PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

DIVERSIDADE MARCA O DESFILE CÍVICO EM CAPOEIRAS

Um desfile cívico organizado, bonito e marcado pela diversidade nos temas abordado pelas escolas, foi realizado neste domingo, 11 de setembro, no município de Capoeiras. A festa, marcada para começar às 14h, só teve início por volta das 15h30, porém a partir deste momento tudo transcorreu bem e como muitas bandas marciais participaram do evento cada escola pôde passar logo na Praça João Borrego, sem as esperas longas de ano anteriores. Alunos de mais de 40 educandários da zona rural, da Escola Estadual Dhailva Siqueira, dois estabelecimentos de ensino particulares, mais os colégios Gedeão Rodrigues (Riacho do Mel), Castelo Branco (Alegre) e José Soares de Almeida (cidade), preencheram toda a avenida durante pouco mais de três horas, proporcionando um espetáculo de cor, cultura e história.

O tema central do desfile, O Homem do Campo, deu margem para que os estudantes mostrassem toda a riqueza cultural dos homens e mulheres que vivem da agricultura. As plantações de milho, feijão, algodão e hortaliças; as danças, os ritmos, os costumes, a religiosidade, tudo foi exibido de maneira correta e competente, com espaço ainda para se fazer uma homenagem a dois políticos que na visão da Secretaria de Educação olharam com mais carinho para os camponeses: o ex-governador Miguel Arraes de Alencar e o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

A Escola Dhailva Siqueira ousou com o tema "A Cultura Afro-brasileira", enfatizando a importância do negro na culinária, na música, nas danças e na formação política, social e econômica do Brasil. O educandário chegou ao ponto de fazer uma referência ao prefeito do município, Luiz Claudino de Souza (Dudu) e ao Monsenhor Geraldo Batista de Lima, os dois negros, para orgulho dos capoeirenses que têm noção do processo de miscigenação do Brasil.

Uma surpresa foi a Escola Castelo Branco, do povoado Alegre, que desfilou pregando o fim dos preconceitos e a cultura da paz. Os estudantes disseram um não à discriminação das minorias, defendendo o direito das mulheres, dos negros e dos homossexuais. O Colégio Gedeão Rodrigues, do Riacho do Mel, levantou a questão da "Identidade Cultural do País", destacando os valores pernambucanos e nordestinos. Os educandários ainda lembraram a tragédia americana ocorrida 10 anos atrás e fizeram uma homenagem às vítimas do atentado terrorista de 11 de setembro de 2001.

O Colégio José Soares de Almeida, a maior escola de Capoeiras, com mais de 2.200 alunos, desfilou já depois das 18h, mostrando as" Riquezas do Brasil". A importância de cada Estado da Federação, artistas pernambucanos como Luiz Gonzaga, o frevo, o xaxado, foram realçados na Praça através de bonitas coreografias dos jovens estudantes.

A Banda do 71 BI de Garanhuns fechou o desfile, tocando músicas em homenagem aos 189 anos da Independência do Brasil com a garra já conhecida dos moradores de todo o Agreste Meridional. Outras bandas que estiveram presentes, colaborando com a festa, foram do Ceru, Colégio Elvira Viana, Bom Conselho, Jupi, Águas Belas, Lajedo e São João.

Um espetáculo à parte foi a Banda do Colégio Diocesano de Garanhuns, fundada em 1938, que há mais de 70 anos encanta diferentes gerações de garanhuenses e moradores de diversas cidade de Pernambuco e de Estados vizinhos. Quando os meninos do Gigante da Praça da Bandeira desceram na Avenida, já à noite, a emoção tomou conta dos presentes e os aplausos foram dobrados para a beleza do espetáculo musical proporcionado pelos jovens músicos.

Pelo terceiro ano consecutivo Capoeiras realizou um desfile impecável. Depois, a partir das 20h, ainda houve show com Gilberto e Banda e tudo terminou em clima de festa e,  mais importante,  em paz. (Foto de Erinaldo Ramiro. Clique na imagem se quiser vê-la ampliada).

16 comentários:

  1. aos olhos desse blogueiro tudo agora em capoeiras é perfeito.

    ResponderExcluir
  2. Acontece que o desfile foi um 10 mesmo ou quer negar? sem contar que antes de Dudu ser prefeito nem desfile tinha mais.

    ResponderExcluir
  3. Eu conheço esse pseudônimo de Lindaci, quem duvida?

    ResponderExcluir
  4. Sem sombra de duvida, o melhor desfile civico que capoeiras já viu, parabéns Capoeiras, todos os que fazem a prefeitura e a secretaria de educação.

    ResponderExcluir
  5. Parece que se a atual gestão fizer qualquer coisa para o bem de Capoeiras, a oposição acha ruim. Vamos pensar um pouco... Quem é que não tem uma lembrança de um desfile, quem não tem uma história pra contar? Pois é. Essa oportunidade de fazer a alegria das nossas crianças lhes foi tirada por mais oito anos. Isso é justo? Em outros tempo, os alunos eram obrigados a comprar fardamento, que eram fabricados pela sogra do irmão do prefeito, hoje todos os alunos têm fardas gratuitamente. Tem diferença de governo, de atitude? É só pensar.

    ResponderExcluir
  6. Nenhuma cidade do porte de Capoeiras faz um desfile tão grandioso qto o que assistimos neste domingo.

    ResponderExcluir
  7. Lá em Capoeiras não tem nada de Brasil. Aquilo é uma esplendorosa EUROPA!

    ResponderExcluir
  8. Bem é o que nós Capoeirenses esperamos que acontença melhoras com o passar dos anos, o Prefeito não faz mais que a obrigação dele,ele ganha pra isso,esse tipo de festas e manifestações em vesperas de eleições não me surpreende.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns á todos os Capoeirenses pelo desfile civico... Desejo q Capoeiras continue evoluindo cada vez mais!!

    ResponderExcluir
  10. Esse anonimo que dis que o prefeito nao fais mas que sua obrigaçao, deveria ter cobrado um pouco do prefeito dele poque o nosso prefeito fas o que é obrigaçao, eo dela so fasia o que nao era obrigaçao dele como passar a mao nos cofres publicos te enxergar cabeça oca esse municipio parou foi 8 anos e nada foi visto aqui... agora fica um bocao daquele brigando numa radio por festa como se tudo dependesse de festa .

    DALE DUDU 2012

    ResponderExcluir
  11. a mais nova vaçina contra a doença de cegueira nenenzal é respeito , competencia, dignidade e compromisso, é isso que capoeiras presizava e encontrou com dudu,ou seja duduprazol, infelismente o virus encontra alguma resistencia, mais na maioria dos casos os sintomas da segueira desaparece, se persistirem os simtomas o paciente deve ser encaminhado as pressas para o manicomio mais proximo, se vç não enxergou as melhoras do municipio cuide-se vç pode estar contaminado....

    ResponderExcluir
  12. Capoeiras fez um belo desfile, já em Caetés foi só uma imitação que deixou o Gordo triste e arretado.

    ResponderExcluir
  13. Kkkk eita que esse povo é uma resenha msm dizer que aquele fim de mundo de Capoeiras é uma Europa kkk então Caetés que é dez mil vezes mais bonita é o Paraiso :) O gordo só sabe zuar trabalhar que é bom nada né só uem gosta dele é Zito Borracheiro msm kkk

    ResponderExcluir
  14. O desfiile esse ano foi ótimo,nãão teem do qe reclamar! eu mesmo desfiileii fuii balisa do colégio municipal jpsé soares de almeida.
    amei amei ♥

    ResponderExcluir
  15. Parabéns, a todos q contribuiram para o desfíle desta cidade, foi lindoooooo!!!! Desejo q Capoeiras continue evoluindo cada vez mais!!Principalmente o do CMC, q foi o melhor, logico sem desmerecer os outros q também foi muito bonito.

    ResponderExcluir
  16. odisfile foi bom mas lindaci e muito iteresada no que esta embosando ela e a familia ve se se tem gentileza de postar esse comentario.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA