PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

O BARBEIRO IZAAC

Trabalhando há 52 anos no Colunata, Izaac Barbeiro tem muitas histórias para contar de Garanhuns, onde chegou ainda bem novo, vindo de Paranatama. O profissional, o segundo mais antigo em atividade nessa área no município - só perdendo para Seu Alcides, da Rua XV, este há mais de 60 anos no ramo – já cortou o cabelo de muitos figurões da cidade e do Estado.

Hoje mesmo ele estava fazendo o cabelo de Amílcar da Mota Valença, 96, seu freguês há 40 anos. Por sua cadeira também já passaram José Inácio Rodrigues, Ivo Amaral e Silvino Andrade. O atual prefeito, Luiz Carlos, é seu cliente e amigo pessoal há décadas.

Izaac já fez barba ou cabelo de ex-deputados como Osvaldo Rabelo e Joaquim Guerra, de empresários como Vavá Moraes, religiosos como o bispo Dom Adelino Dantas, militares como Costa Cavalcanti e ex-governadores, a exemplo de Paulo Guerra, Gustavo Krause e Carlos Wilson.

Certamente tem muito mais gente importante que já passou pelo Colunata. Mas só com os nomes relacionados acima dá para o leitor perceber quanta gente importante já foi atendida por Izaac Barbeiro.

Descobri essas informações sobre esse profissional porque também regularmente "aparo a juba" lá no seu salão. Assim como fez meu pai Euclides Almeida, durante muitos anos. Tiago, um dos meus filhos queridos, também foi atendido pelo barbeiro várias vezes.

Como se vê, Izaac, aos 72 anos e em plena forma, nesse mais de meio século de atividade vem atuando como naquela música de Luiz Gonzaga: “de pai pra filho, de filho pra pai”. (Na foto o ex-governador Carlos Wilson, que cortava o cabelo com Izaac quando estudava no Diocesano. A foto do profissional, nós vamos incluir na matéria posteriormente).

7 comentários:

  1. Gostei da lembrança de Izaac! Quando meu marido e meu filho vão lá fazer a barba, eu vou junto só para conversar com ele. Figura muito simples, de grande sabedoria e um exemplo de vida. Merece a foto no blog.

    ResponderExcluir
  2. BOA TARDE MEU CARO CONFRADE!!!.Demorei, mais dei as caras.Taí,gostei da matéria postada.O IZAAC que não é o mascate JUDEU mais o BARBEIRO,é na realidade uma reserva moral da terra dos "GUARÁS E DOS ANUNS".Durante mais de 50 anos cortando cabelos e barbas no COLUNATA,ali pertinho do mijador,a onde figuras ilustres de nossa cidade sentaram em sua cadeira e derramaram suas mágoas.Belas histórias IZAAC deve saber,Deste fatos da politica até pessoais,como também muitos CAUSOS.A cadeira do barbeiro muitas vezes serve como o sofá do analista.Eu por exemplo já me servi dos serviços do IZAAC,se bem que preferia quando tinha vasta cabeleira dar um trato na mesma com o velho e lendário EUTRÓPIO BARBEIRO, lá na RUA DA MADEIRA,era mais barato,era o chamado pela porco,muito mais em conta,pagagava a bagatela de cinco (5) mil réis.E ainda me dava ao luxo de ficar assistindo ao vivo e a cores os embates da poesia na vozes dos cantadores VOADOR DA PARAÍBA e OLIVEIRA DE PANELAS.
    Lá em IZAAC era caro que só a GOITANA vinte (20) mil réis.Aí, só no final do ano,onde ia fazer um corte da moda.Tipo: ESCOVINHA,ELVIS PRESLEY....ETC.No salão de EUTRÓPIO só havia uma alternativa: O famoso corte universal dos lascados,JAQUIDEME e pronto.Parabéns a vc meu caro jornalista RUBERTTO pela matéria aqui publicada.Bom vou ficando por aqui comendo um taquinho de goibada PEIXE com água de quartinha,te lembra RUBERTTO?...P.S.GARDINO LOBISOMEM.

    ResponderExcluir
  3. Meu pai, Gilvan, irmão de Jaime capoteiro, cortava o cabelo com Seu Izaac. Os filhos geralmente seguem o exemplo dos pais(um orgulho só), e eu também acabei sendo freguês dele. É uma figura histórica da nossa cidade, "de pai pra filho..." como falou nosso Luiz gonzaga.

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvida, um registro digno de reconhecimento. Por anos, frequentei a barbearia de seu Izaac levando meu filhote, hoje com 22 anos. Mora fora, é formado, mas não esquece desde a primeira vez que, de tão pequenino e com carinha de choro, foi necessário seu Izaac colocar uma "tábua" de suporte para o deixar na altura necessária ao corte. Faz parte da História de Garanhuns esse querido profissional que, por onde nos encontra, faz questão de demonstrar sua eterna simpatia e apreço inerentes aos bons de caráter. PARABÉNS, seu Izaac, pelo ofício e pela pessoa que é e o que representa em nossa cidade. E fica aqui o saudoso abraço meu e de meu filho. E a você Roberto, pela lembrança e reconhecimento ao profissional em tela. Que venham outras homenagens a outros merecidos ofícios e seus vocacionados.

    ResponderExcluir
  5. Ô pessoal, não poderia deixar de postar um comentário sobre esse cara do bem, trabalhador e amigo. IZAAC Barbeiro, filho de seu Oséas e dona Zefa, da minha terrinha, Paranatama.
    Sempre aos domingos Izaac vem, com seu filho Fernando, visitar Dona Zefa.
    Ô povo bom, da paz, da verdade.

    Roberto Brito
    Paranatama-PE

    ResponderExcluir
  6. Roberto, sinto-me lisongeado por sua matéria, é muito gratificante para um filho, saber que seu pai é tão querido na cidade na qul resolveu fincar suas raizes, saindo muito jovem de Paranatama, com pouco estudo, pouco dinheiro, porém com uma enorme vontade de vencer os obstáculos que surgiam em sua vida.
    Tomou a mão a tesoura e a navalha e com muita luta foi vencendo as dificuldades.
    Meu pai sempre foi um homem de muito brio, e pra lá de exigente na criação dos 3 filhos, Fernando, Fabio e Isaque Junior. Lembro sempre das suas palavras: "Meus filhos, pouca oportunidade tive de estudar, mas o que eu poder fazer pra ver vocês formados, vou fazer." E conseguiu... foi assim também com minha mãe, que quando resolvel voltar aos estudos teve todo o apoio de Isaque, que a cada formatura da sua amada esposa, (Majistério, Técnico em Contabilidade e por fim Bacharel em Letras) sentia-se realizado.
    Pai, sentimo-nos orgulhosos do senhor, por tudo que nos tem ensinado.
    Roberto, mais uma vez nosso agradecimento a você e a cada um que postou e que venham a postar comentários em seu blog.
    Fabio Lima (filho de seu Isaque barbeiro)

    ResponderExcluir
  7. Roberto, está nos devendo a foto de seu Isaque!!! Estamos à espera do complemendo da homenagem. Abração!!!

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA