PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

DIRETORA DO DOM MOURA FAZ ESCLARECIMENTOS

Com relação às declarações da presidente do Cremepe, Helena Carneiro Leão, o Hospital Regional Dom Moura faz os seguintes esclarecimentos: 

 1 – O HRDM passou por uma grande reforma estrutural, em 2009, que resultou na reforma das emergências obstétrica e pediátrica, além da troca do telhado, forro de gesso e nova pintura. Em 2012, foram inaugurados 10 leitos de UTI para adultos, a primeira pública de todo o Agreste Meridional. Portanto, não há problemas estruturais no hospital. Como toda unidade da rede, passa por manutenções prediais de rotina. 

 2 – Como praticamente todas as unidades do Interior, incluindo a rede privada, o Hospital Dom Moura enfrenta dificuldades, principalmente nos finais de semana, para preencher escalas médicas em algumas especialidades, a exemplo de pediatria, cirurgia geral e traumatologia. No entanto, é importante ressaltar que não há fechamento de plantões ou desassistência aos pacientes que buscam atendimento na unidade. Quando, por motivo de férias, licença ou faltas comunicadas com pouca antecedência, algum não pode comparecer aos plantões, a Direção busca, de imediato, repor as escalas por meio de prestação de serviço. Este ano, a Secretaria Estadual de Saúde lançou um edital de concurso público para médicos, que prevê o envio, para o hospital, de 18 profissionais, das áreas de Terapia Intensiva, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Pediatria, Tocoginecologia e Traumato-ortopedia. 

 3 – O hospital vem recebendo importantes investimentos na compra de equipamentos e renovação do seu parque tecnológico. De 2012 para cá, a unidade recebeu novos respiradores, monitores multiparâmetros, camas elétricas, oxímetros de pulso e aparelhos de ultrassom. Outros equipamentos estão sendo providenciados. 

 4 – Não há qualquer desabastecimento no HRDM. O estoque da unidade está plenamente abastecido com medicamentos e também os materiais médicos-hospitalares, como curativos, luvas, soluções. Todo o material médico-hospitalar e medicamentos são adquiridos através de processo licitatório, o qual pode vir a gerar demora de entrega de até 60 dias. 

 5 – Por fim, esclarecemos que o Hospital Dom Moura, referência para 21 municípios do Agreste, vem cumprindo plenamente sua função dentro da rede estadual de saúde, realizando, mensalmente, mais de 11 mil atendimentos de urgência, 3 mil exames de raio-x, 2 mil consultas, 230 partos e mais de 150 cirurgias. E que, por conta da qualidade do serviço que presta à comunidade, o hospital não poderá sofrer qualquer tipo de interdição ou interrupção do atendimento, o que prejudicaria, exclusivamente, quem mais precisa: o usuário do SUS.

Garanhuns, 22 de abril de 2013

Dra. Karla Freitas
Diretora Hospital Regional Dom Moura
Secretária de Saúde de Pernambuco

5 comentários:

  1. Nós temos uma classe de políticos das mais sem vergonha do mundo.Muitos deles perderam o caráter,a moral,a ética que tudo é a mesma coisa,mas cuidar da saúde do povo não é a mesma coisa.

    Poucos os ex-prefeitos foram conscientes em reconher os acertos e os erros cometidos por todos os que chegaram a Presidência da República e reconhecer o que o Ministro da Saúde José Serra fez pelo Brasil quando administrou a pasta depois do grande trabalho e da coragem que teve o Ministro da Saúde Dr. JATENE.

    Quando foi criado o CPMF toda cúpula do PT e parte da Imprensa eram contra e Dr. Jatene teve a coragem de enfrentá-los e conseguiu aprovar.

    No Brasil foram construído mais de 300 hospitais,em quase todas as cidades recebeu um,os que tinham foram ampliados e foram contratados centenas de Médicos e enfermeiras,mais de 11 mil agentes comunitários de Saúde foram contratados e os hospitais receberam mlhares de equipamentos.

    Durante 10 anos de PT o que melhou? Quantos hospitais foram construídos? Quantos equipamentos chegaram? Quantos médicos foram contratados? A saúde melhorou ou piorou no Brasil?

    Por que o PT votou contra a criação do Imposto da Saúde? Por que depois o PT era a favor da prorrogação do CPMF? Por que o PSDB via Deputados foram contra a prorrogação do CPMF quando foram eles mesmos quem criaram?

    Por que Dr. Jarbas Vascocencelos, José Jorge de Vasconcelos e Sérgio Guerra juntamente com José Agripino, Heráclito Fortes e tantos outros nordestinos foram contra a prorrogação do CPMF?
    Faltou apenas 4 votos para ser prorrogado.

    Mas a maioria dos ex-prefeitos se calaram,se omitiram,se acovardaram,dormiram,não deram a menor importância e,quando menos esperaram,A SAÚDE PIOROU em todo o Brasil.

    A teoria do PT e a prática do PSDB foram totalmente opostas diante de uma realidade nua e crua do povo brasileiro: não temos saúde,educação,segurança pública e agricultura de qualidade neste Brasil.

    Somos tão incompetentes que há mais de dois anos(2010) tivemos água em ambundância,mas não fomos capazes de COMPRAR MOTORES para CANALIZAR as águas dos RIOS que passaram e passam próximo a DEZENAS E CENTENAS de Açudes e Barragens que estavam SECAS e assim guarDá-las para o PRÓXIMO VERÃO.

    A única grande Barragem construída foi a do CAJUEIRO em GARANHUNS,mas os outros EX-PREFEITOS não tiveram a menor visão de construir pelo menos UMA em cada MUNICÍPIO aonde nascem as FONTES D!agua existente em todo o Agreste Meridional e no Nordeste brasileiro: Garanhuns, Correntes, Lagoa do Ouro,Bom Conselho, Brejão,Terezinha, Palmeirina, Quebrangulo,Mundau,Angelim,São João,Canhotinho,etc.

    Agora,queimar o dinheiro público em praça pública com festividades foram mais de 10 bilhões que davam para ter terminado a Transposição do Rio São Francisco.

    Brasil, terra amada e idolatrada! Não vou dizer que nada melhorou,mas poderíamos ter feito muito mais e melhor em Pernambuco também!


    ResponderExcluir
  2. jesus !!!! o que aconteceu com a diretora do HOSPITAL REGINAL DOM MORRA. A mulher resolveu sair do ''casulo''para falar alguma coisa.DEPOIS DE TANTO TEMPO,ESTRANHO....

    ResponderExcluir
  3. Como é que está tudo bem com ela diz,se o CREMEPE vai interditar parcialmente o DOM MOURA?Entrem no site do CREMEPE e comparem a resposta dela com o que foi constatado pelo CREMEPE e o SINDICATO DOS MÉDICOS.....alguém está mentindo!!!O que a diretora fez foi chamar os médicos e os orgãos de classe de mentirosos!

    ResponderExcluir
  4. SONIA RIBEIRO DOS SANTOS24 de abril de 2013 às 08:00

    GENTE NÓS SABEMOS QUE A DEFICIENCIA DO HOSPITAL DOM MOURA É GRANDE MAS NAO É SO AQUI É UM PROBLEMA CRONICO DE TODO O NOSSO PAI,A REDE SUS ESTA EM ABANDONO TOTAL ,PQ DINHEIRO ,VERBA FEDERAL TEM MAS QDO SAI DO GABINETE DA PRESIDENCIA É UM VALOR E QDO CHEGA NAS AREAS DA SAUDE QUE PRECISA SÓ VEM A METADE EU ACREDITO QUE A CULPA NAO É DA DIRETORA PQ OS MEDICOS SÃO FOLGADOS TRABALHAM A HORA QUE QUEREM E QDO QUEREM EU MESMA JA PASSEI POR ISSO TER QUE LEVAR MEU NETINHO NA PEDIATRIA E O MEDICO DO PLANTÃO TER IDO EMBORA PASSEAR Dr CARLOS DARCE E DRA EVELINE E AINDA RECLAMA DOS SEU SALARIOS EU SEI QUE ELES ESTUDARAM MUITO E GASTARAM MUITO PARA SE FORMAREM MAS SE NAO QUEREM A REDE PULBLICA POR FAVOR PEÇAM DEMISSÃO E E DEEM ESPAÇO PARA QUEM QUER TRABALHAR,FIQUEI INTERNADA LA O ALMOÇO SEMPRE FOI MUITO BOM NUNCA ME FALTOU NADA E QDO ELES DIZEM QUE A POLICIA ADENTROU AO HOSPITAL E DENIGRIU OS MEDICO SO ENTROU PQ A FAMILIA DE UM PACIENTE CHAMOU PQ TINHA DOIS PACIENTES NA EMERGENCIA E A DRA TINHA QUE ESCOLHER OU UM OU OUTRO OU O QUE ESTAVA MORRENDO POR CAUSA DE UM ACIDENTE OU O QUE ESTAVA COM DORES FORTES ,SE FOSSE VCS O A QUEM VC AJUDARIA PRIMEIRO O FERIDO DO ACIDENTE TRAUMATOLOGICO OU O COM DORES QUE PODERIA IR AO UM PSF ,GENTE BOTEM NA CABEÇA DE VCS DEIXEM DE SER EGOISTA SE A URGENCIA DO HOSPITAL FECHAR QUEM VAI SOFRE NAO SÃO OS MEDICOS E SIM A NOSSA POPULAÇÃO CARENTE QUE NAO TEM UM PLANO DE SAUDE MVCS SABEM QTO É UMA CONSULTA PARTICULAR COM DR ANDRE MARROCOS VAI DE 150 A 240 A NOSSA POPULAÇÃO NAO PODE PAGAR ISSO O SALARIOS DELES NA REDE SUS É 9 MIL REAIS E A GRATIFICÇÃO DE PLANTAO DELES É DE 2300 ALEM DO SALARIO E SO TRABALHAM 1 DIA NA SEMANA 4 DIAS POR MES,GENTE ACORDA VAMOS LUTAR SIM PARA QUE O GOVERNADOR JUNTO COM SEUS SECRETARIOS FAÇAM ALGUMA COISA SIM PARA MELHORAR A NOSSA SAUDE MAS SE FECHAR ELES CONTINUARAO RECEBENDO SEU SALARIOS E NOS FICAREMOS SEM NOSSO PRONTO ATENDIMENTO,NOSSO SOCORRO ACORDEM NAO VAMOS SO ATIRAR PEDRA SE É RUIM COM ELE PIOR SEM ELE

    ResponderExcluir
  5. O CREMEPE não está interessado em melhorar o atendimento oferecido pelo Dom Moura. Se estivesse, investigaria e puniria os profissionais faltosos, que chegam atrasados em seus plantões, que prestam um serviço de péssima qualidade à população do Agreste Meridional. Não, na verdade tudo isto é uma guerra de classes: médicos que não admitem serem subordinados a enfermeiros. É isto que está acontecendo! E quem perde é a população que paga impostos carissimos e não tem direito à saúde!

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA