CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

SESC REINAGURA GALERIA DE ARTES

A exposição “Arquiteturas do Imaginário”, do artista plástico Paulo Bruscky, reinaugura quarta-feira, dia 14, às 18h30, a Galeria de Artes Ronaldo White, do Sesc Garanhuns. A galeria de médio porte, que ficou 2 anos fechada para reforma, faz parte da política do Sesc Pernambuco de democratização e interiorização da arte. O novo espaço em Garanhuns é composto por 2 pavimentos, contemplando diversas linguagens artísticas, como desenho, pintura, escultura, performances e vídeo-arte.

A Galeria de Artes Ronaldo White foi ampliada e requalificada e conta com um novo projeto iluminotécnico e um ateliê para ações formativas e experimentações estéticas. O patrono, Ronaldo White, nasceu em Garanhuns e teve nas artes plásticas a sua maior expressão. Suas obras retratavam a paisagem e o homem nordestino. O artista faleceu em 9 de maio de 2005.

Para reinaugurar a galeria, que tem como patrono um pernambucano que se dedicou as artes plásticas, um outro pernambucano expõe as obras de sua trajetória artística. Paulo Bruscky traz para o público garanhuense um recorte de sua vida profissional, desde suas principais obras e registros de performances acontecidos na década de 70 até os dias atuais, com suas obras que participaram da última Bienal de Havana, em Cuba, além de algumas obras inéditas.

“Arquiteturas do Imaginário” conta com uma grande variedade de linguagens, uma característica de Bruscky, permeando por vários suportes e experimentações, indo desde a fotografia, vídeos e instalações, até performances e arte-correio.

A exposição conta ainda com a curadoria de Cristiana Tejo, coordenadora de Capacitação e Difusão Científico-Cultural da Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco e curadora independente. A exposição fica em cartaz na Galeria de Artes Ronaldo White até o dia 25 de setembro. As visitas podem ser feitas de terça a sábado, das 8h às 22h. As escolas que quiserem agendar podem ligar para o telefone (87) 3761.2658. A entrada é gratuita. (Maíra Rosas, da Assessoria de Comunicação do Sesc no Recife).

*Clique na Imagem para vê-la ampliada.

2 comentários:

  1. Lembro quando levei alunos do Ensino Médio para ver uma das exposições desta galeria e ouvi o seguinte comentário de uma "colega" : lá vai ele enrolar aula.Sem comentários.

    ResponderExcluir
  2. Acho o Paulo Brusky um exelente artista plástico e todos devem conferir esse seu trabalho. Mas vou aqui contar uma história que poucos sabem a seu respeito. Paulo Brusky foi uma das figuras que mais se envolveram com o festival de inverno em seu início.Prestando serviço a Fundarpe no primeiro FIG, o mesmo desempenhou um belo trabalho, principalmente na área das oficinas.Aí é onde chega a parte principal da história. Talvez influenciado pelo sucesso da primeira edição e vendo no FIG um filão para o futuro, o nosso artista em questão simplesmente tentou se apropriar do nosso festival de inverno, chegando ao ponto de reivindicar na justiça os direitos do evento para si.Foi necessário na época uma intervenção firme da prefeitura para resgatar o evento, que por pouco não saía do nosso domínio logo no começo de sua história.Foi uma intensa briga na justiça entre o artista Paulo Brusky e o setor jurídco da prefeitura de Garanhuns, acionado que foi pelo então prefeito Ivo Amaral. Essa é uma história que aconteceu nos tribunais, e que pouca gente tomou conhecimento.

    ResponderExcluir