PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

POR QUE JARBAS É CANDIDATO?

--------------------------------
Artigo de Roberto Almeida
--------------------------------
Antes de tudo deve-se reconhecer coragem no gesto do senador Jarbas Vasconcelos. Aceitou disputar o Governo de Pernambuco numa situação totalmente adversa e hoje seria derrotado por uma diferença estupenda. Verdade que o atual governador, Eduardo Campos, começou seu trabalho para chegar ao Palácio das Princesas com apenas 4% nas pesquisas. A situação em 2010, acredito, é totalmente diferente. Embora o peemedebista tenha uma história respeitável na vida política, tenha sido deputado estadual e federal, prefeito do Recife duas vezes, ficando em duas oportunidades também à frente dos destinos do Estado, a conjuntura no momento favorece totalmente o neto de Arraes.
O senador do PMDB sabe disso, é claro e vai enfrentar essa adversidade porque não está satisfeito com o Congresso Nacional, porque é oposição ferrenha ao Governo Lula e deseja mudar os rumos da política no Brasil a partir de uma eventual vitória de José Serra. A gente poderia até especular que Jarbas é muito mais candidato a ministro do que a governador de Pernambuco. Se o tucano ganhar a presidência, possivelmente o político pernambucano terá vaga garantida no primeiro escalão do Governo Federal.
Jarbas enfrentou a ditadura com garra e exerceu um papel importante em Pernambuco e no Brasil na luta pela redemocratização. Oposicionista xiita, só chegou ao Palácio das Princesas depois de aliar ao antigo PFL, que ele tanto criticou na sua vida pública. Investiu pesado contra Marcos Freire, em 82 e 85, quando este fez alianças com Cid Sampaio e Roberto Magalhães. Depois teve de fazer o mesmo caminho para chegar ao poder e esta é a única incoerência visível em sua carreira política.
Vasconcelos tem 68 anos e irá enfrentar um governador quase 25 anos mais jovem. Além do mais, em algumas áreas vitais, como educação, saúde e segurança pública, me parece que a gestão atual conseguiu mais vitórias, conquistas, avanços. Em algumas regiões do interior, como aqui na área de Garanhuns, Jarbas não fez quase nada. Eduardo fez muito. Só aqui na Suíça Pernambucana começou tirando o presídio feminino, assumiu o pepino das casas da Bela Vista, melhorou as escolas e o Hospital Dom Moura, além de estar terminando a Barragem do Cajueiro, a maior obra feita no município em muitos anos. É certo que entre as Sete Colinas o candidato do PMDB será massacrado nas urnas. Acredito que isso se repetirá em muitas outras regiões do Estado. Vamos ver o comportamento da Região Metropolitana do Recife. Se os candidatos ao senado forem Humberto e João Paulo, como está se especulando nos últimos dias, aí também nessa região Eduardo vencerá bem seu oponente. É possível acontecer uma mudança? É. Em política tudo é possível. Mas é improvável e o que deve acontecer mesmo é Jarbas ser derrotado de forma vexatória por Eduardo Campos. E caso Lula convença o brasileiro a eleger Dilma o senador fará o papel de Dom Quixote: nem governo, nem ministério, apenas um final de carreira melancólico no Congresso que ele abomina. Política é assim. (Na foto acima temos Eduardo e Jarbas, com o resultado de uma das últimas pesquisas feitas em Pernambuco).

6 comentários:

  1. tirar presidio é uma grande obra?deixar um hospital regional do jeito que está é uma grande obra?já vi que garanhuns não vai pra frente mesmo não!

    ResponderExcluir
  2. Caro Sr. Anônimo:
    Tirar um presídio não é uma grande obra. Mas certamente ao tirar aquela lástima (com todo respeito às senhoras detentas) do bairro da Várzea certamente o governador atendeu um grande anseio do povo de Garanhuns. O Hospital Regional continua ruim. É fato. Não concordo inclusive com muitas atitudes da direção atual, porém a informação que tenho é que o atual governo tem investido mais do que o outro. Já a Barragem do Cajueiro é a maior obra de um governante em Garanhuns nos últimos 30/40 anos. Será que o Sr. anônimo não lembra da grita dos pobres pelas rádios por conta da falta de água na cidade? Em Cajueiro estão se gastando milhões. Muito mais (pode botar mais nisso) do que Jarbas gastou em tudo que fez aqui em oito anos. Tem outras ações de peso do governo atual no município, mas não estou por dentro, não sou da assessoria dele. Estou prestando essas informações como cidadão, esquecendo um pouco o lado jornalista. No restante do Estado acho que o peemedebista fez muito, investiu em Suape, duplicou a BR-232, acho que ele foi um grande governador. Não sei ainda em quem vou votar, sinceramente. Lamento, no entanto, que Jarbas tenha sido péssimo para Garanhuns e por isso o povo daqui não o perdoa.

    ResponderExcluir
  3. Caro Roberto,

    Não é somente que Jarbas tenha sido péssimo para Garanhuns.Foi, de fato. Vai pagar o pato nas eleições. É também que os atuais operadores políticos da Região - com exceções da regra - são famintos alís cercados de bábás por todos os lados.Assim não vai !

    ResponderExcluir
  4. Simao Silva
    Caro Roberto, o que eu queria dizer você já disse. Estou postando este comentário apenas para ratificar o se raciocínio. Acho que o senador Jarbas ao aceitar concorrer o governo do estado vai sofrer uma derrota acapachante e, por conseguinte, encerra sua carreira manchando toda sua trajetoria como político. Posso está enganado, afinal não sou senhor da verdade, mas nã é preciso ser supremo no assunto ou nos fatos para saber que o senador Jarbas entrou numa fria. Ele (Jarbas) vai perder uma boa oportunidade de sair por cima na política de Peranmbuco. Como diria o saudoso Ulisses Pinto: aposto um litro de Wisque como Eduardo vai vingar, de uma só vez, todas as derrotas que ele e o avô tiveram para a oposição em PErnambuco. Obs: não sou de aposta.

    ResponderExcluir
  5. Tudo que foi dito aqui é procedente , porém gostaria de citar um fato recente que é a inauguração de uma fábrica do Leite Betania na cidade de Nsa. Sra. da Glória em Sergipe , a qual deveria ter vindo para Garanhuns , mas a morosidade do governo do estado atual em desapropriar as instalações da antiga CID , talvez tenham empurrado o grupo Betania para Sergipe.

    ResponderExcluir
  6. Concordo quando dizem que Garanhuns é esquecido pelos Governadores, principalmente o SR. JARBAS VASCONCELOS. E quando se fala em força politica, que Garanhuns não tem, por isso que perdemos tanta coisa, acredito que o problema não está somente no gestor municipal, até porque outrora Silvino era da base do governo de Jarbas, de Mendonça... e não foi nada diferente. Falta sim, força politica na Assembléia Legislativa. Afinal, Governador se preocupa mais com Deputado do que com Prefeito. E precisamos ter mais e melhores representantes naquela CASA.
    Ilda Maria

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA