GOVERNO MUNICIPAL

GOVERNO MUNICIPAL
PREFEITURA DE GARANHUNS

MORRE O EX-PREFEITO JOSÉ INÁCIO

Morreu hoje no final da manhã, no Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, o ex-prefeito de Garanhuns, José Inácio Rodrigues, 74 anos.

Professor, advogado, radialista, funcionário público,  Zé Inácio entrou na vida pública em 1963, quando se elegeu vereador a primeira vez, no pleito que levou Amílcar da Mota Valença para a prefeitura.

Ficou na Câmara por dois mandatos e em 1982 se elegeu prefeito, derrotando o ex-aliado Amílcar, que tentava voltar pela terceira vez ao Palácio Celso Galvão.

Governou Garanhuns até 1988, tendo feito uma administração questionada e criticada pela população. Saiu do poder pobre e teve vários problemas de saúde. Sofreu um infarto que deixou sequelas, fez ponte de safena e nos últimos anos sofria de problemas nos rins, sendo obrigado a fazer hemodiálise até três vezes por semana.

Morava numa casa modesta, no início da rua que leva ao Cristo do Magano, acompanhado de sua segunda esposa, Eliane e dos enteados, de quem cuidou como se fosse seus filhos. "Eliane foi um anjo na vida dele", assim definiu a professora Maria Almeida, ao se referir à companheira do ex-prefeito.

Com a primeira esposa, Ana Maria Vila Nova, José Inácio teve cinco filhos, todos bem encaminhados na vida.

O ex-prefeito nasceu em São Paulo, porém veio morar em Garanhuns ainda um bebê e adotou a cidade como sua. Além dos mandatos políticos, ensinou nos principais colégios da Suíça Pernambucana, trabalhou no Ciretran, tendo se aposentado pelo Estado e apresentou durante muitos anos o programa Revendo o Passado, na antiga Difusora.

Também gostava do jornalismo, de literatura e poesia. Seu livro "Reescrevendo o Passado", com poemas dedicados a Garanhuns está pronto e faltava só marcar o lançamento da obra, patrocinada pelo Magazine Sobral.

Ivo Amaral, que aparece na foto acima com Zé Inácio, foi o primeiro a ligar e dar a notícia, fazendo questão de ficar solidário à família do companheiro de lutas políticas. "Começamos juntos chegando à Câmara naquela eleição história de 63", lembrou o ex-prefeito. Os dois estiveram em campos opostos na política em diversas ocasiões, mas sempre conservando a amizade pessoal.

O corpo de José Inácio Rodrigues deve ser levado para o novo prédio da Câmara Municipal hoje à tarde, onde será velado, para ser sepultado amanhã.

José Inácio era um homem do bem. Um cidadão pacato, educado, culto. Sonhou os "seus melhores sonhos" para Garanhuns, pensou em elevar o nome da cidade. Se as circunstâncias não permitiram entra para a história com o nome limpo, tendo conservado os amigos e a admiração de todos que conviveram com ele de perto.

Garanhuns, neste 1º de maio, está de luto. Chora por José Inácio Rodrigues que foi chamado pelo Criador.

(A foto de Ivo Amaral e José Rodrigues foi tirada em julho do ano passado, no Largo do Colunata, durante o Radiola de Ficha promovido pelo radialista Marcos Cardoso em homenagem ao cantor Augusto Calheiros).

13 comentários:

  1. Meu caro jornalista Roberto Almeida,
    Através do seu blog quero prestar minhas homenagens ao grande mestre e professor de Literatura Brasileira, José Inácio de quem fui aluno no Colégio Municipal de Garanhuns. A sua família, minhas condolências.
    Paulo Lins - e-mail: paulomlins@hotmai.com
    Gestor Regional de Educação do Agreste Meridional

    Paulo Lins

    ResponderExcluir
  2. É com grande tristeza que aqui de Natal, acabo de ler no blog do jornalista Roberto Almeida da passagem para o mundo espiritual do ex-prefeito José Inácio ( o tão estimado zezinho, zé do povo ), que os anjos o recebam lá no seu, pois aqui neste planetinha terra tão cheio de provas e expiações, foste um homem probo, justo, humilde e servidor dos mais necessitados. A família do nosso tão estimado zé inácio, aos amigos as nossas mais profundas condolências. Paz, luz e guia na morada da casa do pai. Gerson (gersonfsilva@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  3. Conheci José Inácio Rodrigues através de seu progarma da Rádio Jornal. O seu irmão Idalino foi Diretor do Colégio Municipal Jandira Pedrosa em Lagoa do Ouro.

    Foi uma voz suave e mansa que traduzia o sentimento do povo através da saudade.

    As suas canções,os seus ensinamentos e a qualidade de um homem de bem retrataram um pouco da história política de Garanhuns. Vai embora o homem, mas fica o seu legado da honra e do caráter.

    As familiares, os meus votos de pesar e de sentimento.

    PROFESSOR ZECA BARBOSA -LAGOA DO OURO =PERNAMBUCO
    zecabarbosafilho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Roberto,

    O ex-prefeito José Inácio, também foi meu professor de literatura no Colegio Municipal. Ele era apaixonado por Camões, e adorava contar historia sobre ele(Camões). Como a ultima aula era a dele, na sexta-feira, a turma queria sair mais cedo, a gente costuma a fazer pergunta assim ele se sentia ao Maximo. Sentava no birô, ai pronto esquecia-se do tempo. Acho que meus colegas e colegas de classe se lembram deste fato. Aproveito apara me associar ao pesar pelo passamento dele, e espero que nosso todo Poderos, tenha reservado um lugar de destaque para ele.
    Sales/Garanhuns

    ResponderExcluir
  5. Roberto: Zéinácio sempre referia, com muito orgulho, a sua condição de "mochileiro" para identificar a sua origem, o seu território contido entre as sete colinas, as suas raízes e o seu amor a Garanhuns. Nesta hora,impõe-se o reconhecimento da sua bonita cidadania e a ternura com que se referia à terra de Simoa Gomes, como genetriz do nativismo mochileiro. Morre dignamente, pobre como sempre viveu e merecedor do reconhecimento e apreço da sua comunidade. Sua família tem todo o direito de orgulhar-se do seu exemplo de vida. Com os respeitos de Ivan Rodrigues

    ResponderExcluir
  6. Sr. Roberto Almeida,

    Quem voz fala é Thiago Wanderley, de Caetés.

    Recentemente, lí (como de costume leio) em seu blog uma matéria de divulgação de uma festa em Caetés, com os artistas Arreio de Ouro e Edu e Maraial.

    Atualmente estou atuando como Secretário de Cultura de Caetés, mas também promovo eventos de cunho particular.

    Acredito que o sr. não me conhece, mas sou filho de Alcione Victor e neto de Luiz Quirino (falecido e tabelião público em Caetés)

    Farei uma festa com o grupo Raça Negra que estará em turnê este mês em nosso Estado, e em caetés fará sua apresentação dia 16 de maio. Quero saber de você a possibilidade de poder divulgar em seu blog uma matéria sobre o evento. Se for pago, também tenho interesse; se dor gratuíto agradeço bastante.

    Também enviei para seu e-mail esse mesmo texto. Espero seu contato para poder lhe repassar o anúncio.

    Agradeço sua atenção.

    Thiago Wanderley

    Caetés, 01-05-12

    ResponderExcluir
  7. FOI UM GRANDE PROFISSIONAL COM BOA VOZ E EXCELENTE DICÇÃO,UM EXCELENTE RADIALISTA;COMO SER HUMANO, DISPENSA COMENTÁRIOS,UM GRANDE AMIGO.SOLIDARIZO-ME NESSE TRISTE MOMENTO, COM OS FAMILIARES E AMIGOS DO INESQUECÍVEL ZÉ INÁCIO.

    ResponderExcluir
  8. Tio querido, triste saber que ele se foi. Gostaria de poder dar meu ultimo adeus, mas sei que onde ele estiver, sabe o quanto o amo, e o quanto ele foi especial na nossa família.
    Fica a saudade e lembranças lindas, com um homem que tenho orgulho de ter em minha família.
    Vai com o Pai tio.
    Joana D'Arc

    ResponderExcluir
  9. Roberto Almeida: Tive o privilégio de conviver com José Inácio, durante minha passagem pela Rádio Jornal de Garanhuns - à época, Rádio Difusora-. Por coincidência apresentei por algum tempo um programa no mesmo horário que ele apresentava, o "Nelson Convida" com canções de Nelson Gonçalves e convidados, no périodo em que o mesmo esteve afastado da emissora. Ao sair daquele horário, fui sucedido por quem mais sabia falar de saudades... Meu saudoso pai, Manoel Paes, que trabalhou na bilheteria do "Cinema Jardim" que foi eleitor, amigo e fã de Zé Inácio, um dia me apresentou a este, ao qual também passei a prezar. Vá com Deus, 'Zé do Povo'...

    ResponderExcluir
  10. Roberto acessa o blog da fera e examina a situação do prefeito de S.Bento do Una e por obrigação na divulgação da notícia escreva sobre a representação do vereador Washington Cadete ao Ministério Público.

    ResponderExcluir
  11. homem muito bom conheci e convive! seus filhos eu conhenci meninos bos que deus a tenha parabens seu ze homem com seus erros era muito melhor que os de hoje que so tem nojeira na cabeça bando de cachaceiros politicos safados!!! o fim estar ai!!

    ResponderExcluir
  12. Prezado Roberto, bom dia, sou prof. da AESGA e responsável pela parte de eventos da Instituição, estamos tentando entrar em contato com algum familiar do ex-prefeito José Inácio, pois teremos um evento, nesta terça, dia 08/11, para comemorar os 40 anos da AESGA e tem uma homenagem para o senhor, como ex diretor da FAGA, e gostaríamos de saber se alguém da família dele, poderia receber uma homenagem em nome dele, será às 18h30. Obrigado pela ajuda

    ResponderExcluir
  13. A segunda esposa de Zé Inácio, Eliane, que inclusive teve filhos com ele, mora numa casa na subida do Alto do Magano. É fácil encontrar, deve ser a terceira casa do lado direito, em frente a uma madeireira. E por lá todos a conhecem.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA