PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

O PREÇO DA DEMOCRACIA


Tudo tem um preço a se a pagar ou um efeito colateral. O chamado socialismo real, que faliu em quase todo mundo, durante um tempo garantiu escola e saúde para todos, diminuiu as desigualdades, porém impediu o desenvolvimento e teve de conter as insatisfações ou discordâncias através do arbítrio, da tortura, dos assassinatos.

O melhor regime político ainda é a democracia. Mas também se paga um preço por se dar espaço a diferentes correntes de pensamento. Vamos a um exemplo do momento, acontecendo aqui mesmo em Garanhuns, por conta de uma simples enquete do blog, que não representa uma eleição de verdade, é apenas uma sondagem sem valor científico, feita exclusivamente pela internet.

Sem que tivesse sido planejado isso, fizemos três enquetes políticas seguidas uma da outra: a 1ª querendo saber o nome do melhor prefeito de Garanhuns nos últimos 40 anos; a 2ª qual seria o nome mais aceito numa hipotética renovação política no município e a 3ª, que acaba amanhã, sugerindo o nome de mulheres na política e procuando saber qual delas está capacitada a concorrer à prefeitura e governar Garanhuns.

Nas duas primeiras, com as vitórias de Bartolomeu Quidute e Dr. Dimas, não tivemos grandes problemas. Nesta última, liderada até o momento por Maria Almeida, estamos tendo uma verdadeira "enxurrada" de comentários, alguns deles de tom mais ou menos agressivo, procurando desqualificar a professora de uma maneira ou de outra. Sobraram também insinuações pra cima de mim. Publiquei tudo, mesmo as mensagens dos que se acovardaram atrás do anonimato, por entender ser esta uma posição democrática. Cada um diz o que pensa e a maioria julga. Só não aceitei contra qualquer uma das envolvidas na enquete, ataques de ordem pessoal. Os hipócritas ou carolas que julgam as pessoas a partir da vida íntima não merecem o nosso respeito. Estamos discutindo quem tem capacidade política e administrativa para entrar na vida pública e não o que faz A ou B com sua vida pessoal. Se a gente entrar por aí vai dar confusão, pois existem muitos nomes da alta sociedade (homens e mulheres) praticando coisas capazes de deixar corados até os liberais da Festa da Macuca. Vida íntima, então, é assunto sagrado e só quem tem a mente poluída pode adentrar por esse terreno.

Quanto ao autor do blog, tenho o mesmo sobrenome de Maria, porém não somos parentes. Somos compadres e amigos e ambos nascemos em Capoeiras. Devo a ela alguns favores, como também sou devedor de Eliane Simões (graças a ela meu filho Lula fez Administração na FAGA , tendo direito uma bolsa de estudos), a Rosa Quidute ou mais especialmente a Dr. Bartolomeu por terem acreditado em mim em mais de uma ocasião, a Aurora Cristina e Silvino pelo respeito ao meu trabalho e inclusive por terem me requisitado mais de uma vez como jornalista, também a Emília Calado e Givaldo pelos mesmos motivos.

Então, que fique claro de uma vez: são cinco mulheres vencedoras, inteligentes, capazes e que poderiam, se quisessem, participar diretamente da política de Garanhuns. Prefiro, nessas enquetes, não votar em ninguém. A decisão é dos internautas, não minha. Se tivesse de fazer uma opção, nesta "pesquisa" do momento, faria o seguinte: como em cada computador só se vota uma única vez, usaria o meu para cravar o nome de Aurora, pediria a meu filho Lulinha e usaria o seu em favor de Eliane Simões, na casa do meu irmão, pediria licença para aprovar o nome de Emília Valença, no local de trabalho optaria por Maria Almeida e gastaria apenas alguns centavos numa lan house apoiando uma provável candidatura de Rosa Quidute.

Prefiro, no entanto, me abster mesmo. E que cada um pense o que quiser. Afinal de contas vivemos numa saudável democracia e o preço a se pagar por esse regime político é quase nada se lembrarmos o quanto se paga por uma ditadura, que Deus nos livre.

2 comentários:

  1. Caro Roberto Almeida, oportuno o seu comentario, nao sei como uma enquete levou a tantos comentarios, faço juz as suas palavras e foi muito feliz na escolha de nomes porque todas são mulheres que tem historia em nossa cidade. Algumas conheço pessoalmente, outras apenas a sua trajetoria e as admiro por serem mulheres q se destacaram como empresaria, como politica, como mae, enfim me orgulho por estar tao bem representada. Parabens aquelas que por estarem na enquete ja sao destaque entre nós.Sucesso !!!

    ResponderExcluir
  2. Roberto, acompanho seu blog e parabenizo por sua forma de conduzir as questões e pela preocupação com a nossa cidade. Aproveito para agradecer o carinho. Você sabe que sempre foi recíproco. Quanto ao seu filho quem agradece é a AESGA por ter sido um dos alunos colaboradores mais brilhantes e envolvidos que tivemos. Mas vamos aos fatos: Sobre a polêmica da enquete é coisa que nem se discute. Por vezes comenta-se questões cuja única intenção é serem ofensivas. Por conveniência as pessoas lançam mão da retórica vazia e rotulam coisas e pessoas com uma criticidade equivocada.
    Como podemos esquecer o trabalho prestado a Garanhuns pela professora Maria Almeida que durante anos vem formando nossas crianças e jovens com compromisso, envolvimento e competencia? Quem não conhece a história dessa mulher lutadora? Quais foram os parâmetros para desconstruírem moralmente alguém, sem atentarem para a irresponsabilidade cometida?
    Não havia uma disputa real e já apareceu a tirânica fiscalização das vivências pessoais- íntimas e tão sagradas. Apareceu a face da mesquinhez, da pequenês humana. Evidente que foi uma minoria, Garanhuns é muito maior que isso e não acredito na unanimidade de tamanha maldade.
    Seu artigo foi coerente quando colocou a imparcialidade do blog. Particularmente fiquei agradecida pelos votos recebidos. Embora não tenha nenhuma pretensão política, saber que pessoas acreditam no nosso trabalho é sempre recompensador entretanto faço apenas o meu trabalho com um time que gosta de fazer o gol. A idéia do seu leitor que propôs a enquete (deve ter sido nosso aluno, com certeza) foi muito propícia e inteligente, pois as mulheres estão assumindo cada vez mais posições de comando. Concordo que Aurora, que esteve com responsabilidade e dinamismo na Assembléia legislativa, representaria muito bem nossa cidade. Da mesma forma Rosa Quidute, figura extremamante carismática. Ambas conhecedoras da realidade municipal e a professora Maria Almeida é uma empreendedora nata, apaixonada por nossa terra. Todas com qualidades reconhecidas.E tantas mais poderiam ter figurado na lista. O fato é que você abriu uma discussão válida. Trata-se de um tema importante no contexto atual. Sem fronteiras étnicas, sociais ou culturais as mulheres se afirmam nos diversos processos de gestão. Portanto você despertou uma possibilidade que a priori, derruba uma miopia social e evoca uma nova definição de escolha. Se ainda não estamos amadurecidos na proposta estamos pelo menos conscientes que entramos com força na era da mudança. Abraços, Eliane Simões Vilar

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA