PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

ARTE NO CASARÃO COMPLETA 10 ANOS NO FIG


O projeto “Arte no Casarão” comemora, em 2013, dez anos de participação no Festival de Inverno de Garanhuns. Com a realização do SEBRAE e Ferreira Costa e apoio do Governo Municipal, este ano a programação pode ser prestigiada em novo endereço, na antiga escola da Cultura Inglesa, localizada na Rua Dr. José Mariano, Centro. A programação começou na sexta-feira (19) e vai até o próximo domingo (28).

São diversas as ações realizadas no ambiente que compõem o projeto: Polo do artesanato com estandes de artesãos de Garanhuns, São João, Lagoa do Ouro, Jurema, Lajedo, Correntes e Águas Belas; o salão dos mestres com obras premiadas; a sala dos quadros; estande da indústria do conhecimento do Sesi -  uma parceria com a Secretaria de Educação que divulga no espaço os trabalhos sociais iniciados em maio deste ano e realizado com jovens do bairro Bela Vista (Cohab 3); praça de alimentação e também o palco destinado às apresentações culturais.

Um dos destaques do local é a exposição do professor e historiador garanhuense Antônio Vilela sobre o Cangaço e a literatura de cordel.  O professor Vilela está há 8 anos no projeto “Arte no Casarão”. Iniciou o seu trabalho de pesquisa referente ao Cangaço em 1975. Chegou a conviver com alguns cangaceiros e hoje mostra que tem verdadeiro conhecimento sobre a área. Exibe na exposição verdadeiras relíquias como, por exemplo, a cópia da certidão de nascimento do famoso “Lampião” além de fotos tiradas na época do cangaço.

Esteve hoje no espaço a apresentação teatral “O bumba-meu-boi” do grupo de teatro feito por jovens entre 12 e 17 anos do CRAS da Bela Vista que fazem parte do projeto Teatro na Comunidade apoiado pela Secretaria de Assistência Social. O projeto acolhe jovens de todo o bairro que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Essa foi a primeira apresentação do grupo que começou ensaiar há somente quatro meses. O mini espetáculo falou sobre o bumba-meu-boi e outros personagens do folclore brasileiro, com música, encenação e um toque de humor nordestino.

Por volta das 17h se apresentou o grupo Tatu Goiaba de Caetés que tocou reggae,pop rock, repente, coco e embolada. Os cinco integrantes inserem em suas músicas aspectos da cultura nordestina. O projeto “Arte no Casarão” funciona nesta terça e quarta das 14 às 22h e de quinta a sábado das 10h às 22h. No domingo o espaço funciona das 10 às 16h. (Texto e fotos:Samara Pontes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA