PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

A EDUCAÇÃO DO PREFEITO DUDU

"Negro e analfabeto". Era assim que os adversários, jocosamente, no mínimo, o chamavam em Capoeiras, numa campanha de extremo baixo nível. Como se toda a população fosse constituída de arianos, louros , de olhos azuis, e não majoritariamente mestiça , como no nosso agreste. Analfabeto, como se fosse um cidadão bruto, afeito a maus tratos, ou mesmo um indivíduo cuja principal característica seria a brutalidade e a falta de educação. 

Foi assim durante a campanha política, onde Dudu enfrentou seus adversários. Uma campanha suja, racista, e por isso mesmo anti-democrática. No mínimo mal educada. O conheci pessoalmente no fórum da cidade, quando ele reclamava sobre o baixo nível da campanha, coisa comum em embates políticos na cidade. Ele estava lá, justamente para interpelar judicialmente seus algozes, línguas sujas. À primeira vista achei um homem calmo e educado. Já sabia que era um empresário muito bem sucedido para os padrões da região, comerciante atuando no setor de secos e molhados, e que desde menino trabalhava feito um mouro, razão primordial do seu sucesso. 

Só esta semana, por intermédio de Roberto Almeida, meu velho amigo e irmão, tive a oportunidade de conversar com ele, sobretudo sobre plolítica e administração. Fiquei maravilhado, com sua calma e educação, sobretudo ressaltando sua prática de não responder às baixarias de ninguém. Lembrei-me logo de meu pai, o velho Rafael Brasil, que nunca subiu num palanque para detratar ninguém. Tal qual Marco Maciel, seu amigo, de quem era fã. Falou-me entusiasticamente sobre sua administração, e como encontrou a prefeitura. Didaticamente, disse que a cidade tinha pelo menos 13 pendências sérias com o governo federal. Dentre elas, o sucateamento da previdência , e o não pagamento do plano de carreira do professorado. Destas, sanou todas, organizou a administração, renovou toda a frota da prefeitura, com a aquisição de novos ônibus escolares, e máquinas para fazer barreiros e pequenos açudes, e está pagando o piso dos professores, inclusive pagando as sobras , recomendação do governo federam com o FUNDEB. 

Paga os salários religiosdamente em dia, e está recuperando a saúde, antes sucateada. Alegremente falou que está conseguindo mais de duas mil bicicletas para os estudantes, e estava estusiasmado para fazer mais.

Esta é a resposta a seus mal-educados adversários. Educação e trabalho. Lembrei a ele a situação de Caetés. Lula , como presidente da terra, poderia ter feito uma verdadeira revolução no município. Porém , inadimplente com o governo federal, quase nenhuma obra veio para a cidade. Sobretudo por causa da ganância do grupo dominante, de financiar campanhas para deputado, quebrando, ou mesmo desarrumando as parcas finanças públicas. Os salários são aviltantes, os professores , estes em sua maioria contratados, recebem bem abaixo do piso, e a saúde agoniza. Falta água na cidade, e sobretudo na populosa e pobre zona rural. 

Hoje Capoeiras respira. Caetés agoniza. O prefeito é um laranja, e completamente ausente. A cidade é "administrada" a partir do Recife, e o grupo do prefeito só aparece em tempos de eleições, ou mesmo de festas. Claro, já tinha conhecimento de sua administração. Mas gostei muito da pessoa. Um homem extremamente educado e de fala mansa, está na prática educando muitas pessoas que o detrataram, sobretudo sob o manto do racismo, e do preconceito social, que são duas atitudes que abomino radicalmente. Parabéns prefeito, continue assim. Capoeiras e sua boa gente merecem. (Texto do professor Rafael Brasil, foto de Erinaldo Ramiro).

Um comentário:

  1. Isso é uma grande verdade, um grande homem a quem admiro e conheço sua honestidade, uma pessoa que não está preocupada com quem é do contra ou a favor, ele apenas quer o melhor para sua gente, ter escola é importante demais e ele mesmo sabe disso, mas caráter é coisa que não se aprende em escola e sim em família e ele tem caráter de berço, torço e espero que o amigo seja reeleito esse povo merece alguém que cuide de verdade, pois todos os dias vejo o olhar desse povo e acredito que dias ainda melhores virão... (Deus não escolhe os capacitados, Ele capacita os escolhidos... Ex Lula, Dudu...)

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA