PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

VALDECK DE GARANHUNS

Um leitor do blog, que usa o pseudônimo de Gardino o Lobisomem, escreve excelentes comentários, sempre preocupado com Garanhuns e sua gente. Não o conheço, mas gosto dele um bocado por conta de sua observações curiosas e inteligentes e nunca usar o computador para agredir ou ferir ninguém. Recentemeente, na postagem sobre garanhuenses ilustres, ele lembrou bem de Valdeck de Garanhuns. Como eu sabia pouco desse artista múltiplo, nascido entre as Sete Colinas, descobri o site dele na internet (que ele justificadamente aportuguesou para Sítio) e colhi essas informações que passo agora ao leitor.

Pernambucano de Garanhuns,Valdeck nasceu em 14 de julho de 1952 e logo depois foi levado para Recife pelos pais. Criou-se na capital, porém ia sempre passar as férias em companhia do seu avô materno na sua cidade natal. Foi com esse avô que teve os primeiros contatos com a poesia e o artesanato.

Aos quatro anos subiu pela primeira vez no palco representando um “drama” na igreja batista da qual fazia parte na época. Durante os estudos no Colégio Estadual de Pernambuco, cantou no orfeão, participou do grupo de teatro e freqüentou as aulas de artes plásticas na marcenaria. No bairro do Jordão em Recife onde residiu muitos anos, fundou e dirigiu o grupo de teatro Acauã, montando várias peças, inclusive o “Drama da Paixão de Cristo por dez anos consecutivos.


Valdeck é um verdadeiro artista múltiplo, conhecido no Brasil e no exterior: é poeta, artista plástico, arte-educador, ator, compositor, contador de estórias e mestre em Teatro de Mamulengo. Desenvolve esse trabalho do riso com maestria. Com 25 anos de carreira, o artista usa o Teatro de Mamulengos como recurso educacional em escolas, empresas, entidades, nas ruas e praças. Qualquer lugar é bom para o Teatro de Mamulengo.

Está entre os melhores xilogravuristas do país tendo participado de importantes salões de artes plásticas, várias exposições coletivas e realizado muitas individuais. No exterior expôs em Washington e Nova York, nos Estados Unidos; em Hameln e Erlagen, na Alemanha, e suas obras fazem parte do acervo do Museun für Völkerkunde em Frankfurt/Alemanha.

Valdeck de Garanhuns, é um artista polivalente, que faz de sua arte um instrumento de educação, divulgação e preservação da nossa cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA