PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

DILMA LEVA A MELHOR SOBRE SERRA

 Dilma e Serra na TV Record

No debate da Bandeirantes, Dilma foi melhor. Na Rede TV, Serra fez picadinho da adversária. Nesta segunda-feira à noite, na Record, a petista voltou a surpreender e se mostrou muito mais tranquila diante das câmeras, aprendendo a sorrir, se atrapalhando menos na hora de falar e usando a ironia, sem agressividade, para atingir seu opositor. Houve equilíbrio a maior parte do tempo, o tucano teve bons momentos e a candidata governista também. No geral, no entanto, creio que ela levou a melhor. Antes de entrar na análise do confronto de ideias, vamos lembrar de imagem de cada um na telinha: O Serra seguro e de ar simpático do debate anterior deu lugar a um personagem tenso, com cara de preocupado e jeito sorumbático. Até o terno, normalmente bem escolhido, desta feita parecia amarrotado. A expressão era dura, dava a impressão de ter olheiras e de não ter feito a barba direito, o que se via era  alguém cansado e impaciente. Devia estar mesmo pois desta vez na maior parte do tempo ele ficou na defensiva, quando acusou foi sem mostrar muita convicção e conseguiu a proeza de gaguejar mais ou tanto quanto a Dilma. Esta desta vez não estava vestida com um daqueles "balões" horrorosos que lhe arranjam, estava moderninha, bem produzida e sorridente. Passou tranquilidade e astral pra cima. Gaguejou bem menos e foi muito mais objetiva ao alfinetar o representante do PSDB: trocou a palavra tergivesar, pouco conhecida, por enrolar, que todo mundo sabe o que é. No conteúdo o debate chegou a irritar: acredito que a maioria das pessoas já está de "saco cheio" de ouvir falar em Erenice, Paulo Preto, Petrobrás e Pré-Sal. É uma discussão que não termina e no final das contas a gente fica sem saber quem é mais ou menos corruto, quem tem ou não culpa no cartório.

Abaixo, a reprodução de um pequeno trecho do embate na Rede Record:

Serra trouxe para o debate as acusações de tráfico de influência na Casa Civil durante o período em que Erenice, ex-assessora de Dilma, esteve à frente da pasta. Para o tucano, a adversária levanta acusações contra ele para que os eleitores tenham a impressão de que os candidatos são iguais. “Foi ela que teve como braço direito uma mulher que montou um esquema amplo de corrupção”, disse.

Dilma respondeu lembrando que Erenice deu depoimento à Polícia Federal poucas horas atrás. “E que dizer do Paulo Preto que não depõe?”, questionou ela, citando o ex-diretor da empresa de estradas paulistas, a Dersa. “O candidato Serra quando está pressionado, usa essa história de trololó. [Paulo Preto] é braço direito, esquerdo e se duvidar é a cabeça também”, disse a líder nas pesquisas.

“Logo que ele chegou na Dersa, mudou os termos de um contrato. A parte sul do Rodoanel de São Paulo teve três vigas que caíram e um dos motivos levantados é material de baixa qualidade”, afirmou ela.

Foi mais ou menos essa linha durantes os três blocos e nas considerações finais, pela primeira vez Dilma Roussef conseguiu se sair bem. Foi tão consistente que arrancou aplausos da plateia o que ainda não tinha acontecido em suas participações na TV. Serra, embora tenha se despedido do público com a competência de sempre, mesmo neste momento não foi a figura serena das outras vezes. O bom observador deve ter notado que algo estava errado. O tucano não estava no seu melhor dia.

Logicamente as opiniões vão ser diferentes. Quem é eleitor convicto de Serra só viu as qualidades do tucano e não percebeu que Dilma Roussef enfim parece ter encontrado o tom: nem tão agressiva quanto na Band, nem tão atrapalhada quanto na Rede TV. Os seus eleitores, ao contrário devem ter vibrado tanto com sua performance quanto a o jeito turrão do oposicionista.

Uma evidência de que a petista marcou pontos, ontem à noite, foi a avaliação do senador Sérgio Guerra. O presidente do PSDB disse que o seu candidato foi melhor mas se traiu numa única frase: "A Dilma se superou". Ao reconhecer que ela tinha ido bem, melhor do que das outras vezes, o deputado eleito por Pernambuco acusou o golpe. Na verdade ninguém, mesmo do PT,  esperava ver Serra mais nervoso na televisão e a outra falando com a desenvoltura de quem está em casa.

12 comentários:

  1. Meu caro Roberto Almeida, não resta duvida que a candidata Dilma Roussef teve um melhor desempenho do que nos debates anteriores, mostrando segurança, desenvoltura e acima de tudo colocou Serra na defensiva o tempo todo ao ponto de deixa-lo nervoso. VIVA LULA, VIVA DILMA PRESIDENTA DO BRASIL.

    ResponderExcluir
  2. já não da + pra tá ouvindo só falar de Erenice,paulo num sei das quantas.espero q no debate de sexta eles discutam propostas e não troca de acusações,como passam em boa parte dos debates.

    ResponderExcluir
  3. acho que roberto almeida foi o unico blogueiro que deu vitoria da dilma no debate de ontem.o mais pretencioso deve ter dado empate.ate ronaldo cesar que faz a defesa de dilma com unha es dentes disse que serra venceu e dilma melhorou,agenda garanhuns da vitoria pra serra.acho que enquanto roberto tava prestando atencao no figurino deixou de ver o debate.

    pedro melo

    ResponderExcluir
  4. Nixon perdeu uma eleição para Kennedy, nos EUA, porque estava com péssima aparência e mal barbeado no último debate na TV. Ver esses detalhes é saber um pouco da história e ter noção de marketing. Conversei com várias pessoas, hoje, no centro de Garanhuns, que acham que ela foi melhor. Naturalmente podemos estar errados e só uma pesquisa qualitativa, feita por quem entende, pode resolver essa questão. Mas mesmo na enquete da Folha de SP, jornal de leitores de Serra, ela aparece com 45% de pessoas considerando-a melhor no debate. Continuo achando que ela ganhou na roupa, na postura e nas respostas, embora ele tenha tido bons momentos. Como disse na postagem, muitos pensarão diferente, o que é perfeitamente natural.

    ResponderExcluir
  5. Será que ela levou a melhor?

    A cada dia tenho certeza de uma coisa, o Lula é o cara, pois fazer um pessoa tão fraca e com um passado obscuro ser presidente do Brasil, só mesmo ele, pena que ele não vai governar e quando Dilma sentir o peso da caneta tchau Lula(tchau nordeste).

    Claudio Lins

    ResponderExcluir
  6. Equipe de ministros de Dilma: Jose Dirce(casa civil), Palocci(fazenda), Collor(petrobras), algum filho do Sarney(o ministerio que o pai pedir) e Erenice(primeira dama).

    Zé Luiz
    Recife

    ResponderExcluir
  7. melhor ou pior não importa......é DILMA 13 no dia 31.....o nordeste precisa dela.

    ResponderExcluir
  8. GENTE que precomceito falar erenice primeira dama,nao importa a sexualidade da mulher,o que importa e que ela vai ser presidenta do BRASIL.

    ResponderExcluir
  9. Roberto Almeida,

    Nunca pensei em concordar tanto com pessoas que se dizem anônimas, e o parabenizo em publicá-las, mesmo que discordem de você. Mas, também pudera, dizer que a Dilma foi bem no debate é dose prá leão ou para petista. Não sou um defensor do Serra, mas resolvi votar nele para evitar a Dilma. Morri de rir com a história da primeira dama. Eu me lembro que o Delfim Neto, apesar de nunca ter se casado tinha uma, não sei porque. Quanto ao restante do ministério, o anônimo acertou na mosca. Mas, numa coisa só você acertou: Achei o traje da Dilma melhor do que o Serra, mas os seus gaguejos...

    Zezinho de Caetés (Blog da CIT)

    ResponderExcluir
  10. Bom não assisti ao debate, mas vi os anteriores e como sempre Dilma fica tímida diante da câmera e Serra como todo bom enganador é hábil com as palavras e consegue enganar os mais ingênuos. Ingênuos estes que parecem não ter estudado a história dos dois candidatos e que por muitas vezes se levam pelo preconceito ou pela religiosidade. Que nos dois casos são pura leseira de pessoas ignorantes que apesar de estarmos em pleno século 21, ainda agem e pensam como no tempo da idade média.
    Analisar candidatos pela desenvoltura diante das câmeras é no mínimo ridículo, tem que se analisar pelas propostas, perguntas e respostas realizadas durante um debate. Se o pessoal quer alguém com uma excelente atuação diante das câmeras é bom chamarmos os atores da globo, os apresentadores de tv, etc...

    ResponderExcluir
  11. Se representar melhor na televisão significa ser o melhor então é bom chamar o Tony Ramos para ser presidente da república. Dilma foi melhor porque foi sincera, autêntica, foi ela mesma. Serra ganhou como ator e Dilma como candidata. Domingo, dia 31 vamos inverter os números: 13!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. ZEZINHO(só se for caetés em olinda,aqui em caetés no agreste ninguém te conhece)você e a IGNOBEL;lucinha estão famosos por proferirem as mais fantasiosa mentiras e bobagens nestas eleições.
    porque não usa seu blog de quinta para fazer análises e comparações entre os dois modelos políticos que estão em disputa nessa eleição!
    pelo contrário o disco é o mesmo:erenice,homossexualismo,despreparo,picuinhas....
    vocês tem um espaço que deveria ser utilizado para engrandecer o debate e a própria democracia,mas infelizmente o que vemos são dois incapacitados,tendenciosos e experts em propagar as mentiras e ilações vindas do sistema enganoso de mídia que se associou para tentar derrubar LULA desde 2005(os marinhos,mesquitas,frias e civitas)isso é uma vergonha!
    mais quero te dizer que não só o nordeste como nosso país inteiro vão dar uma resposta a essa corja que se formou,imagino mais de 20milhões de votos de diferença pró DILMA na próxima segunda.
    einstein,recife/PE

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA