A internet, as redes sociais, confirmaram o conceito de "aldeia global", prevista por um teórico de comunicação, décadas atrás, mas que foi ampliado de maneira inimaginável, nos anos 80, 90 e até o início dos anos 2.000.
Antes o prefeito de um pequeno município do interior só precisava se preocupar com a sua "província".
Atualmente, creio, a imagem precisa ser trabalhada em toda uma região, para que a comunicação seja mais eficaz.
É como se não existisse mais o político municipal. Todos agora são estaduais e até nacionais.
Nessa nova conjuntura, o próprio governante pode estar à frente da comunicação, usando a força da rede mundial de computadores para mostrar seu trabalho a nível local e além.
Os políticos da nova geração estão bem adaptados a essa realidade mais ou menos recente.
Um exemplo é o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino.
Ele é bom nas redes sociais e muitas de suas ações chegam ao conhecimento da população através dele mesmo, com os vídeos que grava e divulga para os seguidores, que são muitos.
Naturalmente, ele é acompanhado também por moradores de outras cidades do Agreste Meridional, de outras regiões do interior e até da Área Metropolitana.
Quem faz a mídia de Sivaldo tem o trabalho facilitado, pois o próprio gestor inicia o processo de divulgação do que foi feito, o que está se fazendo e o que vai se fazer.
Aqui pertinho, num município de porte pequeno, em relação a Garanhuns, um prefeito novo, até há pouco tempo desconhecido no Agreste, está se revelando muito eficiente na divulgação do seu trabalho.
O nome dele é Carlos Henrique, governa o município de Angelim, mas todos o conhecem por Caíque.
Também se comunica bem, é simpático e seus assessores, parceiros, jornalistas e blogueiros não têm dificuldade em fazer o marketing de sua gestão.
Nêgo do Mercado, que já está no segundo mandato em Capoeiras, entendeu desde o início do seu governo a importância dos meios de comunicação, do trabalho dos jornalistas, radialistas e blogueiros.
O próprio Nêgo usa bem as redes sociais, sua equipe é competente, de modo que ele, aliando trabalho e eficiência na divulgação, tem alta popularidade no município e projeta uma boa imagem nas cidades em volta.
Os prefeitos, possivelmente, se inspiram também em João Campos e Raquel Lyra, os dois muito antenados com as novas ferramentas do marketing político.
Mesmo o presidente Lula, que está com 80 anos, teve a preocupação de se modernizar, contratou um profissional de comunicação para melhorar a imagem do governo, Sidônio Palmeira, e está conseguindo virar o jogo na guerra pela conquista de corações e mentes.
Voltando à região, temos alguns prefeitos mais discretos, como Nivaldo Tirri, de Caetés e Rivanda Freire, de Jupi.
A discrição, contudo, pode ser uma qualidade importante.
Se os assessores desses governantes estiverem atentos podem fazer uma divulgação excelente deles, mesmo que não queiram estar com frequência na mídia.
Dois que não aparecem muito são os prefeitos de Paranatama, Henrique Gois, e de Calçado, José Elias Filho.
Podem até estar indo muito bem em suas cidades, mas o resto do Agreste Meridional não sabe muito do trabalho deles, porque a divulgação é mínima.
Comunicar sempre será necessário. Quem despreza os meios de comunicação chega menos ao eleitor, num mundo cada vez mais interligado pelas modernidades que surgiram nos últimos anos.
E essas modernidades vieram para ficar, ser aperfeiçoadas, evoluírem.
Quem não compreender isso poderá ser "engolido" pelos mais antenados.



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