PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

AUDÁLIO RAMOS E A PESQUISA

Audálio Ramos Filho (foto) é economista. Foi Secretário de Administração de Garanhuns, na gestão de Bartolomeu Quidute e vereador do município. Depois deixou a vida pública e ingressou no INCRA, através de Concurso Público. Na Faculdade, em Recife, demonstrou interesse pela cadeira de Estatística. Ao se aprofundar nesta disciplina veio o interesse pelas pesquisas. Começou a fazer seus primeiros trabalhos em 1999. Fundou primeiro a Consult e fez pesquisas eleitorais em Garanhuns, Brejão, Correntes, Jupi, Capoeiras, Calçado, Bom Conselho e outros municípios da região. São 12 anos de experiência. Sempre acertou nos seus trabalhos e não há registro de nenhum grande erro em nenhuma cidade. Em 2000 conseguiu um feito raro: a pesquisa feita em Brejão,  às vésperas da eleição acertou tudo. O candidato eleito para prefeito e os nove vereadores. Quem conhece das coisas sabe que não é fácil acertar quando se trata de uma eleição legislativa. A credibilidade de Audálio chegou a tal ponto que em algumas ocasiões sua empresa chegou a ser contratada, num mesmo município, por dois grupos políticos diferentes. A Consult acabou e surgiu a DataAgreste por conta de suas funções como funcionário público de um órgão do Governo Federal. Hoje ele presta serviço como pessoa física e não jurídica. Não existe legislação proibindo que faça pesquisas, mas por uma questão de ética preferiu atuar assim desde que entrou no INCRA.

A PESQUISA RECENTE EM GARANHUNS

A pesquisa recente em Garanhuns foi feita por encomenda do titular deste blog. Diversas itens dos questionários foram propostos pelo jornalista. Além da espontânea resolvemos ouvir o eleitor em três cenários diferentes. Apenas os pré-candidatos que já anunciaram a intenção de disputar a prefeitura tiveram seus nomes incluídos em todos os levantamentos, caso de Antônio João Dourado, Paulo Camelo e Izaías Régis.

Quando foi feito o planejamento do trabalho, o responsável pelo blog fez algumas previsões e anotou na agenda: 1) Por conta do forte lobby e exposição na mídia  Antônio Dourado dobrará ou triplicará as intenções de voto, em relação à pesquisa de outubro; 2)  Silvino Andrade, entrando como candidato no lugar de Aurora, disputará a liderança; 3)  Zé da Luz recuará um pouco, porque não está nas ruas, em busca de votos; 4)  Jeová Barros e Sivaldo vão aparecer bem como candidatos a vice-prefeito; 5)  Sivaldo, Zaqueu e Dimas vão se sair bem como pré-candidatos a prefeito ou a vice, afinal de contas são vereadores e possuem um bom recall das últimas eleições; 6)  Izaías manterá sua posição, pois o mesmo tem sido mais cuidadoso nas entrevistas e tem ocupado seu espaço no município regularmente.

O jornalista errou com relação a Dourado e Silvino, acertando em outros pontos. A maior surpresa foi em relação a Dr. Dimas Carvalho. Tanto apareceu bem como pré-candidato a prefeito quanto arrebentou quando seu nome foi incluído como um possível vice. Escrevem para o blog dizendo o diabo do homem: chamam ele de engavetador de CPI, o acusam de grosseiro e de não sei mais o quê. Não se pode, no entanto, brigar com os números: foi um dos vereadores mais votados de Garanhuns em 2008, depois de ter se credenciado como Secretário de Saúde, presta serviços à população como médico e tem votos. Se dá para chegar à prefeitura ou pelo menos ser vice são outros quinhentos. Tudo isso aí vai depender da conjuntura nos próximos meses e das alianças políticas entre os partidos.

Acredito que a pesquisa do Audálio está certíssima. Nenhum pré-candidato até agora contestou. Estou absolutamente convencido de que qualquer outra pesquisa agora, feita por qualquer instituto, trará um resultado bem semelhante. Criticar sem saber das coisas é muito fácil, difícil é treinar o pessoal, mandar a turma para as ruas, tabular os resultados, divulgar números sabendo que interesses e vaidades pessoais serão contrariadas.

O DataAgreste mostra a realidade de Garanhuns neste início de dezembro. Daqui a quatro ou seis meses a situação poderá ser outra. No momento, creio, alguns nomes são viáveis como candidatos com chances de chegar lá: Aurora Cristina, Dr. Dimas, Sivaldo, Zé da Luz e Izaías. Um desses cinco, com um bom vice e alianças bem costuradas, pode dar muito trabalho. Se um deles somar a esses fatores o apoio do governador, do prefeito e do senador Armando Monteiro estará com a faca e o queijo para suceder Luiz Carlos de Oliveira.

15 comentários:

  1. Caro Roberto Almeida,

    Eu, um dia, já participei de algumas pesquisas, embora não eleitorais. Os princípios são quase os mesmos, e eu até me aventurei aqui na AGD, a resumir um seminário sobre amostragem feito lá no Bulandi, um reino enquistado em Bom Conselho, e que, infelizmente, ainda nem tive tempo de concluir. Não tenho nem de longe, com absoluta certeza, nem um décimo do conhecimento do Audálio Ramos nem de outros técnicos da DataAgreste. E desde já parabenizo você e o seu Blog por contratar pesquisas deste tipo para Garanhuns. Eu adoraria que isto fosse feito em Bom Conselho, e por instituições independentes, como o seu Blog. Infelizmente, a AGD não tem orçamento para tal fim.

    O que me fez vir aqui e comentar foi apenas algumas de suas frases, sem a mínima pretensão de causar polêmica ou ensinar Padre Nosso a vigário: “Acredito que a pesquisa do Audálio está certíssima.” Eu diria apenas: “Acredito que a pesquisa do Audálio foi bem feita, com seriedade, método correto e honestidade.” Se você quiser dizer isto com o “certíssima”, mil desculpas.

    A segunda frase é: “Nenhum pré-candidato até agora contestou.” E para mim é um surpresa, pois candidato que perde nas pesquisas sempre contesta, e o Audálio sabe que os contestadores têm razão. E isto em consequência de um pequeno engano em sua frase seguinte: “Estou absolutamente convencido de que qualquer outra pesquisa agora, feita por qualquer instituto, trará um resultado bem semelhante.” Pois, pergunte ao Audálio e ele dirá que um outro instituto, mesmo usando a mesma metodologia, ou até mesmo o próprio DataAgreste, se repetir a pesquisa pode dar tudo errado, em relação ao resultado anterior. São os frutos não saborosos do processo de amostragem probabilística.

    Agora, na quarta frase, você acerta em cheio, em minha opinião: “Criticar sem saber das coisas é muito fácil, difícil é treinar o pessoal, mandar a turma para as ruas, tabular os resultados, divulgar números sabendo que interesses e vaidades pessoais serão contrariadas.” Isto é um fato, mas não deve tirar a coragem de pessoas como você que contratam pesquisas de institutos independentes e informa seus eleitores sobre a situação eleitoral. E jamais estas críticas deverão fazer com que se duvide das pesquisas mesmo que saibamos que o reino da certeza é do lado oposto do reino das probabilidades que comandam uma pesquisa eleitoral.

    Eu vi um comentário em outra sua postagem, quando eu falei sobre a necessidade de publicação das margens de erro (e elas agora estão lá), alguém dizendo que não acreditava na pesquisa porque ele não foi entrevistado e nem viu ninguém ser. Talvez agora ele também não tenha entrado no sorteio, e por isso o resultado foi o que foi. Já pensou, se amanhã se fizer outro sorteio e ele entrar, junto com seus vizinhos? Ele pode até acreditar no resultado, mas ele é tão certo ou tão errado como o anterior. O que o pesquisador reza é para que esteja dentro das margens de erro, e isto só saberemos, no caso, em 16.10.2012.

    Vou parar porque já me associam muito à prolixa Lucinha Peixoto, e se escrever muito só gerará um desconfiança maior. Um abraço.

    Zé Carlos (A Gazeta Digital)

    ResponderExcluir
  2. Acredito que a pesquiza do Audalio esta muito mau itencionada.

    ResponderExcluir
  3. Audálio é um grande amigo e um cara com um grande coração, vc é que deveria ser candidato a prefeito meu amigo, que Deus abençoe e ilumine sempre seus caminhos!!! Garanhuns precisa de gente séria e honesta!!!

    ResponderExcluir
  4. Para o blogueiro, esse Dimas é um santo, um pope star da politica. ora, se ocara é secretaro de saude de capoeira. Aquela cidade não consta do mapa do brasil. Voce só encontra ou no mapa da noroega, dinamarca ou suissa.

    ResponderExcluir
  5. Garanhuns tem varias figuras que merecem a maior admiração,Audalio Filho e um deles,pessoa da maior lisura ,capaz e totalmente identificado com nossa realidade,tenho muito pouco contato com Audalio Filho,mas acompanho seu trabalho a distancia e passei a ter o maior respeito e admiração pelo seu trabalho e sua conduta como cidadão, agora mais um trabalho desenvolvido por Audalio e conhecendo um pouco do segmento de pesquisa,pois faz parte da nossa atividade,sabemos o quanto e complexo e polemica essa atividade, parabéns Audalio pelo excelente trabalho realizado.Jose Mario Correa de Oliveira.

    ResponderExcluir
  6. audalio ate que fim vc apareceu vc registrou em que cartorio a pesquisa???? fred

    ResponderExcluir
  7. Fred Fluminense o que dá credibilidade a uma pesquisa não é cartório não e tem mais a lei só exige essa exigência burocrática a partir de janeiro de 2012. Meus Deus como é triste a ignorância...

    ResponderExcluir
  8. ZÉ CARLOS(GAZETA DIGITAL): 04 DE DEZEMBRO DE 201.

    VOCÊ FOI MUITO SUCINTO E SINTÉTICO COM SUAS PALAVRAS.

    PRECISAMOS SIM, LER ARTIGOS QUE NOS ENRIQUEÇAM CULTURAMENTE FALANDO.

    E É MUITO BOM QUANDO A GENTE LER COMENTÁRIOS DE PESSOAS QUE TÊM MAIS CONHECIMENTOS DE CAUSA QUE NÓS OUTROS.

    CRITICAR SÓ POR CRITIAR NÃO É UMA BOA ESCOLHA, PORÉM RESPEITAMOS TODOS MESMO AQUELES QUE NOS CRITICAM PORQUE DAMOS UMA OPINIÃO A FAVOR OU CONTRA DETERMINADAS PESSOAS OU CONTRA O SISTEMA COMO UM TODO.

    JÁ COMENTEI E DEI MINHAS OPINIÕES QUANTO AOS TEMAS PROPOSTOS E QUERO ELOGIAR TANTO O ROBERTO ALMEIDA TAL E QUAL AO SENHOR AUDÁLIO RAMOS PELA COMPETÊNCIA, SERIEDADE E PELO TRABALHO ARROJADO.

    ESSA LEITURA LABIAL TERIA QUE SER FEITA PARA MOSTRAR ALGUMAS VERDADES QUE MUITA GENTE DA POLÍTICA AINDA TEIMAVAM EM DUVIDAR.

    AOS MEUS COLEGAS CRÍTICOS VOCÊS SÃO IMPORTANTES TAMBÉM, POIS SANTO AGOSTINHO DIZIA EM SEUS SERMÕES: " PREFIRO OS QUE ME CRITIVAM PORQUE ME CORRIGEM AOS QUE ME ELOGIAM PORQUE ME CORROMPEM".

    TAMBÉM SERIA ÓTIMO QUE MUITOS JOVENS ESTUDANTES TIVESSEM A FELICIDADE DE LER OS TEMAS DIVERSOS E ASSIM SERIAM CAPAZES DE FAZER UMA ÓTIMA REDAÇÃO NO VESTIBULAR.

    "ALCOOLISMO E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NO MUNDO GLOBALIZADO".

    TENHO UM FILHO FAZENDO VESTIBULAR E LOGO CEDO INCENTIVEI-O A CONHECER A FERRAMENTE DA INTERNET.

    POIS, FUI AO LADO DO MEU SOBRINHO JAIDINHO QUEM MAIS LUTAMOS PELA CHEGADA DA BLUENET.COM PARA LAGOA DO OURO-PE

    PROFESSOR ZECA BARBOSA(LAGOA DO OURO-PE)
    zecabarbosafilho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Essa TELMA é bastante sabida, e babona tambem...

    ResponderExcluir
  10. Eu nem queria falar, más burrocracia pode afetar a muito,

    ResponderExcluir
  11. Audálio nunca errou uma pesquisa, lembrem disso.

    ResponderExcluir
  12. É MUITA GENTE PREOCUPADA COM AUDÁLIO PORQUE SEUS CANDIDATOS NÃO EMPLACAM QUEM TEM VOTO TEM QUEM NÃO TEM CHUPA O DEDO.

    ResponderExcluir
  13. Com todo o respeito ao Sr Audalio, o mesmo faz parte de um segmento politico responsavel peala estagnacao economeca socila em que se emcomtra Garanhuna,pois o mesmo tem interesse na continuidade do processa, com todos os nomes evidenciados.

    ResponderExcluir
  14. Cade Alexandre Marinho,Medeiros e outros analistas de pesquisas ,nunca mais apareceram para emitir opinião,so por que IZAIAS aparece a frente das pesquisas voces desaparecem e?

    ResponderExcluir
  15. Conheço o Trabalho de Audálio e sei que é um cara muito honesto e suas pesquisas nunca erram. Fico triste de ver pessoas criticando Homens espetaculares e ao mesmo tempo feliz de ver que existem pessoas que valorizam seus trabalhos.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA