PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

GRANDES NOMES DA MPB XXVI



Quando Eliseth Moreira Cardoso nasceu, em 1920, num subúrbio do Rio de Janeiro, o rádio no Brasil ainda engatinhava e a televisão demoraria 30 anos para chegar por esses lados dos trópicos. Filha de seresteiro e de uma dona de casa que gostava de cantar, o talento da menina despontou cedo. Aos 8 anos já cantarolava para os coleguinhas, que pagavam alguns tostões (moeda da época) para ouvi-la. No dia do seu aniversário de 16 anos, a futura estrela foi descoberta por um grande músico nacional, Jacob do Bandolim. Este a convidou para fazer um teste na Rádio Guanabara (em meados dos anos 30 o rádio já se popularizava no país). Mesmo contra a vontade do pai, apresentou-se ao lado de representantes da música nacional que hoje fazem parte da nossa história: Araci de Almeida, Marília Batista, Moreira da Silva, Noel Rosa e Vicente Celestino. Somente ser contemporâneo desses nomes, estar com eles num palco, já é um fato e tanto para uma menina que estava apenas começando.

Antes de consolidar seu nome como cantora, Eliseth Cardoso trabalhou como balconista, operária numa fábrica de sabão e cabeleireira. Casou em 1939, com Ari Valdez, no entanto a união dos dois durou pouco. A partir dos anos 40 passou a se dedicar mais a sua carreira, embora tendo que batalhar muito. Foi crooner de orquestra, exerceu atividades secundárias em boates e a partir de 45 passou a cantar no Salão Verde e a apresentar-se na Rádio Cruzeiro do Sul, ambos em São Paulo, onde a artista passou a morar.

Nos anos 50, com a chegada da televisão, Eliseth passou a se apresentar também nos programas de auditório da TV e a gravar seus primeiros discos como Braços Vazios, Canção de Amor e É Sempre Assim. O poeta, compositor e cantor Vinícius de Moraes convidou a artista, em 58, para gravar um disco com músicas suas e de Tom Jobim. Foi o álbum “Canção do Amor Demais, que segundo os críticos lançou um novo gênero musical no país, a Bossa Nova.

Na década de 60 chegou ao ápice de sua carreira, com apresentações nas rádios, emissoras de TV e nos festivais de música realizados na época. Apresentou-se com Jacob do Bandolim no Teatro João Caetano num show considerado histórico e ficou com o segundo lugar - interpretando Valsa do Amor - no I Festival de Música Brasileira, na antiga Record. A grande vencedora foi Elis Regina, com Arrastão.

Eliseth Cardoso era mulata, cantou além de bossa nova e samba autêntico o chamado “samba-canção”, sendo a grande intérprete deste gênero, em seu tempo, rivalizando com cantoras do porte de Ângela Maria, Dolores Duran e Maysa. Por sua voz maravilhosa, uma das melhores da música popular brasileira até hoje, a cantora carioca recebeu de Haroldo Costa (negro de muito talento, ligado ao mundo artístico, ao rádio e ao teatro) o apelido de A Divina. Este título caiu no gosto do público e da imprensa, marcando a vida da estrela para sempre.

Dentre as grandes interpretações de Eliseth Cardoso, gravadas na memória de milhões de brasileiros, que a ouviram crianças, adolescentes e hoje estão todos na faixa dos 50 anos, estão Carinhoso, As Rosas Não Falam, Preciso Aprender a Ser Só, Se Todos Fosse Iguais a Você e Chão de Estrelas. Todos clássicos da MPB, mas que poucos cantaram com o talento da inesquecível Divina.

Eliseth morreu em 1990, antes de completar 70 anos. Muitos já a esqueceram e pouquíssimos das novas gerações a conhecem. Talvez por conta disso tem um texto na internet, assinado apenas por Ronald, que faz uma grande observação: “Aqui, as novas gerações pouco conhecem Clementina de Jesus ou Elizeth Cardoso. O Brasil passa muito bem sem elas. Mas não se pode imaginar os Estados Unidos sem Billy Hollyday, Ella Fiztgerald ou Sarah Vaughan”. Em outras palavras: A nossa Divina era tão grandiosa quanto Ella ou Sarah, de pele escura, como elas, só que não é cultuada da mesma forma, talvez porque não temos ainda o nível cultural dos americanos e não preservamos tanto a memória do país, seja no campo artístico ou em qualquer outro.

Eliseth Moreira Cardoso, por certo, é um dos Grandes Nomes da Música Popular Brasileira de todos os tempos. (Fontes de consultas: biografia oficial da cantora na internet, enciclopédia do google, crítica assinada por Ronald, Cliquemusic e outros sites com dados a respeito da artista. O texto final é do autor do blog).

*Ao clicar no nome da artista, todo em maiúsculo, abaixo da foto, você acessa um vídeo do youtube com Simone (bem jovem) e Eliseth Cardoso, ainda em forma, cantando Barracão de Zinco. Há também um vídeo muito fácil de achar, também no youtube, em que Eliseth canta no Fantástico, fazendo uma homenagem a Maysa. Tem imagens das duas e é emocionante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA