PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CLEÓPATRA - FILMES INESQUECÍVEIS - 83º

Considerado o segundo filme mais caro da história do cinema, só perdendo para Avatar, de James Cameron, Cleópatra é um épico deslumbrante. Um filme que encanta pela história, os figurinos, a caracterização da época e principalmente pela atuação irretocável de Elisabeth Taylor, então no auge da beleza e esbanjando talento.

O longa tem perto de 4 horas de duração e fica difícil rever hoje, na telinha, de uma só vez. Mas não é um filme cansativo, monótono, muito pelo contrário. Os diálogos, as batalhas, os principais personagens da trama envolvem o espectador de um jeito que se assiste a obra com prazer do início ao final em grande estilo.

Cleópatra tem cinco versões para o cinema. Aqui estamos falando da produção de 1963, com direção do americano Joseph Mankiewicz, tendo no elenco a já citada Liz Taylor, Richard Burton, Rex Harrison e Martin Landay, entre outros do numeroso elenco.

Harrison, que recebeu a indicação de Melhor Ator do Ano, na corrida pelo Oscar, interpreta Júlio César, que levou Roma a grandes vitórias, concentrou muito poder e recebeu quase todos os títulos possíveis à época. Os césares romanos eram quase deuses, porém estavam sujeitos à inveja e intriga humanas. O governante acabou sendo traído e caiu numa cilada dentro do próprio senado, quando foi assassinado. Até filho, Brutos, estava entre os criminosos.

Júlio César, que é apresentado de forma simpática pelo diretor, se apaixona pela Rainha do Egito, Cleópatra. Uma mulher bonita e ambiciosa, que além do mais tinha a percepção do jogo político e da guerra, capaz de usar suas habilidades para influenciar as decisões do poderoso governante romano.

Uma das grandes cenas do filme é a entrada triunfal de Cleópatra em Roma. Numa linguagem popular dos dias de hoje a gente diria que a rainha do Egito simplesmente “arrasou”, deixando de “boca aberta” o populacho e incomodando os poderosos que já tramavam contra César.

Após o assassinato de Júlio, contudo, a rainha é obrigada a voltar para o seu país. Não haveria mais espaço para ela em Roma, pois muitos não a queriam e a rainha corria o risco de também ser assassinada.

Com a morte de Júlio César o poder em Roma fica dividido entre Marco Antônio, Otávio e Lépido.

Antônio, principal comandante dos exércitos romanos, querido por Júlio César e pelo povo, era apaixonado por Cleópatra desde que a conheceu. Viaja ao Egito, revela seu amor pela rainha e por lá fica um bom tempo, dando margem a que Otávio manobre para deixá-lo em desgraça.

Cleópatra vale pela interpretação de Elisabeth Taylor, que domina boa parte do filme; merece elogios também pelos outros bons atores, a fotografia, os figurinos, a fidelidade a essa parte da história antiga, o guarda-roupa luxuoso, as cenas de batalha, toda a grandiosidade que o transformou num clássico.

Uma curiosidade apontada pelos muitos que escreveram sobre o filme, é o fato de Elisabeth Taylor ter trocado o figurino, na pele de Cleópatra, 65 vezes. Um recorde que só seria batido por Madonna, em 1996, quando viveu o papel de Evita e mudou de roupa 85 vezes.

O longa de Joseph Mankiewicz não foi muito bem recebido na época de lançamento e resultou num grande fracasso comercial, pondo em dificuldades a 20th Century Fox.

O tempo, no entanto, fez justiça a produção e hoje Cleópatra é reconhecido como um bom filme. Em 1963, mesmo com as críticas, ficou com o Oscar de Melhores Efeitos Especiais, Melhor Guarda-Roupa, Melhor Edição de Arte e Melhor Edição de Arte a cores.

Recebeu também a indicação de Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Ator, sem conseguir êxito nessas categorias.

Richard Burton e Elisabeth Taylor, que viveram um romance nas filmagens de Cleópatra e depois tiveram um casamento de 10 anos, são duas lendas de Hollywood. Serão cultuados para sempre na memória dos que amam a sétima arte, assim como esse grande filme sobre a Rainha do Egito.

Passados quase 50 anos do lançamento do filme de Joseph Mankiewicz, está para sair mais uma versão de Cleópatra. Desta vez quem interpretará a rainha será uma das atrizes mais bonitas (e talentosa também) da atualidade a americana Angelina Jolie, filha dos atores Jon Voight e Marceline Bertrand.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA