GOVERNO MUNICIPAL

GOVERNO MUNICIPAL
PREFEITURA DE GARANHUNS

A IMPRENSA BRASILEIRA E A CPI DO CACHOEIRA

A Imprensa não pode estar acima do bem e do mal. Jornais, revistas, rádio, televisão e internet desempenham um papel importante na sociedade, mas de forma nenhuma os veículos de comunicação podem fazer o que quiserem, agir de má fé ou com desonestidade. 

 Uma coisa é tomar uma posição, assumir um lado ou uma causa. Outra muito diferente é obter informações de maneira ilegal, mentir, distorcer ou fabricar fatos. 

Em muitos países democráticos existe um controle ou regulamentação da Imprensa. No Brasil toda vez que se fala nisso se vem com o argumento de que estão querendo restringir a liberdade ou censurar. Conversa de quem quer manter os privilégios ou atender determinados interesses. 

Ora, se existe o CREMEPE para fiscalizar os médicos, o CREA, atento ao exercício da profissão pelos engenheiros e a OAB de olho no que fazem os advogados, por que jornalistas, rádios, emissoras de TV, jornais e internet não podem ter um Conselho que exerça algum tipo de controle? 

Por falta de uma entidade que fiscalize a Mídia, se estabeleceu na Grande Imprensa brasileira, de um dia desses para cá, uma guerra entre alguns importantes veículos de comunicação. 

A Revista Veja, implicada nos escândalos do contraventor Carlos Cachoeira, está ameaçada de ser chamada para depor na CPI que investiga os negócios do marginal. O pensamento de alguns congressistas é convocar para depor o empresário Roberto Civita, proprietário da Editora Abril, e o repórter Policarpo Júnior. 

Numa atitude corporativista, outros órgãos da Grande Imprensa – a exemplo de O Globo e Folha de São Paulo, estão solidários à Veja e contra essa convocação para a Comissão Parlamentar de Inquérito. 

Blogueiros independentes, a Revista Carta Capital e a Rede Record de Televisão, contudo, assumiram uma posição diferente, como que querendo detonar a revista do Grupo Abril. 

A Carta Capital está fazendo marcação cerrada na concorrente Veja, denunciando de forma muito objetiva seus desvios e suas ligações com os atos criminosos de Cachoeira e do senador Demóstenes Torres. 

A TV Record, numa reportagem recente, mostrou também de uma forma muito clara as ligações ilícitas entre a revista semanal mais lida do país e o bicheiro que está na cadeia. 

Pelo que se vê na matéria da televisão, Carlos Cachoeira era praticamente um editor da Veja. Passava a informação e ainda dizia: “isso aí deve sair na página tal, em seção tal...”. 

Um verdadeiro escândalo. Na Inglaterra, algo parecido aconteceu e o empresário das comunicações de lá entrou pelo cano e teve jornalista até que foi parar na cadeia.


É preciso que fique claro que bandido existe em qualquer lugar ou profissão. Acredito que a maioria dos médicos, dos advogados, dos engenheiros, dos radialistas e dos jornalistas sejam honestos e exerçam sua profissão pensando não apenas em ganhar dinheiro, mas também em ser útil de alguma maneira à sociedade.

Infelizmente, em qualquer uma dessas profissões citadas existem também os desonestos, os mal intencionados, os que estão interessados só em se servir ou atender interesses de uma minoria já privilegiada.

O que se deve fazer para fortalecer a democracia brasileira e tornar o pais ainda mais justo é exatamente acabar com os privilégios. Voltamos ao que escrevemos lá em cima: “ninguém deve estar acima do bem e do mal”.

Jornalistas, políticos, juízes,  artistas, comerciantes, vendedores, garçons, publicitários, nutricionistas, enfermeiros, funcionários públicos... Qualquer um desses ou de outros profissionais citados devem ter o mesmo tratamento.

Quem andar na linha, trabalhar direito, vamos aplaudir. Aquele que comete um crime, prejudicando a sociedade e o país, que seja punido pela Justiça, conforme o delito que praticou.

Muitos, por falta de maior informação, confundem tudo e querem nivelar por baixo os políticos, os profissionais de comunicação e trabalhadores de outras áreas.

É preciso critério para julgar e quem está mais habilitado a fazer isso são os juízes, pessoas a serviço do Estado que se preparam uma vida para exercer suas funções.

Nós jornalistas temos a obrigação de se informar e repassar os fatos à população. E todos – trabalhadores de comunicação, políticos, juízes, população em geral – devemos sobretudo ser honestos e ter uma qualidade chamada bom senso.

20 comentários:

  1. Vejam neste link:

    http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/feira-livre/a-embromacao-da-carta-capital-e-da-record-por-flavio-morgenstern/

    onde se rebate tudo que esta postagem do Roberto afirma, colocando os pingos nos ii. Será que o blog do Roberto Almeida também é da JEG?

    Se ele não publicar a resposta é sim. Se publicar e alguém for olhar o link verá que a resposta também é sim. (Ah, JEG é Jornalismo da Esgotofera Governista). Se ele publicar clique no meu nome para ir ao artigo do link. E ai você vai ver o que o Roberto está fazendo com mídia de nossa cidade.

    ResponderExcluir
  2. Caro Roberto: Você gostaria de ser "controlado" por alguém de fora, dizendo o que você pode ou não escrever? Sem essa de controle da mídia. Você enlouqueceu? Está a favor dos stalinistas do PT? É um absurdo. E aonde a rede Record é progressista, ou coisa parecida? Na vaerdade os contatos de Cachoeira com Policarpo Júnior foram DOIS, e não DUZENTOS, como andou afirmando certos blogueiros alternativos, comprados pela máquina petista, você não sabe? Se não sabe, precisa também ler a VEJA, a melhor revista semanal do país. Ademais, quando a VEJA era contra Collor, todos gostavam, né? Até os hoje carcomidos do PT, a começar por Lula. Você tembém gostava caro Roberto? Rafael Brasil, com raiva do reacinarismo do velho amigo. Mais um reacionário de esquerda? Espero que não.

    ResponderExcluir
  3. Você acha que a lei já não trata do assumto? Como concordar com a censura, Roberto? Volto a repetir, você está doido,virou um reacionário de squerda? Para o PT, imprensa boa, só a favor. Será que esses blogueiros que você citou são mesmo independentes? Meu amigo Roberto, desde a luta pela dmocracia, virou um reles autocrata de esquerda? Não acredito nisso. Não quero acreditar. Rafael Brasil.

    ResponderExcluir
  4. O sujeito só tem que "repassar os fatos à população? Não pode opinar? Não pode chamar Lula de feio, ou o PT de corrupto? Que coisa, Roberto! Saia dessa. Rafael Brasil, o chato.

    ResponderExcluir
  5. ..........Blogueiros independentes e TV do Bispo Macedo(essa é pra arrebentar a boca do balão...), eles estão querendo sim, restringir a liberdade ou censurar a imprensa que detonou o mensalão, claro!!! Porém, é preciso que fiquemos vigilantes, afinal de conta, Jornalismo independente não pode ser pago pelo governo. Como se sabe, PETISTA é um BICHO tão CRETINO e tão ORDINÁRIO que não quer nem uma nova Lei de Imprensa: quer uma “Ley de Medios”!!! O jornal El Clarin da Argentina sabe muito bem o que é isso e o que dizer dos blogueiros Venezuelanos?!?!?!

    ResponderExcluir
  6. A grande imprensa brasileira apoiou a ditadura de 64 da forma mais escrota possível; se uniu para eleger Collor na primeira eleição presidencial depois de 30 anos e foi branda com o corrutão Zé Sarney; foi simpática a Fernando Henrique e só depois que um operário virou presidente passou a atacar os governos da forma que faz hoje. Essa a liberdade que querem? A liberdade de mentir para a opinião pública? A OAB por acaso representa uma censura aos advogados? A direita não quer perder seus instrumentos, pois ainda sonha com um novo golpe nesse país. A sociedade devia se mobilizar para exigir que o dono da Veja e esse Policarpo fossem convocados pela CPI. Essas relações criminosas precisam ser explicadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no dia que voce me provar que a veja sofreu um processo por parte de algum denuciado provar que todos que cairam tinha um so inocente eu deixo de le a revista

      Excluir
  7. Golpe no Brasil só ove um O MENSALÃO do operaro Lula.

    ResponderExcluir
  8. A Veja já deveria ter sido fechada, proibida. Este Civita é, assim como o pai foi, um criminoso, mafioso, envolvido com o regime racista apartheid. Os Civita cresceram com roubos, exploração, mentira, criaram um Império às custas da bajulação à governos ditatoriais.
    Se o Brasil fosse um país educado, onde a maioria do povo tivesse o hábito de leitura, essa coisa chamada Veja não estaria mais circulando por aí. É uma vergonha que imbecis que comentaram aqui defendam uma publicação como essa, escrita com lama suja do esgoto dos Civita.

    Graciliano Lins

    ResponderExcluir
  9. Nao se pode dar mole pra tipos como o PT e seus mensaleiros. Todo puxavanco de orelha neles vai ser pouco, pra ver se tomam jeito de gente, quando crescerem, se e que um dia conseguirao sair da infancia marxista e demencia stalinista.

    ResponderExcluir
  10. Chega a ser patetico, a revista carta capital (em minusculo) tentando desconstruir a revista VEJA.

    ResponderExcluir
  11. Esta quadrilha que tomou posse do Brasil(leia-se PT), um dia ainda vai parar na cadeia e vai acabar essa safadeza do Lula e sua tropa com a imprensa livre.

    ResponderExcluir
  12. Os corruptos do PT pagaram aos jornalistas de aluguel mais baratos do Brasil para atacarem a Veja. Esse foi o fato: tudo nao passa de uma manobra de criminosos para encobrir o Mensalao, o maior esquema de corrutos da historia do Brasil que aconteceu na barbas do Lula.

    ResponderExcluir
  13. O objetivo dos petralhas a cada dia fica mais evidente. Estamos num perigo eminente. Quando um ascediador nao consegue nada com sua vitima, termina apelando: matando ou estuprando. Vai chegar um momento - caso eles continuem no poder - que vao apelar. Vao querer calar Veja e os blog que batem fortemente nesse governo corrupto e assassino.

    ResponderExcluir
  14. ACREDITO QUE LULA E ZE DIRCEU VEM A SER MUITO PIORES. USAM O POPULISMO PARA ACORBERTAR SUAS POLITICAGEM, LULA DEIXOU ROUBAR PARA FINANCIAR SEUS 300(AGORA QUASE A MAIORIA)PICARETAS E O OUTRO ROUBA MESMO PARA SE LOCUPETRAR. OS GRANDES REPORTERES INVESTIGATIVOS DA VEJA DEVEM MESMO FICAR ATENTOS A ESTA CORTINA VAZADA QUE FOI A VENDA DA DELTA A CUSTO ZERO, TEM MUITA COISA POR TRAZ QUE QUEREM ESCONDER, A DELTA COM CERTEZA PASSOU A SER O BANCO RURAL DA VEZ. TANTOS BILHOES NA MAO DE BANDIDOS SO FOI POSSIVEL SE O PT LEVOU A METADE PARA OS SEUS COFRES.

    ResponderExcluir
  15. A Veja chegou ao ponto de publicar uma reportagem elegendo o senador DEMOSTENES TORRES como um dos mosqueteiros da moralidade no Brasil é uma revista completamente desmoralizada que sobrevive graças a analfabetos funcionais e a uma classe média babaca que acha a direitona o máximo

    ResponderExcluir
  16. A direitona não existe mais e o PT virou partido de bandidos e mafiosos. ruim com VEJA pior sem ela.

    ResponderExcluir
  17. TODO PARTIDO POLÍTICO TEM GENTE BOA E GENTE RUIM E DIFICILMENTE NA POLÍTICA NÃO TEM SAFADEZA. A IMPRENSA ESCROTA E SAFADA QUE SEMPRE DEFENDE OS PATRÕES E A DIREITA VEM SATANIZANDO O PT DESDE A SUA CRIAÇÃO E MUITA GENTE QUE SE INFORMA VIA REDE GLOBO REVISTA VEJA E OUTROS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO A SERVIÇO DO PODER ECONOMICO ESTÁ DE CABEÇA FEITA FAZENDO O JOGO DOS QUE QUERIAM OS POBRES DO MESMO JEITO DE ANTES SEM ACESSO A UNIVERSIDADE SEM ANDAR DE AVIÃO SEM PODER COMPRAR GELADEIRA E MESMO COMIDA ESSE POVO BURRO É DE DAR PENA.

    ResponderExcluir
  18. O PT não sabe governar so sabe dar esmola

    ResponderExcluir
  19. e tu não sabe nem acentuar a palavra SÓ

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA