GOVERNO DE PERNAMBUCO

GOVERNO DE PERNAMBUCO
Governo de Pernambuco

A EDUCAÇÃO DO PREFEITO DUDU

"Negro e analfabeto". Era assim que os adversários, jocosamente, no mínimo, o chamavam em Capoeiras, numa campanha de extremo baixo nível. Como se toda a população fosse constituída de arianos, louros , de olhos azuis, e não majoritariamente mestiça , como no nosso agreste. Analfabeto, como se fosse um cidadão bruto, afeito a maus tratos, ou mesmo um indivíduo cuja principal característica seria a brutalidade e a falta de educação. 

Foi assim durante a campanha política, onde Dudu enfrentou seus adversários. Uma campanha suja, racista, e por isso mesmo anti-democrática. No mínimo mal educada. O conheci pessoalmente no fórum da cidade, quando ele reclamava sobre o baixo nível da campanha, coisa comum em embates políticos na cidade. Ele estava lá, justamente para interpelar judicialmente seus algozes, línguas sujas. À primeira vista achei um homem calmo e educado. Já sabia que era um empresário muito bem sucedido para os padrões da região, comerciante atuando no setor de secos e molhados, e que desde menino trabalhava feito um mouro, razão primordial do seu sucesso. 

Só esta semana, por intermédio de Roberto Almeida, meu velho amigo e irmão, tive a oportunidade de conversar com ele, sobretudo sobre plolítica e administração. Fiquei maravilhado, com sua calma e educação, sobretudo ressaltando sua prática de não responder às baixarias de ninguém. Lembrei-me logo de meu pai, o velho Rafael Brasil, que nunca subiu num palanque para detratar ninguém. Tal qual Marco Maciel, seu amigo, de quem era fã. Falou-me entusiasticamente sobre sua administração, e como encontrou a prefeitura. Didaticamente, disse que a cidade tinha pelo menos 13 pendências sérias com o governo federal. Dentre elas, o sucateamento da previdência , e o não pagamento do plano de carreira do professorado. Destas, sanou todas, organizou a administração, renovou toda a frota da prefeitura, com a aquisição de novos ônibus escolares, e máquinas para fazer barreiros e pequenos açudes, e está pagando o piso dos professores, inclusive pagando as sobras , recomendação do governo federam com o FUNDEB. 

Paga os salários religiosdamente em dia, e está recuperando a saúde, antes sucateada. Alegremente falou que está conseguindo mais de duas mil bicicletas para os estudantes, e estava estusiasmado para fazer mais.

Esta é a resposta a seus mal-educados adversários. Educação e trabalho. Lembrei a ele a situação de Caetés. Lula , como presidente da terra, poderia ter feito uma verdadeira revolução no município. Porém , inadimplente com o governo federal, quase nenhuma obra veio para a cidade. Sobretudo por causa da ganância do grupo dominante, de financiar campanhas para deputado, quebrando, ou mesmo desarrumando as parcas finanças públicas. Os salários são aviltantes, os professores , estes em sua maioria contratados, recebem bem abaixo do piso, e a saúde agoniza. Falta água na cidade, e sobretudo na populosa e pobre zona rural. 

Hoje Capoeiras respira. Caetés agoniza. O prefeito é um laranja, e completamente ausente. A cidade é "administrada" a partir do Recife, e o grupo do prefeito só aparece em tempos de eleições, ou mesmo de festas. Claro, já tinha conhecimento de sua administração. Mas gostei muito da pessoa. Um homem extremamente educado e de fala mansa, está na prática educando muitas pessoas que o detrataram, sobretudo sob o manto do racismo, e do preconceito social, que são duas atitudes que abomino radicalmente. Parabéns prefeito, continue assim. Capoeiras e sua boa gente merecem. (Texto do professor Rafael Brasil, foto de Erinaldo Ramiro).

Um comentário:

  1. Isso é uma grande verdade, um grande homem a quem admiro e conheço sua honestidade, uma pessoa que não está preocupada com quem é do contra ou a favor, ele apenas quer o melhor para sua gente, ter escola é importante demais e ele mesmo sabe disso, mas caráter é coisa que não se aprende em escola e sim em família e ele tem caráter de berço, torço e espero que o amigo seja reeleito esse povo merece alguém que cuide de verdade, pois todos os dias vejo o olhar desse povo e acredito que dias ainda melhores virão... (Deus não escolhe os capacitados, Ele capacita os escolhidos... Ex Lula, Dudu...)

    ResponderExcluir