PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

20 ANOS DA QUEDA DO MURO DE BERLIM


Nas fotos acima, primeiro o povo alemão, em 1989, "fazendo a festa" para derrubar o muro da vergonha. Depois, o cantor da Jovem Guarda, Roberto Livi, no disco em que incluiu uma música intitulada "Odeio o Muro de Berlim". Isso em 1968.

O muro de Berlim caiu 20 anos atrás. Para ser mais exato, no dia 9 de novembro de 1989. Na próxima segunda-feira, portanto, teremos festa na Alemanha e em vários países do mundo a data histórica será lembrada. Construído pelos alemães do leste, para evitar a fuga de milhões de pessoas que buscavam a parte ocidental do país dividido pela guerra fria, o muro teve início como uma simples cerca de arame farpado e se transformou depois num enorme e longo bloco de concreto com cinco metros de altura e uma segurança implacável. Passadas duas décadas da reunificação da Alemanha, moradores do leste e oeste continuam com modos de vida distintos e o primeiros são discriminados, considerados "alemães de segunda classe".

CURIOSIDADE

No Brasil da década de 60, em plena ditadura militar e no ano da edição do AI-5, decreto que suprimiu completamente as liberdades democráticas e instalou o terror, a Jovem Guarda ainda sobrevivia, com Roberto, Erasmo, Wanderleia, Jerry Adriany, Wanderley Cardoso, Renato e seus Blue Caps, Golden Boys e outros menos conhecidos. Exatamente em 1968, um artista que fazia parte do movimento, Roberto Livi, lançou um LP intitulado "Apaixonado", que incluía entre as faixas uma música chamada "Odeio o Muro de Berlim". Era um protesto dos artistas brasileiros "alienados" da época contra o mostrengo europeu. A letra é do próprio Lívio em parceria com um tal Paulinho da Fonseca. Infelizmente, pesquisamos a letra na internet, mas não conseguimos encontrá-la. Se alguém conseguir, ajude o blog pra gente revisitar essa "pérola"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA