GOVERNO MUNICIPAL

GOVERNO MUNICIPAL
PREFEITURA DE GARANHUNS

BETTY FARIA DEFENDE O DIREITO DE ENVELHECER


Bela matéria publicada na Revista Veja com a atriz Betty Faria:

Em pleno verão fora de hora no Rio de Janeiro, a atriz Betty Faria decidiu fazer o programa óbvio: ir à praia. Até aí, nada de mais. Mas a praia carioca é o paraíso dos paparazzi. Betty, que além de ter 69 anos não está na sua melhor forma, foi fotografada de biquíni e acabou usando seu blog para um longo desabafo. “O problema é a burka. Sim, burka para as mulheres fora de forma, para as velhas e desabadas”, escreveu a atriz, que viveu no cinema e na televisão personagens provocantes e fogosas, como Tieta, na novela homônima, e Salomé, de Bye Bye Brazil.

Ela diz que foi alertada sobre a foto por seu empresário, mas o que irritou mesmo foi o tom de crítica de um outro amigo, que recomendou que ela deveria se “proteger mais”. Essa foi a gota d’água para o protesto. “O que fazer se o fotógrafo tem mau gosto e publica uma foto minha branca, sem sol, gorda, pançuda, fora de forma e de biquíni pequenininho? É falta de simancol da minha parte ou é a minha liberdade?”

Eterna rebelde - 
Filha de um general do Exército, Betty orgulha-se de ser uma eterna rebelde. A atriz, que sempre gostou de biquíni, decote, minissaia e roupa justa, diz que não vai deixar de usar o que lhe der na cabeça. “O mundo quer uma burka para as mulheres que estão tentando viver e sobreviver aos tempos, às décadas, às agruras da vida, e muito mesmo a uma vida bem vivida. Não quero burka, não!”, desabafou. “Vou morrer velhinha de biquíni na praia. É uma sensação de liberdade tão boa. É o mínimo nesse Brasil tão careta."

Moradora do Leblon, Betty adora caminhar pela areia até Ipanema, onde toma tranquilamente seu banho de mar. Depois de ser obrigada a passar alguns dias em casa por problemas de saúde, ela não via a hora de retomar seu ritual e relaxar. Só não contava com a presença de uma lente indiscreta. No blog, a atriz avisou que não vai abrir mão do velho hábito: “Quem não gostar que não olhe, não fotografe e não encha o saco.”

O fato é que o protesto da atriz em seu blog está fazendo o maior sucesso na rede. O texto foi uma redenção para mulheres de diferentes cantos do Brasil e também do exterior que se sentem oprimidas pela ditadura do corpo perfeito. “Alguns homens escreveram elogiando, achando inteligente o que escrevi. Ah, mas as mulheres se identificaram direto. Tem uma portuguesa que escreveu que vai à praia amanhã, mas sem burka!”, conta Betty. “Há uma cobrança muito forte pela boa forma nesse Brasil de mulheres-fruta.”

Na verdade, Betty está levando o episódio com extremo bom humor. Aos risos, ela debocha do paparazzo, dizendo que ele fotografa mal e poderia ter achado um ângulo melhor. “Eu só queria saber quanto pagaram a ele por essa foto horrorosa. Ele tem muito mau gosto.”

5 comentários:

  1. Betty semprebsera uma das mais belas mulheres do Brasil, independente de idade, forma física ou o que seja. Parabéns pela sua liberdade e quebra das amarras que a sociedade impõe.

    ResponderExcluir
  2. Não condeno ninguém que faz plástica ou plásticas, porém essa lição de Betty Faria é de uma sinceridade e coragem que só a dignica ainda mais, como profissionsl e como mulher. Envelhecer é crescer é conhecer mais uma etapa importante na vida. Meu amado pai que já se foi há 7 anos dizia sempre aos seus tres filhos:quando vocês vêem uma pessoa mais velha do que vocês, respeitem e saibam que esta pessoa sabe muito mais que vocês.O pernambucano Nelson Rodrigues respondia quando lhe perguntavam qual o conselho que você daria aos jovens e ele respondia; que envelheçam rápido.Parabéns Betty Faria, optou por deixar a natureza seguir seu caminho, sem percalços.

    ResponderExcluir
  3. Maria como tantas Marias23 de maio de 2013 às 10:35

    Palavras de uma mulher bem resolvida: bem comida, bem relacionada e principalmente uma excelente profissional. São pessoas desse nível que dignificam nós mulheres.

    ResponderExcluir
  4. Onde se lê dignica, leia-se dignifica, peço desculpas.

    ResponderExcluir
  5. Admirável a atriz Betty Faria em seu protesto contra o sensacionalismo dos que pretendem achincalhar uma mulher por conta da idade; nenhuma de nós pode manter o rosto e o corpo bonito para sempre o tempo passa e deixa suas marcas; precisamos sim envelhecer com muita dignidade mantendo o espírito jovem e a mente aberta e atenta porque sempre existirão, principalmente entre os homens, abutres e cabeças poluídas.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA