A oposição e Nêgo do Mercado em Capoeiras


Com a desistência de Dudu em disputar a prefeitura de Capoeiras, a oposição ficou enfraquecida no município. E com dificuldades para manter a unidade. 

Conversei com um assessor próximo do prefeito Nêgo do Mercado e ele fez considerações interessantes. 

O grupo vai continuar trabalhando no mesmo ritmo, a orientação é manter a humildade e respeitar o adversário, seja quem for. 

"A oposição que tente resolver seus problemas, a gestão está preocupada em cuidar das pessoas, do povo".  

Essa parece ser a filosofia dos que fazem a situação  em Capoeiras.

Paes diz ter sido um “erro” colocar Brazão em seu governo


O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), afirmou ter sido “um erro” escolher o deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido) para comandar a Secretaria Especial de Ação Comunitária, em outubro passado. O parlamentar foi preso no último domingo (24), sob suspeita de ter mandado matar a vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ).

“Foi um erro da minha parte colocar no governo uma pessoa que tinha suspeita no caso”, resumiu Paes, durante evento neste sábado (30). “Posso aqui ter todas as desculpas do mundo, foram seis anos [de investigação] e todo mundo já tinha sido acusado de tudo, mas errei. O mais importante quando se erra é consertar o erro.” 

Esta é a primeira vez que o prefeito se manifesta publicamente sobre a prisão de Brazão. O deputado, seu irmão, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Domingos Brazão, e o ex-chefe da Polícia Civil fluminense Rivaldo Barbosa são acusados de encomendar a morte de Marielle ao ex-policial militar Ronnie Lessa.

A indicação de Chiquinho aconteceu em meio às negociações de Paes com o Republicanos por apoio nas eleições deste ano. “A gente entende que os quadros que tínhamos do Republicanos aqui não eram adequados. Queremos alianças, mas as alianças têm que ter um limite”, disse o prefeito.

Dois dias depois da prisão dos irmãos Brazão, Paes exonerou ao menos seis aliados do parlamentar que continuavam na gestão municipal. Entre os alvos da canetada está o ex-deputado Ricardo Abrãao, sobrinho do bicheiro Anísio Abrão David – ele havia substituído Chiquinho no comando da pasta.

*Carta Capital

Festival de Inverno de Garanhuns


Pela primeira vez a programação do Festival de Inverno de Garanhuns, no que se refere ao Polo Mestre Dominguinhos, será divulgada com mais de três meses de antecedência. 

Isso se tornou possível porque este ano o FIG está sendo administrado pelo município, sem depender da Fundarpe. 

Bom para os comerciantes, rede hoteleira, donos de bares e restaurantes, turistas e público do evento em geral. 

Todos podem se programar.

Golpe Militar de 1964 e o início da ditadura no Brasil


Neste 31 de março lembramos que há 60 anos um golpe de estado, com participação de civis e militares, implantou uma ditadura no Brasil. O movimento conservador, apoiado pelos Estados Unidos, depôs o presidente João Goulart, ligado aos trabalhadores. 

Governadores e deputados foram cassados, o judiciário perdeu a autonomia e a imprensa (maior parte dela aliada dos golpistas) passou a sofrer censura prévia. 

Estudantes, operários, camponeses e políticos progressistas foram presos. Muitos tiveram de se refugiar em outros países. Durante duas décadas os eleitores ficaram sem eleger governadores e o presidente da República. 

Pessoas foram torturadas, mortas ou simplesmente desapareceram. A ditadura foi brutal e fez muito mal ao país. Por isso que os setores mais conscientes da sociedade vivem a clamar: "Ditadura Nunca Mais".

GREGÓRIO BEZERRA: ARMAS E CHOCOLATES


Por Marcelo Mário de Melo

Entrei na base secundarista do PCB, no Colégio Pernambucano, no início de 1961. Em 1962 tive um contato mais próximo com Gregório Bezerra, que coordenava a campanha de Miguel Arraes a governador de Pernambuco, enfrentando o candidato das oligarquias, o usineiro João Cleófas de Oliveira. Durante a campanha eu saía de tarde nos carros alto-falantes.  E à noite, de segunda a sábado, era anunciador dos comícios suburbanos. Ia no jipe dirigido por Gregório, que falava em três comícios por noite e, no final da jornada, vinha com o carro lotado, deixando companheiros em casa – eu, entre eles. Nos plantões no comitê, ouvi de Gregório muita história antiga, de resistência, protesto e prisão.

Foi nessa época que eu e a minha namorada judia escolhemos Gregório como nosso futuro padrinho de casamento.  Mas ela foi levada para Israel pela família e Gregório levado para a cadeia pela ditadura. E o casamento e as "reformas de base" na sociedade brasileira entraram por uma perna de pinto e saíram  por uma perna de pato. Fiz visitas a Gregório na Casa de Detenção do Recife e uma vez levei dentro do sapato um exemplar do jornal Combater, editado pelos comunistas pernambucanos. De 64 pra 65  rompi o ano com os presos políticos da Casa de Detenção, sem imaginar que ali também passaria uma temporada. Depois da sua volta do exílio, vi Gregório  poucas vezes.

Dentro do espírito de que o homem é um animal político e o político é um animal humano, vou recortar aqui três momentos de Gregório Bezerra que considero de importância para desenhar o seu perfil de revolucionário e de pessoa.

PRIMEIRO MOMENTO - Gregório me disse que fumava, mas um dia, vendo um preso político, durante a ditadura Vargas, se  agachar e se esgueirar, tentando apanhar pela grade da cela uma ponta de cigarro largada no chão por um policial, sentiu uma repugnância tão grande que jurou nunca mais fumar na sua vida. E cumpriu.

SEGUNDO MOMENTO - Quando visitei Gregório pela primeira vez, na Casa de Detenção do Recife, ouvi dele a lamentação: "em 35, tínhamos armas e não tínhamos massa; em 64, tínhamos massa e não tínhamos armas". Era o lamento de um guerreiro impossibilitado de lutar, e não a  racionalização filistéia dos que interpretaram o golpe de 64, não como uma resposta inevitável das classes dominantes ante o crescimento do movimento de massas,  para a qual  era preciso que se estivesse preparado, mas como um efeito da radicalização de alguns setores ( minoritários)  do movimento popular. Essa leitura guerreira da derrota sofrida com o golpe de 64 é ratificada por Gregório no segundo volume das suas memórias.

TERCEIRO MOMENTO - Gregório estava na cidade de Palmares, na Zona da Mata canavieira de Pernambuco, quando eclodiu o golpe. Alguns dirigentes camponeses o procuraram e sugeriram ficarem em assembléia permanente na sede do sindicato rural. Gregório lhes disse que o tempo não era mais para aquilo. Saíssem de casa, avisassem às famílias e fossem pra dentro do mato,  que ele iria no Recife trazerarmas para a resistência.. Foi e voltou de mãos abanando, porque armas não existiam. Segundo afirmação de David Capistrano na  minha primeira reunião clandestina no Recife, para a  rearticulação do PCB, o revólver do próprio Gregório só tinha quatro balas. Quando partiu para o Recife atrás de armas, Gregório Bezerra cumpriu antes uma tarefa que também considerava importante: foi entregar uns chocolates que havia prometido a uma das filhas do companheiro Severino Aguiar, pai de Ivan Aguiar, estudante de engenharia metralhado em praça pública no Recife, no dia do golpe, juntamente com o estudante do Colégio Pernambucano, Jonas Barros.

Entre as outras, esta é a imagem de Gregório Bezerra que eu desejo enaltecer agora, e que gostaria que se reproduzisse nas gerações do presente e do futuro: a de um revolucionário que se preocupava em levar armas para os combatentes e chocolates para as crianças.

*Jornal do Commercio 

DANIELLE UBIRAJARA - UMA VOZ FEMININA NA POLÍTICA DE GARANHUNS


Danielle Ubirajara, é bacharela em Direito pela AESGA e pós-graduada em Gestão Escolar pela UPE. 

Inquieta e dinâmica, logo se dedicou ao empreendedorismo no ramo de confecções e acessórios. Mas na convivência com amigos e familiares sempre expressou o interesse do engajamento político-partidário. 

Preocupada com as desigualdades sociais e econômicas no seu município, em 2019 filiou-se ao PT com o objetivo de participar ativamente do debate sobre desenvolvimento econômico local e redução das desigualdades sociais em Garanhuns. 

Reconhecida como voz feminina ativa e dedicada, o coletivo partidário democraticamente a elegeu para presidir o Diretório Municipal. 

Na eleição de 2020 o PT decidiu apoiar Sivaldo Albino (PSB) para prefeito. Com a vitória, o prefeito eleito a convocou para mais um desafio, coordenar um o CRAS do Magano. 

Consciente do desafio, aceitou o convite. Na coordenação do órgão desenvolve ações assistenciais para famílias que vivem em vulnerabilidade social nos bairros Magano, São José, Centro e Heliópolis; e das comunidades Morro do Macaco, Cabeça de Porco e Cristo do Magano. 

Destacam-se, entre as ações, o Cadastro Único do Governo Federal, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com a Criança e o Idoso da Comunidade e o Projeto Criança Feliz. 

Danielle é filha de Drº Carlos Ubirajara, professor da UPE, e de Nadja Rodrigues Ramos Ubirajara. 

Ela é mãe e avó dedicada. É também trineta do major Sátiro Ivo, uma personalidade que tem a sua trajetória política e profissional vinculada a história de Garanhuns. 

Danielle Ubirajara é a voz feminina em defesa da mulher, da criança e do idoso. É uma defensora das políticas públicas, da democracia e do combate às desigualdades em Garanhuns!

*Na foto Marília Ferro, Danielle Ubirajara e Fernanda Limão. As três integram o Partido dos Trabalhadores em Garanhuns.

INTERNOS DA FUNASE GARANHUNS REVIVEM A SANTA CEIA


Adolescentes da Funase Garanhuns fizeram uma representação da Santa Ceia, esta semana.

Os participantes estudam na unidade, com professores cedidos pela Escola Dom Juvêncio Brito.

Os educadores organizaram o ato e segundo quem esteve lá era evidente a satisfação dos jovens pelo momento.

A Páscoa no Case Garanhuns foi celebrada assim e a direção da Funase ofereceu um almoço para funcionários, professores e familiares dos alunos.

No final foram distribuídos ovos de Páscoa, fabricados lá mesmo, depois de um curso promovido pela diretora Paula Cibele.

JORNALISTA MANOEL NETO FAZ HOMENAGEM A GLADSTONE VIEIRA BELO


Por Manoel Neto Teixeira

Gladstone Vieira Belo, amigo/irmão, companheiro de bancos escolares em Garanhuns, concluímos o Clássico no Diocesano, turma 65, da qual fazia parte o também amigo/irmão  Jones Figueiredo Alves. 

Partimos juntos para o Recife, e quis o destino, continuamos o companheirismo na redação do DIARIO DE PERNAMBUCO, por mais de duas décadas. 

Jones Figueiredo descreve com abrangência e propriedade o perfil de homem de Letras que foi Gladstone. Ainda em Garanhuns, ganha notoriedade com o lançamento do seu único livro de poesia, A FACE DESPIDA. 

Antes de chegar ao DIARIO, foi assessor do poeta Mauro Mota no Instituto Joaquim Nabuco, sob a batuta do Mestre Gilberto Freyre. Segue meu abraço de condolências para seus familiares e amigos. Segue em paz, amigo Gladstone. Em breve estaremos novamente juntos, no universo espiritual.

*O garanhuense Gladstone Vieira Belo morreu no Recife, aos 77 anos, na última quarta-feira.

SITUAÇÃO DO HOSPITAL DOM MOURA GERA MUITAS CRÍTICAS

   Jaqueline Bezerra Calado, diretora do HRDM

O Hospital Regional Dom Moura foi destaque hoje na TV Asa Branca e nas redes sociais. Unidade de saúde enfrenta problemas que estão afetando a população de Garanhuns e região.

No Instagram, hoje à tarde, publicamos o seguinte texto a respeito da questão:

O Dom Moura chegou ao fundo do poço. Sempre deixou a desejar, mas agora está muito pior. Sem ar-condicionado nos lugares onde os aparelhos são imprescindíveis, a unidade suspendeu cirurgias eletivas e está mandando de volta pra casa pessoas que precisam de atendimento. Faça tudo para não quebrar uma perna ou braço e precisar do serviço público de saúde. A diretora do HRDM é Jaqueline Bezerra Calado , enfermeira de Caruaru. Ela é criticada por ser de fora, mas sem o governo oferecer condições qualquer outro ou outra estaria passando pela mesma situação.

Muitas pessoas da cidade e municípios vizinhos resolveram opinar.

Maria Pinto

"Mas a programação do São João de Caruaru já está prontinha. A festa vai rolar solta com o dinheiro público, e o povo que precisa de atendimento médico se ferrando. Viva a governadora, viva o voto da comoção", desabafou Maria Pinto.

Elaine Brandão escreveu que está cada dia pior e perguntou pelos deputado. A seu ver eles não fiscalizam e não exigem melhorias para saúde e a governadora parece que não se importar com Garanhuns de modo geral. "Saúde não espera", alertou.

Já Elessandra Cardoso apelou à governadora Raquel Lyra, pedindo compaixão pela população de Garanhuns que tanto acreditou na ex-prefeita de Caruaru. "Tenha misericórdia de nós", suplicou.

Adriana Melo criticou a direção do hospital: "Eu acho que essa diretora do Dom Morra é da família do Gasparzinho, quem já viu com certeza não está vivo".

Perfil do Instagram intitulado Vida & Saúde parece conhecer de perto o que ocorre no HRDM e bateu duro na diretora:

"Nem se tivesse recursos essa aí não iria trabalhar. Mulher grossa, prepotente, se acha a rainha da América. Só sabe maquiar o hospital, gritar estudante e perseguir funcionários. Engraçado que verba para motorista particular e combustível para ir buscá-la em Caruaru tem. Mas falta  para o ar-condicionado", detonou.

O radialista Eduardo Peixoto usou seu próprio perfil no Instagram para lamentar a situação do Hospital Dom Moura.

CACO BARCELLOS FAZ PALESTRA EM CONGRESSO DA AMUPE



Inscrições para o Congresso são gratuitas e estão abertas em amupe.org

No dia em que faz 57 anos de existência, a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) anuncia o palestrante de encerramento do 7° Congresso Pernambucano de Municípios, que será realizado entre os dias 15 e 17 de abril deste ano, no Centro de Convenções. O nome escolhido foi o do jornalista, repórter de televisão e escritor, Caco Barcellos.

Às 11h30, no dia 17 de abril, Caco Barcellos subirá ao palco do Teatro Guararapes com a palestra “Dos Desafios da Atualidade à Excelência na Gestão Pública”. Assunto que casa com o tema do 7° Congresso, “Rumo à excelência na Gestão Pública”. 

O jornalista é conhecido por suas reportagens investigativas e defesa dos direitos humanos. Com mais de 40 anos de experiência na televisão, ele aborda temas como trabalho em equipe, motivação, gestão de equipes e questões sociais em suas palestras impactantes. Atualmente comanda o Profissão Repórter, programa semanal que vai ar na Rede Globo. 

As inscrições são gratuitas em amupe.org/congresso. O 7° Congresso Pernambucano de Municípios também trará outros atrativos ao funcionamento da gestão pública em Pernambuco. Teremos a participação da Caravana Federativa, com presença de mais de 30 Ministérios, 11 salas temáticas e feira com mais de 100 estandes.

PREFEITURA DE PARANATAMA ANTECIPA SALÁRIOS DOS SERVIDORES


No espírito da solidariedade e da compaixão que permeia a Semana Santa, o Prefeito Valmir do Leite, de Paranatama, demonstrou um compromisso extraordinário com o bem-estar e o conforto de seus funcionários efetivos. Antecipando o pagamento de salários, ele não apenas alivia preocupações financeiras, mas também infunde uma sensação de segurança e alegria durante um momento tão significativo.

Ao antecipar os pagamentos, o prefeito não apenas fornece aos funcionários a oportunidade de planejar suas despesas com antecedência, mas também os capacita a desfrutar plenamente das celebrações da Páscoa com suas famílias e entes queridos. O gesto vai além do aspecto financeiro; é um reconhecimento caloroso da importância desses servidores para a comunidade e uma expressão tangível de gratidão por seu trabalho árduo e dedicação.

Com dinheiro no bolso e o espírito da Páscoa no coração, os funcionários municipais de Paranatama podem agora enfrentar os dias festivos com uma sensação renovada de paz e contentamento. Este gesto exemplar do Prefeito Valmir do Leite não só fortalece os laços dentro da comunidade, mas também serve como um belo exemplo de liderança empática e compassiva, que ressoa não apenas durante a Semana Santa, mas ao longo de todo o ano.

*Da Assessoria de Imprensa      

GARANHUNS LIDERA GERAÇÃO DE EMPREGOS NO INTERIOR DE PERNAMBUCO


Do blog de Sérgio Xavier:

CAGED: Garanhuns é a cidade do interior Que mais gerou empregos em Pernambuco, no ano de 2024. Setor de serviços e atacadistas têm se destacado na criação de vagas de trabalho

O Ministério de Trabalho e Emprego divulgou o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do mês de fevereiro de 2024, e mais uma vez Garanhuns tem saldo positivo. Foram 237 vagas criadas, saldo positivo que resultou de 1.133 admissões e 896 desligamentos. Os números são referentes aos trabalhadores com carteira assinada e que contribuem regularmente, ou seja, empregos gerados no município.

O município de Garanhuns iniciou 2024 com um resultado altamente positivo. No geral, o município chega a quase 2.300 vagas criadas, sendo o município do interior que mais gerou empregos formais este ano, e no estado está atrás apenas de Recife (2.875), mesmo tendo apenas a oitava população, com pouco mais de 142 mil habitantes. No comparativo do ano, Jaboatão gerou 430 vagas; Petrolina tem saldo positivo de 632; e Caruaru, saldo negativo de -78 vagas de trabalho em 2024.

As vagas geradas em Garanhuns são em sua maioria no setor de serviços, que abrange educação, saúde e turismo, que se destacam na contratação, tendo pouco mais de 10 mil carteiras de um total de mais de 21 mil trabalhadores formais no município, segundo o Caged do Ministério de Trabalho e Emprego.

Para o Governo Municipal, 2024 será um ano de saldo muito positivo, pois além das projeções de investimentos, há também a prospecção para chegada de mais empresas geradoras de emprego, inclusive no setor atacadista, que tem está em expansão em Garanhuns. De 2021 para cá, foram abertas e ampliadas diversas empresas no setor, a exemplo do Atacadão, WS Distribuidora, AD Atacarejo, dentre outros. Para breve, já se anuncia a chegada do Novo Atacarejo, e uma outra empresa de porte que gerará mais de 300 empregos diretos e mil indiretos.

O município tem se destacado na agilidade na abertura de empresas, no potencial de desenvolvimento econômico, na localização estratégica e na participação da gestão municipal na prospecção, apoio e logística para abertura de novos empreendimentos geradores de emprego e renda.

GOVERNO RAQUEL LYRA MUDA DOIS CARGOS DE DIREÇÃO EM GARANHUNS

Antônio Xisto
Ex-vereador Thiago Paes


No espaço de poucos dias o Governo Raquel Lyra teve de mudar dois cargos de direção em Garanhuns.

Thiago Paes, indicado para dirigir a Funase, por indicação do deputado Izaías Régis, pediu exoneração do cargo já faz alguns dias. Esta semana a saída foi oficializada.

Hoje veio a informação que a própria governadora exonerou o professor Antônio Xisto do comando da GRE do Agreste Meridional.

A informação que se tem é que a saída do segundo foi por conta de sua ligação com o deputado Álvaro Porto, presidente da Assembleia Legislativa.

Aliados na campanha, do mesmo partido, o PSDB, Álvaro e Raquel vivem em "pé de guerra".

O deputado já impôs várias derrotas à governante tucana, na Alepe. Agora ela deve estar dando o troco.

Os nomes dos substitutos de Thiago Paes e Antônio Xisto ainda não foram divulgados.

Fato é que a governadora demorou a nomear os ocupantes do segundo e terceiro escalões do governo.

Agora, com pouco tempo, já está mudando.

O secretariado também já passou por muitas modificações. 

DUDU SAI DA DISPUTA EM CAPOEIRAS. POR ENQUANTO NÊGO NÃO TEM ADVERSÁRIO

Nome mais forte da oposição em Capoeiras, o ex-prefeito Dudu comunicou ontem à noite à população do município a retirada do seu nome como pré-candidato à sucessão municipal.

Nas redes sociais, o político e empresário publicou um texto e um vídeo, explicando as razões de sua desistência. 

"Venho compartilhar uma importante decisão com todos vocês. Após longas reflexões e muita consideração, tomei a difícil escolha de renunciar à minha pré-candidatura a prefeito de Capoeiras", escreveu o ex-prefeito.

Ele expressou gratidão a quem apoiou e acreditou no seu projeto projeto. "Cada palavra de incentivo, cada gesto de confiança, foram como luzes que iluminaram meu caminho nessa jornada", enfatizou.

Dudu disse ter compreendido que o verdadeiro serviço ao município de Capoeiras vai além de uma candidatura individual. Ponderou que é preciso unir forças, somar energias e colocar os interesses coletivos acima de tudo.

Em 2020 o ex-prefeito disputou a eleição, teve uma votação um pouco maior do que a do seu adversário, mas não assumiu o cargo, por decisão do TRE, confirmada no TSE.

Na sua fala, no vídeo, o oposicionista revela o receio de passar pelos mesmos problemas de quatro anos atrás.

Ele disse que vai apoiar outro nome como candidato à prefeitura, mas não revelou quem será.

Nêgo do Mercado, que venceu a eleição suplementar de 2021 e vem fazendo boa gestão em Capoeiras, por enquanto está sem adversário para a disputa de outubro deste ano.


PREFEITO VAI INAUGURAR CAPs PARA ATENDIMENTO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES


Um avanço importante na saúde de Garanhuns: na próxima segunda-feira, dia primeiro do mês, será inaugurado o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi).

A unidade vai oferecer atendimento de crianças e adolescentes, com idade de até 17 anos, 11 meses e 29 dias, que apresentem quadro doença e/ou sofrimento psíquico. 

O Centro de Atendimento a crianças e adolescentes vai funcionar na avenida Gonçalves Maia, nº 398, no bairro Heliópolis.  No local, serão contemplados pacientes de Garanhuns por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). 

O investimento total é de mais de 700 mil reais, sendo mais de 400 mil reais com recursos próprios do município e complemento do Governo Federal por meio de repasse financeiro para aquisição de mobiliário. 

A implantação do Capsi também foi solicitada no Poder Legislativo, através de requerimento do vereador Juca Viana. Projeto de Lei aprovado na Câmara de Vereadores denomina o Capsi com o nome Dr. José Inaudo Gomes. É uma homenagem ao médico,  pediatra falecido em 2020, devido à pandemia da Covid.

A unidade a ser inaugurada vai contar com equipe multidisciplinar composta por psiquiatras, enfermeiros, assistentes sociais, farmacêuticos, terapeuta ocupacional, psicólogo, técnico de enfermagem, artesão, profissional de educação física, cozinheiro, auxiliar de serviços gerais e assistente de fiscalização. 

Haverá ainda estrutura com acessibilidade para receber todos os pacientes e espaços como sala de atividades coletivas para adolescentes, sala de grupo infantil, sala de atendimento individual, playground, entre outros.

A inauguração oficial será realizada na segunda, a partir das 19h,  com a presença do prefeito Sivaldo Albino e da secretária de Saúde, Catarina Tenório. Os atendimentos já têm início no dia seguinte, com acolhimento das famílias de pacientes que serão contemplados pelo serviço.

FUNASE GARANHUNS PROMOVE AÇÕES DE CIDADANIA


A Funase Garanhuns promoveu, no início desta semana, um  Mutirão de Cidadania.

De 8 horas ao meio dia, adolescentes e jovens internos da unidade participaram do movimento.

Foram oferecidos serviços da Junta Militar (13 atendimentos) e do Cartório Eleitoral (16 atendimentos). 

Segundo os organizadores, ações como esta contribuem com a garantia de direitos dos socioeducandos e regulariza sua situação eleitoral e relacionada às obrigações militares.

A Ação aconteceu em parceria com o Eixo Cidadania, na pessoa de Diogo Viana e articulação da Assistente Social Wanessa Holanda.

PÁSCOA - Outro trabalho da Funase que vale destacar foi a distribuição de ovos de páscoa na comunidade da boa vista. 

Na oportunidade, servidores do órgão estadual distribuíram 140 ovos, pela manhã.

Participaram dos trabalhos três socioeducandos, agentes socioeducativos e a coordenadora geral da unidade,  Paula Cybele.

A fundação estadual que cuida do processo de ressocialização de menores costuma aparecer no noticiário quando aparecem fatos negativos.

As ações positivas da Funase são quase sempre esquecidas.

Recentemente, o deputado Izaías Régis pediu a governadora Raquel Lyra a retirada do órgão da Boa Vista.

Seria importante também, por parte do parlamentar e do próprio governo, oferecer melhores condições de funcionamento da entidade.

Pelo que sabemos da Funase, tanto os internos quanto os funcionários precisam de mais do que é oferecido.

PREFEITURA DE GARANHUNS É AUTORIZADA A REFORMAR ESCOLA

Secretária Wilza com o prefeito Sivaldo Albino


Após o questionamento do Ministério Público, que acionou o Tribunal de Contas do Estado, sobre a Dispensa de Licitação Nº001/2024, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) informou esta semana que a Secretaria de Educação de Garanhuns está autorizada a dar andamento à contratação de empresa especializada na prestação de serviço de reforço estrutural. 

A dispensa se refere ao processo para contratação de empresa para realização da requalificação estrutural da Escola Professor Luiz Tenório de Carvalho, localizada no bairro Heliópolis. A decisão aconteceu após a Secretaria de Educação comprovar a legalidade do processo, que seguiu todos os trâmites necessários. 

A Secretaria já havia comunicado ao Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público sobre todas as medidas que seriam tomadas com antecedência com o compromisso zelar pelo direito do estudante e seguir com as requalificações de todas as escolas municipais. 

A Secretaria de Educação de Garanhuns reitera que a resolução de seguir pela dispensa de licitação foi para que o problema seja resolvido da forma mais breve, garantindo a segurança dos estudantes e profissionais. A empresa já realizou visitas à unidade de ensino e iniciará a obra nesta semana.

CAMPEONATO DE FUTEBOL EM CAPOEIRAS COMEÇA NESTE SÁBADO


Entrevistado na Rádio Jovem Capoeiras, no início da noite passada, o prefeito Nêgo do Mercado confirmou o início do Campeonato Municipal de Futebol, para o próximo sábado, dia 30.

Na cidade, na abertura da competição, vão se enfrentar o São Paulo da Cohab e o Grêmio do povoado Alegre.

Outros jogos completarão a rodada no sábado e domingo.

Campeonato está sendo organizado pela diretoria de esportes da prefeitura, que garantiu uniformes e duas bolas para cada equipe participante.

PEIXE - Na entrevista, Nêgo do Mercado falou também sobre as obras de pavimentação e de quadras esportivas que estão em andamento.

No final, o prefeito informou que a entrega do peixe da Semana Santa, feita por servidores do município, acontecerá nesta quinta-feira, dia 28.

Existem 40 pontos para entrega e os moradores saberão onde receber o produto através da senha que foi previamente entrega.

Nêgo disse que além do peixe haverá mais um complemento alimentar, garantindo à população mais vulnerável a comida na mesa, neste período.


PREFEITURA DE CAETÉS DISTRIBUI 10 MIL QUILOS DE PEIXE


A distribuição de peixe com a população de Caetés foi feita nesta quarta-feira, 27, através da Secretaria de Ação Social.

Por determinação do prefeito Nivaldo Tirri, este ano foram comprados e entregues ao povo 10 mil quilos de peixe, mantendo a tradição da Semana Santa.

Outras secretarias estiveram envolvidas na ação e o próprio gestor acompanhou tudo, desde o planejamento até a distribuição, que contemplou moradores da cidade e zona rural.

PRAÇA DA FONTE LUMINOSA VAI PASSAR POR REFORMA E FICAR MAIS BONITA


Prefeito Sivaldo Albino assina ordem de serviço, daqui a pouco, às 19h30, para reforma da Praça Souto Filho, mais conhecida como Praça da Fonte Luminosa, localizada nas proximidades do Colégio Quinze de Novembro.

Após os trabalhos que serão realizados, a praça ficará mais bonita e a fonte, revitalizada, receberá o nome do advogado Ivan Rodrigues, garanhuense que tinha uma casa bem em frente a Souto Filho.

MAIS PRAÇAS - Além da reforma da Praça da Fonte Luminosa, o prefeito de Garanhuns assina ordens se serviço para construção de praças na Brahma (bairro José Maria Dourado), Vila Lacerdópolis e Viana & Moura.

As novas praças, como outras construídas na atual gestão, contarão com playground e academia de musculação. O evento desta terça-feira será o terceiro somente nos últimos dias, que autorizou o início de obras em 10 novas praças, além de pavimentações com drenagens em diversas ruas da cidade.

DOCUMENTÁRIO HOLOCAUSTO BRASILEIRO ESTÁ NA NETFLIX


Em 2013 a jornalista Daniela Arbex lançou o livro "Holocausto Brasileiro".

A obra, que causou muito impacto, desde que foi publicada, conta a história do Hospital Colônia de Barbacena, em Minas Gerais, que funcionou de 1903 a 1980.

Na unidade de saúde para tratamento de pessoas com problemas mentais ninguém ficava curado, mas milhares perderam a vida.

Morriam por maus tratos, de fome, de frio, por conta de erro ou exagero na medicação (além dos eletrochoques).

No hospital de Barbacena, administrado pelo estado,  60 mil pessoas perderam a vida

O livro de Daniela Arbex deu origem a um documentário, que estreou na Netflix o mês passado.

Muita gente ainda não viu. Mesmo que chocante, apesar de emocionar, em diversos momentos, é necessário, eu diria mesmo imperdível.

É um capítulo da história do Brasil desconhecido por milhões, que saiu de "debaixo do tapete" quando a jornalista pesquisou, entrevistou personagens, conseguiu fotos e mostrou os crimes praticados em Minas Gerais.

Dos internados no Hospital Colônia, muitos não tinham problemas psíquico algum. Eram perseguidos políticos, mães solteiras abandonadas pelas famílias, crianças com deficiência jogadas pelos pais no depósito de Minas Gerais.

O que foi escrito aqui e as duas fotos que ilustram a matéria dão apenas uma ideia do que mostra o livro e o filme.

É preciso ler a obra de Daniela Arbex e assistir o documentário para ter mais informações e refletir até que ponto chega o ser humano no trato com seus semelhantes.

O estado, pais, médicos, funcionários, todos os citados foram cruéis, sádicos, desumanos e permitiram que no Brasil, durante anos, fosse praticado esse holocausto nacional.

PREFEITURA DIVULGA NOTA E SE DIZ PRONTA PARA REALIZAR FESTIVAL DE INVERNO


A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Cultura, em resposta à nota divulgada à imprensa pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), reafirma seu compromisso em garantir a realização de um Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) à altura da sua história e da sua importância enquanto política pública cultural. 

O município lamenta o fato de que as negociações entre a Prefeitura de Garanhuns e o Governo de Pernambuco, que ocorriam até então de forma interna, organizada e democrática, tenham sido levadas à público sem um consenso e com um aparente objetivo de utilizar a mídia para criar uma polarização, ao nosso entender, desnecessária.

Ainda em 2023, com o sentimento de que Garanhuns e o FIG mereciam maior atenção, cuidado e compromisso, a Prefeitura de Garanhuns tomou a decisão de realizar a 32º edição do evento, sempre deixando claro o interesse de contar com o apoio e participação direta do Governo de Pernambuco. Desde então a gestão vem trabalhando em todas as vertentes e antecipando todos os processos, inclusive divulgando a data e algumas atrações com um ano de antecedência. Não é admissível que, por mais um ano, o FIG seja tratado como um simples evento.

Mesmo com todos os preparativos em andamento e com o anúncio de várias informações do evento, a Prefeitura de Garanhuns, por meio do gabinete do prefeito Sivaldo Albino, protocolou uma solicitação de agenda com a governadora Raquel Lyra, buscando o apoio do Governo de Pernambuco e o entendimento sobre a realização conjunta do evento. Na primeira reunião, no Palácio do Campo das Princesas, foi colocada à mesa a disposição da gestão municipal em construir um FIG em conjunto. 

Em um segundo momento, como afirma a nota enviada pela Fundarpe à imprensa, as equipes técnicas dos dois entes se reuniram para apresentação das ideias e objetivos dos dois lados, além da exposição de tudo que já havia sido construído até então. Nesta reunião ficou acordado que seria construído, em um terceiro momento, novamente no Palácio, com a presença da governadora Raquel Lyra e do prefeito Sivaldo Albino, um termo de cooperação com o que ficasse definido neste diálogo.

Para nossa surpresa, ao chegarmos ao gabinete, encontramos um termo de cooperação já construído para análise. Em razão do documento estar completamente distante dos objetivos do município, que seriam de uma gestão conjunta, o termo não foi acatado. Foi então sugerido que o município apresentasse uma contraproposta, o que foi feito na segunda-feira (18), em um acordo de cooperação que sugeria a gestão compartilhada do FIG, inclusive com a divisão do investimento por igual entre os dois entes. Sendo uma construção conjunta, nada mais justo que ambas as partes estejam cientes e possam aprovar previamente todos os passos do projeto, com o objetivo de criar um Festival fluído, completo e unificado. Foi deixado claro, assim como em todos os outros momentos de conversação, que a Prefeitura de Garanhuns já havia contratado grande parte das atrações da Praça Mestre Dominguinhos, com o objetivo de garantir as datas destes artistas e formatar uma grade de programação atrativa para o evento, ao contrário do que foi realizado em 2023. Na última sexta-feira (22), recebemos por meio de ofício a resposta de que seria inviável para o Governo do Estado a realização de forma compartilhada, nos termos que o município considera ideais para realização de um grande evento que atenda aos anseios dos garanhuenses, pernambucanos e turistas de todo o Brasil.

A Prefeitura ressalta que, em 2023, já se colocou à disposição do Governo Estadual para construção do FIG, inclusive com um aporte no valor de 5 milhões de reais, que foi rejeitado. É fato que no ano passado o Festival realizado unicamente pelo Estado foi excludente e gerou impactos negativos nas mais diversas áreas envolvidas no evento. Este foi o principal motivador para que a Prefeitura de Garanhuns resolvesse assumir a realização do FIG e, assim, atender um antigo interesse da população da cidade.

Por fim, o município ressalta que está pronto para realizar com competência e capacidade técnica a 32ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns, atuando por meio de todas as Secretarias Municipais e parceiros da iniciativa pública e privada, dando sequência ao legado de grandeza do FIG e incorporando as mais diversas manifestações culturais, com todas suas linguagens, em todos os polos do evento.

*Assessoria de Comunicação - Secretaria de Cultura de Garanhuns.

FERNANDO VAVÁ RETIRA PRÉ-CANDIDATURA À PREFEITURA DE GARANHUNS

Carta ao povo de Garanhuns

O jogo sujo da política falou mais alto e me tirou da disputa pelo Palácio Celso Galvão:

Nos últimos meses, vim articulando minha pré-candidatura a prefeito da minha Cidade, Garanhuns. A filiação partidária é prerrogativa legal para que eu possa realizar o sonho de termos um município humano, digno e livre das barganhas que dão origem a corrupção e desmandos. 

Nesses meses, estive conversando com vários partidos, alguns deles espaços de negociações que fogem ao meu objetivo: a seriedade na gestão pública.

É diante desses cenários que entendo aplicar a frase utilizada muitas vezes pelo grande político e nacionalista Marco Maciel: “Quem tem tempo, não tem pressa”. Pode ser contradição dizer que tenho pressa para ver Garanhuns melhor, mas também tenho tempo para esperar o momento oportuno para, com ajuda de todos os meus concidadãos, construir esse futuro igualitário para todos. 

Ao dizer que não serei candidato, não estou dizendo que desisti de Garanhuns, mas sim que estarei trabalhando na construção de novas oportunidades para exercer a política com coerência e honestidade. Serei fiscal da futura gestão – seja de quem for, serei fiscal para o povo, minha gente, meus irmãos, meus amigos, minha família. Sou de Garanhuns por amor, e não  desistirei de Garanhuns.

Fernando Vavá


Assista o vídeo:

MINISTRO ANDRÉ DE PAULA RECEBE PREFEITO E VICE DE SALOÁ


Das cidades do Agreste Meridional, Saloá foi a que mais produziu fatos políticos, da semana passada pra cá.

Tudo começou quando o prefeito do município, Júnior de Rivaldo, deu seu grito de independência, rompendo com seu primo e antecessor, Ricardo Alves.

De início Ricardo aguentou a bucha, admitiu conversar com o sucessor.

Mas dois dias depois o ex-prefeito soltou o verbo, chamou Júnior de traidor, carimbou o primo como "o Judas de Saloá".

Isso já perto da Semana Santa.

O terceiro capítulo da história ficou com a oposição. O ex-vereador Wellington Freitas se lançou pré-candidato a prefeito. Vai enfrentar a família Alves, que briga entre si.

Um último movimento (já de olho na campanha que vem por aí) aconteceu no final de semana.

Júnior de Rivaldo, acompanhado do vice, Ronaldo Birunda, esteve com o ministro André de Paula, que prometeu apoio ao município de Saloá, consequentemente para a dupla.

Ronaldinho tinha rompido com o governo. Mas o problema era com Ricardo. Após o rompimento dos primos, resolveu ficar ao lado do prefeito.

É de se imaginar como o clima vai esquentar quando chegar a campanha pra valer.

DELEGADO QUE PLANEJOU MORTE DE MARIEELE DEIXOU O BRASIL ESTARRECIDO


Quatro anos atrás um rapaz chamado Acácio Pereira foi ao velório de José Reis de Souza, de 64 anos,  morto a tiros numa chácara, do Norte de Tocantins. Ele acompanhou o enterro,  ficou ao lado do corpo e até chorou.

Depois a polícia descobriu ser o Acácio o assassino de José Reis.

Na verdade histórias como essa se houve em todo lugar, algumas antigas, outras recentes.

Nunca, porém, se viu tanto sangue frio de um criminoso quanto agora, quando da prisão dos envolvidos na morte da vereadora Marielle Franco.

O delegado Rivaldo Barbosa assumiu a chefia da Polícia Civil do Rio de Janeiro no dia 13 de março de 2018, mesmo ano em que ocorreu o crime no estado do Tocantins.

No dia 14 de março daquela ano, um dia depois da posse do novo chefe de polícia, Marielle foi executada com cinco tiros na cabeça, juntamente com o motorista Anderson Gomes.

O delegado visitou os familiares de Marielle, consolou a mãe, irmã e viúva e fez discursos prometendo desvendar o crime.

Somente neste domingo, seis anos depois, o Rio de Janeiro e o Brasil ficaram sabendo que Rivaldo Barbosa planejou o roteiro para que dois ex-policiais executassem a vereadora.

Além de articular o crime, juntamente com os irmãos Brazão, também presos, recebeu propina e travou as investigações.

Além de delegado, Barbosa era professor de direito na Faculdade Estácio de Sá, que já o demitiu.

É um bandido pior do que o Acácio, do Tocantins, pois primeiro não tinha poder nenhum, enquanto o policial tinha poder no estado, tendo usado este para matar e apagar os rastros de um crime bárbaro.

O Brasil ficou estarrecido, ontem, ao ver imagens do delegado Rivaldo na televisão. Frio, com postura de homem sério, falando em combate à corrupção.

Quantos como ele estão por aí? Enganando as pessoas, as famílias, aparecendo na TV, na mídia,  como heróis?

ESTUPRADOR DANIEL ALVES PAGA R$, 5,4 MILHÕES E GANHA LIBERDADE


O jogador Daniel Alves pagou fiança de 1 milhão de euros (R$ 5,4 milhões) e deixou a prisão, na Espanha. Ele foi solto cinco dias após a Justiça espanhola aceitar o pedido de liberdade provisória feito pela defesa do atleta.

Condenado a quatro anos e meio de prisão por estupro, o lateral passou 14 meses em prisão preventiva e foi liberado por volta das 12h25 (de Brasília) desta segunda. 

Daniel saiu acompanhado de sua advogada, Inés Guardiola. Bruno Brasil, amigo que acompanhava o jogador na noite do estupro, também esteve presente.

Funcionários de prisões da Catalunha faziam protestos no momento da saída do jogador, mas as manifestações não estão relacionadas com o caso do brasileiro. Há duas semanas, o sistema carcerário da região vive uma crise após o assassinato da cozinheira Nuria López, por um detento na prisão de Mas d’Enric, em Tarragona.

Para evitar uma possível fuga, a justiça determinou que todos os passaportes do jogador sejam entregues. Além disso, ele terá de cumprir um afastamento de 1km e incomunicabilidade com a vítima, não poderá deixar a Espanha e terá de se apresentar ao tribunal semanalmente.

Daniel Alves teve o pedido de liberdade provisória aceito por maioria de votos, na 21ª Seção do Tribunal de Justiça de Barcelona, depois de cinco negados.

*Com informações de O Globo

TUDO SOBRE O FESTIVAL DE CHOCOLATE DE GARANHUNS

Por Pedro Homero, do Sebrae

Com suporte do Sebrae, estabelecimentos gastronômicos criaram receitas para o evento, que será realizado de 27 a 31 de março.

Conhecida como a Suíça Pernambucana e pelo seu Festival de Inverno, Garanhuns contará com um evento que promete conquistar os pernambucanos também durante o período da Páscoa: o Festival do Chocolate. Em sua primeira edição, a iniciativa do Sebrae/PE, em parceria com a Prefeitura, contará com a participação de 13 empresas, entre restaurantes, chocolaterias, lanchonetes e cafeterias, que vão apresentar novas receitas tendo o chocolate como protagonista. Cada participante criou uma opção para o cardápio, como sobremesa, combo ou drink, com preços que variam de R$ 15 a R$ 30.

Para participar do Festival do Chocolate de Garanhuns, os proprietários passaram por um programa de capacitações no Sebrae/PE que teve como objetivo melhorar os produtos e serviços que serão oferecidos no evento. As capacitações foram nas áreas de atendimento, bebidas e sobremesas com chocolate.

“A partir do lançamento dessas receitas, os participantes vão decidir se é interessante deixar a novidade no cardápio, o festival será um teste. O objetivo final do Festival do Chocolate é movimentar a gastronomia de forma temática, aproveitar um período em que o chocolate é um dos protagonistas e trazer isso para movimentar a economia “, destaca Paula de Sá, analista técnica do Sebrae/PE.

Com o objetivo de animar ainda mais os clientes, as 13 primeiras pessoas que, no dia 1º de abril, apresentarem na gerência regional do Sebrae/PE, localizada em Garanhuns, o cartão fidelidade com cinco selos com consumo em empresas diferentes, ganharão um voucher para saborear a receita em um dos estabelecimentos participantes. O estabelecimento desejado não pode ter sido escolhido por alguém que já tenha apresentado o cartão.

EXPECTATIVA

Tânia Helena Alapenha Ribeiro Bezerra, da Chocolateria Sete Colinas, diz que o Festival do Chocolate está gerando grande expectativa entre os amantes de chocolate e os entusiastas da Páscoa. “Este evento promete ser uma celebração deliciosa da temporada, oferecendo uma variedade de produtos exclusivos, desde chocolates artesanais até criações inovadoras que combinam sabores tradicionais com técnicas modernas. Desejamos que o festival seja um sucesso, atraindo não apenas os consumidores locais, mas também turistas e apaixonados por chocolate de toda região”.

“Esperamos que as pessoas venham conhecer e se surpreender com a sobremesa que a Nam preparou para este festival. E que também aprendam a dar importância e valorizar esse tipo de evento, que é importantíssimo para nossa cidade. Utilizamos pelo menos seis técnicas diferentes para criar a nova receita e estamos muito felizes com o resultado”, completa Sarah Cordeiro dos Santos Silva, da Nam Chocolates. O I Festival do Chocolate de Garanhuns conta com o apoio da Associação de Turismo do Agreste (ATUA) e da Ferreira Costa.

Quer ficar por dentro de mais notícias sobre empreendedorismo e descobrir histórias inspiradoras? Então siga a gente no x.com/sebraepe e acompanhe a Agência Sebrae de Notícias (pe.agenciasebrae.com.br).

Confira os participantes do Festival do Chocolate de Garanhuns:

1 – Dom Pedro Gastrobar – Brownie Vulcânico

2 – Sete Colinas Chocolateria – Encanto de chocolate e pralinê

3 – Temak House – Impossível Brownie

4 – Hermes da Pastelaria - Chocostel

5 – Caiana Restaurante e Pastelaria – Trio Nordestino

6 – Chalé Restaurante – Chocopáscoa

7 - Requinte Pernambucano – Tronco de bolo de rolo de chocolate e minibolo de festa de chocolate trufado

8 – Lugano Gramado – Ny Roll de Pipoca Caramelizada

9 – Império do Café – Chocolate Imperial

10 – Espaço Café Restaurante – Café ChocoBrownie

11– Nam Chocolates – O Ovo

12 – Terraço Churrascaria – Choco Dream

13 – Varanda Restaurante – Sonho de Pistache

PREFEITURA DEVE REALIZAR UM FESTIVAL DE INVERNO HISTÓRICO

Jota Quest
Anavitória


A Prefeitura de Garanhuns vem divulgando vídeos relacionados à 32ª edição do Festival de Inverno.

Pelo que temos até agora, a programação está muito superior a do ano passado e tem tudo para ser um evento histórico.

O Governo Municipal programa o FIG para o período entre 11 a 28 de julho, com apresentações em mais de 20 polos diferentes.

A Praça Mestre Dominguinhos, que é a principal vitrine do Festival de Inverno, já tem grandes atrações confirmadas.

Eis os artistas já contratados pelo município para o principal polo do evento:

Banda Roupa Nova, Joanna, José Augusto, João Bosco, Biquíni Cavadão, Anavitória, Paralamas do Sucesso, Ana Carolina, Pitty, Teto, Hungria, Zélia Ducan e Jota Quest.

Como se vê, um time de primeira. Mas a Secretaria de Cultura garante que vai ter muito mais. 

Ana Carolina
Zé Augusto

MADALENA BRITO FORTALECE PRÉ-CAMPANHA EM ARCOVERDE


Esta semana que passou a ex-prefeita de Arcoverde, Madalena Britto (PSB), recebeu dois grandes reforços à sua pré-candidatura à prefeitura do município. 

Os dois vereadores que eram da base do prefeito Wellington Maciel (MDB), João Taxista e Sargento Brito, anunciaram oficialmente o apoio ao projeto político encabeçado pela ex-prefeita socialista que busca um terceiro mandato no pleito deste ano. 

“É com grande alegria que recebemos esses apoios tão importantes nessa caminhada. A cada diz que passa nos sentimos e estamos mais fortes, unindo forças, para transformar nossa cidade e resgatar a auto- estima de nosso povo. Ao lado de nossos vereadores e tantos outros pré-candidatos a vereadores e vereadoras vamos fazer a diferença, dar as mãos ao nosso povo e construir uma nova história. Arcoverde tem um futuro a construir”, afirmou Madalena. 

Segundo o vereador João Taxista, Madalena é a “única capaz de unir Arcoverde, cuidar das pessoas e tirar nossa cidade do caos a quem foi jogada pelo atual prefeito”. Para o Sargento Brito, “Arcoverde precisa de uma pessoa que cuide das pessoas e que também retome o desenvolvimento e Madalena representa essa retomada. Sabemos do seu potencial, de sua capacidade de diálogo e de trabalho por Arcoverde e nosso povo”.

Com a chegada de Britto e João Taxista, a ex-prefeita Madalena reforça ainda mais seu palanque para o pleito deste ano, deixando ainda mais enfraquecido o atual prefeito Wellington Maciel que em menos de 03 meses perdeu quatro vereadores de sua bancada. Agora, a ex-prefeita conta na Câmara de vereadores com o apoio de Luiza Margarida, João Marcos, Sargento Brito e João Taxista.

Madalena apareceu bem nas pesquisas realizadas o ano passado. Ela deve enfrentar o atual prefeito, Wellington Maciel e o ex-deputado, Zeca Cavalcanti, que também administrou Arcoverde.