PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

GARANHUNS DE LUTO COM MORTE DE DOMINGUINHOS

Garanhuns vive a efervescência do Festival de Inverno e entra de luto, a partir desta terça-feira, com a morte de um dos seus mais ilustres filhos.

José Domingos de Morais, o Dominguinhos, 72 anos, morreu hoje, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Cantor, compositor e um dos maiores sanfoneiros do Brasil, o músico lutou sete anos contra um câncer de pulmão e com o agravamento da doença estava internado desde dezembro do ano passado.

Às 18h não resistiu mais e descansou. Garanhuns, Pernambuco e o Brasil choram a perda de um dos seus maiores artistas.

ORIGEM – Dominguinhos nasceu em Garanhuns no dia 12 de fevereiro de 1941. Começou aqui mesmo, na terra natal, junto com seus irmãos,  tocando nas feiras e na porta do Hotel Tavares Correia, para ganhar uns trocados. Um dia, de passagem por Garanhuns, Luiz Gonzaga, o rei do baião, descobriu o artista. Ficou impressionado com o talento do rapaz e o convidou a procurá-lo no Rio de Janeiro.

Um dia o garanhuense pegou a estrada. Precisou da ajuda de amigos de sua família para completar o dinheiro da passagem. Foi para o antigo Estado da Guanabara  e procurou Gonzagão. O pernambucano de Exu, já famoso, deu a mão e abriu as portas para o sanfoneiro da terra de Luís Jardim.

A partir daí nunca mais Dominguinhos precisou tocar em feira ou porta de hotel. Aprimorou sua arte e se tornou um dos músicos mais prestigiados do Brasil. Já gravou com Caetano, Gilberto Gil, Gal Costa, Elba Ramalho, o próprio Lua Gonzaga, Marinês, Fagner, Roberto Carlos e uma porção de artistas famosos. Considerado um dos melhores, senão o melhor, acordeonista do Brasil, José Domingos também canta (e tem um vozeirão), compõe e faz arranjos para seus discos e dos colegas de profissão.

O SUCESSO - No final dos anos 60 conheceu Anastácia, sua primeira mulher. Com a companheira, também cantora e compositora, fez músicas de sucesso, tocadas nas rádios do Brasil inteiro. A mais conhecida delas é Eu Só Quero Um Xodó, gravada também por Gilberto Gil.

Na década seguinte o garanhuense fez parcerias com Gal Costa, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Maria Bethânia. Durante esse período, conheceu Guadalupe, que veio a ser sua segunda esposa.

Com Chico Buarque, escreveu Tantas Palavras e Xote da NavegaçãoApesar de tantos nomes já famosos, foi como Nando Cordel que fez uma de suas canções mais famosas: De Volta pro Aconchego, que viria a ficar famosa na voz de Elba Ramalho.

Em 2002, foi vencedor do Grammy Latino, com o álbum Chegando de Mansinho. Quatro anos depois, levou o Prêmio Tim como Melhor Cantor Regional. Em 2010, levou o Prêmio Shell de Música, entre muitos outros prêmios. O último álbum do cantor, Yamandu + Dominguinhos, foi lançado em 2008.

Gonzagão, quando ainda estava com saúde, fazendo shows, elegeu o artista de Garanhuns como seu sucessor. Fez bem. Dominguinhos gravou mais de 50 discos e nunca abandonou as raízes regionais, o autêntico forró pé de serra, a riqueza cultural do seu Nordeste.

Dominguinhos, como todo grande artista, “encantou-se”. Ficará para sempre entre nós através de sua obra, reverenciada pelo povo e por tantos nomes da MPB com quem esteve no palco ou no estúdio. De Chico Buarque a Roberto Carlos, de Fagner a Nando Cordel, de Gilberto Gil a Elba Ramalho.

Salve mestre Dominguinhos! Que Deus o receba no céu com toda honra e toda glória. Quem sabe você reencontra Luiz Gonzaga e com ele vai fazer uma festa daquelas lá do outro lado.

(Na construção deste texto foram usadas informações do Portal UOL e da série Grandes Nomes da MPB, publicada neste blog).

Um comentário:

  1. UM DIA SE FOI MEU IRMÃO LUIZ LULA GONZAGA,E AGORA VOCÊ PARA CADA UM DEUS TEM UM LUGAR.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA