Garanhuns é uma cidade única, diferenciada em vários
aspectos. Seu clima de montanha, o comércio diversificado, sua gastronomia
refinada e a hospitalidade de seu povo aliados a uma vocação turística e de
serviços médicos e educacionais tornam a cidade um caso singular em todo
Nordeste.
Mas, apesar de todas estas potencialidades, a cidade ainda
não é divulgada adequadamente como destino turístico. Melhor dizendo, não é
explorada adequadamente como “conceito”, ou para tornar mais claro, não é
realizado um trabalho elaborado e consciente de “Place Branding” para
Garanhuns. Um conceito no qual as cidades, os estados ou países são tratados
como uma marca. Ou seja, um processo de construção e gerenciamento de imagem
dos lugares a fim de se atrair fama, turistas e investimentos externos, ou até mesmo
eventos internacionais, como no caso do Rio de Janeiro e as Olimpíadas.
Não se deve confundir
o Place Branding com promoção do turismo. O turismo é apenas um dos componentes
de uma cidade, nação ou região. Um Plano de Marketing do turismo pode ser
desenvolvido junto ao trabalho de construção da marca Garanhuns. E as duas
ações podem ainda fazer parte de um Plano Estratégico de Desenvolvimento do
Turismo local, ou seja, são ações complementares e interligadas.
Cidades que querem ser competitivas devem ser proativas, não
esperar apenas por projetos financiados pelo governo federal ou estadual. Um
trabalho bem executado de Brand Place pode fazer com que Garanhuns seja
“notada” em meio a tantas outras e aumente a sua capacidade de produzir
riquezas baseadas em sua imagem. E essa
imagem irá influencia o seu valor e a percepção que se tem dela, não apenas por
turistas, mas também por investidores e pelo Governo.
Além do mais, o Place
Brand tem a capacidade de aumentar a auto-estima da população, pois é uma
estratégia de desenvolvimento baseada nos valores materiais e imateriais da
cidade, do seu povo e sua identidade. E
valores do que se orgulhar Garanhuns tem de sobra.
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