CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

VEXAME DA IMPRENSA BRASILEIRA EM PARIS

A IMPRENSA SABUJA DÁ VEXAME – Por Ricardo Kotscho

"Por que Lula e não Fernando Henrique Cardoso, seu antecessor, para receber uma homenagem da instituição?"

Começa assim, acreditem, com esta pergunta indecorosa, a entrevista de Deborah Berlinck, correspondente de "O Globo" em Paris,com Richard Descoings, diretor do Instituto de Estudos Políticos de Paris, o Sciences- Po, que entregou o título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Lula.

Resposta de Descoings:

"O antigo presidente merecia e, como universitário, era considerado um grande acadêmico (...) O presidente Lula fez uma carreira política de alto nível, que mudou muito o país e, radicalmente, mudou a imagem do Brasil no mundo. O Brasil se tornou uma potência emergente sob Lula, e ele não tem estudo superior. Isso nos pareceu totalmente em linha com a nossa política atual no Sciences- Po, a de que o mérito pessoal não deve vir somente do diploma universitário. Na França, temos uma sociedade de castas. E o que distingue a casta é o diploma. O presidente Lula demonstrou que é possível ser um bom presidente, sem passar pela universidade".

A entrevista completa de Berlinck com Descoings foi publicada no portal de "O Globo" às 22h56 do dia 22/9. Mas a história completa do vexame que a imprensa nativa sabuja deu estes dias, inconformada por Lula ter sido o primeiro latino-americano a receber este título, que só foi outorgado a 16 personalidades mundiais em 140 anos de história da instituição, foi contada por um jornalista argentino, Martin Granovsky, no jornal Página 12.

Tomei emprestada de Mino Carta a expressão imprensa sabuja porque é a que melhor qualifica o que aconteceu na cobertura do sétimo e mais importante título de Doutor Honoris Causa que Lula recebeu este ano. Sabujo, segundo as definições encontradas no Dicionário Informal, significa servil, bajulador, adulador, baba-ovo, lambe-cu, lambe-botas, capacho.

Sob o título "Escravocratas contra Lula", Granovsky relata o que aconteceu durante uma exposição feita na véspera pelo diretor Richard Descoings para explicar as razões da iniciativa do Science- Po de entregar o título ao ex-presidente brasileiro.

"Naturalmente, para escutar Descoings, foram chamados vários colegas brasileiros. O professor Descoings quis ser amável e didático (...). Um dos colegas perguntou se era o caso de se premiar a quem se orgulhava de nunca ter lido um livro. O professor manteve sua calma e deu um olhar de assombrado(...).

"Por que premiam a um presidente que tolerou a corrupção", foi a pergunta seguinte. O professor sorriu e disse: "Veja, Sciences Po não é a Igreja Católica. Não entra em análises morais, nem tira conclusões apressadas. Deixa para o julgamento da História este assunto e outros muito importantes, como a eletrificação das favelas em todo o Brasil e as políticas sociais" (...). Não desculpamos, nem julgamos. Simplesmente, não damos lições de moral a outros países.

"Outro colega brasileiro perguntou, com ironia, se o Honoris Causa de Lula era parte da ação afirmativa do Sciences Po. Descoings o observou com atenção, antes de responder. "As elites não são apenas escolares ou sociais, disse. "Os que avaliam quem são os melhores, também. Caso contrário, estaríamos diante de um caso de elitismo social. Lula é um torneiro-mecânico que chegou à presidência, mas pelo que entendi foi votado por milhões de brasileiros em eleições democráticas".

No final do artigo, o jornalista argentino Martin Granovsky escreve para vergonha dos jornalistas brasileiros:
"Em meio a esta discussão, Lula chegará à França. Convém que saiba que, antes de receber o doutorado Honoris Causa da Sciences Po, deve pedir desculpas aos elitistas de seu país. Um trabalhador metalúrgico não pode ser presidente. Se por alguma casualidade chegou ao Planalto, agora deveria exercer o recato. No Brasil, a Casa Grande das fazendas estava reservada aos proprietários de terra e escravos. Assim, Lula, silêncio por favor. Os da Casa Grande estão irritados".

Desde que Lula passou o cargo de presidente da República para Dilma Rousseff há nove meses, a nossa grande imprensa tenta jogar um contra o outro e procura detonar a imagem do seu governo, que chegou ao final dos oito anos com índices de aprovação acima de 80%.

Como até agora não conseguiram uma coisa nem outra, tentam apagar Lula do mapa. O melhor exemplo foi dado hoje pelo maior jornal do país, a "Folha de S. Paulo", que não encontrou espaço na sua edição de 74 páginas para publicar uma mísera linha sobre o importante título outorgado a Lula pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris.

Em compensação, encontrou espaço para publicar uma simpática foto de Marina Silva ao lado de Fernando Henrique Cardoso, em importante evento do instituto do mesmo nome, com este texto-legenda:

"AFAGOS - FHC e Marina em debate sobre Código Florestal no instituto do ex-presidente; o tucano creditou ao fascínio que Marina gera o fato de o auditório estar lotado".

Assim como decisões da Justiça, criterios editoriais não se discute, claro.

Enquanto isso, em Paris, segundo relato publicado no portal de "O Globo" pela correspondente Deborah Berlinck, às 16h37, ficamos sabendo que:

"O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido com festa no Instituto de Estudos Políticos de Paris - o Sciences- Po _, na França, para receber mais um título de doutor honoris causa, nesta terça-feira. Tratado como uma estrela desde sua entrada na instituição, ele foi cercado por estudantes e, aos gritos, foi saudado. Antes de chegar à sala de homenagem, em um corredor, Lula ouviu, dos franceses, a música de Geraldo Vandré, "para não dizer que eu não falei das flores.

"A sala do instituto onde ocorreu a cerimônia tinha capacidade para 500 pessoas, mas muitos estudantes ficaram do lado de fora. O diretor da universidade, Richard Descoings, abriu a cerimônia explicando que a escolha do ex-presidente tinha sido feita por unanimidade".

Em seu discurso de agradecimento, Lula disse:

"Embora eu tenha sido o único governante do Brasil que não tinha diploma universitário, já sou o presidente que mais fez universidades na história do Brasil, e isso possivelmente porque eu quisesse que parte dos filhos dos brasileiros tivesse a oportunidade que eu não tive".

Para certos brasileiros, certamente deve ser duro ouvir estas coisas. É melhor nem ficar sabendo.

18 comentários:

  1. A França não é mais um país sério........
    Quáquáquáquáquá!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo o ex-presidente Lula é reconhecido internacionalmente enquanto a imprensa brasileira só tem olhos para os bens nascidos.

    ResponderExcluir
  3. Quais deles têm mais credibilidade perante a opinião pública: o famigerado título HONORIS CAUSA ou o famoso DIPLOMA de curso de datilografia?
    Ih!Ih!Ih!Ih!Ih!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Os negao passa fome da africa adora o sapo barbudo.

    ResponderExcluir
  5. Eu sou do tempo que para receber o titulo do honorio sem causa era preciso ser PhD em aguardente de cana. kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Roberto! os seus leitores na sua sapiência, chama isso de puxa-saquismo.

    ResponderExcluir
  7. Que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi o CARA que o Brasil procurava há muito tempo, eu não tenho a menor dúvida.

    Que o ex-presidente mudou a face deste país, também não tenho a menor dúvida.

    Três grandes obras ele conseguiu tirar do papel e das folhas dos jornais durante os 500 anos de Brasil e das bibliotecas públicas que eu tanto li nos anos de 80 na Universidade Federal Rural de Pernambuco em Recife e na Universidade Católica de Pernambuco,também não tenho a menor dúvida: transposição do Rio São Francisco, a transnordestina e a Refinaria Abreu e Lima em Pernambuco.

    Que a ELITE deste país nunca vai engolir é que um semi-analfabeto conseguiu levar para o seu palanque as pessoas mais conservadoras e mais corruptas deste Brasil, também não tenho a menor dúvida.

    Que ele foi o ex-presidente que teve a coragem de sancionar a Lei do "PISO NACIONAL DE SALÁRIO DO MAGISTÉRIO" quando e ex-senador da República por Pernambuco teve tudo para fazê-lo e não fez por duas vezes como relator do FUNDEF E FUNDEB, isto é um fato, é uma realidade.

    Que o CARA foi quem mais investiu em Educação no Brasil nos últimos anos criando novas Universidades, expansão das Universidades Federais, novas Escolas Técnicas em todo o país e o pobre estudante teve vez e voz, ninguém pode negar.

    Somente faltou ao Lula moralizar este país na área política o que é muito difícil em função de um povo mal educado que ainda vota por comida e dinheiro.

    Por isso ele é merecedor em receber as homenagens acima e deve ser um orgulho para nós brasileiros.

    Zeca Barbosa ( Professor Zeca Barbosa).Lagoa do Ouro-PE.

    ResponderExcluir
  8. Amigo Roberto Almeida,

    Perdoe-me, sei que você não vai publicar, e, talvez,nem deva,mas isto tudo que está escrito aí em cima, com o reconhecimento do Mundo, e da França, dedicado a Lula,e não à burguesia/elite hipócrita, representada pelo engomadinho Fernando Henrique Cardoso, não tem expressão melhor para definir:
    Do caralho!!!
    OBS. Nossa elite, no entanto, faz coisas muito piores do que dizer palavrões e a putaria rola frouxa nos salões frequentados pelos socialites, pela granfinagem engrafatada, que só veste a grife Armani.

    Um abraço,

    Ruy Sarinho
    Olinda-PE

    ResponderExcluir
  9. Esse Rui Sarinho é do PC do B? Ele é o que do Orlando Silva, Não do cantor? Ele tem alguma ONG?
    Será que ele não se envergonha do Mensalão? O que ele tem a dizer de dinheiro em meia, em cueca e em caixa de papelão?

    ResponderExcluir
  10. PRIMO LIGÍTIMO DO EINSTEIN17 de outubro de 2011 às 09:48

    Zeca Barbosa de Lagoa do Ouro e Ruy Sarinho de Olinda. Dar pra tolerar, dar????? Só falta mesmo o Ze Fernando de Bom Conselho!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. PARIS DO GLAMOURT CHEGAR AO NIVEL DE HOMENAGEAR UM MUNDISSA ANAFABETO COMO ESSE MECANICO DO DEDO CORTADO. AÍ, É BAIXAR O NIVEL DEMAIS. ISSO É UMA HUMILHAÇÃO PARA UMA SOCIEDADE ALTAMENTE CIVILIZADA CULTURALMENTE COMO A EUROPEIA. O TROFEU QUE UM BRUTAMONTE DESSE DEVERIA GANHAR ERA UM INXADECO BOM PARA ARRANCAR TOCO PELA CEPA.

    ResponderExcluir
  12. Antes eu escrevia para este Blog e não gostava de me identificar.Uma certa vez um cara me chamou de babão e outra me chamou de covarde.

    Por isso resolvi me identificar e escrever sem medo de ser criticado por quem quer que seja, pois já experimente do governo de todos os ex-presidentes deste país e sou capaz e competente para reconhecer os feitos positivos e negativos de todos independentemente de cor partidária.

    Sei muito bem dos acertos de FHC e de LULA e dos erros de FHC e de LUla TAMBÉM.

    Zeca Barbosa ( Professor Zeca Barbosa)
    Lagoa do Ouro -PE.

    ResponderExcluir
  13. Isso é o tipo do acontecimento que a grande imprensa não toma conhecimento nem dá a menor importância em razão do nível cultural da pessoa que vai receber a contenda. O povo parisiense também não. Já pensou se aquela sociedade soubesse que o Lula nunca entrou numa biblioteca em toda sua vida. E, Paris, é a cidade que mais tem livrarias no mundo!!!!!!! Com certeza que eles sairiam pras ruas e iriam fazer greve e contestar por uma pessoa que nunca leu um livro venha receber um título desse. Lá, analfabeto não tem vez!

    ResponderExcluir
  14. Se existisse algum título de HONORIS CORRUPÇÃO, será que haveria alguma entidade para oferecer isso ao Lula?

    ResponderExcluir
  15. Chamar o mobralino Luiz Inaço da Çilva de dotor honori causa é dose pra elefante............

    ResponderExcluir
  16. ISSO AÍ LULA MATA ESSES ANALFA FUNCIONAIS DE INVEJA.

    ResponderExcluir
  17. LULA DEVE TÁ MATANDO DE VERGONHA, OS FRANCESES!

    ResponderExcluir
  18. Onde será que o Lula vai pendurar esses diplomas: Na casinha do cachorro, É......

    ResponderExcluir