A cidade está em festa.
Embora só tenha morado em minha terra natal parte da infância e começo da adolescência, trago-a sempre comigo, como o poeta Carlos Drummond tinha Itabira num retrato na parede.
Como nunca me afastei de tudo de Capoeiras, lembro dos mais velhos, dos amigos de infância e tenho na cabeça os nomes de todos os prefeitos do município, depois que se libertou de São Bento.
Gabriel Branco foi nomeado prefeito, quando veio a emancipação, mas nem chegou a assumir.
Então temos os que de fato governaram o município, todos escolhidos pelo voto popular:
José Soares de Almeida (Zezinho). Exerceu três mandatos e foi um grande tocador de obras.
Álvaro Tenório. Era chamado carinhosamente de Alvinho. Se destacou pela honestidade, construiu o Clube Sesquicentenário e é um dos responsáveis pela obra do Colégio Municipal.
José Valtásio de Macedo (Valter). Em sua época foi feito o asfalto Capoeiras-Garanhuns, a cidade ganhou agência bancária e foi instalado telefone público (no seu tempo celular não existia nem em sonho).
Manoel Reino. Político extremamente popular, querido na cidade e zona rural. Foi um dos gestores que mais se preocupou com obras de saneamento. Foi também vereador e vice-prefeito duas vezes.
Carlos Batata. Se elegeu jovem e era impetuoso como prefeito. Terminou o prédio do fórum, iniciado por Manoel Reino, construiu o Centro dos Idosos e a Feira Parque.
Aluízio Cabral. Construiu escolas e foi o primeiro a pavimentar ruas na Cohab. Os funcionários passaram a receber o salário mínimo na sua gestão.
Maurílio Rodolfo (Neném). Político habilidoso e popular, pavimentou ruas, ampliou as ações na saúde, criou a Festa do Estudante e deu uma nova dimensão a Festa de São José.
Claudino Souza (Dudu). Gestor sério, investiu sobretudo na zona rural, construindo em quatro anos em torno de 600 barragens de pequeno e médio porte.
Neide Reino. Primeira mulher a governar o município, concluiu a obra da primeira creche urbana, construiu uma escola no povoado Maniçoba e investiu muito na saúde.
Nêgo do Mercado. Com apenas três anos de mandato muitos já consideram o melhor prefeito de Capoeiras até hoje. Asfaltou as ruas do centro, pavimentou em paralelepípedo os bairros mais afastados e também ruas dos povoados.
O vereador José Ernandes, conhecido popularmente como Pitonho, foi prefeito interino do município 10 meses e 15 dias.
Abaixo a programação da festa de emancipação:


Nenhum comentário:
Postar um comentário