PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

O PROBLEMA DO PRECONCEITO

O preconceito ainda é o principal obstáculo para as pessoas portadoras de qualquer tipo de deficiência no país, disse o cadeirante Geraldo Nogueira, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), durante o seminário Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, promovido pela OAB no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

Nogueira ressaltou que no Brasil a questão é cultural, mas que precisa ser vencida para que os deficientes façam parte da sociedade em igualdade de condições com as outras pessoas. “Existe um preconceito velado que nós não admitimos e todos nós, estou me incluindo nesse processo, fomos educados por uma sociedade preconceituosa. Então é uma questão cultural que precisa ser transformada. O ponto mais importante, hoje, é reverter o quadro do preconceito”, disse.
Ele enfatizou também que apesar do país ter melhorado na questão da acessibilidade, o portador de deficiência ainda encontra muita dificuldade no seu deslocamento. “O acesso tem melhorado bastante, mas ainda se encontram muitas barreiras físicas principalmente nas partes antigas das cidades. As cidades que são menores ainda têm essa dificuldade. Mas existe um processo de modificação. O Rio de Janeiro, inclusive, vai receber uma Copa do Mundo e uma Olimpíada e vai sofrer uma grande transformação. A gente espera que se torne uma cidade completamente acessível”.
 O seminário, que teve o objetivo de discutir a situação das pessoas com deficiência no país, marcou também o lançamento do manual Compreendendo a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, de autoria da OAB-RJ e do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil.
A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que visa a assegurar a todos os deficientes uma igualdade de direitos, foi aprovada pela Assembleia Geral da ONU em 2006. Atualmente, 147 nações que integram a ONU, incluindo o Brasil, de um total de 192 países, já assinaram a convenção. (Texto do Blog Inclui PE, um espaço da internet para defender os direitos dos deficientes).
**Esta questão do preconceito é real. No Brasil ainda temos preconceito contra os negros, os homossexuais, as mulheres, os deficientes, os idosos, os pobres e por aí vai. Eu mesmo posso dar um testemunho desse preconceito: desde que a minha voz foi afetada por conta de uma cirurgia, muitas pessoas (as mais ignorantes, naturalmente) me olham de modo diferente, como se eu não tivesse a mesma capacidade dos outros. Eu imagino então o que não sofrem os cadeirantes, os cegos, os surdos, os aleijados, todos enfim que tiveram a má sorte de passar a viver com alguma limitação física. Particularmente, não me incomoda muito a visão pequena dessas pessoas. Muitos porém sofrem com o preconceito e temos de combatê-lo.

3 comentários:

  1. preconceito,como a propia palavra já diz,é uma opinião sem conhecimento,por tanto é burrisse.
    tela(o).

    ResponderExcluir
  2. PRECONCEITO MESMO É O QUE ACONTECE EM GARANHUNS. QUANDO FIZERAM O NATAL NO BAIRRO DO RICO. QUEM MORA NA COAB 2, BOA VISTA, MAGANO, COHAB 3 NÃO TEM NATAL, SÓ NO BAIRRO DOS RICOS: A RUI BARBOSA.

    OUTRA COISA. NÃO VENHAM DIZER QUE GASTARAM PRA FAZER AQUELA ORNAMENTAÇÃO, POIS RECEBERAM 15 MIL DO BONANZA E USARAM O MATERIAL DO ANO PASSADO. PRA ONDE ESTA INDO ESTE DINHEIRO?.

    JÁ SEI FOI COM AS BOMBAS. GASTARAM MAIS COM OS FOGOS DO QUE COM A ORNAMENTAÇÃO.

    ISSO É MAIS UM ESCANDÁLO DE GARANHUNS.

    GERALDO MILITÃO - BRASÍLIA

    ResponderExcluir
  3. Messias (tiririca do blog)escândalo e escrever burrice com dois'S" sua anta.
    Ainda bem que teus comentários são pequeninos igual tua inteligência kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Antônio trindade/Garanhuns

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA