PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

A PESQUISA E O LEITOR

Recebemos entre comentários e e-mails 40 mensagens a respeito das postagens que fizemos sobre a última pesquisa eleitoral realizada em Garanhuns. Uns poucos pretenderam desqualificar o trabalho de Audálio Ramos e do blog, a maioria, porém elogiou e parabenizou a realização do levantamento estatístico e sua divulgação. Divulgamos abaixo, com destaque, os principais textos recebidos:

Jorge Sampaio disse...
Caro Roberto parabéns pela iniciativa e muito importante neste momento mostra a tendência ,nos sabemos que a pesquisa mostra o momento.Mas o interessante e que esta ta muito parecida com a ultima que você divulgou, e eu acho que a tendência e esta mesmo, principalmente quando você tira Ze da Luz, por exemplo o número desse tal de Lajedo e isso mesmo só vota nele quem esta mamando no Governo ou quem e obrigado

CÉSAR LADEIRA disse...
Parabéns Roberto Almeida pelo trabalho feito com seriedade,continue informando a VERDAD E,não vamos deixar que GARANHHUNS viva momento de incertezas,vamos eleger o DEP. IZAIAS REGIS para PREFEITO,chegou a hora de GARANHUNS CRESCER.

Agenor Silva disse...
Izaias pagou quanto a essa pesquisa? kkkk palhaçada, pq os blogs quando fazem pesquisa o resultado é outro? Quem está errado? Deve ser porque os pesquisados estão em frente ao chocolate sete colinas, pensei eu que o instituto de pesquisa do nobre era sério.

Que Zé da Luz é bem avaliado em Garanhuns não é novidade alguma. Em duas eleições o humanista vem angariando votos de todas as tendências e setores.
Acho improvável que o candidato do governador(caso o seja mesmo)tenha fôlego,pois a sociedade estar a repudiar tal atitude governista.
A briga(no bom sentido) ficará entre o Dep. Izaías Régis e o humanista Zé da Luz.
se tiver que escolher entre os dois creio piamente que o governador não exitará em apoiar o engenheiro Zé da Luz. (Einstein,recife/PE)

Caro jornalista Roberto Almeida,
Gostaria de parabenizar o seu Blog pela iniciativa de realizar pesquisa sobre a disputa de 2012 para a Prefeitura de Garanhuns. O debate sobre o futuro da nossa cidade é de altíssima importância. Deve estar sempre nas nossas agendas. Que este meio de comunicação continue ajudando o eleitor nesse debate, que começa agora e só termina em outubro de 2012. Que essa disputa seja de ideias, de propostas, para trazer mais oportunidades para o nosso povo e mais desenvolvimento para nossa cidade.
Sempre à disposição. Abraços,
Deputado Izaías Régis (PTB/PE).

100DESTINO disse...
Acredito que a pesquiza do Audalio esta muito mau itencionada. (sic)

Da última vez que duvidei duma pesquisa de Audálio queimei minha língua, ele acertou tudo, por isso não duvido dessa. O cara e sua equipe é fera. Não duvidem. (Carlos).

Zé Carlos da Gazeta Digital: Eu, um dia, já participei de algumas pesquisas, embora não eleitorais. Os princípios são quase os mesmos, e eu até me aventurei aqui na AGD, a resumir um seminário sobre amostragem feito lá no Bulandi, um reino enquistado em Bom Conselho, e que, infelizmente, ainda nem tive tempo de concluir. Não tenho nem de longe, com absoluta certeza, nem um décimo do conhecimento do Audálio Ramos nem de outros técnicos da DataAgreste. E desde já parabenizo você e o seu Blog por contratar pesquisas deste tipo para Garanhuns. Eu adoraria que isto fosse feito em Bom Conselho, e por instituições independentes, como o seu Blog. Infelizmente, a AGD não tem orçamento para tal fim.

*A pesquisa foi reproduzida parcial ou totalmente nos blogs de Ronaldo César, Wagner Marques, Calvino Brasil, Simão Silva, Kleber Cisneiros e Eduardo Peixoto.

Um comentário:

  1. Caro Roberto Almeida,

    No último comentário que fiz sobre o processo de pesquisa, e que em parte foi citado aqui, reclamo de mim mesmo por não poder concluir os textos onde na AGD, resolvi descrever uma conferência de um cientista. Terminei e amanhã publico lá na A Gazeta Digital de Bom Conselho (o link está no meu nome).

    Aproveito aqui a citação parcial do comentário para algo, que embora não crucial para o entendimento dos resultados das pesquisas tanto quanto as margens de erro, o que fez falta nesta, ou eu não vi, e se isto for verdade me desculpe, é o número de pessoas entrevistadas e o “nível de significância” (o que o cientista lá de Bom Conselho tenta explicar, mas não sei se conseguiu).

    Muitas vezes eles não são citados nos resultados porque já virou rotina nestas pesquisas sociais a “confiabilidade” ser fixada em 5% , e ninguém mais se importa com isto. Mas, como normalmente as margens de erro são de 2% (é o que se ouve mais em pesquisas maiores) e a do Audálio foi de 5%, a gente sente falta do “nível de confiança”.

    Quanto ao número de entrevistados, deve ter sido na faixa dos 300 ou 400, o que é normal nestas pesquisas a nível municipal, e sem um orçamento poderoso, mas ele deve vir sempre junto dos resultados, pelo menos para justificar aos que fazem questão de serem entrevistados mas não tem sorte.

    Eu agradeço pela publicação do comentário e se quiserem ver a exposição do cientista “nerd” sobre este processo, leia a A Gazeta Digital amanhã, de preferência voltando aos primeiros textos da série, se ainda não fizeram.

    Parabéns pelo trabalho de informação que você presta e que ele sirva de exemplo para outros municípios. Alô Bom Conselho!

    Zé Carlos (A Gazeta Digital)

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA