O 1º Encontro Mundial de Blogueiros, em Foz do Iguaçu, começou na quinta-feira passada. A cerimônia de abertura aconteceu no mirante central da barragem de Itaipu, em confraternização que teve início às 19h. Ao todo, cerca de 400 participantes – estudantes, representantes de entidades do movimento social, jornalistas e, principalmente, blogueiros –estiveram presentes e puderam assistir a iluminação da barragem da maior empresa geradora de energia renovável do mundo.
Joaquim Palhares, diretor-presidente da Carta Maior, afirma que organizar um evento do porte do Encontro Mundial de Blogueiros é muito trabalhoso, pela importância dos nomes convidados. “A maior dificuldade é contornar os problemas de agenda das pessoas. Trouxemos jornalistas internacionais de peso e, por isso, muito requisitados, para todos os tipos de evento”, diz Palhares. De acordo com o jornalista, a relação política que ele já tinha com os jornalistas tornou os arranjos um pouco mais fáceis e, mesmo com algumas ausências, acredita ter fechado uma programação com muita gente importante.
Para Altamiro Borges, presidente do Barão de Itararé, a pluralidade do encontro se deve a dois aspectos: primeiro, o crescimento das novas mídias em todo o mundo, que atingiram um novo patamar após a Primavera Árabe, a revolta dos indignados, na Espanha, e o movimento de ocupação de Wall Street. Em segundo, a característica única do Brasil. “Mesmo com toda a diversidade que temos, conseguimos realizar dois encontros nacionais de blogueiros, que deram muita organicidade e horizontalidade para o movimento. Juntando o crescimento da blogosfera no mundo inteiro, à organicidade e diversidade do movimento no Brasil, resulta o Encontro Mundial de Blogueiros.
Representando a Itaipu Binacional – uma das patrocinadoras do evento – o superintendente de comunicação social da empresa, Gilmar Piola, ressalta a importância da atividade para Foz do Iguaçu e para a Itaipu. “Temos um bom histórico com os veículos de comunicação do que chamo de ‘exploração das mídias espontâneas’, que estão crescendo em influência e formação da opinião pública. Os nossos públicos de relacionamento buscam muita informação nesses meios alternativos. Esse encontro complementa, estabelece uma nova relação – estratégica, por parte da Itaipu, de Foz do Iguaçu e também da Destino Iguassu – , no relacionamento com esses novos formadores da opinião pública, além de representar um compromisso de Itaipu com esses segmentos de mídia alternativa”, afirma.
Piola ainda menciona a importância do evento para a imagem da cidade. Segundo ele, “é uma grande parceria para nós, que também ajuda a mudar a imagem de capa da revista Veja. Foz não é a capital da ‘muamba’, mas uma região que abriga mais de 72 etnias, recebe turistas de mais de 150 nacionalidades anualmente e tem atrativos turísticos interessantíssimos”. A ideia da Itaipu, de acordo com Piola, é integrar o evento à agenda anual da cidade.
Em tom otimista, Altamiro Borges acredita que o Encontro Mundial de Blogueiros criará uma plataforma de unificação das novas mídias. “O evento é importante para a luta por democratização da comunicação e contra a censura. Um exemplo é o apoio do governo paranaense para que realizemos esse encontro, que é contraditório, pois ao mesmo tempo censura blogs. Creio que nessa troca, elegeremos algumas bandeiras que nos unificam e garantem unidade na diversidade” , encerra. (Relato do blogueiro Cláudio André).
Nenhum comentário:
Postar um comentário