PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

EM DEFESA DE BOM CONSELHO

Bom Conselho é uma cidade que tem um nome muito bonito. Homenageia uma santa e lembra coisa boa, ou gente querendo encaminhar as pessoas para o caminho do bem. A própria geografia do município, algumas construções históricas, combinam com a denominação. Daí não entendermos porque José Arnaldo, papacaceiro legítimo e ex-prefeito de Olinda, propôs mudar o nome para General Dantas Barreto. Com todo respeito ao Zé, uma grande figura humana e que certamente ama sua terra, essa ideia não foi muito feliz e representa uma verdadeira aberração, uma excrescência. Nesse sentido, imagino que até as correntes políticas de lá, que vivem se digladiando, devem se unir em torno de Bom Conselho, de sua história, seu passado, presente e futuro. (Na foto o prédio de um dos colégios mais antigos do município).

6 comentários:

  1. NÃO vejo NENHUM sentido lógico / prático nessa proposta demagógica pra mudar o nome de BOM CONSELHO. Tem gente que, por estar esquecido dos holofotes, quer "aparecer" uma vez, ao menos! Quer ser notícia. Portanto, repudio essa coisa de mudar o nome de BOM CONSELHO para Dantas Barreto! - Por quê? Para quê? Se Dantas Barreto serviu na Guerra do Paraguai, fez só a sua obrigação. Porque, para isso, ele entrou no Exército. E soldado cumpre ordens. General também cumpre ordens. Então, Dantas Barreto foi lá cumprir ordens. E voltou. - Esse projeto vai "morrer" no nascedouro. Esse é o seu destino. - Fiquemos com a SANTA. E deixemos o general lá no seu cantinho, que está de bom tamanho. - E ponto final.

    ResponderExcluir
  2. Apesar de ser grande advogado, neste caso teve foi sorte a cidade de Olinda como é que o Zé Arnaldo iria querer que se chamasse? Pelo Maor de Deus, as pessoas se orgulham do nome, se Zé Não se orgulha, é fácil se mude novamente para Olinda, e mude o nome de lá.

    ResponderExcluir
  3. Somente para esclarecer: Bom Conselho não é nome de Santa, mas é um dos tantos títulos que são atribuídos a Virgem Maria: Nossa Senhora do Bom Conselho. Ela não é uma Santa, se pudermos dizer com clareza: mas é a Santa, a Toda Santa;
    Nossa Senhora do Bom Conselho é a Mãe de Jesus Cristo e também mãe nossa (dos que nasceram da água do batismo), pois lá nos tornamos filhos no Filho.
    Durante a administração do referido na já Oh, Linda! se fosse para ter mudado o nome alguns caberiam muito bem pela situação de caos em que foi mantida e deixada: Osuja, Omalcheirosa, Ofeia situação dessa cidadela, cujo sítio histórico foi tombado para deixar tombar...

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente, a administração de dois bom-conselhenses em Olinda, foi desastrosa! Mas LUCIANA SANTOS os desbancou! Foram duas tentativas e duas desistências para ele / ela. E, pra variar, LUCIIANA AINDA ELEGEU O SEU SUCESSOR! - E, AINDA, PRA FECHAR COM CHAVE DE OURO, ELEGEU-SE DEPUTADA FEDERAL, MUITO BEM VOTADA! - Os seus adversários NÃO conseguiram NEM um mandato de deputado/a estadual! - Sugestão: aproveitem esses reveses e CAIAM FORA DE UMA VEZ POR TODAS! - É ISSO./.

    ResponderExcluir
  5. O fato é que, apesar de notável militar e político - vez que, com efeito, era veterano nas guerras do Paraguai e de Canudos, havendo alcançado a mais alta patente do Exército; e ocupou os cargos de governador, senador e ministro da Guerra de Hermes da Fonseca -, Dantas Barreto, esse bom-conselhense ilustre, foi um político extremamente apegado ao poder e reacionário ao progresso, havendo-se cercado de uma camarilha de seguidores - a maior parte dos quais oficiais - que, após o cerceamento da liberdade de imprensa pelo general, agrediram o jornalista Mário Melo e terminaram por assassinar o também jornalista Trajano Chacon.

    ResponderExcluir
  6. Os planos de Dantas Barreto para se perpetuar no poder eram tamanhos que, ao escolher um sucessor, ele impôs a condição de que o mesmo renunciasse ao cargo seis meses após assumi-lo, abrindo então espaço para o retorno daquele. Foi o general, também, que recusou o visionário projeto de Delmiro Gouveia de trazer a energia de Paulo Afonso para o Recife, havendo acusado o industrial, num ato que beirava à paranóia, de estar tentando aproveitar-se de seu governo, e assim o empurrando ao ostracismo definitivo em Alagoas. É esse o indivíduo que tu, Bom Conselho - cujo nome homenageia a Virgem que apadrinhou todo o trabalho missionário do frei Caetano de Messina em prol das órfãs desvalidas, inclusive com a fundação da única Congregação Cristã fundada no Brasil ao tempo do Império - queres homenagear com uma mudança de nome? Mantém-te atenta e vigilante, Bom Conselho, para não acabar celebrando os feitos de alguém tão-apenas porque tal indivíduo obteve projeção nacional. Isso, de per si, não quer dizer nada...

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA