CONTEXTTO, QUE PREVIU A VITÓRIA DE SIVALDO, FARÁ PESQUISAS REGISTRADAS


Como fazemos há muitos anos, estaremos atentos às campanhas políticas em Garanhuns, nas cidades da região e nos municípios mais importantes de Pernambuco e do Brasil.

Aqui divulgaremos com exclusividade pesquisas registradas, feitas pelo Instituto Contextto, que tem alta credibilidade.

Divulgamos números da empresa garanhuense em diversas eleições municipais e atestamos que o instituto nunca cometeu um erro.

Em 2020, por exemplo, o Contexto apontou a possibilidade de vitória do candidato Sivaldo Albino, quando todos os outros institutos davam Silvino como eleito.

Numa eleição suplementar em Maraial, dois anos atrás, institutos renomados apontavam a vitória do candidato governista com vantagem de 20 pontos.

Pesquisa do Contextto indicou vantagem de apenas 5 pontos. Quando as urnas foram abertas foi o resultado que prevaleceu.

A partir de março e abril acredito que começarão a ser divulgadas as primeiras pesquisas registradas do ano.

Tenho muita confiança no trabalho da equipe do Instituto Contextto.

VEREADOR LUIZINHO ROLDÃO SE POSICIONA CONTRA FAKE NEWS


O presidente da Câmara Municipal de Garanhuns, vereador Luizinho Roldão demonstrou uma certa indignação, porque setores da oposição tentam "oficializar" uma fake news.

É que o prefeito Sivaldo Albino, numa solenidade realizada aqui na cidade, ao destacar o apoio que o município tem recebido do deputado Felipe Carreras, disse que o parlamentar é digno de uma estátua.

Os adversários, então, levaram as considerações do prefeito ao pé da letra. Chegou ao ponto do deputado estadual Izaías Régis usar a tribuna da Assembleia para falar do assunto.

Outros criaram memes, com uma estátua de Carreras substituindo o Cristo do Magano.

Para Luizinho Roldão, o deputado e líder do governo,  Izaías Régis,  é irresponsável, ao alimentar a fake news.

"Estão dizendo na cidade que ele está gagá. Eu não acredito nisso. Essa atitude é típica dele", frisou o presidente da Câmara

PREFEITO NIVALDO TIRRI TEM SITUAÇÃO VANTAJOSA EM CAETÉS

Ministro Silvio Costa Filho e prefeito Tirri

Uma pesquisa feita recentemente em Caetés mostra que Nivaldo Tirri (Republicanos) praticamente não tem adversário, caso resolva disputar a reeleição.

O gestor vence em todos os cenários, mesmo quando se contabiliza alguma adesão de peso ao grupo adversário.

Não poderia ser diferente. Tirri venceu a eleição de 2020 por uma diferença escandalosa. Foram quase 6 mil votos de vantagem.

Por conta da situação política atual, os melhores quadros oposicionistas não se habilitam a disputar a eleição.

Quem tem potencial de voto prefere se garantir na eleição proporcional.

Os números da pesquisa não podem ser divulgados. Mas tem um detalhe: foi contratada por um representante da oposição.

PREFEITO NÊGO DO MERCADO RECEBE NOVAS ADESÕES EM CAPOEIRAS


O prefeito Nêgo do Mercado (PSB) contabiliza novas adesões em Capoeiras praticamente todos os dias.

Esta semana chamou a atenção a foto, divulgada nas redes socais, do gestor socialista com o casal Vanderlan e Rosângela.

Ele é veterinário, ela professora.

Gosto muito dos dois. Quando fui secretário de educação de Capoeiras, no governo de Aluízio Cabral, Rosângela foi diretora do Colégio Municipal José Soares de Almeida.

O casal amigo sempre votou com a oposição. Mas o jeito de ser de Nêgo do Mercado, o trabalho que realiza no município, facilita que ele atraia mais gente para o seu lado.

Muitos outros fizeram o mesmo caminho de Rosângela e Vanderlan, desde que Nêgo assumiu os destinos de Capoeiras.

TURMA DA MÔNICA VAI COMBATER PRECONCEITO CONTRA IDOSOS


O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e o Instituto Mauricio de Sousa acabam de firmar uma parceria que irá viabilizar a produção de uma revista com personagens da Turma da Mônica com o intuito de sensibilizar crianças e adolescentes sobre envelhecimento, inclusão e solidariedade.

O objetivo da cooperação é aproximar duas diferentes gerações na luta contra o preconceito: os jovens de 6 a 15 anos, que têm o Estatuto da Criança e do Adolescente como norte para a garantia de direitos; e as pessoas com 60 anos ou mais, que contam com o Estatuto da Pessoa Idosa para a preservação de suas dignidades.

Personagens que há mais de 60 anos fazem parte do imaginário brasileiro, a Mônica e sua turma serão o meio para esse diálogo. Depois de abordar outros temas de direitos humanos como o próprio ECA e as questões ligadas à juventude, pela primeira vez a intergeracionalidade será tratada diretamente pelo Instituto.

Voltada ao público do Ensino Fundamental, a publicação, com previsão de lançamento ainda no primeiro semestre deste ano, procurará disseminar conhecimento sobre o processo de envelhecimento e estimular uma cultura de respeito, fortalecimento de vínculos familiares, solidariedade e valorização intergeracional.

Produção

A criação da revista será feita a partir de trocas de informações entre o criador e desenhista Mauricio de Sousa e a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI), do MDHC. O Estatuto da Pessoa Idosa estabelece a inserção de conteúdos voltados ao processo do envelhecimento, ao respeito e à valorização do idoso nos currículos dos diversos níveis de ensino formal, a fim de eliminar o preconceito e produzir conteúdo sobre a matéria.

Para o secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva, a iniciativa vai ampliar as ações do MDHC para o público formado por crianças, professores, pais e responsáveis, a partir de um material lúdico. “É importante destacar que no momento desse acordo a gente tem uma personagem que é retratada como criança na maior parte das edições, mas que já é uma pessoa idosa, que já foi retratada como adolescente e que, possivelmente, será retratada na perspectiva da pessoa mais velha ou trazendo reflexões da velhice”, enfatizou o gestor.

Encontro de gerações

Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica e presidente do Instituto que leva seu nome, comenta sobre a importância de promover o respeito às pessoas de todas as idades. Ele ressalta a importância da parceria para tratar o tema da intergeracionalidade. “Por meio das histórias em quadrinhos, com uma linguagem de fácil compreensão, é possível disseminar mensagens positivas sobre a convivência entre as gerações”.

Além disso, Mauricio, que já vem manifestando a vontade de abordar com mais ênfase o tema da pessoa idosa, destacou o fato de que os personagens da Turma da Mônica, que foram criados a partir de 1959, atualmente conversam com cinco gerações. De acordo com estudos, a atual geração será a que mais irá conviver com gerações diferentes e passar mais tempo com os avós.

“Os pais, mães, tios e tias, avôs e avós têm feito cada vez mais parte das histórias da Turma da Mônica. É importante mostrar às crianças e aos jovens que as pessoas idosas precisam ter seus direitos respeitados e que todos ganham com essa convivência mais próxima”, afirmou o criador.

JANDUHY BEZERRA É AGRACIADO COM A MEDALHA LUÍS SOUTO DOURADO


Uma das homenagens das mais merecidas foi proposta pela vereadora Nelma Carvalho, na Câmara Municipal de Garanhuns.

Ela propôs que fosse concedida a Medalha Luís Souto Dourado ao empresário Janduhy Bezerra.

Por unanimidade os vereadores garanhuenses aprovaram a solicitação de Nelma.

Não poderia ser diferente. Janduhy, natural de Brejão, tem seus negócios em Garanhuns há muitos anos.

Sua empresa, a JM Seguros, gera empregos, presta serviços e contribui com o município também através dos tributos, sempre em dia.

Janduhy Bezerra é não somente um empresário competente. É um homem cordial. Bem-sucedido, se mantém com jeito simples, cheio de amigos.

Pelo que conheço dele, a Medalha Prefeito Luís Souto Dourado, que ainda vai ser entregue, em data a ser marcada pela Câmara, está em boas mãos. (Roberto Almeida).

FAMÍLIA LUNGA, DE CAPOEIRAS: DO ALTO DO TEJO À UNIVERSIDADE


Em Capoeiras, no Sítio Alto do Tejo, reside uma família conhecida como Lunga.

O patriarca da família é José Vicente, mais conhecido como Zé de Lunga. Ele é casado com Maria de Lurdes.

Ele é conhecido em Garanhuns também. Durante muitos anos trabalhou no conhecido Beco do Fumo, que fica nas proximidades do Mercado 18 de Agosto.

Um dos filhos de Zé de Lunga é Maurício Vicente (Maurício de Lunga), que se divide entre Garanhuns e Capoeiras. Tem muitos amigos lá e cá.

O capoeirense tem orgulho de suas origens,  de ter se criado na zona rural e,  com o apoio dos seus pais,  poder oferecer aos seus filhos o melhor.

Maurício Vicente Júnior, seu filho, neto de Zé de Lunga estudou em Garanhuns na Escola Cecília Meireles, no Colégio Estadual Jerônimo Gueiros e depois se formou em engenharia civil na Aesga.

O engenheiro da família do Alto do Tejo já trabalhou, na sua profissão, na prefeitura de Vitória de Santo Antão, montou escritório particular e atualmente serve também ao município de Capoeiras.

A NETA - Mas não foi apenas o neto de Seu Zé de Lunga, o filho de Maurício, que saiu do Alto do Tejo para a universidade.

Também uma neta do senhor José Vicente fez a mesma trajetória.

Makaelle Maria de Almeida é filha de Maria Márcia de Almeida Vicente, irmão de Maurício.

Essa neta de Zé de Lunga começou seus estudos em Capoeiras mesmo. Primeiro no grupo escolar do Alto do Tejo, depois na Escola Gedeão Rodrigues, no povoado Riacho do Mel.

A jovem estudou ainda no Colégio Municipal José Soares de Almeida, na cidade de Capoeiras.

Terminado o ensino médio, Makaelle entrou na universidade e se formou em Matemática, na UPE.

Concluída a graduação, a capoeirense fez mestrado, também na área de matemática, na Universidade Federal Rural de Pernambuco, no Recife.

Por fim, a filha de Maria Márcia, sobrinha de Maurício e neta de José Vicente fez doutorado em matemática na TBM.

É graduada, tem mestrado e doutorado numa das disciplinas consideradas mais difíceis, no currículo escolar.

Essa família da zona rural de Capoeiras, do Alto do Tejo, é um exemplo. 

É motivo de orgulho. Para seus pais, para sua terra natal, toda região eu diria até pra Pernambuco e o Nordeste.

Parabéns a toda família Lunga!

IMPRENSA IMPEDE QUE ASSASSINO DE CHICO MENDES VIRE POLÍTICO


Darci Alves Pereira foi um dos assassinos do ambientalista Chico Mendes, em 1988.

Foi um crime de repercussão mundial.

O crimes foi desvendado, Darci foi preso, julgado e condenado. Passou anos na cadeia.

Depois de sair da prisão, o assassino virou o Pastor Daniel, um "cidadão de bem", segundo pessoas da cidade de Medicilândia, no Pará.

Esta semana o Brasil foi surpreendido com a notícia de que o homem que matou Chico Mendes fora escolhido para ser o presidente do PL em Medicilândia.

A informação se espalhou rápido pela internet, com repercussão altamente negativa para o partido da extrema direita.

O presidente da agremiação política, Valdemar da Costa Neto, um ou dois dias depois resolveu afastar Darci da direção do PL na cidade paraense.

Ele informou ter tomado conhecimento pela imprensa, que o Pastor Daniel tinha assassinado o líder seringalista. 

Isso nos leva a deduzir que se não fosse a mídia o Darci continuaria na presidência do PL municipal, quem sabe com pretensões de se candidatar a vereador ou mesmo prefeito.

Aliás, esse Partido Liberal está cheio de figuras suspeitas. O próprio Valdemar da Costa Neto já foi preso, assim como outras figuras ligadas à legenda.

JOÃO CAMPOS FAZ POLÍTICA COMO POUCOS


Filho de Eduardo Campos e bisneto de Miguel Arraes, o prefeito do Recife, João Campos, faz política como poucos.

Não é à toa que está com a popularidade lá em cima, na capital pernambucana e seu nome hoje é conhecido em todo o Estado e nacionalmente.

Na foto João numa visita que fez esta semana a deputada Dani Portela, do PSOL, que foi mãe há poucos dias.

Detalhe é que a parlamentar é pré-candidata à prefeitura do Recife. Nem por isso João deixou de visitar, alegando que "foi conhecer o pequeno Jorge".

Se o prefeito se movimenta bem na capital, no interior não é diferente.

Ao saber que a governadora praticamente definiu o apoio à candidatura de Rodrigo Pinheiro, em Caruaru, João Campos decidiu ficar com José Queiroz, que está embolado nas pesquisas com o atual prefeito.

Esse João vai longe! Não somente eu que imagina isso. Muita gente em Pernambuco tem o mesmo pensamento.

GARANHUNS TERÁ EM MARÇO FESTIVAL DE CHOCOLATE



Iniciativa é uma parceira do Sebrae, Associação de Turismo e Prefeitura de Garanhuns

Páscoa tem que ter chocolate, e Garanhuns tem o clima e a característica própria para incrementar a economia que gira em torno da páscoa com mais um evento gastronômico. Vem aí o primeiro Festival do Chocolate de Garanhuns, uma iniciativa do Sebrae em parceria com a Prefeitura de Garanhuns, com apoio e participação de diversos estabelecimentos que fazem parte da Associação de Turismo do Agreste (ATUA).

Na última sexta-feira (23) um encontro no Sebrae Garanhuns definiu os detalhes do Festival do Chocolate, que acontece de 27 a 31 de março, e já conta com mais de 20 empresas participantes, mas segundo Gerlane Melo, analista do Sebrae, este número vai aumentar. "A ATUA está contactando o trade turístico, principalmente cafeterias, chocolaterias, bares e restaurantes para aumentar a participação. Mas é bom lembrar que qualquer empresa no segmento pode participar, devendo procurar o Sebrae", afirma a analista. A gerente do Sebrae Garanhuns, Amanda Ferreira, também aprovou a iniciativa, e a instituição está preparando cursos com chocolates e na área de atendimento ao cliente para serem ministrados no início de março. Quanto aos cardápios, vai da criatividade de cada chef, de sobremesas a drinks. Que tal?

O Secretário de Comunicação Social da Prefeitura de Garanhuns, Ronaldo Cesar, participou da reunião que definiu a realização do Festival, representando também o secretário de turismo, Matheus Martins, e o prefeito Sivaldo Albino, que garantiu a realização do evento e a inclusão do evento no calendário turístico do município. Garanhuns se transformou na Terra dos Grandes Festivais, e além deles, festivais como este do Chocolate, na Páscoa, amplia ainda mais o movimento em nosso trade turístico. Participaram também do encontro, a analista do Sebrae Paula Sá, o executivo da Secom, Jancley Gomes, e o fotógrafo Hilton Marques.

Agora todos já sabem, Garanhuns vai ter Festival de Chocolate nas muitas opções de gastronomia da cidade. E não vai parar por aí. Huummmm!

*Da equipe da Secretaria de Comunicação

Fotos: Hilton Marques

PREFEITO WILSON LIMA ENTREGA À POPULAÇÃO NOVA ESCOLA TICO E TECO


Na manhã do último sábado,24 de fevereiro, o prefeito do município de São João, Wilson Lima, acompanhado dos secretários e de toda sua base de vereadores, recebeu centenas de pais e mães, que foram acompanhar a inauguração da nova Escola Tico e Teco que irá atender em torno de 350 crianças.

Na ocasião discursaram os vereadores, secretários e também a diretora da escola, Elielma Rocha onde todos enfatizaram a importância do novo equipamento de educação que acomodará as crianças com conforto e dignidade em um prédio novíssimo e moderno.

A fala mais esperada foi a do gestor Wilson, que emocionado falou sobre a “importância de ofertar aos alunos do município uma educação de qualidade em um local digno dos filhos e filhas de São João, com professores capacitados e preparados.

O prefeito também citou que a “escola Tico e Teco existe desde o ano de 1940 e que muitos homens e mulheres do município foram educados naquele local para tornarem-se médicos, engenheiros, professores, advogados e nesta data sentia-se orgulhoso por estar entregando para o povo uma escola nova e moderna.


IZAÍAS LEVANTA SUSPEITAS DA GESTÃO E SECRETÁRIA FALA EM IRREGULARIDADES

Secretária Wilza Vitorino
Deputado Izaías Régis

O líder do governo Raquel Lyra na Assembleia, deputado Izaías Régis (PSDB), usou a tribuna do Legislativo Estadual para levantar suspeitas sobre os recursos que Felipe Carreras (PSB) tem destinado a Garanhuns, já ultrapassando os 100 milhões de reais. 

Ex-prefeito disse que o montante é estranho e insinuou a existência de "interesses pessoais" nas emendas parlamentares de Carreras. Izaías criticou o prefeito Sivaldo Albino, que segundo ele anunciou a construção de uma estátua para o deputado federal, por conta do apoio que este tem dado ao município.

Em seu pronunciamento, o deputado mais de vez se referiu ao valor de R$ 150 milhões que o parlamentar socialista teria destinado a Garanhuns. Na verdade não se chegou ainda a este valor, mas o prefeito,  recentemente,  previu que poderia se chegar a este montante, "quando Carreras faria por merecer uma estátua".

RESPOSTA  - A Secretária de Educação do município, Wilza Vitorino, respondeu ao deputado -  a quem chamou de "vereador estadual" - que Felipe Carreras realmente tem trabalhado por Garanhuns, ao contrário do líder governista. 

Ela explicou  ao oposicionista que o prefeito Sivaldo Albino, ao falar que Felipe Carreras merece uma estátua na cidade, usou uma figura de linguagem, recurso linguístico que o "vereador estadual" parece desconhecer.

Wilza questionou o parlamentar estadual por fazer ilações, sem apresentar nenhuma prova de irregularidades na gestão de Sivaldo. Em seguida, revelou que tem documentos que mostram os indícios de irregularidades praticadas no governo anterior.

A secretária se referiu a um Inquérito Civil instalado a partir de uma fiscalização feita pelo Controladoria Geral da União em Garanhuns, que teria detectado má utilização dos recursos do Fundeb no município,  entre os anos de 2015 a 2017.

As conclusões do Ministério Público, a partir do trabalho da CGU,  é que pelo menos 10 irregularidades graves foram cometidas. Essas foram listadas num documento da Procuradoria da República, encaminhado ao ex-prefeito, no final de 2023.

Eis a relação das possíveis irregularidades:

1. Aquisição de kits escolares em número superior ao de alunos no ensino infantil e fundamental;

2. Superfaturamento de R$ 1.511.004,32 na compra de livros do projeto "Nas Ondas da Leitura";

3. Irregularidades no Pregão 38/2015 para aquisição de kits de livros, com direcionamento à empresa que tem vínculo com a Editora IMEPH;

4. Insuficiência na caracterização da necessidade de contratações, tanto de livros quanto de materiais didático-pedagógicos;

5. Realização de acréscimo financeiro no contrato 174/216, no valor de R$ 504.907,56,  sem as devidas justificativas técnicas;

6. Restrição à competitividade em procedimento de escolha do fornecedor de material didático;

7. Instrumentos de controle e saída no Almoxarifado Central insuficientes a assegurar o efetivo recebimento de todos os materiais didáticos contratados junto ao fornecedor, a exemplo de 35.065 livros;

8. Superfaturamento de R$ 606.666, 24 na compra de materiais que compõe os projetos pedagógicos "Tenda da Cultura", "Tenda Inflável", "Laboratório de Matemática" e outros;

9. Acréscimo de R$ 516.298,74 no valor do contrato 176/2016 sem qualquer fundamentação ou justificativa;

10. Evidências de superfaturamento na aquisição de materiais didáticos para desenvolvimento de projetos pedagógicos no ensino fundamental I e II pela Empresa V.A. de Oliveira.

O documento do Ministério Público é de conhecimento do ex-prefeito, do secretário de educação da época, do procurador do município da gestão passada e do Tribunal de Contas do Estado.

MÚSICA DO "JÁ GANHOU TAN TAN TAN" PROVOCA AÇÃO JUDICIAL EM GARANHUNS


A música "Já Ganhou Tan Tan Tan", de Edinho Pakera, artista que ficou conhecido como o Barão da Pisadinha, cria polêmica na política de Garanhuns, antes mesmo de começar a campanha política.

É que a música vem sendo usada muito nas redes sociais, às vezes só com uma menção a frase "já ganhou". Invade principalmente o Instagram, quando tem algum vídeo ou notícia envolvendo o prefeito Sivaldo Albino.

O gestor, como outros, leva a "brincadeira" no bom humor e costuma repostar comentários de internautas simpáticos ao seu nome.

Pois bem, o PSDB do deputado Izaías Régis foi à Justiça, através de advogado, solicitando que não mais fosse permitido que o prefeito reproduzisse a música ou o tan tan tan da garotada.

O juiz eleitoral Eneas Oliveira, ao analisar a solicitação indeferiu o pedido dos oposicionistas, por entender que iria ferir o direito a liberdade de expressão.

Portanto, está permitido à meninada continuar repetindo a pisadinha ou mencionar a frase "já ganhou tan tan tan".

ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DA COHAB DOIS TERÁ SALA DE INFORMÁTICA


O município de Garanhuns foi contemplado com 10 novos computadores,  que serão usados para a montagem de uma sala de informática. A doação dos equipamentos faz parte do programa Computadores para Inclusão, do Governo Federal. 

A entrega dos computadores entrega aconteceu no Instituto Inovação e Economia Circular, no Recife, um dos parceiros na realização do projeto.

Os equipamentos  serão destinados à Escola Prefeito Amílcar da Mota Valença, na Cohab 2, uma das cinco do município que funcionam em tempo integral. 

Estudantes da escola Amílcar Valença participaram do momento de entrega e comemoram a novidade. “Eu tenho 10 anos, estudo o quinto ano e queria agradecer a companhia de todos, e estar entregando esses computadores pra gente. Vai nos ajudar muito nos nossos estudos”, expressou o estudante Davi Emanuel.

A Escola Prefeito Amílcar atende mais de 600, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. “Recebemos computadores para que a gente consiga trabalhar com as nossas crianças. São 10 kits que irão ajudar no processo de ensino-aprendizagem deles. Vamos trazer a tecnologia para o dia a dia desses estudantes e de toda comunidade da Cohab 2”, disse Michella Monteiro, gestora da Escola.

“A gente tem a certeza que esses equipamentos vão ser muito úteis e vão ajudar bastante nos processos de aprendizagem das comunidades educativas, das escolas, que nesse momento estão recebendo esses equipamentos. Que seja a primeira de muitas parcerias que faremos com o município”, disse Domingos de França, Fundador do Instituto de Inovação.

CAPOEIRAS RECEBE MINISTRO SILVIO COSTA FILHO E DEPUTADO ÁLVARO PORTO


O prefeito Nêgo do Mercado (PSB) recebe em Capoeiras, na próxima sexta-feira, dia 1º de março, o ministro de Portos e Aeroportos do Governo Lula, Silvio Costa Filho. E também o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto.

Os dois líderes políticos estarão na cidade para prestigiar a inauguração da reforma do Hospital Municipal, realizada na atual gestão socialista. Os serviços de melhoria da unidade de saúde incluem a instalação da sala de Raio X.

Além da inauguração, com a presença do prefeito, vice-prefeito, vereadores, secretários e visitantes ilustres, a solenidade terá ainda a entrega, pelo gestor, de um ônibus novo para o serviço do TFD no município.

Silvio Costa Filho e Álvaro Porto foram os deputados apoiados pelo grupo de Nêgo do Mercado, que inclui os ex-prefeitos Neném e Neide Reino.

Com o apoio dessas lideranças, os dois tiveram as maiores votações já dadas a parlamentares em Capoeiras.

Álvaro passou de 4 mil votos e Silvio, que está licenciado do parlamento, obteve mais de 5 mil votos.

Os dois têm procurado retribuir a expressiva votação que receberam no município, destinando recursos para a saúde, obras de infraestrutura e outros setores. 

PROGRAMA IMÓVEL DA GENTE BENEFICIA OS QUE MAIS PRECISAM


Mais uma iniciativa do Governo Lula para beneficiar os que mais precisam.

O presidente Lula lançou o  programa Imóvel da Gente. Mais de 500 imóveis da União,  em 200 municípios,  poderão ser destinados a outros entes federativos, movimentos sociais e setor privado,  para construção de habitações e equipamentos públicos.

Além desses, que estão sob gestão da Secretaria de Patrimônio da União, o Instituto Nacional do o INSS tem 3.213 imóveis não operacionais passíveis de serem destinados para outros projetos.

Lula assinou o decreto que institui o Imóvel da Gente, com o objetivo de democratizar o uso de prédios do Governo Federal que não estão sendo utilizados.

De acordo com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, a destinação levará em conta a função socioambiental do patrimônio da União e o benefício da população.

As prioridades do programa são a oferta habitacional, por meio do Minha Casa Minha Vida; regularização fundiária e urbanização; obras de infraestrutura e equipamentos de políticas públicas diversas do governo, como os projetos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento e de saúde e educação. 

*Com informações da Agência Brasil.

OS QUATRO NOMES DO PT QUE SÃO COTADOS PARA VICE DE SIVALDO

Bispo e Neilton
Dani Ubirajara e Eraldo Ferreira


A vaga de candidato a vice-prefeito, na chapa do PSB, continua aberta ao Partido dos Trabalhadores, conforme deixou claro o prefeito Sivaldo Albino, durante o evento Agenda 40, realizado no último final de semana.

Como não há movimento de nenhum nome de fora do partido se filiar ao PT, nos próximos dias, o nome indicado deve sair mesmo do atual quadro de filiados do diretório municipal.

Quatro nomes estão cotados à indicação, três homens e uma mulher, justamente a atual presidente da agremiação no município, Danielle Ubirajara.

Ela tem formação em direito, tem pós-graduação na área de educação e atua na gestão do prefeito Sivaldo Albino.

Revelou ao blog que acompanha o político do PSB desde suas campanhas de vereador.

Danielle é a mais jovem dos quatro. Mãe de três filhos, vive para o trabalho e a família.

O segundo nome da lista é José Ivaldo Bispo. É petista histórico, filiado ao PT, mesmo antes de Lula ser presidente da República a primeira vez.

Foi sindicalista, professor, dirigiu uma cooperativa em Garanhuns na época dos governos anteriores do PT e atualmente tem uma microempresa na área de construção civil.

Extremamente discreto, Bispo evita se expor na mídia e nem ao menos admite ser pré-candidato a vaga de vice. Mesmo assim, tem a simpatia de grande número de filiados no município e de lideranças estaduais do partido.

Outro petista histórico que está na relação é Eraldo Ferreira, que é primo em segundo grau do presidente Lula.

Ele está para completar 70 anos, mas acredita que ainda pode colaborar muito com Garanhuns, devido a sua ligação com o presidente do Brasil.

Eraldo confidenciou ter tido uma conversa recente com Lula, que teria lhe perguntado se querida alguma coisa do governo.

Como Dani Ubirajara, também participa da administração municipal.

O quarto nome que vem sendo colocado é o de Neilton Falcão, atual Secretário de Agricultura de Garanhuns.

É o que parece ambicionar menos a vaga de vice de Sivaldo. Segundo um petista próximo a Neilton, ele prefere não entrar numa disputa interna, tendo preferência em apoiar o nome de Ivaldo Bispo.

Neilton Falcão já foi vereador, no município de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco.

O prefeito Sivaldo Albino não tem restrição a nenhum nome. Para ele o mais importante é cumprir o compromisso firmado com o PT, que indicará o candidato a vice após amplo entendimento.

Esse processo local também passa pelas lideranças estaduais, como Doriel Barros, Carlos Veras e o senador Humberto Costa.

Os quatro nomes citados são do mesmo partido e da mesma tendência interna do PT, ligados ao deputado estadual e presidente do Diretório Estadual, Doriel Barros.

Caso uma deles seja escolhido mais na frente e acatado pelo atual prefeito, certamente continuarão juntos, no mesmo palanque.

DIREÇÃO DO SPORT DEVE ROMPER COM TORCIDA ORGANIZADA


Cinco dias depois do atentado da uniformizada do Sport ao ônibus do Fortaleza, nas proximidades da Arena de Pernambuco, o presidente Yuri Romão anunciou que vai romper relações com a organizada. Segundo ele, as medidas já foram oficializadas aos órgãos públicos responsáveis.

Ainda de acordo com Romão, assim que órgãos responderem, o clube fará um comunicado à imprensa. “Aqui em Pernambuco, nos três grandes clubes. Temos três torcidas muito violentas. Ficou provado no clássico de sábado, bem como no jogo de Caruaru (Central x Santa Cruz), que essas torcidas não estão preocupadas com o futebol. Então, isso passou a ser um problema social”, iniciou Yuri, em entrevista à Rádio Jornal.

“Nossa diretoria elaborou um plano de ação para começar a coibir determinadas situações. Obviamente, focado na torcida organizada mais violenta que temos aqui no Sport. Estamos seguindo alguns ritos que precisam ser feitos. Inclusive, oficiando a Secretaria de Defesa Social (SDS), o Ministério Público, o Comando Geral da Polícia Militar, a Polícia Civil. Todos esses órgãos estão sendo oficiados com as medidas que vamos tomar contra essa torcida”, adicionou, antes de explicar o ‘atraso’ na divulgação das medidas.

“Estamos seguindo o caminho certo. Porque a gente não queria esses órgãos soubessem através da imprensa as decisões que nós estamos tomando. Assim que eles derem o ‘recebido’, nós vamos divulgar na imprensa o que foi decidido.”

*Fonte: Leia Já.

ALIANÇA GOVERNISTA INCLUI PSB, PT, PV PC DO B, REPUBLICANOS E SOLIDARIEDADE


O grupo governista em Garanhuns irá contar com legendas de peso na política brasileira, com representações nas casas legislativas municipais, nos estados e na União.

Além do PSB, partido do prefeito Sivaldo Albino, a aliança inclui o PT, o PC do B, PV,  o Republicanos e o Solidariedade.

A aliança pode incluir ainda o PDT, que enviou representação para a Agenda 40, realizada sábado passado.

O Partido Socialista passará a ter cinco vereadores em Garanhuns (leia matéria abaixo) e o PT terá uma chapa competitiva forte, podendo eleger pelo menos dois representantes.

O vereador Professor Márcio, que disputará a reeleição, vai se filiar ao Partido dos Trabalhadores.

Provavelmente será o nome mais forte da legenda para garantir o mandato. Mas além dele o PT terá outros candidatos com potencial, caso de Leleu, liderança política do bairro do Magano.

Outro nome que deve se considerar é Danilo Barros. É jovem, com formação em direito e filho do deputado estadual Doriel Barros, presidente do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores.

Marília Ferro e Fernanda Limão, que em 2020 formaram com Fanny Bernal o coletivo As Manas, este ano disputam em faixa própria o mandato, pelo PT.

Fany, que exerce o mandato, está na oposição.

A vereadora Nelma Carvalho se filiará ao Solidariedade e deve ser a principal puxadora de votos do partido no município.

O Republicanos terá três vereadores da base governista: Juca Viana, Darliane de Natalício e Marinho da Estiva. São candidatos fortes e dependendo da "calda" poderão garantir seu retorno à Câmara Municipal.

Zaqueu Lins, que ingressou há pouco no grupo de Sivaldo, é o principal nome do Republicanos em Garanhuns. Mas é pouco provável que seja candidato a vereador. Marcos, seu irmão, deve disputar a vaga na Câmara e logicamente terá boas possibilidades de chegar.

Essa coalização de partidos, com a distribuição que foi feita, deixa todos com chances. Quem for bem votado, em cada legenda, poderá assegurar uma cadeira na Casa Raimundo de Moraes.

O PSB/PT, junto com os outros partidos, também garantem um tempo precioso na propaganda eleitoral de rádio.

No período eleitoral, os candidatos têm não apenas programas em horários fixos, pela manhã e tarde, mas também inserções de 30 segundo ao longo do dia.

Um marketing bem feito, aproveitando o tempo que será calculado pela Justiça Eleitoral, pode ser uma boa ajuda na campanha.

PSB PASSARÁ A TER CINCO VEREADORES EM GARANHUNS

Luizinho Roldão
Johny Albino


Com a filiação dos vereadores Alcindo Correia e Luzia da Saúde ao Partido Socialista Brasileiro, o PSB de Garanhuns passará a ter cinco vereadores em sua bancada.

Os dois se filiarão ao partido assim que abrir a janela partidária, nos próximos dias.

O partido já tinha na Câmara, eleitos em 2020, os vereadores Luizinho Roldão (atual presidente do Legislativo Municipal), Johny Albino (irmão do prefeito) e Damásio Cardoso, político ligado ao segmento evangélico.

Além de Luzia e Alcindo, ainda o PSB ainda terá em seus quadros Matheus Martins, Erivan Pita e Marcelo Marçal, todos ex-vereadores.

Também passam a fazer parte das hostes socialistas, e são pré-candidatas proporcionais,  nomes do porte de Débora Tenório e Adriana Bezerra.

Não resta dúvida de que os socialistas terão uma chapa proporcional fortíssima na eleição deste ano. Por isso que nas contas de integrantes da legenda eles preveem que farão pelo menos seis vereadores, podendo até fazer mais um, no caso de alguns candidatos conseguirem votação acima da média.

Damásio Cardoso
Alcindo Correia
Luzia da Saúde

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DEFENDE REELEIÇÃO DE NÊGO DO MERCADO

Vereadora Verônica, deputado Álvaro Porto

e prefeito de Capoeiras, Nêgo do Mercado


O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, esteve no sábado com o prefeito Nêgo do Mercado (PSB) e e outras lideranças políticas de Capoeiras.

Na oportunidade, Álvaro comemorou as adesões que Nêgo tem recebido, citando o nome da vereadora Verônica de Zé João, que inclusive participou do encontro.

“A pré-candidatura de Nêgo está mais forte a cada dia. A adesão da vereadora Verônica, a mais votada de Capoeiras, demonstra que o projeto da reeleição só tende a crescer. Muitas outras lideranças estão chegando para o nosso grupo”, salientou o presidente da Assembleia.

Álvaro Porto apoiou Nêgo do Mercado na campanha vitoriosa de 2021 e defende abertamente a sua reeleição. O deputado está inteiramente engajado no projeto político, por entender que Capoeiras tem um excelente gestor. "O trabalho precisa continuar", frisou o presidente da Alepe. 

Participaram da reunião, além de Álvaro Porto, Nêgo do Mercado,  a  vereadora Verônica, o ex-prefeito Neném, o vereador Alysson Farias e outras lideranças capoeirenses.

FOTO REÚNE CHARLIE CHAPLIN, SOPHIA LOREN E MARLON BRANDO


Três ícones do cinema mundial juntos: Sophia Loren, Charlie Chaplin e Marlon Brando.

A primeira,  italiana está com 89 anos. Não faz muito tempo ainda atuou, num filme belo, que está na Netflix. 

Chaplin foi um mago por trás das câmeras e produziu filme muito significativos, como Luzes da Cidade, Tempo Modernos e O Grande Ditador.

Também se destacou como ator, criando um personagem inesquecível, o Carlitos.

Marlon Brando foi uma dos melhores atores da história de Hollywood, tendo deixado uma marca forte na sétima arte.

Um dos destaques de sua carreira foi a interpretação do mafioso Dom Corleone, no filme O Poderoso Chefão.

Note que na foto Chaplin era o único que já estava velho. O ator e diretor morreu dormindo, em 1977, aos 88 anos.

PSB TEM 12 PROCESSOS EM CIMA DE MAGNO, QUE É IMPLACÁVEL COM RAQUEL


Crítico implacável da governadora Raquel Lyra, o jornalista Magno Martins também bateu - e muito - nos governos do PSB, principalmente em Paulo Câmara.

Segundo o próprio repórter, o Partido Socialista em Pernambuco já moveu 12 processos contra ele.

Magno também revelou que o prefeito João Campos, nem sua família, falam com ele.

Apesar dessa relação conflituosa com o PSB, o jornalista admite que há uma onda, hoje, a favor de João Campos.

Acredita que o socialista, caso reeleito prefeito do Recife no primeiro turno, como se desenha, será um candidato forte ao Governo do Estado.

Para Magno Martins, o prefeito João Campos é um fenômeno político, hoje conhecido em todo o Brasil graças às redes sociais.

Prefeito bem avaliado, político carismático, o filho de Eduardo Campos tira o sono de Raquel, que na opinião de Magno faz um governo desastroso.

SIVALDO ALBINO DECIDE DISPUTAR A REELEIÇÃO EM GARANHUNS


Agora é oficial! Sivaldo Albino é pré-candidato à prefeitura de Garanhuns e irá disputar a reeleição.

O próprio prefeito confirmou sua decisão, durante a Agenda 40, realizada neste sábado, na sede da Fetape, na Avenida Duque de Caxias, em Heliópolis.

Na oportunidade, Sivaldo reiterou que o ou a vice em sua chapa será indicado (a) pelo Partido dos Trabalhadores.

O encontro dos socialistas foi prestigiado pelos deputados federais Felipe Carreras e Pedro Campos (PSB), além dos deputados estaduais Sileno Guedes (PSB) e Doriel Barros (PT). 

Durante a Agenda 40, diversas lideranças do município se filiaram ao PSB, que deve apresentar uma chapa forte na disputa proporcional.

O Partido Socialista em Garanhuns tinha até ontem três vereadores: Luizinho Roldão, Johny Albino e Damásio Cardoso.

Agora também pertencem aos quadros do PSB os vereadores Alcindo Correia, Luzia da Saúde e Professor Márcio.

Também lideranças sem mandato se filiaram ao Partido Socialista e devem disputar o mandato, como a delegada Débora Tenório e Adriana Bezerra, que faz parte do Conselho Tutelar.

Sivaldo ainda não sinalizou quem será o seu vice. Nem a direção do Partido dos Trabalhadores adiantou o nome ou os nomes que serão apresentados para a composição da chapa.

Ao final da reunião, quando usou da palavra, o prefeito Sivaldo Albino lembrou das dificuldades do início do mandato, em plena pandemia, quando a prioridade era salvar vidas.

Superada a crise sanitária, nos últimos dois anos a prefeitura tem feito muitas entregas em todos os bairros da cidade. Daí que o gestor, segundo ele próprio frisou hoje tem um governo aprovado por mais de 70% da população garanhuense.

O prefeito do Recife, João Campos, enviou um vídeo que foi apresentado durante a Agenda 40. Ele lembrou os legados de Miguel Arraes e Eduardo Campos e frisou que o PSB trabalha para transformar a vida das pessoas.

A reunião dos socialistas foi prestigiada ainda por lideranças locais, como o presidente da Câmara, Luizinho Roldão, ex-prefeito Silvino Duarte e ex-vereador Zaqueu Lins.

Agora temos três pré-candidatos à prefeitura, para a eleição de outubro: Sivaldo Albino (PSB), Izaías Régis (PSDB) e Gersinho Filho, atualmente filiado ao União Brasil.

RECURSOS DE FERNANDO RODOLFO PARA PASSARELAS ESTÃO NO DNIT


Deputado federal Fernando Rodolfo luta, desde o seu primeiro mandato, pela construção de passarelas em Garanhuns e Caruaru, que são necessárias para moradores de bairros cortados por BRs.

É o caso,  por exemplo, do trecho nas imediações do bairro de Manoel Chéu, aqui em Garanhuns.

O parlamentar disponibilizou recursos para a construção de uma passarela na Suíça Pernambucana e seis em Caruaru.

Verbas já foram repassada ao DNIT, porém por questões burocráticas as obras ainda não foram iniciadas.

Segue um telegrama do superintendente do DNIT em Pernambuco, Bruno Bittencourt, comprovando a destinação dos recursos, via emenda parlamentar:  

Excelentíssimo Senhor Deputado Federal Fernando Rodolfo,

Em resposta ao contato estabelecido pela Sra. Edna Bulc, chefe de gabinete, venho através do presente e-mail informar-lhe quanto ao andamento dos trabalhos referentes à elaboração de projeto e construção de passarelas em Caruaru e Garanhuns.

O recurso de emenda foi disponibilizado ao DNIT, mas não foi pago nada às contratadas, pois os projetos ainda não foram produzidos pela supervisora de manutenção do DNIT. O contrato de supervisão de manutenção anterior foi rescindido pela Superintendência Regional do DNIT em Pernambuco, devido à insuficiência dos serviços prestados, o que culminou no encerramento prematuro do contrato e aplicação de multa contratual.

Fizemos novas licitações para contratação de duas novas supervisoras, uma para o lote 1 (abrangendo jurisdição das ULs Recife e Caruaru) e a outra para o lote 2 (abrangendo a jurisdição das ULs Arcoverde, Salgueiro e Petrolina), mas houve disputa judicial e questionamento do TCU durante o processo licitatório. A justiça e o TCU já decidiram favoravelmente ao andamento da licitação nesses dois lotes, destravando essas contratações. A Superintendência do DNIT em Pernambuco já assinou os novos contratos de supervisão de manutenção dos lotes 1 e 2, e as empresas estão se mobilizando. Os estudos e projetos executivos das passarelas serão demandados por Ordem de Serviço às novas supervisoras a partir de janeiro/24, então temos uma perspectiva de lançar o edital de licitação das obras no fim de 2024.

Sem mais a acrescentar, concluímos renovando nossos votos de estima e consideração.

Respeitosamente,

Eng. Bruno Lezan Bittencourt

Superintendente Regional

Superintendência Regional em Pernambuco – DNIT

Fones: 81-3463-5135 / 81-3463-5100

E-mail: bruno.bittencourt@dnit.gov.br

Av. Antônio de Góes, 820. Pina. (2o Andar)

CEP: 51110-000. Recife – PE.

ÁGUA VOLTA A JORRAR NAS TORNEIRAS E CHUVEIROS DE GARANHUNS


Uma virose me deixou de cama, o sábado inteiro, por isso não tive forças para atualizar o blog.

Mas é justo que neste domingo, quando consigo escrever alguma coisa, registre que a Compesa resolveu o problema das bombas e ontem mesmo a água voltou a jorrar nas torneiras.

Parabéns aos funcionários da empresa. Sabemos que a culpa não é deles. Essa questão vem de longe e os governos nunca fazem o investimento necessário para dar um basta à situação.

Se Garanhuns tem três reservatórios d´água, todos cheios, não é admissível que o líquido não chegue na casa da gente.

Quando faltar, vamos reclamar!

MAIORIA DOS BAIRROS DE GARANHUNS ESTÃO SEM ÁGUA


Na Cohab II e áreas adjacentes, há uma semana que não chega água da Compesa nas torneiras.

Procuramos informações junto a pessoas de outros bairros e a situação é a mesma.

O radialista Eduardo Peixoto, com quem tivemos contato, revelou que o problema é geral. "Há áreas da cidade sem água há 20 dias", informou.

De acordo com o profissional de imprensa, o problema decorre de falha numa das bombas do sistema de abastecimento d´água.

Isso já ocorreu por diversas vezes, em outros governos e volta com força na atual administração estadual.

A Compesa é uma das empresas mais criticadas pela população, tanto em Garanhuns, quanto em outras cidades.

Não é pra menos. As pessoas sabem que os reservatórios têm água suficiente, mas em casa não se ter uma gota do líquido para cozinhar ou se banhar gera insatisfação generalizada.

VEREADOR ALCINDO USA A TRIBUNA PARA TRAÇAR O PERFIL DE ZAQUEU


Líder do Governo Municipal na Câmara, o vereador Alcindo Correia usou o grande expediente, na sessão legislativa, para falar da trajetória de Zaqueu Lins em Garanhuns. 

Parlamentar destacou o homem, o pai de família, o trabalhador. 

Lembrou que o ex-vereador, natural de Caruaru, chegou em Garanhuns bastante jovem.

Com 18 anos trabalhou numa casa de peças de automóveis, depois botou seu próprio negócio. E mais tarde voltou a atuar como empregado.

Alcindo falou ainda da posição de Zaqueu Lins na sociedade como evangélico, integrante da primeira Igreja Batista da cidade.

Entrou na política em 1996, quando foi candidato a vereador e ficou na primeira suplência.

Quatro anos depois se elegeu para o primeiro mandato, com mais de 2 mil votos.

Se reelegeu em 2004, em 2008, 2012 e 2016, sempre com grandes votações.

Em 2008 Zaqueu teve perto de 4 mil votos para vereador, números jamais alcançados por qualquer candidato até hoje.

O perfil traçado por Alcindo Correia não deixa dúvida quanto ao potencial político de Zaqueu Lins, que disputou também o mandato de deputado estadual, em 2014, tendo obtido em torno de 20 mil votos só em Garanhuns e mais de 23 no cômputo geral.

Esta semana toda o ex-vereador foi o principal tema das conversas políticas. Isso porque ele deixou o gabinete do deputado estadual Izaías Régis e vai trabalhar na gestão do prefeito Sivaldo Albino.