CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

A PRESIDENTA

Os gramáticos consideram corretas as duas formas – presidente ou presidenta – para se referir a uma mulher que exerce a Presidência de uma República, como acontece agora no Brasil. O termo no feminino, porém, vai ganhando a preferência. É uma maneira de se afirmar mais ainda o gênero, uma vez que o uso do masculino, em casos como esse, tem muito mais a ver com o domínio machista (em todos os setores, inclusive na sintaxe) de muitos séculos. Na foto acima, que pesquei no Blog Rosas do Capibaribe, Dilma deixa claro sua preferência: presidenta!

2 comentários:

  1. Amigo Roberto Almeida: o verbete PRESIDENTA é substantivo feminino. Tanto designa a mulher que exerce a presidência, quanto à mulher do presidente. ESTÁ EM TODOS OS DICIONÁRIOS DE LÍNGUA PORTUGUESA. E, PRINCIPALMENTE, NO VOCABULÁRIO ORTOGRÁFICO DE LÍNGUA PORTUGUESA (Volp), DA ACADEMINA BRASILEIRA DE LETRAS! - Portanto, os que o estranham e querem ignorá-lo, ou são semi-alfabetizados ou querem implicar com a nossa PRESIDENTA! - A DILMA É PRESIDENTA DO BRASIL, SIM. - 2. Presidente é substantivo masculino ou adjetivo de dois gêneros. - E PONTO FINAL.

    ResponderExcluir
  2. Até onde se conhece a democracia é o regime menos ruim que existe no mundo. Enquanto neste blog a Dilma é tratada como a rainha da Inglaterra, já no Blog Chumbo Grosso, além de ser tratada de vaca e bruxa, ainda por cima é ovacionada com chutes e pontapés. E assim caminha a humanidade...

    ResponderExcluir