CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

UM TEÓLOGO CRITICA A IGREJA

"O então Cardeal Joseph Ratzinger, Presidente da Congregação para a Doutrina da Fé, em seu mandato, puniu mais de 100 teólogos. Nesta mesma lógica, pecados e crimes dos sacerdotes pedófilos ou outros delitos, como os financeiros, são mantidos ocultos para não prejudicar o bom nome da Igreja, sem o menor sentido de justiça para com as vítimas inocentes.

"Mitificam-se e quase idolatram-se as autoridades eclesiásticas principalmente o Papa que é o “doce Cristo na Terra”. Penso eu lá com meus botões: que doce Cristo representava o Papa Sérgio (904), assassino de seus dois predecessores ou o Papa João XII (955), eleito com a idade de 20 anos, adúltero e morto pelo marido traido ou, pior, o Papa Bento IX (1033), eleito com 15 anos de idade, um dos mais criminosos e indignos da história do papado, chegando a vender a dignidade papal por 1000 liras de prata? (os grifos são nossos).

"Há pessoas e cristãos com natureza autoritária, que acima de tudo apreciam a ordem, a lei e o princípio de autoridade em detrimento da lógica complexa da vida que tem surpresas e exige tolerância e adaptações. Estes secundam esse tipo de Igreja bem como regimes políticos autoritários e ditatoriais. Aliás, há uma estreita afinidade entre os regimes ditatoriais e a Igreja-poder como se viu com os ditadores Franco, Salazar, Mussolini, Pinochet e outros.

"Não obstante estas patologias, possuimos figuras como o Papa João XXIII, Dom Helder Câmara, Dom Pedro Casaldáliga, Dom Luiz Flávio Cappio e outros que não reproduzem o estilo autoritário, nem apresentam-se como autoridades eclesiásticas, mas como pastores no meio do Povo de Deus".

O texto acima é apenas um trecho de um artigo assinado pelo teólogo Leonardo Boff (foto), um dos expoentes da Teologia da Libertação, anos atrás. Pelas suas posições avançadas, foi punido mais de uma vez e terminou se desligando da Igreja Católica, embora permaneça um homem de muita fé. Critica o que chama de autoritarismo da Santa Sé, defendendo, no entanto a mensagem cristã. A íntegra do texto foi publicada hoje cedo no Blog de Ricardo Noblat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário