ALEPE

ALEPE
ALEPE

GOVERNO DO ESTADO

GOVERNO DO ESTADO
GOVERNO DE PERNAMBUCO - FUNDARPE

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

AS CAUSAS DO APAGÃO

O apagão que atingiu, na madrugada desta sexta-feira (26), todos os nove estados do Nordeste e ainda parte da região Norte do País pode ter sido provocado por um incêndio em uma rede de transmissão. A informação foi dada pelo diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Hermes Chipp (foto). Trata-se do segundo apagão de grandes proporções em pouco mais de um mês, segundo a Veja Online.

"Em princípio, sem identificação de causa com precisão ainda, houve um incêndio numa chave seccionadora de um equipamento, que é um capacitor-série do circuito 2 da linha de transmissão de 500 KV, entre as subestações de Colinas e Imperatriz, na interligação que liga os sistemas Norte e Nordeste ao sistema Sul Sudeste", afirmou Chipp em entrevista ao jornal Bom Dia Brasil, da Rede Globo.

Nas capitais nordestinas Salvador, Recife, Fortaleza, Natal e São Luiz o abastecimento começou a ser restabelecido mais de três horas depois da interrupção. O problema, segundo o ONS, teve início à 0h14 (de Brasília) – na Bahia, Paraíba e Pernambuco.

De acordo com Hermes Chipp, as causas do curto-circuito serão analisadas em reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico.  O diretor do Sistema adiantou, em entrevista ao Bom Dia Brasil, da Rede Globo,  que aquele circuito é relativamente novo e o problema não deve ter sido causado por falhas de manutenção. (Do blog de Magno Martins).

12 comentários:

  1. Maria da Natividade26 de outubro de 2012 13:09

    O Brasil vem crescendo porém sua infraestutura ainda deixa a desejar. Imagina um apagão desse em plena Copa do Mundo ou nas Olimpiadas? Seria um caos total !!!

    ResponderExcluir
  2. Esses petistas e associados ainda vão acabar com o Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Se fosse no tempo de FHC, estavam todos radiantes e a imprensa paga pelo PT com suas manchetes calamitosas, como o apagão se tornou costumaz nos governos petralhas, qualquer desculpa serve para esconder a incompetência.

    ResponderExcluir
  4. HÁ MUITO TEMPO QUE O BRASIL ESTÁ NO BREU, NAS TREVAS, VEM TATIANDO NO BURACO NEGRO DA ESCURIDÃO. A CULPA, COMO SABEMOS, É DO BARÃO DE MAUÁ POR FALTA DE INVESTIMENTO. POR ISSO O SISTEMA ELÉTRICO NÃO SUPORTA VENDAVAL, RAIOS, QUEDA DE LINHA OU INCÊNDIO. O SISTEMA TÁ TÃO PESADO QUE SEQUER SUPORTA ÀS DESCULPAS ESFARRAPADAS DESSA INCOMPETENTE EQUIPE QUE DE ALGO ENERGÉTICO SÓ ENTENDE MESMO DE “RED BULL”. SÓ TÁ FALTANDO MESMO O CANTOR E COMPOSITOR BLECAUTE FAZER PARTE DESTE GOVERNO CHEFIADO PELA FINA FLOR DO PETISMO COMPOSTA POR MARGINAIS, MENSALEIROS, QUADRILHEIROS, LADRÕES E ELEMENTOS VASELINAS TIPO O LOBÃO DO MARANHÃO, QUEM SABE, APAGOU A LUZ PARA PODER PEGAR A CHAPEUZINHO VERMELHO. JÁ PENSOU?!?!!?! UM SETOR DE TAMANHA IMPORTÂNCIA, ESTRATÉGICO PARA O PAÍS, NAS MÃOS DO LOBÃO, DO SARNEY E DA LESMA LERDA BÚLGARA DILMA ROUSSEFF!!! E, VEJA BEM, EM ENTERVISTA A TELEVISÃO UM VAGABUNDO PETISTA MANDOU ESTA: “ESTE NOME “APAGÃO” É INADEQUADO. APAGÃO ERA O QUE HAVIA EM 2001, O QUE HÁ AGORA SÃO PROBLEMAS TÉCNICOS EVENTUAIS”. OU SEJA, APAGÃO É TUCANO, QUANDO É PETISTA É PROBLEMA TÉCNICO EVENTUAL. QUER DIZER: NOS TEMOS O POSTE, MAS NAO TEMOS LUZ...

    ResponderExcluir
  5. É IRRITANTE ESSA DISPUTA PT-PSDB, ENQUANTO ISSO MILHÕES DE BRASILEIROS CONTINUAM SEM SANEAMENTO BÁSICO, SEM HOSPITAIS, SEM ESCOLAS E O PAÍS SEM ESTRADAS, PORTOS, AEROPORTOS, ENFIM, A INFRA-ESTRUTURA NECESSÁRIA PARA AVANÇARMOS E TORNARMO-NOS VERDADEIRAMENTE UM PAÍS DO FUTURO. O ÚNICO PROJETO DESSE POVO, QUE SE TEM CONHECIMENTO FOI COPIAR O BOLSA ESMOLA DO FHC. SERÁ QUE, COM ESSA FALTA DE ENERGIA ELES JÁ ESTEJAM PENSANDO EM CRIAR O BOLSA LAMPIÃO DE GÁS?!?!?! INCLUSIVE, O DICIONÁRIO DESSES CANALHAS É DIFERENTE DO DA POPULAÇÃO. NÃO É À TOA QUE ELES CHAMAM CORRUPÇÃO DE MAL FEITO E, APAGÃO: DE PROBLEMA TÉCNICO EVENTUAL. SE A GENTE NÃO SE CUIDAR ESSA TURMA É CAPAZ DE ROUBA ATÉ OS “FIO” DE COBRE DO POSTE OU DA POSTE, COMO QUEIRAM. APESAR DO SEBOSO DE CAETÉS TEM AFIRMADO, EM PALANQUES E COMÍCIOS, QUE: “DE POSTE EM POSTE O PT ESTÁ ILUMINANDO O BRASIL”, QUANDO SE OBSERVA O QUE ESTÁ ACONTECENDO DE VERDADE NO PAÍS, MAIS ADEQUADO É DIZER QUE, DE APAGÃO EM APAGÃO, O PT ESTÁ ESCURECENDO A NAÇÃO... PARA CLAREAR A SITUAÇÃO DO POVO, ESPERA-SE QUE NO MAIS BREVE ESPAÇO DE TEMPO POSSÍVEL, MESMO SEM O APOIO DAS PREFEITURAS, A LESMA LERDA DA PRESIDENTA VENHA ANUNCIAR EM UMA CADEIA DE REDE DE RÁDIO E TELEVISÃO A REDUÇÃO DE IPI PARA A COMPRA DE VELAS, LAMPARINAS , LANTERNAS E PAVIO DE CANDEEIRO, ENQUANTO AS OBRAS E INVESTIMENTOS DE DISCURSO NÃO SAEM. COM ISSO, TUDO DEVE FICAR MUITO CLARO. CLARO QUE ATÉ O PRÓXIMO APAGÃO!!!

    ResponderExcluir
  6. José Fernandes Costa26 de outubro de 2012 23:45

    Os que torcem contra o governo DILMA fazem que não se lembram do apagão do governo de Fernando Henrique, em 2001. - Um ministro MUITO INOPERANTE, um tal de Zé Jorge Vasconcelos, a vergonha de Pernambuco, era o ministro das Minas e Energia. - Esse Zé Jorge Postema, de tão ruim, ficou só um ano no Ministério das Minas. Ele é puxa-saco de Marco Nulo Maciel, outra pústula. - Com o apagão de Zé Jorge, FHC reconheceu a incapacidade dele. Zé Jorge Postema teve de ceder o lugar para o Pedro Parente, que ficou interinamente, por ser da confiança de Fernando Henrique. E Zé Apagão Jorge caiu fora de uma vez por todas. - Assim, restou provada a ruindade de Zé Jorge. - Àquela época, o Tribunal de Contas da União (TCU) estimou que o Brasil teve um prejuízo de 45 BILHÕES DE REAIS, por causa daquele apagão que se arrastou por um ano e três meses. E tudo ocorreu por falta de planejamento. Não venham pôr a culpa na falta de chuvas, não. Posto que não podemos confiar nas chuvas, por estas estarem num plano muito acima do nosso querer. - Ironicamente, nos rituais dos acordos políticos, a múmia Zé Jorge terminou indo para o TCU, como prêmio por sua incapacidade. E fez parelha com outro pernambucano de poucos brios, Marcos Vinicios Vilaça, o veadão das bandas de Limoeiro. - Assim, eu conto os casos como os casos se dão. - E peço aos iletrados (não letrados) de todos os gêneros que procurem enxergar um pouco além dos seus umbigos, antes de botar a culpa só nos últimos governos./.

    ResponderExcluir
  7. ...até os “postes” de Lula ficaram sem luz em onze estados e no DF.

    ResponderExcluir
  8. “Cadê Lampião quando o Nordeste mais precisa dele”?

    ResponderExcluir
  9. Os puxa-sacos do PT SÃO da filosofia que: OS OUTROS NÃO FAZEM OU FIZERAM POR QUE A GENTE NÃO?!?!?!! Quanta pequenez... Quanta mediocridade... E SAFADEZA TAMBÉM...

    ResponderExcluir
  10. José Fernandes Costa27 de outubro de 2012 15:07

    Para os analfabetos funcionais IRADOS, eu não tenho resposta. - Como disse noutro blogue, NÃO alimento polêmica com gente de cultura muito inferior à minha. E, para mim, muita modéstia é frescura. - Entenda quem souber ler. - Quem não souber ler, basta cultivar a IRA. - ¡Y sanseacabó!

    ResponderExcluir
  11. AH, DONA EVA!!! SE A SENHORA NÃO TIVESSE COMIDO ÀQUELA MALDITA MAÇÂ!!! SABE O QUE TERIA ACONTECIDO?!?!?! A SENHORA TINHA NOS LIVRADO DE UM MONTE DE FEZES QUE DEMOCRATICAMENTE FREQUENTA ESSE BLOG!!!

    ResponderExcluir
  12. O Brasil é um apagão estrutural que começa no mental, migra para o intelectual e logo domina o cultural, para enfim repicar na energia elétrica. Um país que livremente escolhe ser dirigido pela pior escória de seu medíocre quadro político, como essa gentalha do PT há 10 anos no poder, merece todos esses apagões e os que ainda virão.Infra-estrutura para esse governo ordinário é apenas um cacoete retórico compulsivo.

    ResponderExcluir