CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

SELVAGERIA CONTRA LULA FOI ENSINADA PELA IMPRENSA

Não há porque o jornalista Gilberto Dimenstein se espantar com a falta de educação de leitores da Folha em relação à doença de Lula. Nem pode se supreender quando olhar as caixas de comentários dos portais do Estadão, do Globo e da Veja, por exemplo.

A selvageria, que se esconde muitas vezes sob o manto do anonimato, nada mais é do que a continuidade do primitivismo jornalístico praticado por muitos dos seus próprios colegas de trabalho, seja na Folha, seja nos outros veículos acima citados.

O modo como os blogueiros selvagens da Veja - com especial atenção aos dois leões de chácara Reinaldo Azevedo e Augusto Nunes - se referem ao ex-presidente, e o ódio que eles encarnam, não é muito diferente do modo como alguns representantes de uma classe média deseducada - felizmente, minoritária - se refere àquele que saiu do poder com 80% de aprovação.

Exercícios de falta de educação e decoro jornalístico podem ser encontrados em editoriais - um espaço que, por definição, deveria representar a voz respeitosa dos veículos - do Globo, da Folha e do Estadão, com xingamentos e referências sem escrúpulos a Luis Ignácio da Silva.

Assim como a repulsa mostrada por comentaristas e parajornalistas contra os eleitores de Lula resultou num clima de xenofobia e preconceito jamais observado publicamente neste país, a voz carregada de nojo e ódio de uma Lucia Hipólito - que não conseguiu esconder o júbilo pela doença de Lula - ou de um Arnaldo Jabor, ou ainda de um Merval Pereira, produzem seus ecos no comportamento de leitores que não conheceram a civilidade e as regras de comportamento do espaço público.

Autores desqualificados produzem ou pelo menos atraem leitores desqualificados. Antes de se envergonhar dos leitores, Gilberto Dimenstein deveria se envergonhar de alguns nomes que compartilham com ele o mesmo ambiente midiático.

*Artigo de Weden Alvesde Santana,  jornalista e professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG).

23 comentários:

  1. A doença desses selvagens é muito pior do que a do presidente Lula porque a deles não tem cura - ou você acha que no hospital tem remédio para inveja, maldade e ignorância?

    ResponderExcluir
  2. Eis o que falou a filha de Mário Covas, ontem, Renata Covas Lopes: “Não aceitarei que se pague na mesma moeda; não darei a eles o prazer perverso de supor que somos iguais. Pela simples, óbvia e boa razão de que não somos.”
    Dolorosos comentários sobre a doença de meu pai… Cheguei a ler que a doença devia tê-lo matado mais rápido. Mesmo assim não os tratarei da mesma maneira! Meu pai já estava bem doente, e Zé Dirceu bradou: “Vamos bater neles nas urnas e nas ruas… E bateram na porta da Secretaria de Educação”. Mesmo assim, não farei o mesmo…

    ResponderExcluir
  3. Até o Covas estão querendo desenterrar para justificar os ataques insanos ao Lula; eu era bastante jovem mais não lembro de forma alguma que o ex-governador paulista passado por metade disso quando de sua doença de qualquer modo seja Lula, Covas, Dilma, Fernando Henrique ou qualquer cidadão comum ninguém merece urubus dessa espécie quando bate a dor e o sofrimento...Estou convencida de que o diabo existe e é brasileiro.

    ResponderExcluir
  4. O Dimenstein precisa entupir os ouvidos com papel higiênico para o cérebro não vazar pelas orelhas. Ele está parecendo porteiro de prostíbulo, que sorri para cafetões e prostitutas apenas porque lhe pagam bem. No dia em que tiver uma idéia própria terá um orgasmo simultâneo. Dimenstein ainda quer educar leitores, como se fosse o suprassumo do brilhantismo intelectual.

    ResponderExcluir
  5. A TELMA DE NOVO! NÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOOOOO!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Dimenstein funciona por tentativas e erros, não foi forjado a ferro e fogo; no calor da batalha, como Reinaldo Azevedo e Augusto Nunes; será sempre coadjuvante. Falta-lhe personalidade! Outra: por que Lula não poderia se tratar no SUS, se ele e o povo são irmãos siâmeses; seria a união do discurso com a prática, como bem disseram. Os leitores e eleitores tem todo o direito do mundo de questionar homens públicos.

    ResponderExcluir
  7. PAULO CAMELO, COMENTA:
    Não concordo que a imprensa política, escrita, tenha sido a responsável pela "Selvageria contra Lula", mas a sociedade atual. Principalmente porque o universo de leitores é pequeno.
    Hoje vivemos em uma sociedade onde ninguém respeita ninguém, nem os enfermos. A "Selvageria" se encontra bem pertinho de nós, quando uma boa parcela dos comentaristas, dos blogs, tentam denegrir a imagem de algumas pessoas.
    Quantos e quantos comentaristas não tentam diminuir a escrita de Paulo Camelo?
    As vezes são pessoas que conversam sempre comigo.
    Um exemplo da falta de respeito é a poluição sonora dos carros. A onde Paulo Camelo mora, os carros passam de madrugada com o som ligado as alturas. Você acha que uma pessoa dessa respeita alguém?
    Até os filhos não respeitam os pais e assim por diante.
    Isso tudo é muito bem estimulado pelas novelas e pelos programas de Televisão. A mídia de um modo geral, aqui estar parcela da imprensa escrita, não politizada, estimula figuras de mal carater, tornando-as "Celebridades e Famosos". Os estudiosos, os cientistas, são do "baixo clero", enquanto que os bandidos são "Celebridades e Famosos". Tem atores que batem em mulher, mas são "Celebridades". Recentemente o "mal educado" do ex-presidente do PSB, o vice-prefeito do Recife, o Milton Coelho, concedeu entrevista à Rádio Marano, esculhambando com o prefeito Luiz Carlos e o povo de Garanhuns. Quer dizer, uma pessoa sem a mínima educação.
    Será que o Prefeito de Lajedo, Antônio João, tem algum respeito com o prefeito Luiz Carlos e com o povo de Garanhuns?
    Aqui em Garanhuns tem um Prefeito, tem um Poder Constituído, legalmente eleito pelo povo, mas o Prefeito de Lajedo, num ato deselegante quer se impor como candidato a Prefeito. Isso é o quê: falta de respeito e de educação.
    Respeito é uma palavra fácil de pronunciar, mas difícil de executar.
    Hoje, no Brasil, há uma inversão de valores, onde as pessoas do mal fazem sucesso e as do bem são escanteadas.
    Vamos torcer pela recuperação do nosso ex-presidente e conterrâneo Lula, apesar das divergências políticas. .

    ResponderExcluir
  8. O assunto já virou piada, mas quem começou a brincar primeiro? Então vamos lá: Lula deveria recorrer aos SUS, sim, por ter dito aquela grande asneira sobre o sistema público de saúde, quase perfeito, segundo ele. Piada, né? Mas as piadas do chefe os petistas não patrulham; só as nossas. Talvez agora Lula aprenda que com saúde não se brinca. Nem com a saúde dos outros…

    ResponderExcluir
  9. Dimenstein e Elio Gaspari são a quintessencia do jornalismo petralhista disfarçado de “isentista”. É nesse tipo de situação que petistas como o Gilberto admitem a farsa que se criou em torno da situação da saúde no Brasil? E todos os brasileiros que morreram de dengue? O que eles dizem sobre os brasileiros que morrem na fila dos hospitais? Você não sente vergonha disso Gilberto?????????????????????????/

    ResponderExcluir
  10. É, Hugo Chavez fazendo escola no Brasil… Lula está doente e seus simpatizantes sofrem surtos psicóticos. Isso prova que o PT está totalmente desnorteado, em transe.

    ResponderExcluir
  11. Quero avisar que a minha mensagem foi censurada! Favor corrija o lapso!

    ResponderExcluir
  12. Eu me considero no direito de dizer que ele deveria se tratar no SUS. Em especial ele, pois fanfarreou um bocado sobre a maravilhosa saúde que implantara no Brasil, inclusive oferecendo à Obama o SUS como exemplo a seguir. Alardeou a mentira, com a boca cheia, durante a campanha eleitoral. Alardeou uma mentira. E a mentira se confirma quando se dirige ao Sirio Libanês. É só isso que as pessoas cobram. As pessoas estão apontando a VERDADE da realidade brasileira na saúde, da qual até a mentira corre e se refugia na saúde particular. Pessoas não querem mal a ninguém, apenas repudiam a MENTIRA ALARDEADA. E A FALSIDADE TAMBEM.

    ResponderExcluir
  13. LULA NÃO TEM MEDO DA MORTE1 de novembro de 2011 às 10:42

    DIMENSTEIN faz de conta que não entendeu que o protesto dos leitores é apenas uma birra pois todo mundo sabe que o LULA não é obrigado a usar o SUS. Primeiro porque o cargo de ex- ainda lhe dê alguns privilégios.Segundo porque senão ele mesmo pode pagar por um ótimo tratamento. Pois o LULA faz tempo que é rico. O que o leitor realmente quer é que as criticas repercutam com a finalidade de melhorar o SUS aos que não podem pagar.

    ResponderExcluir
  14. Acho que o articulista se ofendeu com a ‘minoria’ porque Lula não não faz parte da boiada, que se trata no SUS - e morre no SUS. Agora ele é um novo-rico, do dinheiro alheio, da casta dos burgueses de esquerda, dos priviligiados. Onde já se viu quererem que deus espere mais de dois meses na fila do SUS por uma quimioterapia básica!? Isso é desumano!

    ResponderExcluir
  15. Quem escreveu não sabe o q é xenofobia. Que me lembre, Lula foi eleito por brasileiros, não por estrangeiros. Xenofobia é aversão, ódio, raiva contra coisas estrangeiras. Daí, por que os eleitores de Lula sofreram isso?

    ResponderExcluir
  16. PAULO CAMELO, COMENTA NOVAMENTE: A nossa ex-senadora e vereadora, do PSOL de Maceió, Heloísa Helena, adoeceu recentemente, correndo risco de vida, mas preferiu ser atendida pelo SUS. É lógico que o SUS não estar equipado para atender casos como o do ex-presidente Lula, mas a população brasileira torce por sua recuperação. Mas, é preciso que se denuncie a Hiprocisia e a Mentira, ora propagandeada pelos governantes. Há milhares de professores da rede pública que não colocam os seus filhos para estudarem nos colégios do município ou do estado. Porquê?
    Prosseguindo, foi muito bem lembrado o caso do Mário Covas, conforme comentário acima.
    Então, é preciso que se entenda o teor das reclamações de uma parcela da população. Evidentemente que tem alguns que cometem atos de "Selvageria", mas, como disse anteriormente, é fruto da nossa sociedade capitalista e individualista. Por fim, quero lhes dizer que as pessoas de bom senso fazem a crítica, mas defendem a recuperação imediata do ex-presidente Lula, uma vez que é imperioso que ele conheça o teor das críticas.
    É aquele velho ditado que diz: "um dia é do caça, outro dia é do caçador"
    Por analogia: Já pensou se o governador da Bahia, ou de outro estado da federação, transferisse o título de eleitor para ser candidato ao governo de Pernambuco? Que diria o governador Eduardo Campos? Que diria o Antônio João, caso algum político de Garanhuns transferisse o título de eleitor para Lajedo?
    Mas, no caso do Antônio João, Prefeito de Lajedo, é um ato "normal" transferir o título de eleitor, em pleno exercício do mandato de Prefeito de Lajedo, para Garanhuns e ser candidato a Prefeito. Em qualquer país civilizado, o Prefeito de Lajedo, Antônio João, e o Prefeito de Palmeirina, Eudson Catão,
    seriam cassados, ou teriam que renunciar os cargos de Prefeito.
    Para finalizar tem outro ditado popular que diz: Pimenta no ......é refresco

    ResponderExcluir
  17. Segundo fontes petistas, o Papa Bento Dezesseis, vai jejuar por 40 dias e 40 noites no sertão de Pernambuco orando pela saúde de Lula.

    ResponderExcluir
  18. nunca antes neste PAIZ, uma pessoa na sexta-feira é examinada e na segunda faz quimioterapia. que maravilha de primeiro mundo.... O resto dos pacientes do SUS achamam lindo e maravilhoso o tratamento dado ao ex-monarca ???

    ResponderExcluir
  19. Concordo com o PAULO CAMELO, e pergunto o seguinte: Será que a ignorância do povo
    não é culpa dos governates? A inversão de valores é por conta da ignorância,
    o que voce acha de uma pessoa que endeusa jogador de futbol, e tambem pessoas que ficam
    trancadas em uma casa vigiada por cameras e quando sai para elas já são celebridades,
    e que tambem dão o seu pouco dinheiro para igrejas pegue e pague, os politicos que
    aí estão não tem interesse em educar porque se não perdem os votos...

    ResponderExcluir
  20. José Fernandes Costa1 de novembro de 2011 às 22:02

    O que é culpa dos governantes é a falta de escolas de boa qualidade para todos. Isto é, a falta de oferta de boa educação pública formal. - Mas a ignorância do povo é porque o povo é ruim mesmo. Ódio, selvageria, bestialidade etc. fazem parte da maldade desse povo. - E quando uma escroque do jornalismo, Lúcia Hipólito, diz que a doença do Lula teve causa na "vida desregrada" que ele levou, essa escroque, que faz coro com os seus pares canalhas, da CBN, está demonstrando todo o preconceito contra um ex-presidente saído do Nordeste e dos sindicatos do ABC paulista. - 2. Quanto a endeusar jogador de futebol, dar dinheiro a picaretas da fé, torcer por participantes do Big Brother etc., tudo isso é da índole dos imbecis que nos rodeiam. - 3. E o Paulo Camelo começa falando de uma coisa e entra noutra que não tem nada a ver. - Estamos falando das bestialidades ocorridas por conta do câncer do Lula. E o Paulo Camelo já vem com Antonio Dourado. - O que tem a ver o furico com as calças? 3. E se a Eloísa Helena se tratou pelo SUS, foi porque ela não é mais senadora. Se estivesse no Senado, iria para o Sírio Libanês, do mesmo jeito que o Lula foi. - NÃO me venham com demagogia barata, não. 4. E o SUS tem como tratar de câncer, sim. - Conheço pessoas bem próximas de mim, que se trataram aqui no Imip, pelo SUS. E foram bem tratadas. Fizeram cirurgia, quimioterapia, radioterapia etc. E receberam a medicação gratuitamente, tirada da farmácia do Imip, durante mais de ano. A farmácia despacha medicamentos o dia todo. E todos (as) vão para a fila e saem com o devido medicamento pra levar pra casa, no período de recuperação e acompanhamento. Até ter alta médica. - Tudo por conta do SUS./.

    ResponderExcluir
  21. Toda esta celeuma criada em torno do estado de saúde do ex-presidente Lula nós já assistimos esse filme muitas vezes no Brasil.

    Temos os dois lados.Ontem era o PT via seus representantes legais falarem uma série de bobagens.

    Hoje são os de ontem que estão falando também uma série de bobagens também.

    Todos os personagens têm culpa no cartório diante das agressividades sofridas quando surgem notícias ruins.

    Poderíamos ter um quadro muito melhor na saúde brasileira se todos os partidos tivessem tido responsabilidade com a REFORMA POLÍTICA deste país.

    Todos bateram errado na saúde do Brasil.O PT que votou contra a CPMF na gestão de Dr. Jatene, o médico de visão ampla, geral e irrestrita.Porém, o PT votou contra.

    Em 2008 o PSDB bateu forte contra a saúde pública deste país.Não deveria ter reprovado a renovação do CPMF criado por eles mesmos.

    Ambos PT e PSDB erraram feio quando não investiram todo o dinheiro arrecadado na SAÚDE PÚBLICA deste país.

    Pelo que eu li nas críticas feitas até agora pelos internautas, na televisão, nos jornais, nos blogs em geral foi uma cobrança diante dos erros cometidos por todos.

    Agora, se é para falar a verdade, o Serra foi o melhor Ministro da Saúde do Brasil nos últimos anos.

    Palavra de um Professor.

    ResponderExcluir
  22. José Fernandes Costa2 de novembro de 2011 às 10:34

    E foi pelo fato de o Serra ter sido o melhor ministro da Saúde, que o Serra "ganhou" a eleição para a DILMA. - No mais, CONCORDO com as palavras desse professor. - NENHUM partido político presta. Qualquer um que chegar ao poder, vai puxar a brasa pra assar a sardinha dele. - Quem quiser ver, vote no pessoal do PSOL ou de outro partido nanico que ora esperneia. E espere o resultado./.

    ResponderExcluir
  23. Não importa qual a visão política de cada um quando alguém é acometido de uma doença séria como o câncer. Comentários maldosos e comemoração por oposições partidárias diferentes se mostra de um egoísmo doentio e mostra uma pessoa “sem a menor noção” do que é respeitar o próximo.
    Uma das causas do câncer na laringe é o fumo, mas também existem causas virais e sabemos que fumar e usar álcool traz danos a saúde mas a sua doença teve maior incidência devido a fatores genéticos. Afinal se perguntarmos a qualquer médico que se preza ele dirá que os fatores genéticos são os mais fortes nos motivos de doença.
    Essa demonstração de euforia por vislumbrar uma possibilidade de finalmente calar o Lula, demonstrada por reacionários, é um sinal de extrema fraqueza, porque, além de tudo, deixa transparecer que lhe resta como única possibilidade de felicidade a morte do Lula. Tudo isso mostra a pequenez dos porta-vozes da direita e como Lula é grande.
    São covardia humanas desse tipo que enfraquece uma sociedade e uma nação. O preconceito e comemoração de alguns ditos seres humanos pela doença de lula seria por ele ter sido pobre? De um interior pernambucano até então desconhecido pelo Brasil? Afinal o preconceito e xenofobia pelos nordestinos e pobres esteve novamente em evidencia com as falhas do Enem.
    Todos estes comentários que provem de ligações partidárias e pessoas alienadas é para abalar o reconhecimento que Lula possui. Afinal nenhum presidente ganhou tantos títulos de doutor e reconhecimento internacional como ele.
    Abaixo um dos comentários de apoio ao ex-presidente:

    “Eu quero dizer a todos, com palavras que vem do meu coração, o seguinte: o mundo é dos otimistas, dos que acreditam, dos que têm fé, e que a partir da minha experiência de enfrentar uma situação parecida, tenho a certeza que o ex-presidente Lula, que já enfrentou e venceu muitos vendavais na sua vida, não vai se curvar com um ventinho mixuruca como esse.
    Com o apoio da sua família e das milhões de pessoas que o amam espalhadas por todo o país, o ex-presidente Lula vai vencer mais essa, porque o sucesso e o amor preferem os otimistas.
    Também quero expressar o meu desejo, de coração, que o tratamento a que será submetido permita a sua plena recuperação e que o ex-presidente Lula possa retomar todas as suas atividades.” (apresentadora Hebe)

    ResponderExcluir