PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

O CASO DA ENFERMEIRA DA COHAB I

Uma das zoadas surgidas em Garanhuns, neste início do Governo de Izaías, aconteceu na Cohab I, por conta da demissão da enfermeira Graça Agra, que trabalhava no local há 12 anos.

A servidora tinha um contrato com o município que não foi renovado e isso gerou insatisfação entre os colegas de trabalho e a comunidade.

Pelo que se diz, a funcionária é competente, humana e querida tanto pelos outros servidores do PSF quanto pelos moradores do bairro.

Por conta disso, a insatisfação levou a protestos e a reclamação permanece até hoje.

Acontece que o  Secretário de Saúde de Garanhuns, Harley Davidson (foto), tem seu motivos para ter feito mudanças no PSF da Cohab.

Segundo as informações que chegaram ao blog, Graça mora em Lagoa do Ouro, é eleitora daquele município e até é proprietária de uma farmácia por lá.

Em Garanhuns existem dezenas de pessoas formadas em Enfermagem, morando na cidade e à procura de uma oportunidade. Só o secretário Harley tem em mãos em torno de 50 currículos de enfermeiras do município pedindo emprego.

A ideia do secretário ao não renovar o contrato de Graça – e ninguém está negando sua competência ou que é uma boa servidora – é dar vez a uma pessoa do município.

Alguns argumentam que alguns secretários ou ocupantes de outros cargos comissionados são de fora. É verdade. Mas cada caso deve ser examinado isoladamente.

Comecemos por minha área, comunicação. Jacqueline, a escolhida, é de Taquaritinga do Norte. Mas mora em Garanhuns há 10 anos, é uma profissional reconhecidamente competente e de uma ética rara hoje em dia. E quantos jornalistas existem na cidade que possuem os mesmos requisitos dessa moça? Parece que nenhum.

Alguns amigos chegaram a defender meu nome depois da campanha, mas é preciso entender que a minha saúde não permite uma carga de trabalho de dois horários, reuniões à noite e disponibilidade pra viagens. Assim, sou consciente de minhas limitações físicas e posso dar minha colaboração à administração de outra maneira.

Jacqueline foi uma escolha acertada e estamos conversados.

O Secretário de Planejamento de Garanhuns, Fernando Nunes, veio do Recife. É um técnico na área com um currículo que ninguém tem aqui no município. Já foi secretário inclusive na capital. Além do mais, é uma pessoa da confiança do senador Armando Monteiro, que fez a indicação ao prefeito Izaías Régis. Alguém aí é tão inocente que acha o gestor capaz de negar um pedido ao homem que mais o apoiou em sua vida?

Voltando à enfermeira Graça Agra, ela não exercia função de confiança, tinha apenas um contrato com a prefeitura e apesar do seu valor como profissional e ser humano certamente não é insubstituível.

Logicamente, o secretário tem a obrigação de nomear uma pessoa para a Cohab I que trabalhe tão bem quanto a servidora que perdeu o emprego. Se for de Garanhuns e estiver precisando melhor ainda.

Vamos esperar os passar dos dias e ver se o escolhido (a) corresponde. Lembrando que o tempo é senhor da razão.

19 comentários:

  1. O problema neste caso da enfermeira Graça não é o fato de ela morar fora. O problema é ela não ser parente dos que estão no poder nem amiga dos filhos de quem está no poder. A farmácia citada não é dela, é da família do marido, onde ela ajudava. Enfermeiras sem nenhuma competência, que só vivem de atestado (depressão é lá doença de gente rica!), etc; continuam a prestar um desserviço às comunidades. Essa administração deveria se pautar pela competência, exclusivamente. Se começou assim, o que esperar desses três anos e onze meses?

    ResponderExcluir
  2. A grande maioria dos diretores e gerentes já tem consciência de que liderança se conquista dia a dia, com inovações constantes e uma filosofia voltada para o desenvolvimento de seus talentos. A concorrência no mercado corporativo,publico mostra claramente que a posição de liderança de uma instituição publica não é definitiva. Instituições líderes, na verdade não são líderes, “estão líderes”.
    Minha opinião é que time que se ganha não se mexer, a enfermeira Graça passou 12 anos se dedicando para população e defendendo seu juramento de profissional deixando aquela população bem atendida e sendo tratada como se merece, se fosse porque é de Lagoa Do Ouro o prefeito é de Terezinha e daí? Hoje é prefeito. Creio que este secretario que tem o mesmo grau de instrução de Graça foi infeliz em sua ação. Por ela ter farmácia isso não é dela e sim seu esposo que também é de uma família nobre e competente daquele município e por sinal bem conceituado no mercado local. Sabendo nós que muitos que não tem 1/3 do que ela tem esnoba e não presta serviços publico de qualidade. Só digo uma coisa Boa Sorte Posto de saúde da COHAB I.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o secretario pois ninguém é insubstituível só Jesus Cristo.Ate nas igrejas acontece mudanças ou seja os Padres mundão de Paróquias, no exercito o comandante muda etc. Que ela continue fazendo o seu bom trabalho na sua Cidade de Origem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa enfermeira Graça Agra,é uma gracinha de pessoa.Que ela é competente,claro que é.

      Se a comunidade sentiu sua perda é sinal de que ela fez um grande trabalho voltado para atender aos mais pobres e aos mais necessitados.Que ela tem experiência acumulada,não resta a menor dúvida.

      Ela acumulou durante todo esse tempo uma bagagem de conhecimento e informações invejáveis para todo e qualquer profissional da área de saúde, também é um fato concreto.

      Os argumentos acima e em baixo nada tem a ver com o seu grau de informação e muito menos com as amizades que ela formou na Cohab I em Garanhuns.

      Errou o Secretário em mexer de forma errada sem ter feito um estudo minucioso de sua atuação dentro de uma comunidade cujo povo deve muito mais a uma enfermeira que dezenas e dezenas de médicos ausentes e faltosos.

      Prefiro às vezes um bom farmacêutico e uma boa enfermeira do que um médico medíocre.

      A GRAÇA é uma mulher do mais conceito profissional dentro e fora de seu recinto de trabalho.Ela ainda hoje não é enfermeira CHEFE em Lagoa do Ouro porque nunca quis nivelar a SUA COMPETÊNCIA e seu GRAU de CONHECIMENTOS na ÁREA DAS CIÊNCIAS HUMANAS E BIOLÓGICA para misturar a POLÍTICA no meio.

      Ela pensou muito alto em querer servir a Garanhuns,um centro mais evoluído e com pessoas mais desenvolvidas e que pudesse então ajudá-la na aprendizagem dos conhcimentos de enfermagem e da MEDICINA.

      A questão se ela é ou não dona de Farmácia ou se a família e o marido o são,é coisa menor e sem nenhuma significância.Pois acumular o exercício da enfermagem com o atendimento farmacêutico é de suma importância para o atendimento humanitário,principalmene na ausência dos médicos nas cidades e nas comunidades como um todo.

      A Graça que eu conheço jamais mandaria alguém fazer qualquer movimento em prol da mesma,pois ela é consciente de que exerceu um CARGO COMISSIONÁRIO gerado graças ao EX-MINISTRO DA SAÚDE JOSÉ SERRA,que criou o cargo de ENFERMEIRO(as) com um PISO NACIONAL DE SALÁRIOS que poucos os Municípios têm condições de pagar, o que equivale hoje a aproximadaente 10 salários mínimos, o que é pago pelo FUNDO MUNICIPAL DA SAÚDE do governo Federal.

      A Graça foi embora,deixando saudade no coração de pessoas de bem de Garanhuns. Trabalho não lhe faltará,apenas a comunidade perdeu os conhecimentos de uma PROFISSIONAL experiente,dedicada,capaz,educada e sempre gostou de fazer o bem sem olhar a quem independentemente de qualquer posição política -ideológica.

      Ela nunca precisou disto e jamais precisará.Toda a sua formação acadêmica e profissional vem de um berço de uma família pobre,mas convive no meio de uma família rica sem se deixar ser levada pelas grandezas materiais.

      PALAVRA DE UM PROFESSOR.

      Excluir
  4. O anônimo disse tudo até os padres são substituídos quanto mas um enfermeiro tão defendendo a comunidade ou interesses pessoais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. José Pedro, defende-se aqui o bom profissional que anda em falta nesta cidade. Realmente temos muitas enfermeiras esperando uma vaguinha, mas terão competência? Do mesmo jeito que foi com esta enfermeira, certamente será com outros profissionais gabaritados que sairão pela porta dos fundos para dar lugar a pessoas sem a mínima capacidade, sendo indicadas tão somente porque o pai, tio, irmão ou quem quer que seja, bajulou, apoiou, ou seja lá o que fez, o distinto administrador desta cidade. Quem quer ser realmente líder, não se mostra rei; reis são autoritários, néscios por definição, alvos de bajuladores da pior espécie.
      E esta cidade nem precisa e nem vai admitir que se instale uma corte aqui, seja de qual partido ou qual orientação política!

      Excluir
  5. Acho que a razao de defesa foi fraca,alegar morar fora,o que a enfermeira possui ( se é do marido ou dela,nao importa) nao sao dos bens dela a questao e sim a sua DEMISSAO - nao renovar contrato é sim DEMITIR.
    O que me espanta no ocorrido da enfermeira Graça,é que tem muita gente errada ne? Explico,muita gente solicitando sua volta...colegas de trabalho,uma comunidade que é (ERA) assistida por ela,essas pessoas SAO de GARANHUNS ( 1 area muito vasta)e estao todos errados?
    O que me conforta saber é que outras eleiçoes virao...é simples assim...quem bate esquece,ja quem apanha....
    Boa Sorte Posto de saúde da COHAB I [2]

    ResponderExcluir
  6. Seguindo essa mesma lógica, o secretário, aparentemente, vota em Correntes, onde era secretário de Saúde na gestão de Júnior Lúcio, logo, deveriam dar oportunidade para alguém que vote em Garanhuns. Ou não temos profissionais competentes que possam assumir a pasta?

    ResponderExcluir
  7. Tomara que a substituta esteja a altura, pois naõ basta o certificado de conclusão do curso, onde estaõ os cursos do ministério da saúde que ao longo dos anos foram ministrados e que através deles é que se faz os atendimentos para a populaçaõ?Boa sorte para quem vai lhe substituir Graça!E que Deus nos acuda!

    ResponderExcluir
  8. Caro,Roberto...porfavor vc que esta tao proximo dessas pessoas e tem um nivel de entendimento tao alto,certemente superior ao meu...me ajude entender cmo as enfermmeiras Franceane,Ana Karina,Rossele,Franceane,Carol e JAciara..SAO DE GARANHUNS e foram DEMITIDAS...entao a logica da enfermeira GRAÇA ser demitida por ser de outra cidade meio que cai por terra,concorda??

    ResponderExcluir
  9. Pois e,essa desculpa dada pelo secretario e balela,sou enfermeira era da prefeitura morava em garanhuns(agora estou em recife trabalhando),entao senhor secretario vamos da desculpas mais convincentes.

    ResponderExcluir
  10. O secretário de saúde está corretíssimo em promover as mudanças e, montar sua equipe de trabalho, é ele que irá responder por qualquer coisa que venha ocorrer na área de saúde durante essa gestão, como ninguém é tão competente que não possa ser substituído ou tão burro que não tenha a capacidade de entender a comunidade ou aprender, porque o conhecimento técnico, as especializações os demais profissionais formados tem, igualmente a enfermeira Graça, muitos formados na mesma faculdade ou em faculdade melhor e, com tempo de experiência em saúde pública, não é só no posto de saúde da Cohab I que a experiência estacionou com a enfermeira Graça, existe outras áreas, pessoas, e postos de saúde que também se adquire experiência, enquanto ela trabalhava na cohab I, outros também trabalhavam em outras áreas adquirindo experiência semelhante. São atitudes arcaicas como essas, dessa enfermeira e de meia duzia de pessoas manipuladas pela proprietária do imóvel alugado a prefeitura que ainda predomina em nosso meio, é bom lembra a essa gente que as coisa mudaram, o conhecimento chegou para todos, as universidades deixaram de ser área restritas de meia duzia de BURGUESES como no passado, essa enfermeira era acostumada a esnobar os colegas de trabalho que ainda não tinham um curso superior, fazia questão de demonstrar que ela era a tal. Essa enfermeira e a proprietária do imóvel é quem está orquestrando tudo isso, não são esses ouros dezoito todo como estão querendo passar para o público, muitos profissionais que trabalharam nesse posto saíram por causa dessa enfermeira, perseguindo, constrangindo, inventado conversa(a famosa fofoca); quanto a proprietária do imóvel, essa não conseguia se conter em ser apenas dona do imóvel, mas também das ações pertinente a unidade de saúde, tudo isso porque a graça dava aza a mesma para agir como tal e, boa parte das pessoas reunidas por essa senhora para fazer a entrevista na rádio Jornal, são seus parentes, por exemplo: a primeira pessoa a falar pedindo para que a Graça volte é a irmã da proprietária, depois a mesma fala e manda para que os demais fale, ficava agitando, na realidade essa senhora tem interesse pessoal em manter a graça porque ela usava o posto de saúde para tentar manter uma suposta liderança, por ser dona do imóvel e a graça aceitava essa situação, essa senhora já foi candidata a vereadora em eleições passadas, mas não conseguiu se eleger. Portanto, fica explicito que isso é mais interesse dela em manter a Graça do que da própria comunidade. Alguém que conhece esse pessoal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa...agora partiu p lado pessoal...gente,nao vamos mudar o FOCO,nao vamos manchar o nome das pessoas,isso é muito sério...

      Ninguem é perfeito ( nao seria Graça a conseguir a proeza da perfeiçao).Sr Anonimo,visite a comunidade,pergunte aos usuarios, a populaçao que fez Abaixo-Assinado (até onde sei com mais de 500 assinaturas pedindo a volta da enfermeira)o que da pra perceber é DESESPERO em ter que JUSTIFICAR (algo sem justificativa) o Pq de ter demitido a enfermeira em questao!!! Foram varias enfermeiras demitidas,mas somente o PSF da Cohab I se manisfestou...o POVO NAO VOTA?? Entao o POVO TAMBEM tem voz...é ISSO QUE ESTA INCOMODANDO,causando toda essa polemica,estao (MAL)Acostumados a mandar e desmandar e o povo só aceitar!!! Orgulho de morar na Cohab I!!!!

      Excluir
    2. Sr. anônimo que conhece esse pessoal, suas acusações são levianas, ofensivas e passíveis de processo, pois está denegrindo a honra de uma excelente profissional. A enfermeira graça em nenhum momento nos pediu para fazer protestos ou o que quer que seja. Ao contrário, pediu que aceitássemos os fatos e não fizéssemos nada. Então este protesto nasceu da indgnação dos funcionários e da população da comunidade. Se um ou outro está tentando tirar proveito próprio, aí já é passível de investigação para apurar os fatos.
      Você que se diz conhecer esse pessoal, é mentiroso, ignóbil, sem caráter, por isso se esconde no anonimato. Deve ser um petralha!
      A enfermeira nunca autorizou esses fatos citados por sua pessoa, revelando que o seu problema é pessol com ela. Difamação e calúnia são crimes!
      Nós, da comunidade estamos defendendo bom profissional, estamos reagindo à falta de compromisso desta administração com a saúde e a população. Se você conhece esse pessoal como diz conhecer, deveria ter a dignidade de ter reclamado destes fatos antes de tudo isto, não agora, inventando mentiras. Tenha caráter e saiba respeitar os outros. Vivemos numa democracia em que todos tem direito de se expressar, mas com total respeito aos outros. Deixe de ser bajulador de Izaías! Tenha personalidade e assine seu post.

      Excluir
  11. Assim como GRAÇA,qualquer uma das enfermeiras que fazem parte da equipe de saúde desse município, estaõ vulneráveis,pois a questão, é a lei da procura, e da oferta. Tem enfermeiro batendo um no outro, não está existindo critérios na escolha das mesmas. Os senhores MÉDICOS, estaõ deitando, e rolando. Chegam a hora que querem, naõ cumprem carga horária, atendem uma horinha,e GANHAM SEUS OITO MIL REAIS!!!!!! e naõ correm o risco se serem postos para fora.

    ResponderExcluir
  12. Não acredito, que uma enfermeira como GRAÇA, determinada, consciente dos seus deveres,e dos seus direitos, se deixar-se manipular por quem quer que seja. Isso é conversa para boi dormir! Inventa outra.

    ResponderExcluir
  13. Não aceito esse tipo de argumento que diz que o governo municipal que valoriza o povo de GUS, conheço D. Graça e sei da sua competência, se alguns secretarios não são de GUS, ou não gente competente para assumir as secretarias que estão em mãos de pessoas forasteiras. Não venham com essa de querer dizer que vão valorizar o povo daqui, o importante é ter competência, e Graça tem pra dar e vender.

    ResponderExcluir
  14. O SECRETARIO DE SAÚDE JÁ COMEÇOU MAL, JÁ MOSTROU QUE É IMCOPETENTE E APENAS TOMA DESCISÕES POLITICAS E NÃO PAUTADAS NO PROFISSIONALISMO !! PRIMEIRO DIZ LEVAR EM CONTA A RESIDENCIA DA PESSOA E NÃO SEU PROFISSIONALISMO, ONDE ELE MESMO NEM VOTA EM GARANHUNS? O PREFEITO ERA DE TEREZINHA E FOI ELEITO AQUI, HÁ VARIOS SECRETARIOS DE FORA, MAIS NESSE CASO VALE A COMPETENCIA E NÃO A RESIDENCIA? A RESPOSTA DISSO É APENAS UMA, E ELE DEIXOU ISSO CLARO NAS ENTRELINHAS DE SUA RESPOSTA, É O APADRINHAMENTO POLITICO E NÃO A PROFISSIONALISMO DAS PESSOAS!!
    MAIS O QUE VALE A VOZ DA POPULAÇÃO, ESTÃO REINVIDICANDO A VOLDA DA EMFERMEIRA, CABE AO SECRETARIO E IZAIAS REVER SUA DESCIÇÃO OU ARCAR COM O ONUS POLITICO !! ESSE MESMO POVO VOTA E OUTRAS ELEIÇÕES VIRAM POR AI !!
    JOÃO - COHAB

    ResponderExcluir
  15. Toda essa discussão é inútil, pois na realidade quem perdeu mesmo foi a população que agora ira servir de cobaia nas mãos de um recém formado. Mais infelizmente existe esse tipo de coisa. Isso é a famosa politicagem.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA