PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

VIDA DE JORNALISTA

Ser jornalista tem vantagens e desvantagens para quem faz da profissão um sacerdócio. O lado negativo passa pela remuneração, que ainda é pequena, mesmo nas capitais, o estresse, pois se é repórter 24 horas por dia, de domingo a domingo. Se você leva a coisa a sério também contraria muitos interesses, podem pegar no teu pé e até ameaçar sua vida.

O lado positivo: o jornalista é um apaixonado pelo que faz, trabalha como quem está se divertindo. Cada matéria, uma nota, um furo de reportagem, é semelhante ao gol marcado numa partida de futebol. O profissional conhece muitas pessoas, aparecem oportunidades de viagem e normalmente pode transitar entre todas as classes. Nas cidades maiores um bom repórter, uma pessoa que conseguiu credibilidade, é respeitada, muitos valorizam o trabalho realizado.

Vou dar exemplos a partir da minha trajetória. Uma pessoa que nasceu numa cidade pequena como Capoeiras, chegar próximo e até trabalhar com alguns figurões, como aconteceu comigo, é gratificante.

Fui assessor de Marcos Freire antes dele ser nomeado presidente da Caixa Econômica Federal e depois Ministro da Reforma Agrária. Fui Subsecretário de Imprensa de Carlos Wilson, Chefe da Divisão de Rádio e Editor na TV Pernambuco, no segundo Governo Arraes.

Como repórter, apertei a mão e entrevistei quatro brasileiros que chegaram à presidência da República: Fernando Collor, que um dia apareceu na TV Pernambuco quando ainda era um mero azarão na disputa presidencial de 1989; José Sarney entrevistei sem nenhum problema para a Rádio Clube em 1984. Ele era apenas o vice de Tancredo, no dia em que fiz a matéria ninguém queria saber dele. Fernando Henrique Cardoso, então senador por São Paulo, me foi apresentado pela deputada Cristina Tavares, na Assembleia Legislativa de Pernambuco; a parlamentar disse uma coisa que nunca esqueci: "Ele é muito inteligente, mas muito burguês".

O outro político que entrevistei foi o presidente Lula. Ele era apenas candidato, em 2002, pintando como favorito para ganhar a disputa. Cheguei atrasado no Hotel Tavares Correia e sua assessoria não queria deixar eu gravar, pois os outros profissionais de Garanhuns tinham feito o seu trabalho e eu tinha "perdido a hora".

Briguei com Ricardo Kotscho e Duda Mendonça mesmo estando errado - vejam só que atrevimento -, mas valeu a pena. O próprio Lula resolveu conversar comigo, conceder a entrevista. E foi um papo bom, longo e exclusivo de mais ou menos 20 minutos. Devia estar nos meus arquivos, como documento histórico. Sabem o que aconteceu? Deu um problema no gravador e a fita não registrou nada. Quase morro de frustração.

Mas estive com Lula, com Brizola, Luiz Carlos Prestes, Francisco Julião,  Ulisses Guimarães, Collor, Sarney, Tancredo, Ulisses Guimarães, Fernando Henrique e tantos outros que fizeram historia no Brasil. E estar junto desses líderes gratifica qualquer um na condição de jornalista ou como simples cidadão.

Pra ninguém não me acusar de estar mentindo ou contando vantagens - não é essa minha intenção, sei administrar bem a minha vaidade - tenho pelo menos algumas fotos registrando esses momentos: Acima, numa conversa com o velho e bom Ulisses Guimarães - a quem esse Brasil deve muito - e numa entrevista com o presidente Lula, feita aqui em Garanhuns.

2 comentários:

  1. roberto meu amigo, as profições que mais trabalha é que ganha menos, mais não se aposente agora não, precisamos muito de você.

    ResponderExcluir
  2. Eu quero inicialmente lhe parabenizar pela trajetória brilhante e por teres conseguido atingir o auge de sua carreira profissional.

    Por tudo que tens feito és merecedor dos aplausos e do reconhecimento daqueles que admiram o seu trabalho jornalístico.

    Lembro-me muito bem quando aqui em Lagoa do Ouro a gente tinha uma vontade muito grande de enviar uma notícia para ser divulgada na cidade em foco por intermédio do Jornalista Humberto de Moraes via Rádio Difurosa de Garanhuns.

    Fui eu quem primeiro escreveu a pedido do Jornalista Humberto de Morais para a cidade em foco.Ele disse a mim que gostaria de receber as notícias de Lagoa do Ouro para serem divulgadas.

    E eu passei a enviá-las. Um dia fui fazer uma entrevista para ser locutor na Rádio Jornal, mas fui reprovado na época de Solon Gomes.

    Naquele época tudo era dífícil.Depois de oito (08) anos estudando em Recife na UFRPE e CATÓLICA retornei a Lagoa do Ouro.Fui Secretário de Governo do ex-prefeito Marquidoves Vieira Marques e do atual Aldemar Júnior Monteiro Marques nos anos de 1993 a 1996 e de 1997 a 2000.

    Fui Vereador de (1989 - 1992) e de (2001 - 2004) e de (2005 - 2008).Fui o ex-vereador que mais concedeu entrevista nas Rádios Jornal,Marano,Sete Colina e Rádio FlorestalFM de Lagoa do Ouro e quem mais apresentou requerimentos na Câmara Municipal de Lagoa do Ouro.

    Ultimamente tenho aproveitando esse espaço para comentar alguns artigos do BLOG DE VOSSA SENHORIA que é extensivo a todos nós.

    Através deste Blog passamos a participar mais dos acontecimentos locais e regionais e por tabela dos nacionais também.

    Em 25 de setembro de 2011 concedi uma entrevista no Programa de Glaúcio Costa na Rádio Marano sobre os 3.000 buracos no Esfalto de Lagoa do Ouro a Garanhuns e fazia 9 meses que os motoristas e a população em geral estavam revoltados e no outro dia escrevi no seu Blog apelando as autoridades e com uma semana o Governo mandou executar os serviços e que passaram 60 dias trabalhando.

    O seu blog trás também os parceiros,estes sim, têm contribuido para a ampliação dos assuntos abordados e muitas das notícias chegadas para nós estão vindo exatamente dos parceiros vizinhos as nossas cidades.

    Cada palavra,cada texto produzido tem um significado extraordinário e que contribui para educar o nosso povo e,especialmente, os estudantes e pesquisadores que desejam ficar por dentro das notícias.

    As críticas feitas pelos internautas e blogueiros também têm os seus valores,pois uma crítica bem feita tem tanto valor quanto um elogio.

    Tem pessoas que a única coisa que fazem é somente criticar.Não são capazes de reconhecerem os valores positivos em ninguém e muito menos nos governos que já governaram este país.

    Esta diferença do joio do trigo é salutar e benéfica para o jornalismo que vive do furo de reportagem.

    Parabéns, compaheiro de luta e de trabaho,você merece sim os nossos aplausos e os nossos reconhecimentos!

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA