PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

TEMA DO HOMOSSEXUALISMO NA LITERATURA DE CORDEL

O tema do homossexualismo, como não poderia deixar de acontecer, chegou à literatura de cordel. José Francisco Borges, o J. Borges, de Bezerros, publicou o folheto "O Casamento do Boiola", em que aborda o tema com o humor típico dos poetas populares.  

"Havia um político famoso
muito forte e respeitado
do povo de sua terra
era muito acreditado
eleito em todas campanhas
mas tinha um filho viado".

Essa é a primeira estrofe do cordel, que escolheu logo um político para ser pai do personagem. No final da história é realizado um casamento gay e os dois são felizes para sempre. As novelas da TV Globo não fariam melhor.

3 comentários:

  1. o grande cordelista J. Borges fez infelizmente uma literatura de cordel baseada no preconceito popular e que trata o assunto de forma pejorativa. e o tema homossexual poderia ser abordado de forma melhor e menos ofensiva uma vez que a onda de violÊncia contra os homossexuais está acontecendo assustadoramente.
    Neste caso sei de uma cordelista que fez um trabalho muito melhor e ganharia sim com louvor da TV Globo.
    é a SALETE MARIA, cordelista que mora no juazeiro do Norte (CE).
    dentre os cordeis publicados que tratam da questão homossexual: seu primeiro cordel deste assunto foi: A HISTÓRIA DE JOCA E JUAREZ; em seguida O GRITO DOS MAUS ENTENDIDOS, onde se discute a discriminação e violencia contra os gays; outro interessante que aborda sobre sexualidade é O QUE É SER MULHER?
    outro cordel que ela aborda sobre DIA DO ORGULHO GAY em que fala sobre a data do orgulho.
    já em outro DO DIREITO DE SER GAY (OU CONDENANDO A HOMOFOBIA) própria para o teatro e que foi declamado pela poetisa Dath Haak.
    outro cordel dela publicado foi LESBECAUSE onde faz uma ode as lésbicas. tem também MULHERES FAZEM onde a cordelista brinca com as possibilidades e por fim MARIA, HELENA que narra o romance entre duas sertanejas, devotas, simples e que vivem uma relação homoafetiva.
    o cordel tem uma função didática e educativa que com a cordelista Salete propõe lidar com a questão já o famoso Borges embora tenha muita fama foi infeliz ao meu ver por reforçar o preconceito.

    ResponderExcluir
  2. José Fernandes Costa3 de outubro de 2011 às 23:43

    O QUE SEI É QUE A VEADAGEM ESTÁ MUITO OURIÇADA! - SÃO PENAS PRA TODOS OS LADOS. - OH, BICHARADA LOUCA!! - É UM VERDADEIRO DESBUNDE HOMOSSEXUAL!!

    ResponderExcluir
  3. Por favor, homossexualISMO não, homossexulidade, pois não é doença, como alcoolISMO. E, sinceramente, o grande J. Borges foi decepcionante ao escrever os cordéis que claramente tratam o homossexual de forma estereotipada, preconceituosa e depreciativa. Usou o humor de forma pejorativa mesmo. Concordo com robertamalmeida, Salete Maria faz um belo trabalho, ela sim merece méritos, pois trata o homossexual com dignidade, desfazendo preconceitos e é isso que o cordel deve levar adiante. Os folhetos dela também têm pitadas de humor, e seguem a linha oposta à posição de ridicularização que J Borges optou por usar.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA