PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

ORQUÍDEAS VIRAM NEGÓCIO EM GARANHUNS

As orquídeas, usadas principalmente para ornamentação de jardins e festas, são flores de rara beleza e vem se transformado num negócio rentável no País. Em Garanhuns, a planta faz parte de um projeto existente há três anos, e que tem gerado trabalho e renda para várias famílias do Distrito de Miracica, localizado a cerca de 24Km do Centro de Garanhuns. Trata-se do Orquidário do Sítio Muchila.

No local, são cultivadas oito espécies de orquídeas. Em 2009, o Projeto do Orquidário foi introduzido no Programa Empreender Comunidade, da Prefeitura de Garanhuns, o que possibilitou visibilidade e apoio para ampliar a comercialização, além do fortalecimento da economia local. De acordo com o responsável pelo Orquidário, o servidor Paulo Fernando de Lima, conhecido como Paulo da Muchila, só no último trimestre de 2010 foram comercializadas mais de mil mudas da planta.

Atualmente existem 500 unidades da planta para comercialização no local. “São flores exóticas e sensíveis, que conquistaram amplo mercado no País, tornando-se produtos rentáveis. O projeto é de grande importância para a comunidade pois promove o desenvolvimento, possibilitando rentabilidade às famílias”, esclarece Paulo, que comemora o fato de Garanhuns ter sido o primeiro município da região a produzir mudas de Orquídeas.

As famílias ligadas ao Orquidário do Sítio Muchila se reúnem todas as segundas-feiras para delegar a rotatividade dos trabalhos. O projeto é acompanhado por professores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que prestam suporte técnico à Comunidade, através de visitas ao local três vezes por mês. Os professores trabalham com o grupo a atenção quanto a presença de insetos, aplicação de adubo específico, exposição solar, rega e as necessidades naturais dessa planta como carinho, sombra, claridade, entre outras.

As orquídeas são comercializadas no Orquidário do Sítio Muchila e na loja do Programa Empreender Comunidade. Os valores variam de cinco a cem reais.

PARTICULARIDADES - A orquídea é uma planta exótica, porém parasita, que se desenvolve sobre outras plantas. Bela e sensível, ela merece uma série de cuidados. Da planta, podem ser extraídas várias substâncias para a fabricação de produtos comestíveis, capilares e corporais como óleos, hidratantes, xampus, condicionadores, perfumes, além de sorvetes, cremes e pudins. Uma muda de orquídea passa até dois anos e meio para florar. A durabilidade das flores é de três meses, podendo ser renovada mais duas vezes durante o ano.

5 comentários:

  1. oi. temho muita vontade de comtruir um orquidario e vender orquideas ja tenho algumas mudas mas nao sei onde comesar para abrir um negocio de orquideas gostaria ter umas ticas de como comesar abraço

    ResponderExcluir
  2. olá meu nome é wania! Gostaria de saber se o negócio é lucrativo porque a orquídea demora muito para dar flor. Como começar ? Com quantas mudas? Precisa ser em estufa ? Agradeço informações, meu e.mail wania_lobp@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Gostaria de saber se o negócio é lucrativo porque a orquíde demora a florescer. Com quantas mudas começar? è preciso ser em estufas?
    Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
  4. Olá, é importante ressaltar que as orquídeas não são plantas parasitas. Elas são epífetas e utilizam a árvore para se fixarem .elas crescem sobre as árvores, usando-as somente como apoio para buscar luz; não são plantas parasitas, nutrindo-se apenas de material em decomposição que cai das árvores e acumula-se ao emaranhar-se em suas raízes.

    ResponderExcluir
  5. gostaria de saber o endereço da loja

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA