SEBRAE

SEBRAE
SEBRAE

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

PARANATAMA É DESTAQUE NA CRIAÇÃO DE CABRAS

Em busca de novas alternativas econômicas, a Associação Comunitária Mulheres de Paranatama Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - comunidade do Sítio Laginha, situada na zona rural do município - encontrou na Caprinocultura uma nova possibilidade de geração de renda. Uma iniciativa de caráter inovador na região e que vem contabilizando resultados econômicos e sociais. O município de Paranatama, localizado no Agreste Meridional de Pernambuco, tem como principais atividades econômicas, a bovinocultura de leite e o cultivo de feijão, milho e mandioca.

Contando com a orientação e financiamento do ProRural, na elaboração de uma projeto produtivo de caprinocultura de leite, em 2009 foi iniciado um trabalho de organização para produção leiteira do rebanho caprino daquela comunidade. Com investimentos da ordem de R$ 150.389,30, o ProRural viabilizou a aquisição de 105 matrizes leiteiras da raça Saanen, 01 conjunto para inseminação artificial, 01 tanque resfriador de leite de 500 litros, a construção de 21 apriscos e a construção de um prédio destinado ao resfriador e a agroindústria de queijo.

Atualmente, estão envolvidas neste projeto 21 famílias. Com o projeto, cada grupo familiar recebeu 05 matrizes e 01 aprisco. A participação da mão de obra familiar acontece nas etapas do manejo do rebanho - desde o manejo sanitário até o processo de ordenha das cabras - e na produção do leite e seus derivados. (Texto da jornalista Jacqueline Menezes).

2 comentários:

  1. Parabéns, pela iniciativa, já que garanhuns não consegue construir uma vocação economica para o nosso agreste , é importante que cidades menores come a dar exemplo de diversificação da atividade econômica.

    ResponderExcluir
  2. Boa iniciativa, projetos de viabilidade comprovada devem existir,a fim de resgatar a dignidade e cidadania das populações carentes do Brasil.

    ResponderExcluir