AS DIFERENÇAS ENTRE IZAÍAS E SIVALDO

Sivaldo e Izaías podiam ter se entendido na época da campanha eleitoral. Quando os partidos começaram a aderir ao PTB e o vereador desistiu de sua candidatura a prefeito, tivemos a possibilidade de ter os dois no mesmo palanque pela primeira vez. Mesmo preterido por Silvino, porém, que primeiro lançou Aurora e depois saiu candidato com problemas na justiça eleitoral, Sivaldo preferiu ficar ao lado do seu “guru”. Quando o tucano resolveu sair do páreo “por amor a Garanhuns”, enfim o representante do PPS aderiu ao projeto da mudança. Mas aí foi todo mundo...

Já com o governo instalado veio a eleição da Câmara, Sivaldo acreditava estar com a presidência nas mãos e perdeu o cargo para Audálio. Segundo  o parlamentar, Izaías interferiu no processo, quando tinha prometido neutralidade. A partir daí as relações dos dois nunca mais foram as mesmas.

Além de todo esse histórico de desavenças, de estarem em palanques diferentes desde que entraram na política, separam Izaías e Sivaldo os projetos futuros.

O prefeito terá um candidato a deputado estadual na cidade e este não será Sivaldo.  Izaías não deseja ver a esposa Socorro nem a filha Michelle disputando um mandato porque sabe que política é um jogo duro demais para envolver a família.  Mas surgirá no seu grupo alguém de sua confiança para receber o seu apoio.

Sivaldo pretende mais uma vez disputar o mandato de deputado estadual. Segundo Carlos Eugênio o vereador agora está filiado ao Partido de Mobilização Democrática. Outra pessoa me informou que ele fará dobradinha em Garanhuns com o candidato a deputado federal Ricardo Teobaldo, de Limoeiro, que estaria cheio de grana para investir.

Na minha avaliação Sivaldo dificilmente repete a votação da eleição de 2010. A não ser que realmente tenha uma estrutura forte e dê um jeito de herdar uma fatia do eleitorado de Zé da Luz, que atualmente está órfão ou sem dono no município.

Izaías vai chegar à campanha já tendo o que mostrar. Com ações de peso, a máquina da prefeitura, a estrutura da Clínica de Saúde Armando Monteiro, o apoio do senador, do deputado Jorge Corte Real e dependendo dos rumos da eleição presidencial do governador Eduardo Campos.

O prefeito tem tudo para ser majoritário em Garanhuns. Quanto a Sivaldo, para não perder prestígio político e arriscar a renovação do seu mandato em 2014 terá de ter uma boa votação para a Assembleia. Quem teve 8 mil votos no pleito passado para deputado não poderá agora ter somente 3 ou 4 mil. Seria muito desgastante.

A cidade poderia eleger dois deputados estaduais. Mas para isso seria preciso que os eleitores votassem maciçamente nos dois nomes mais fortes. Isso é difícil porque surgem muitos candidatos. Já tem grupo com Leonardo Dias, outro com Marcantônio Dourado, Álvaro Porto... cada um leva uma fatia e o município só elege um, assim mesmo se tiver um complemento de votos nas cidades da região.

As peças para o jogo de 2014 já estão sendo jogadas. Quem tem mais estrutura, cargos, a caneta na mão e sabe usar esses instrumentos está na vantagem. É preciso muita coragem e habilidade para enfrentar quem está com o poder nas mãos.

20 comentários:

  1. Roberto em primeiro lugar vc tem que colocar todos comentarios que coloca ai. segundo vc é fucionario de Izaias, e teceiro pode ter certeza que a população de Garanhuns vai da oportunidade a um pessoa nova e correta, e nao eleger qualquer laranja de Izaias.

    ResponderExcluir
  2. Esse Vereador ta ficando maluco
    1 ele teve 8.000 votos porque Dr Silvino deu a ele (embora ele não reconheça)
    2 Dr deve ser candidato ( por sinal um forte candidato)
    3 esse Ricardo Teonaldo não vai cair no conto do vigário como caiu Sergio Guerra
    4 e nois aqui da Vila e nem o povo de Garanhuns vamos cair também
    Paulo André
    Vila do Quartel

    ResponderExcluir
  3. EM SER CONTRA E VOTAR CONTRA O PROJETO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA ENVIADO POR IZAÍAS, A CÂMARA, PERCEBE-SE CLARAMENTE, QUE O VEREADOR ALBINO TÁ COM RETÓRICA VAZIA, JOGANDO PARA A PLATEIA E COM PICUINHA COM O PROJETO DO PREFEITO, JAMAIS PENSANDO NO BOLSO DO ETERNO PAGADOR DE CONTA QUE SOMOS TODOS NÓS. O CASO EM SI, POR PARTE DO EDIL, NÃO TEM NADA A VER QUE SEJA EM DEFESA DO SOFRIDO POVO QUE NÃO AGUENTA MAIS DE TANTA TAXAS. O CASO É POLÍTICO ELEITOREIRO. EM QUE PESE SER UMA ABERRAÇÃO O POVO PAGAR O PATO, QUANDO NA VERDADE QUEM DEVE CUSTEAR O LIXO PRODUZIDO E A ILUMINAÇÃO DE RUA É O PODER PÚBLICO, NUNCA O TADINHO DO OTARINHO QUE É O MUNÍCIPE. EM QUE PESE O PROJETO DO EXECUTIVO DE GARANHUNS SER ABSOLUTAMENTE CONSTITUCIONAL, ELE É IMPOPULAR E CAUSA UM BAITA ABORRECIMENTO A SOCIEDADE, COMO TAMBÉM DEIXA O CARA BASTANTE “ENFEZADO”. NO TOCANTE AO VEREADOR, O POVO ESTÁ PRECISANDO DE ALGUÉM QUE CONSIGA ESMAGAR A CABEÇA DA SERPENTE, E NÃO VIR COM FILIGRANAS ELEITOREIRAS. PARA MELHOR EXEMPLIFICAR MEU HUMILDE PONTO DE VISTA, PORÉM VERDADEIRO: NO GOVERNO SILVINO, QUANDO ELE ENVIOU ESSE TAL PROJETO A CÂMARA, O ENTÃO VEREADOR ERALDO CAXIADO, ESPERNEOU, BUFOU E DISSE A PESTE A SILVINO. SÓ QUE, CAXIADO TEVE A COMPETÊNCIA E, PENSANDO NO POVO(DEMAGOGICAMENTE OU NÃO), ENTROU COM UMA EMENDA EM QUE REZAVA O SEGUINTE: “O PAGAMENTO DA TAXA É FACULTATIVO, CASO NÃO CONCORDE, O SOFRIDO CONSUMIDOR VAI A PREFEITURA PREENCHER UM REQUERIMENTO E PEDE PRA SAIR DO ROL DO PAGADOR DE TAXA DE ILUMINAÇÃO”. ENTRE TRANCOS E BARRANCOS TROCA DE INSULTOS E SOPAPOS VERBAIS ACALORADOS, CAXIADO CONSEGUIU APROVAR SEU INTENTO. POSTERIORMENTE, SILVINO DEU UMA DE ESPERTINHO E NA CALADA DA NOITE ENTROU COM UM DECRETO, DIGA-SE DE PASSAGEM, TOTALMENTE INCONSTITUCIONAL, SUPRIMINDO A EMENDA DE CAXIADO E OS VEREADORES ENGOLIRAM EM SECO. MESMO EU SENDO TOTAL E RADICALMENTE CONTRA ESSA MEDIDA DO PREFEITO ATUAL, PORÉM, ELA É ABSOLUTAMENTE CONSTITUCIONAL, ACOBERTADA POR LEI FEDERAL QUE PROTEGE O EXECUTIVO, ENQUANTO A APRESENTAÇÃO DO DECRETO POR PARTE DO PREFEITO ANTERIOR FOI UMA ATITUDE TOTALMENTE INCONSTITUCIONAL. DE RESTO, O SIMPÁTICO VEREADOR ALBINO É UM BOA PRAÇA, INTELIGENTE, PARTICIPATIVO, MAS NO FRIGIR DOS OVOS ELE ESTÁ SIMULANDO MUDANÇAS(NO POPULAR, FAZENDO MÉDIA COM O POVÃO), AFINAL, AS ELEIÇÕES ESTÃO AÍ, E, COMO SE SABE, POLÍTICO NÃO CAI DO CÉU ELE É PRODUTO DO VOTO POPULAR...

    ResponderExcluir
  4. Existe um grupo novo.se formando, eu ouvir dizer quê mistura novas lideranças, com velhas,vamos espera para ver.

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente com esse Altamir no Governo Silvino em quanto Vereador Eraldo esperneava o tal Sivaldo defendia o projeto com unhas e dentes porque nessa época ele mamava nas tetas do governo agora que tentou um espaço mais o Izaias não foi na conversa dele ele agora agi da mesma forma que Eraldo
    João Carlos
    Vila do Quartel

    ResponderExcluir
  6. caro Altamir o que mais me surpreende é que ele ja anda preocupado com a reeleição dele esse negocio de ser vereador ele estar transformando em emprego mesmo ate porque se voce prestar atenção ele só sabe dar titulo cidadão e defender a são Cristóvão de onde ele come uma coisinha NÃO EXISTE UM SÓ PROJETO DELE QUE BENEFICIE A POPULAÇÃO é um verdadeiro parasita do poder
    Carlos Eduardo
    Lacerdópolis

    ResponderExcluir
  7. para Deputado só existe um nome é Dr Silvino esse Sivaldo tá é doido

    ResponderExcluir
  8. NINGUÉM AGUENTA MAIS ESSA MENTIRA VER SIVALDO, O NOVO COM COMPETÊNCIA ,NEM ELE É NOVO E MUITO MENOS COMPETENTE ATE A FRASE É VELHA ELE PRECISA É TROCAR SEU ASSESSOR DE PROPAGANDA

    ResponderExcluir
  9. Esse altamir quando quer falar é chumbo grosso mesmo. falou a pura verdade sem agredir o vereador. cortou na carne e abriu o jogo sem dizer um so palavrao que é a marca rezistada dele. disse bem dito. ta certo.

    ResponderExcluir
  10. Carlos Almeida - Boa Vista11 de maio de 2013 às 18:48

    Garanhuns precisa de novas caras, gente com perfil profissional, que não tenha já se viciado com o poder a exemplo do "novinho" Sivaldo. Precisamos de gestores de verdade, com experiência em administração privada e pública, que saibam gerenciar e cobrar metas e não devam nada a político nenhum. Isso sim seria algo novo, porque de político profissional a gente já está de saco cheio.

    ResponderExcluir
  11. Caro Joao carlos que se diz da vila do quatel, deve ser um nome fajuto, ou pessoal de izaias mesmo, quero dizer que eraldo caxiado e sivaldo nunca foram vereadores juntos pra vc dizer que a ou b defendia o projeto da epoca! Nao comente por comentar, seja prudente!

    Marcela Moreira
    Boa Vista

    ResponderExcluir
  12. Silvino agiu como traidor do povo garanhuense ao apoiar Izaías.

    ResponderExcluir
  13. Vocês acham que Izaias vai colocar ou apoiar alguém para o trair??? Ele não é burro não.
    Com a prefeitura e o apoio de todos que foi citado na matéria, se for pra arriscar e perder Ou ganhar é lógico que ele ira colocar alguém de confiança dele.
    Um nome que a população vem falando muito e de bem é a sua filha Michelle, Se For uma pessoa dele vai ter que gastar, e se for outra pessoa de fora vai ter que gastar também. Então.....
    Esse Sivaldo esta se destruindo por se só, altamir pinheiro já falou muito bem dele, quer dizer ....
    Vai ser tanto candidato a deputado disputando, agora isso tudo só pra receber ajuda ou se vander pra não disputar....
    Por essas e outras que Izaias tem que colocar uma pessoa de Garanhuns e de sua confiança.

    ResponderExcluir
  14. Caba da Vila do Quartel12 de maio de 2013 às 07:22

    Não acho que o Altemir Pinheiro falou bem do Veriador Sinvaldo Albino, apena o barbudo foi eleganti com o veriador xa de xuxu

    ResponderExcluir
  15. Por que o blogueiro tirou a postagem em que Izaias fala que Sivaldo é oposição?
    O que houve?
    Não entendo! espero também que post esse meu comentário!

    A imparcialidade é tudo no jornalismo!

    Valdei Moraes / Centro

    ResponderExcluir
  16. O seu computador deve estar com um problema de arquivo. A postagem está do mesmo jeito que foi publicada, nada foi suprimido do texto, que começa falando do asfalto de mais uma rua na Cohab II.

    ResponderExcluir
  17. Sim e a parte que ele diz que Sivaldo é oposição?

    Valdeci Moraes / centro

    ResponderExcluir
  18. Sivaldo Albino ta ficando maluco. Anda atrapalhando em pequenos detalhes a Prefeitura de Garanhuns trabalhar. O que ele anda fazendo não é oposição e sim criancice!!!! Coisa de minino MIMADO!!! O pior de tudo é que eu Votei Nele...Se arrependimento matasse!!! Orrr!!!

    ResponderExcluir
  19. PREFEITO IZAÍAS RÉGIS

    FUNÇÃO DO VEREADOR É:

    Fiscalizar as contas públicas, aprovando-as ou desaprovando-as o que implica em culpabilidade caso ao aprovar algo que for desaprovado pelo TCM(Tribunal de Contas dos Municípios).
    Desenvolver Projetos que venham de encontro às necessidades da população.

    ResponderExcluir
  20. PREFEITO IZAÍAS RÉGIS

    O Vereador e sua função

    A Câmara de Vereadores exerce a função do Poder Legislativo na esfera municipal. Os vereadores são eleitos através do voto direto, cujo mandato tem duração de quatro anos, sendo a reeleição ilimitada. A quantidade de membros desse cargo político é estabelecida através do contingente populacional de cada município (quanto mais habitantes, maior será o número de vereadores de uma cidade).

    Os vereadores são eleitos juntamente com o prefeito de um município. A função dos vereadores é discutir as questões locais e fiscalizar a gestão do prefeito, com relação à administração e gastos do orçamento. Eles devem trabalhar em função da melhoria da qualidade de vida da população, elaborando leis, recebendo o povo, atendendo às reivindicações, desempenhando a função de mediador entre os habitantes e o prefeito.

    Outra importante atribuição a um vereador é a elaboração da Lei Orgânica do Município. Esse documento consiste numa espécie de Constituição Municipal, na qual há um conjunto de medidas para proporcionar melhorias para a população local. O prefeito, sob fiscalização da Câmara de Vereadores, deve cumprir a Lei Orgânica.

    Qual o seu salário?
    De acordo com a Constituição Federal, cada município, obedecendo aos valores máximos de remuneração, deve estabelecer o valor do subsídio (salário) dos vereadores. Esses valores são definidos conforme o contingente populacional de um determinado município. Exemplo: de 50 mil a 100 mil habitantes, o salário será de até (máximo) 40% do subsídio destinado aos deputados estaduais; municípios com mais de 500 mil habitantes, 75% do salário dos deputados estaduais.

    Os vereadores do Brasil
    Atualmente (2010), o Brasil possui 57.748 vereadores. Entretanto, nas eleições de 2012, esse número será de 59.500, visto que a população brasileira está em constante aumento quantitativo.

    O que é preciso para se candidatar a Vereador?
    Para se candidatar é necessário atender aos seguintes requisitos:
    • Ter nacionalidade brasileira;
    • Estar filiado em algum partido político;
    • Ter idade mínima de 18 anos;
    • Possuir domicílio eleitoral no município pelo qual concorre ao cargo;
    • Ter pleno exercício dos direitos políticos.

    O Prefeito e sua função

    Os eleitores brasileiros escolhem seus prefeitos a cada quatro anos, assim como os vereadores. Os prefeitos são eleitos através do voto direto e exercem a função de Chefe do Executivo municipal. O prefeito administra a cidade e exerce funções políticas, executivas e administrativas.

    Como agente político, ele é o porta-voz natural dos moradores de sua cidade e deve defender os interesses da população perante a Câmara Municipal, outras esferas de governo e quaisquer forças que possam contribuir para o bem-estar dos habitantes.

    Entre suas funções políticas estão, além de lidar com a Câmara, negociar convênios e obter por outras formas benefícios ou auxílios para a sua cidade, apresentar projetos de leis à Câmara, sancionar, promulgar, fazer publicar e vetar as leis, convocar extraordinariamente a Câmara, quando necessário, e representar o município em todas as circunstâncias.

    Deve se relacionar com organizações comunitárias, lideranças locais, buscando o seu apoio, quando necessário, consultando-as e ouvindo-as para conhecer suas aspirações e suas necessidades de modo a integrá-las ao processo decisório municipal e governar com a comunidade. Já entre as funções executivas e administrativas do prefeito estão as de planejar, comandar, coordenar, controlar e manter contatos externos.

    Qual a formação necessária para ser um prefeito?
    Não existe formação mínima necessária para ser um prefeito, embora seja imprescindível que o indivíduo seja esclarecido e consiga enxergar os problemas sociais e políticos existentes no município. Também é necessário que o profissional entenda de administração, direito e economia, além de outros conceitos fundamentais na gestão de um estado. Além disso, o cidadão precisa ser brasileiro, eleitor, estar filiado a um partido político, ser alfabetizado e ter mais de 21 anos.

    ResponderExcluir