PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

O GUARDIÃO DE MEMÓRIAS

Descobri o livro "O Guardião de Memórias", cerca de sete anos atrás. Gostei do título, da capa e da sinopse na contra-capa. Li com prazer e dei de presente a Daniela, que o levou para Recife quando resolveu seguir sua vida. Reencontrei o romance da escritora americana numa loja da cidade por uma pechincha. Resolvei fazer uma releitura da obra e passei também para Carolina, que ainda vai fazer 12 anos, mas já está se apaixonando por uma boa leitura.

"O Guardião de Memórias" não é um livro para intelectuais exigentes, para quem só considera literatura obras de Goethe, Proust, Machado de Assis, ou Jorge Luís Borges. É um romance para o grande público, com uma prosa elegante da escritora Kim Edwards, capaz de empolgar sobretudo pela boa história contada.

Num inverno de 1964, David Henry é obrigado a fazer o parto de sua mulher, Norah. O obstetra não chega há tempo porque seu carro ficou preso na neve e o médico faz o seu trabalho com a ajuda da enfermeira Caroline. 

Uma surpresa espera o doutor ao fazer o parto. Norah tinha gêmeos, um menino e uma menina. O primeiro nasceu perfeito e o segundo com Síndrome de Down. Angustiado por já ter sofrido com este problema na família - Henry teve uma irmã com a mesma doença, que morreu aos 12 anos - o médico toma uma decisão repentina, que irá ter repercussões na vida do casal pelo resto de suas vidas: ele entrega o bebê do sexo feminino à enfermeira e manda entregá-la numa determinada instituição, contando à esposa que a recém nascida morreu.

O romance pega o leitor ou leitora pela emoção. Virou best seller nos Estados Unidos tendo vendido mais de três milhões de exemplares nos primeiros anos após seu lançamento. No Brasil meio milhão de pessoas já tomaram conhecimento dessa história levando o livro para casa. Em 2008 foi adaptado para o cinema.

Para quem gosta de um bom drama, de um livro que se pode ler sem muitas complicações, "O Guardião de Memórias" é uma boa pedida.

Um comentário:

  1. Concordo com você Roberto Almeida, O Guardião de Memórias é um livro cativante e que nos leva a torcer pelos personagens, além de mostrar como uma decisão pode afetar pra sempre a vida das pessoas.
    Acho que você também irá gostar de "O Diário de Suzana para Nicolas" de James Patterson, é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou. Abraços, Eris Lúcia

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA