO TÃO CONHECIDOS QUE ESTÃO IMPLICITAMENTE NO IMAGINÁRIO POPULAR.

      A PRESIDENTA ESTÁ CERTA EM PROPOR UM PLEBISCITO, REVERENDO E O QUE FOR.PORQUE O MAL MAIOR DESTE PAÍS TODO MUNDO SABE,CHAMA-SE CORRUPÇÃO ELEITORAL.E NOSSOS DEPUTADOS FEDERAIS E SENADORES NÃO QUEREM PERDER STATOS QUO E MUITO MENOS AS MORDOMIAS EM BRASÍLIA QUE SÃO MUITAS MESMOS.É DE ASSOMBRAR QUALQUER UM DOS SERES HUMANOS AQUI NO PLANETA TERRA.

      VOCÊ SE ELEGE GASTANDO MIL,MILHÕES E BILHÕES E DEPOIS COMO RECUPERAR ESSE DINHEIRO? UMA GRANDE PARTE É TIRADO DOS COFRES PÚBLICOS.TODO MUNDO SABE.SÃO MAIS DE 200 BILHÕES ANUALMENTE.

      OS PROTESTOS VIERAM NÃO SOMENTE POR CAUSA DO MPL (MOVIMENTO DO PASSE LIVRE) QUE FOI IMPORTANTE, MAS DAQUELA PEC 37 QUE TIRAVA O PODER DO MINISTÉRIO PÚBLICO FISCALIZAR.É VERDADE QUE A COPA DO MUNDO FOI TAMBÉM UM ESTOPIM.

      UM CERTO DIA UM LEIGO NO ASSUNTO CHEGOU PARA MIM E DISSE ASSIM: VOCÊ JÁ OUVIU FALAR NA PEC 37? EU RESPONDI NÃO.

      EU SOMENTE VIM ENTENDER O QUE ESTAVA ACONTECENDO DEPOIS DOS GRANDES MOVIMENTOS E QUANDO A MESMA FOI DERROTADA NO CONGRESSO NACIONAL.IMAGINE AS MILHARES DE PESSOAS QUE NADA SABIAM.

      TODOS ESSES ERROS ACUMULADOS DE 2002 ATÉ HOJE ESTÁ EXPLODINDO NO COLO DA PRESIDENTA.

      É PRECISO PRUDÊNCIA,RESPONSABILIDADE,JUÍZO E CONTROLE EMOCIONAL MUITO FORTE PARA SABER OUVIR MAIS QUE FALAR.

      Excluir
  3. Morra de inveja de Lula presidente 8 anos e hoje escreve no New York Time

    ResponderExcluir
  4. Lula agora quer tapar o sol com uma peneira, na consciência dele ele sabe que todos esses protestos que houveram pelo Brasil a fora é consequência de certa forma do lado oculto da mal administração dele, e a batata quente foi passada pra mão de Dilma, um governo que desperdiçou muito dinheiro em propaganda enganosa pra vê se elegia a sucessora, deixou um problema crescendo a cada dia como se fosse uma bola de neve, vem agora fazer declarações elogiosas à população pra ver se fica bonito na foto, tenha santa paciência. Concordo com amigo acima "tomara que surja um terceira via", porque no rumo que vai a tendencia é piorar, e os governantes se mostram cada vez mais hipócritas, ajudam só com interesse de ter alguma coisa em troca e fecham os olhos para os problemas daqueles que mais necessitam.
    (Reginaldo)Capoeiras/PE

    ResponderExcluir
  5. PAULO CAMELO, COMENTA:

    O ex-presidente Lula está navegando na maionese, senão vejamos:

    1 - As manifestações de rua são resultante da crise das instituições burguesas, ou seja, os três poderes: legislativo, executivo e judiciário. Com o agravante da crise das representações sindicais e estudantis;

    2 - O que Lula não quer reconhecer é que as manifestações de rua fugiram, pela primeira vez, do controle do PT. Nos últimos 12 anos, o PT cooptou as principais lideranças populares, arrefecendo os movimentos de contestação;

    3 - Hoje o PT, é semelhante ao PSDB. Portanto não é, e jamais será, um partido de esquerda, uma vez que o PT já abandonou as bandeiras socialistas há muito tempo. O PR é um Partido político de Centro.

    TENHO DITO.

    ResponderExcluir
  6. Houve uma inversão de valores e de pessoas.Na minha cidade os grupos políticos que se confrontam pelo poder vieram das arenas e do pfl. Pode! O PT praticamente não existe.

    Quem chega ao poder esquece tudo,abraça-se com tudo e todos,mas chega um momento que o povo cansa de se fazer as defesas de coisas erradas.

    Os mesmos erros que Fernando Henrique Cardoso cometeu,o PT governo repetiu.

    Quando a gente ler,ouve alguém fazer as críticas somente nos resta um caminho, ficar calado.

    A política dos acordos espúrios, dos conchavos,das mentiras,dos malandros chegaram ao limite.

    O PT está pagando muito caro pelas besteiras que fez até agora em matéria política.

    "A outra boa notícia é que a presidente Dilma Rousseff propôs um plebiscito para realizar as reformas políticas que são tão necessárias(disse Lula)".

    Durante 20 anos não houve,não está havendo e não haverá nenhuma Reforma Política por um Congresso Nacional que esbanja MORDOMIAS e GRANDEZA.

    Quando 280 Deputados Federais se reuniram sob a presidência do Deputado Federal João de Oliveira Inocêncio da Silva e se concederam um aumento de 61 por cento e se igualaram a um Juiz Federal,qual tipo de reforma eles aprovarão?

    O PT não quis mudar o stato quo e com essas mordomias todas terminaram levando um banho de democracia nas ruas e com isto perderam uma grande oportunidade de mudar o Brasil para melhor.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA