PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

AMUPE LANÇA LIVRO COM RAIO X DE CADA MUNICÍPIO

Com o apoio do governador Eduardo Campos, a AMUPE e seu presidente, o prefeito Antônio João Dourado, lançaram o Anuário dos Município Pernambucano 2011. Uma obra importante, editada pela CEPE, que traz informações valiosas sobre cada uma das 186 cidades do Estado. Para saber mais, confira o texto do jornalista Ciro Carlos Rocha, do Jornal do Commercio:

Um importante banco de dados sobre todos os 186 municípios do Estado integra o Anuário dos Municípios Pernambucanos 2011, publicação que a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) foi lançado semana passada em Recife, no Restaurante Spettus.

Com 605 páginas, a edição reúne dados de diversas áreas – história, geografia, educação, saúde, população, cultura, finanças, política, economia, legislação e comunicação – de cada uma das cidades, além de inúmeras curiosidades, informações sobre a história da municipalização – origem e evolução dos municípios no País –, as passagens pelas Constituições, o panorama do Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco, por região, dados sobre o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), indicadores econômicos e sociais.

Há também a relação de todos os prefeitos e de todos os vereadores, com as respectivas votações nas últimas eleições (2008), e o deputado federal e estadual mais votado em cada um dos municípios.
Tudo isso sem falar de fatos pitorescos e de relevância cultural e histórica das cidades, uma coluna de “personalidade em destaque” – que divulga filhos ilustres que se tornaram conhecidos além das fronteiras e os símbolos (brasão, bandeira e hino) de cada município.

Trata-se, na verdade, de um grande mapa sobre a municipalidade em Pernambuco, não esquecendo também de elencar um histórico sobre os governadores pernambucanos do período republicano – do “provisório” José Cerqueira de Aguiar Lima, em 1889, ao atual, Eduardo Campos – e a galeria dos nossos atuais parlamentares – senadores, deputados federais e estaduais –, com dados sobre partido, votação e contatos do gabinete.

A publicação, apresentada pelo presidente da Amupe e prefeito de Lajedo (Agreste), Antônio João Dourado, com a palavra também do governador Eduardo Campos (PSB), levou 18 meses para ser produzida, conforme assinala o coordenador do trabalho, advogado Saulo de Tarso Duarte.

Para sua publicação, a Amupe teve o apoio do governo do Estado. Editado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), o Anuário dos Municípios Pernambucanos 2011 tem uma tiragem inicial de 2.000 exemplares e terá distribuição gratuita dirigida às prefeituras, câmaras municipais e Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e a órgãos federais e estaduais em Pernambuco e em Brasília.

CURIOSIDADES

Não importa em que área o município se destaque, sua fama está registrada noAnuário da Amupe. Os títulos, concedidos oficialmente por lei estadual ou honorários, ganham lugar de destaque na página de abertura de cada cidade. Há desde os tradicionais, como o de “capital do vaqueiro nordestino”, concedido a Serrita (Sertão), até títulos mais divertidos – como “o caçula da Região Metropolitana do Recife”, outorgado a Araçoiaba, emancipada em 1995 e hoje com 18.144 habitantes.

No quesito personalidades locais, há espaço para políticos, artistas, padres, modelos e até cangaceiros. O leitor fica sabendo, por exemplo, que o “avô pernambucano” do cantor e compositor carioca Chico Buarque, cantado na música “Paratodos”, é natural de Rio Formoso, na Mata Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA