JEFFETON MONTEIRO ASSUME PRESIDÊNCIA DO SOLIDARIEDADE EM JUPI


Nos últimos dias Jupi tem vivido as primeiras movimentações políticas, tendo em vista as eleições municipais de 2024. Nesse contexto, uma figura de bastante destaque desponta no cenário partidário daquele município: Jeffeton Monteiro, fisioterapeuta e ex-vereador. 

Ele tem ampla experiência em questões políticas municipais, adquirida em seu último mandato como vereador e por conta da forte militância que tem desenvolvido nos últimos anos. Sobretudo no último pleito eleitoral para o governo do Estado, quando esteve ao lado de Marília Arraes. 

Jeffeton assume a presidência do Solidariedade em Jupi, trazendo consigo uma bagagem de conhecimentos e habilidades que podem influenciar significativamente o rumo das próximas eleições no município.

O Solidariedade, partido que tem ganhado espaço e relevância no cenário nacional e estadual, aposta no ex-vereador como peça-chave para fortalecer sua atuação política e ampliar sua base de apoio.

Jeffeton Monteiro, que foi eleito o vereador mais votado,  em 2016, aposta na montagem de uma chapa proporcional competitiva, no próximo ano. Sua chegada à presidência do Solidariedade representa um reforço significativo para o partido, que busca fortalecer sua atuação no município e conquistar um maior número de cadeiras na Câmara,  nas próximas eleições.

Os olhos da população estão voltados para o desenvolvimento de sua candidatura e para a configuração das forças políticas que se desenham para a próxima eleição. Jeffeton não descarta a possibilidade de o Solidariedade disputar a prefeitura apresentando candidatos a prefeito e vice-prefeito, em 2024.

GOVERNADORES PASSAM, MAS GARANHUNS FICA, FIRME, ENTRE SETE COLINAS


Em 2009, o então governador Eduardo Campos sancionou a Lei de número 13.788, considerando o São João de Caruaru como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Pernambuco.

A referida lei foi de autoria da deputada Miriam Lacerda, esposa de Tony Gel, que foi prefeito de Caruaru por dois mandatos e também deputado estadual.

Anos depois o Festival de Inverno de Garanhuns também foi considerado Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Pernambuco.

A aprovação dessas leis é um reconhecimento da importância dos eventos nas duas cidades, um realizado durante o mês de junho e o outro em julho.

Não é preciso ser advogado para saber que essa outorga, vamos considerar assim, não dá o direito do Estado se apropriar do São João de Caruaru nem do Festival de Inverno de Garanhuns.

Tanto que a festa junina na capital do Agreste sempre é organizada pela prefeitura. O Governo do Estado apenas dá o suporte de recursos.

A autonomia de Caruaru é tal, que o atual prefeito daquele município, Rodrigo Pinheiro, já anunciou que em 2024 os festejos juninos na cidade irão durar mais de 70 dias.

Ninguém do governo contestou, é claro. A cidade é a terra de Raquel Lyra, ela foi prefeita eleita e reeleita e Rodrigo era seu vice e caminha para emplacar um novo mandato, desta vez partindo logo como titular.

Caruaru é quem faz o seu São João, assim como Arcoverde, Petrolina, Bom Conselho e muitas outras cidades de Pernambuco.

Ora, se os outros municípios têm autonomia, realizam seus eventos e o Governo do Estado entra apenas como o apoio financeiro, por que somente Garanhuns precisa ficar preso, acorrentado, submisso ao pedantismo dos funcionários comissionados da Fundarpe de plantão?

Não se trata de guerra nem de briga política, como alguns estão entendendo essa polêmica em torno do Festival de Inverno. Na verdade é muito mais uma questão de honra, de dignidade, de altivez.

Raquel Lyra foi eleita para governar Pernambuco, cuidar dos 184 municípios do estado. Mas não é dona de nenhum deles, precisa respeitar a autonomia dos municípios pequenos, como Jucati e Iati, dos médios, caso de Garanhuns, Gravatá e Arcoverde e dos grandes, como Petrolina,  Olinda e Jaboatão dos Guararapes.

Não se trata, neste momento, de ficar contra ou a favor de Sivaldo Albino. É de ficar ao lado de Garanhuns. Defender sua bandeira, seu hino, sua história, sua importância no Agreste e em todo o Estado de Pernambuco.

Tem gente pra tudo no mundo. Para defender Bolsonaro e seus crimes, apoiar Raquel e seu jeito autoritário de governar, defender o armamento da população, acreditar que a cloroquina salva e a vacina faz virar jacaré.

Assim, por questões políticas alguns - até lideranças políticas do município - estão se posicionando favoravelmente à governadora (ela, neste caso, não faz parte da chamada Legião Estrangeira?) e se voltando contra a própria cidade.

Eu sou bairrista neste momento. Nascido em Capoeiras, vivi em Garanhuns parte da infância e adolescência, passei anos na capital, mas voltei e aqui estou na Cohab II, em janeiro vai completar 30 anos.

Por generosidade da Câmara Municipal, recebi o título de Cidadão de Garanhuns, que é minha cidade por aqui viver e pela honraria concedida pela então vereadora Betânia Monteiro e demais parlamentares da Casa Raimundo de Moraes.

Esta é minha posição pessoal. Acredito, porém, pelo que tenho acompanhado, que o bairrismo, o sentimento de amor pela cidade, faz com que neste momento mais de 90% da população apoia a proposta do prefeito Sivaldo Albino de tomar as rédeas do Festival de Inverno.

O gestor deixou claro que não declarou guerra a ninguém, continua aberto ao diálogo. Apenas quer a mesma autonomia de Caruaru, Arcoverde, Petrolina, Bom Conselho, Gravatá, Triunfo, Pesqueira e outras cidades, na realização de eventos.

A gestão de Raquel Lyra errou feio na organização do Festival de Inverno deste ano. Ficou muito aquém das edições passadas, começou mal e encerrou ontem melancolicamente, com espaços de sobra na Praça Mestre Dominguinhos, principal polo do evento.

Sivaldo Albino mostrou altivez e teve o seu dia de Dom Pedro I, dando o grito de independência.

Ficar contra ele, neste caso específico do FIG, é  ficar contra sua própria terra.

Miguel Arraes passou, passou Jarbas, Joaquim Francisco, Roberto Magalhães, Marco Maciel, Eduardo Campos e Paulo Câmara.

Raquel Lyra também passará. Mas Garanhuns está firme como rocha, cravada entre sete colinas, uma cidade abençoada pela natureza.

Salve Garanhuns! Viva o Festival de Inverno!

SIVALDO ALBINO DEU O GRITO DA INDEPENDÊNCIA POR GARANHUNS?

Por Altamir Pinheiro

Em que pese nos 9 dias do 31º FIG ter chovido muito,  com a temperatura oscilando entre 15 e 19 graus, desde a sexta-feira (29), além de um ambiente extremamente tumultuado,  a TEMPERATURA ESQUENTOU nos parques, polos de festejos, nos cafés, bares e restaurantes, nos jardins, nas esquinas das ruas de Garanhuns.

Inúmeras discussões e ideias ganharam contornos e tomaram força. A imprensa acirrava os ânimos, com artigos repletos de críticas ao fracasso que foi a realização do Festival de Inverno deste ano. 

No apagar das luzes do Festival,  Garanhuns acordou com uma "notícia bomba" anunciada pelo prefeito do município,  que em rede social declarou: definitivamente, Garanhuns se livra das amarras do Estado e seu FESTIVAL DE INVERNO do  próximo ano, em razão do comprovado fracasso da versão deste ano,  por culpa da interferência do Governo do Estado, ficará sob o controle soberano e incondicional do Poder Municipal,  com apoio da iniciativa privada e os ministérios vinculados ao turismo e a cultura de Brasília.

Em artigo publicado neste último dia do mês,  o jornalista da capital, Magno Martins,  afirmou que, alijado do FIG deste ano, Sivaldo Albino declarou guerra ao Governo do Estado. Sua fala, entretanto, foi entendida como uma espécie de luta contra um sentimento de perda do município encarnado pela população. 

Sivaldo exigiu respeito, assumindo uma POSTURA mais firme, segura e confiante. Agiu determinado a reafirmar sua autoridade máxima no município, delegada pelo povo de Garanhuns. Quando alguém acredita no que faz, como ele, essa simples crença pode mudar tudo, disse o jornalista e, sarcasticamente detonou: perguntar não ofende,  Sivaldo declarou a independência da República de Garanhuns?

P.S.: - Com essa corajosa atitude, Garanhuns foi contemplada   por um alto grau de soberania ao mesmo tempo que foi afetada em cheio pelo sentimento de dignidade. Quer dizer, a independência do nosso  FESTIVAL DE INVERNO  não tem algemas.

PREFEITURA DE CAPOEIRAS TAPA OS BURACOS DA PE-193

Por Junior Almeida

 

Na segunda-feira passada (24), publicamos aqui uma matéria mostrando a situação precária da rodovia estadual PE 193, que liga a Vila Araçá, em Caetés, corta o município de Capoeiras, e vai até São Bento do Una. O que não falta na estrada são buracos e, infelizmente, acontecem acidentes, muitos deles graves, com vítimas fatais.

 

O texto repercutiu nas rodas de conversas de pessoas que diariamente usam a rodovia, nos meios políticos e, principalmente, nas redes sociais. Críticas não faltaram aos que deveriam fazer a manutenção da pista e, sabe o que o Governo do Estado, através do seu órgão responsável fez?! O de sempre. Nada.

 

Passa-nos a impressão, que pelo DER – Departamento de Estradas e Rodagens de Pernambuco - a estrada ficaria do mesmo jeito, com os buracos de sempre. Para “sorte” do povo, para tentar amenizar os muitos problemas da pista, o poder público de Capoeiras, através de sua secretaria de obras, resolveu trabalhar para tapar os buracos da via, serviço esse que quem tem obrigação fazer é o Estado.

 

No Instagram oficial da Prefeitura foi postado a seguinte mensagem:

 

A gestão municipal, por meio da Secretaria de Obras está realizando uma Operação Tapa Buracos na PE-193, com objetivo de melhorar as condições de tráfego e a segurança para todos.

 

 Lembrando que o atual prefeito de Capoeiras, Nêgo do Mercado, é aliado de Raquel Lyra, em quem votou no segundo turno, e que tem a promessa da governadora de muitas obras para o município.  Assim, é de se entender a preocupação do gestor em cuidar da PE-193, no sentido de ajudar a população de diversos municípios do Agreste Meridional e do próprio Governo do Estado.

 

*Foto do Instagram da Prefeitura de Capoeiras.


O FESTIVAL DE INVERNO É DE GARANHUNS - NÃO AO GOLPE!

A foto do Diário de Pernambuco mostra a 
Praça Mestre Dominguinhos esvaziada


Não tenho nenhuma dúvida de que se fizer uma pesquisa em Garanhuns, a partir desta semana, ampla maioria da população vai aprovar que a Prefeitura do Município assuma a responsabilidade pela realização do Festival de Inverno.

Muitos veem como uma briga,  o conflito entre os governos estadual e o municipal, quando na verdade a questão é mais ampla.

Trata-se, antes de tudo, de defender o Festival e a própria autonomia de Garanhuns.

Há três décadas, desde que foi criado o FIG, por iniciativa do então prefeito Ivo Amaral, que a Fundarpe é parceira na realização do evento.

Acontece que,  ao longo dos anos a Fundação Estadual se tornou a dona do evento.

Não começou com Raquel Lyra. No governo de Jarbas essa situação já tinha se agravado e agora,  com a primeira mulher comandando os destinos do Estado,  chegamos a um estágio de desrespeito total a Garanhuns.

A programação foi anunciada tardiamente e decepcionou 90% dos que acompanham o FIG desde a sua criação.

O resultado foi que a Praça Mestre Dominguinhos, principal vitrine do Festival, ficou vazia até em dias que tradicionalmente ficava completamente lotada.

Tirando as noites em que se apresentaram Priscila Senna e Simone Mendes, duas artistas que não têm o perfil dos cantores e cantoras que se apresentam no evento multicultural, não tivemos nem um outro dia de público expressivo.

Quem não lembra de como ficou a Praça Mestre Dominguinhos (antiga Guadalajara), quando das primeiras vezes que vieram à cidade nomes como Fagner, Alcione, Gal Costa, Djavan, Caetano Veloso, Ana Carolina e a Banda Skank?

A Avenida Dantas Barreto, A Rua Barão de Rio Branco, a Avenida Santo Antônio e até parte da Melo Peixoto totalmente tomadas por ônibus que trouxeram turistas do Recife, Caruaru, Maceió, Palmeira dos Índios, Arapiraca e até de cidades mais distantes, como João Pessoa, Natal e Aracaju.

Esse cenário em 2023 desapareceu. Tivemos alguns dias com boa movimentação no Pau Pombo e Parque Euclides Dourado, porém no geral o Festival ficou muito aquém das edições passadas.

Diante dessa situação toda, com a politização da festa com participação do deputado Izaías Régis, o prefeito teve de tomar uma atitude ousada, anunciando que a partir do próximo ano o FIG vai ser organizado diretamente pelo município.

E o governo que atrasou tudo, que demorou a definir a data, que inclusive mudou a data do Festival já perto do evento começar, em resposta à atitude corajosa e necessária de Sivaldo Albino, resolveu fixar os dias do Festival de Inverno de 2024 com um ano de antecedência.

Ora, insisto que não devemos encarar esse conflito como uma briga, uma disputa política.

Trata-se aqui de defender Garanhuns. E Sivaldo, alguns gostem ou não está em sintonia com o sentimento da população da Suíça Pernambucana.

Antes de anunciar sua decisão, o prefeito consultou os comerciantes, os lojistas, os donos de hotéis, os proprietários de bares e restaurantes e também os ambulantes.

Ouviu seus secretários, consultou o setor jurídico. E ninguém pense que o gestor não está embasado na Lei. Está sim, até a patente com o nome Festival de Inverno de Garanhuns foi providenciada.

Se a governadora Raquel Lyra quer mostrar que é a tal, por ocupar o mais importante cargo do estado, terá de passar por cima da legalidade, assinar decretos antipáticos à população de Garanhuns e do Agreste, passar por cima de uma cidade de 142 mil habitantes.

O prefeito não quer briga, não deseja conflito, sua intenção ficou clara no seu pronunciamento: o objetivo não é peitar a governadora, se colocar acima de sua autoridade.

O  que se quer é autonomia, respeito, organização, de modo que seja possível no próximo ano realizar um Festival de Inverno à altura de suas tradições.

Diante dessa realidade, é importante que o povo de Garanhuns se manifeste, não a favor de Sivaldo ou Raquel, e sim pela sua cidade, pelo FIG, pela cultura, para não permitir que apequenem nossa terra e seu maior evento.

Que a CDL, os sindicatos, os artistas, os produtores culturais, os universitários, os empresários que foram consultados pelo prefeito, até as igrejas, digam que estão com Garanhuns.

A cidade não pode ser afrontada pela ambição política do ex-prefeito e o autoritarismo de uma governante que não dialoga com professores, com motoristas, com policiais, com profissionais de saúde e mesmo com os prefeitos.

O Festival de Inverno é de Garanhuns, não vamos permitir golpes para tirá-lo de nós!.

DA SEGREGAGAÇÃO À INCLUSÃO NO FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS

Por Jarbas Trindade


Andar, enxergar, ouvir e sentir são ações tão corriqueiras do nosso cotidiano que não podemos imaginar uma existência distante desta realidade. Também para quem nunca enxergou, nunca ouviu, nunca sentiu é difícil imaginar uma realidade diversa a que sempre experimentou. Quando são pensadas as políticas de acessibilidade, essas devem garantir que todas as pessoas sintam-se incluídas eliminando ou minimizando as barreiras para enxergar, ouvir, sentir e se locomover com autonomia e independência. 

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, desde 2011, fiscaliza e sugere ao governo do Estado e à prefeitura de Garanhuns ações para garantir acessibilidade na cultura para as pessoas com deficiência. Uma das principais ações de inclusão no FIG é o Camarote da Acessibilidade que garante a participação de pessoas com deficiência física, visual, auditiva, intelectual e múltiplas de todo o Brasil nos shows que ocorrem no palco principal na Praça Mestre Dominguinhos. Inicialmente a estrutura física do Camarote era garantida pelo governo do Estado de Pernambuco, porém a partir do segundo ano do Camarote a estrutura foi assumida pela prefeitura de Garanhuns como compromisso de garantir a inclusão de todas as pessoas com deficiência. O Camarote, até o ano passado, era localizado distante do palco com um perfil baixo, mas garantindo a inclusão de 60 pessoas com deficiência todas as noites. 

A prefeitura de Garanhuns, neste ano, proporcionou um grande avanço na inclusão das pessoas com deficiência no Camarote da Acessibilidade trazendo a estrutura do Camarote próxima ao palco em uma plataforma elevada na mesma altura desse, garantindo uma acessibilidade e uma inclusão jamais experimentadas. 

O Camarote da Acessibilidade próximo ao palco garante ouvir as apresentações culturais com perfeição; assegura que as pessoas surdas possam enxergar as mãos do intérprete de Libras durante a apresentação; garante que as pessoas com deficiência física, mesmo sentadas, consigam visualizar o palco na altura dos olhos; bem como o acesso ao Camarote e a localização evidencia às demais pessoas que estão no FIG que as pessoas com deficiência estão incluídas e não segregadas longe do espetáculo. A prefeitura também garantiu transporte para as pessoas com deficiência com dificuldade de locomoção, intérprete de Libras, banheiro acessível, segurança, servidores da Assistência Social e profissional da saúde para assegurar plena acessibilidade no evento. Pela primeira vez, o governo do Estado, através da FUNDARPE, garantiu audiodescrição para os shows dos fins de semana no Camarote da Acessibilidade para as pessoas com deficiência visual. 

Como passar, através de palavras, emoções e sentimentos nunca vivenciados pela falta de uma acessibilidade que nunca experimentamos? As pessoas com deficiência, nesse FIG, experimentaram emoções novas quando as pessoas cegas, através da audiodescrição, puderam assistir o show de Lenine e tantos outros, conseguindo entender seus maneirismos, sua roupa, sua dança, as imagens que estavam sendo disponibilizadas no telão e o cenário da apresentação; a alegria de ver uma pessoa com deficiência física em uma cadeira de rodas conseguir enxergar o palco na altura dos olhos, experimentando toda a emoção da apresentação; e vivenciar as pessoas surdas com seus gestos e seus sinais demonstrando a alegria inequívoca de se sentirem incluídos. As pessoas com deficiência que estiveram no Camarote da Acessibilidade durante o FIG podem dizer que realmente assistiram e participaram de um evento inclusivo e acessível.

* Jarbas Trindade é coordenador do COMUD/GUS

DEPUTADO FELIPE CARRERAS: "CORAJOSA E SÁBIA DECISÃO"!


O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), anunciou nessa sexta-feira (28), que a partir do próximo ano, o Festival de Inverno de Garanhuns será realizado diretamente pela prefeitura do município, saindo das mãos da Fundarpe. 

De acordo com vídeo publicado nas redes sociais do prefeito, a decisão foi tomada após ouvir a população, empresários e representantes da rede hoteleira. “A gente fez uma consulta durante toda a semana da realização do festival, conversando com muitas pessoas, empresários da rede hoteleira, de toda a gastronomia, o comércio informal, o comércio geral, barraqueiros, ambulantes, para que a gente pudesse chegar na decisão que chegamos hoje. Eu quero comunicar ao povo do Brasil, mas especialmente ao povo garanhuense e pernambucano, que a partir de 2024 o FIG será realizado pela prefeitura de Garanhuns”, disse. 

Sivaldo ainda ressaltou que a decisão foi tomada com toda a sua equipe e com apoio do deputado federal Felipe Carreras (PSB), que, de acordo com ele, tem sido o “maior parceiro da história de Garanhuns”. 

O deputado Felipe Carreras também utilizou suas redes sociais para demonstrar apoio à decisão de Sivaldo. “Decisão corajosa e sábia do prefeito. O FIG é o maior evento multicultural do Brasil. É um patrimônio dos garanhuenses e dos pernambucanos. Um festival que fomenta o turismo e a economia, gera emprego, renda e oportunidades. Tenho certeza que o próximo festival será o maior de todos os tempos. Ouvindo o povo e fazendo uma construção coletiva, o FIG voltará a ser como merece e ficará ainda maior”, escreveu. 

Carreras é o atual líder do PSB na Câmara dos Deputados, partido do vice-presidente da república, Geraldo Alckmin. O pernambucano esteve recentemente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, filho da terra de Garanhuns. A boa relação do parlamentar com o Governo Federal pode ser um fator chave para que Lula seja presença confirmada no próximo Festival.

CRISTINA MORAES PARABENIZA SIVALDO ALBINO POR GRITO DE LIBERTAÇÃO


O vídeo do prefeito Sivaldo Albino,  anunciando que a partir do próximo ano o Festival de Inverno de Garanhuns vai ser realizado pelo município, impactou positivamente na cidade e toda região do Agreste Meridional.

Cronista da FM Sete Colinas, com presença nas redes sociais, Cristina Moraes escreveu para este blog um texto em que demonstra sintonia com o sentimento da população e elogia a decisão do gestor.

"Parabenizo o senhor Prefeito e amigo Sivaldo Albino, pela coragem e força de vontade, pela assunção da paternidade de um evento que é totalmente nosso, que desde a sua criação foi bancado pelo governo do Estado, uma época de afinidade, respeito e amor e amor a minha linda Garanhuns.

"Vemos os eventos Brasil afora, que são também nascidos  naquelas cidades e tem a contrapartida do governo estadual, é comum e aceitável, pois tem a verba para isto, é incentivo à cultura.

"Mas infelizmente, sempre tivemos problemas com todo o enredo dessa linda história, 

"São atrasos na entrega da grade da programação, decoração, distribuição de ingressos para o circo, na verdade a festa toda tem problema estrutural e de entendimentos.

"Mas este ano, foi um desastre em tudo, que até um secretário entregou a pasta.

"A nossa tristeza de ver que uma Tereza Amaral foi afastada da organização, uma pessoa que entende de FIG como ninguém.

"Os governos, são feitos por pessoas, são eles que fazem tudo acontecer e essas peças são fundamentais para que a engrenagem não pare.

"E está edição foi marcada por erros gravíssimos, não obstante ó amadorismo de não entender que não sabem fazer e não pediram ajuda a quem sabe.

"E ainda entrar na nossa casa e não pedir licença para mudar os móveis do lugar, imaginem mudar o local dos palcos sem entender a dinâmica de como funciona.

"Colocar um artista do nível de Santana para cantar no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante ?

"Um Adilson Ramos que arrasta multidões para cantar no parque ecológico Ruber van der Linden -Pau Pombo.

"Além de outras localizações de palcos também importantes em locais indevidos, choques do horários nas apresentações, enfim, muitos erros.

"Somos uma cidade linda que tem empresários maravilhosos, entre uma rede hoteleira, gastronômica de nível alto, um povo trabalhador e se todos se alinharem com a gestão, cada um com a sua cota de responsabilidade, teremos sim como assumir o nosso FIG.

"Doeu não ouvir da boca da senhora Governadora eleita com a maioria dos votos da minha linda Garanhuns que o festival é de Garanhuns, apenas citou que o Festival é de Pernambuco e de fato é pelo regionalidade, mas ele é dê GARANHUNS, pois foi criado por um garanhuense apaixonado, Marcílio Lins, que teve a aceitação do senhor Ivo Tinô do Amaral, de saudosa memória", concluiu Cristina.

BANDIDOS VOLTAM A ASSALTAR ESTAÇÃO ELEVATÓRIA DA COMPESA


A Compesa informou, através de nota,  que na noite de passada bandidos renderam o operador e furtaram todos os cabos e componentes elétricos da  Estação Elevatória 01 (sistema de bombeamento), do Sistema Inhumas, que fica em Garanhuns, e atende os municípios de Garanhuns, São João, Angelim, Jucati e Caetés.

Em função da ocorrência,  o Sistema Inhumas, responsável por 35%  do fornecimento de água dessas cidades, está paralisado, sem condições de funcionamento. Equipes da Companhia estão no local fazendo o levantamento de tudo que foi furtado.

Com a paralisação do Sistema Inhumas, a Compesa informa ainda que será implantado um calendário provisório para essas cidades que até amanhã (30), estará disponível para consulta no site www.compesa.com.br.

*Não foi esta a primeira vez que bandidos atacam uma estação elevatória da Compesa em Garanhuns. Já está virando rotina. Enquanto o Governo do Estado não garantir a segurança dos funcionários, vamos continuar à mercê desses marginais.

SIVALDO DÁ UM CHEGA PRA LÁ NA FUNDARPE E ASSUME FESTIVAL DE INVERNO


Prefeito Sivaldo Albino anunciou através de um vídeo, divulgado ontem à noite, uma decisão ousada e corajosa:

A partir de 2024 o Festival de Inverno de Garanhuns será realizado diretamente pela Prefeitura do Município, sem que possa haver ingerência no Governo do Estado.

Sivaldo disse que antes de tomar essa decisão conversou com diversos setores da sociedade garanhuense: foram ouvidos os representantes da rede hoteleira, os lojistas, o comércio em geral e os ambulantes.

Sentindo o apoio do povo de Garanhuns nesse "verdadeiro grito de libertação", o prefeito optou por dar um "chega pra lá na Fundarpe", que não mais poderá ter ingerência no nosso Festival. 

A partir de 2024, o FIG será inteiramente de Garanhuns. Não apenas acontecerá na cidade, mas será planejado, organizado e realizado pela prefeitura, pela secretaria municipal de Cultura, com apoio de outras secretarias como Turismo, Educação, Infraestrutura, Assistência Social.

Atitude do prefeito Sivaldo Albino recebeu no primeiro momento apoio massivo da população. Nas primeiras horas desta manhã, sua fala já contabilizava mais de 1200 comentários aplaudindo o gesto.

O deputado Felipe Carreras parabenizou o prefeito e anunciou seu apoio a Garanhuns para realizar o Festival de Inverno sem ingerências externas.

Jornalista Kitty Lopes, que cobriu todas as edições do FIG, também deu seu apoio à medida do gestor garanhuense. "Esperei 33 anos por isso"!, escreveu.

É importante observar que em nenhum momento Sivaldo criticou a governadora Raquel Lyra nem a própria Fundarpe. Apenas disse que a cidade precisa caminhar sozinha e tomar conta de seu maior patrimônio, em termos de evento.

No próximo ano, o Festival de Inverno voltará ter noites temáticas. A proposta é que seja grande, superior ao realizado este ano, alvo de muitas críticas da população desde o início.

Você pode conferir a fala do prefeito de Garanhuns anunciando a decisão que muda a história do FIG. Nós reproduzimos o vídeo, que está no nosso Instagram e Facebook.

PRISÃO DE SINDICALISTA GERA UMA ONDA DE CRÍTICAS À PM E À GOVERNADORA

As fotos foram divulgadas 
na imprensa da capital


A prisão do presidente do Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco, Aldo Lima, com uso de truculência desmedida pela Polícia Militar, gerou uma onda de indignação. Deputados, jornalistas, professores e a população em geral criticaram tanto a PM quanto a governadora Raquel Lyra.

Pouco depois das das 9 horas, a governadora Raquel Lyra publicou no Twitter seu posicionamento sobre a greve dos motoristas de ônibus, que começou na quarta-feira, dia 26. “Nosso governo respeita o direito à greve e a luta dos trabalhadores. Já estamos apurando as circunstâncias da ação policial que deteve o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Aldo Lima. Acredito no diálogo como melhor caminho para negociação. Sempre.” 

Segundo o site recifense Marco Zero, a postagem foi uma tentativa clara de conter a avalanche de críticas e reações negativas à prisão do sindicalista, ocorrida nas primeiras horas do dia, durante um piquete em frente à garagem da empresa Pedrosa, zona norte do Recife.

Na própria postagem da governadora a avalanche de críticas logo superou os 200 comentários negativos. O vídeo da ação violenta da polícia se espalhou pelo Instagram e demais redes sociais. Centenas ou mesmo milhares de pessoas criticaram, acusando a PM de abuso. "Absurdo!" foi uma das palavras mais usadas.

Muitos associaram o comportamento da Polícia Militar ao estilo Raquel de governar. Segundo os críticos a falta de diálogo é uma marca da política que foi prefeita de Caruaru.

Aproveitando o episódio, não foram poucos os que relembraram o caso dos professores, quando a governadora foi à Justiça para impedir a greve da categoria.

FESTIVAL DE INVERNO ENTRA NA RETA FINAL COM ATRAÇÕES EM TODOS OS POLOS

Carlinhos Brow
Baiana System


O Festival de Inverno de Garanhuns, 31ª edição, entra na reta final.

Nesta sexta, 28, teremos como atrações a banda  Baiana System, Uana, Gabriel O Pensador, Barbarize e Amor Eterno. No sábado, 29, a novidade fica por conta do cantor, compositor e percussionista Carlinhos Brown que levará seus grandes sucessos para o público que acompanha o festival de cultura e arte que acontece no Agreste pernambucano.

O último fim de semana do FIG tem atividades para agradar todos os públicos. Enquanto o palco Mestre Dominguinhos recebe artistas como  Frejat, Baby do Brasil e Carlinhos Brown; o Macuca terá Odair José, Getulio Abelha, Luiz Lins, Larissa Lisboa e Tribo de Jah e Clayton Barros. 

OUTROS POLOS - Como já é tradição, o Parque Euclides Dourado reúne polos que garantem diversão para toda a família. A programação do Figuinho começa sempre no início na tarde com apresentações musicais lúdicas para os pequenos. Domingo (30), por exemplo, Lucas dos Prazeres apresenta seu projeto infantil às 16h40. Já a Lona de Circo Índia Morena conta com duas apresentações diárias, sempre às 14h e às 16h. Nesta sexta (28) o destaque vai para o mágico Alakazam, Patrimônio Vivo de Pernambuco.

A poucos metros da lona se encontra a Galeria Galpão, onde a arte e o artesanato se encontram. Também pelo Euclides Dourado passam diariamente agremiações de cultura popular como parte da programação do Polo Cultura Itinerante, como o Maracatu Raízes do Sertão, Afoxé Omó Inã e o Bloco das Flores.

Além de cantar as consagradas A Namorada, Uma Brasileira e Faraó, Carlinhos Brown irá celebrar os 27 anos do álbum Alfagamabetizado, trazendo canções inéditas e ainda relembrando composições inesquecíveis em parceria com Marisa Monte e Arnaldo Antunes, no Tribalistas. Neste dia, além de Carlinhos Brown como atração extra encerrando a noite do sábado, também se apresentam Ave Sangria, Paulo Miklos, Volver, Zeh Lucas e Jam 212. Já no domingo, 30, Baby do Brasil, Frejat, Almério, Uptown Band e Derico Sciotti e Rogéria Dera encerram a programação do FIG.

Com todos os polos ativados, a programação se espalha pelos principais parques e espaços culturais, começando pela manhã e terminando somente de madrugada. Ao todo, o FIG conta com 398 atrações culturais, em diversas linguagens. Desse total, 89,70% (357) selecionados pela convocatória são pernambucanos; e 10,30% (41) são de outros estados.

A UPAE GARANHUNS COMEMORA DEZ ANOS DE EXISTÊNCIA


A UPAE Garanhuns comemorou nesta quarta-feira (26) os seus 10 anos de existência. Inaugurada em 2013, pelo então governador Eduardo Campos, ela foi a primeira Unidade Pernambucana de Atenção Especializada do estado.

A UPAE Garanhuns atende atualmente 21 municípios do Agreste Meridional, com um total de mais de meio milhão de habitantes.

Os números de atendimentos, ao longo dessa primeira década de funcionamento, são altamente expressivos, somando mais de 600 mil consultas médicas e quase 150 mil multidisciplinares; mais de 50 mil cirurgias realizadas, cerca de 1,5 milhão de exames laboratoriais e de imagens e quase 100 mil sessões de fisioterapia, totalizando quase 2,5 milhões de atendimentos até agora.

A comemoração do aniversário da UPAE contou com um momento de ação de graças, presidida pelo padre Silvano da Diocese de Garanhuns, a reprodução de uma vídeo com a retrospectiva dos 10 anos e um momento de fala dos coordenadores da unidade.

O momento contou ainda com a presença do prefeito Sivaldo Albino, representantes da 5ª Gerência Regional de Saúde, do Hospital Regional Dom Moura e de secretários municipais de saúde.

POLÍCIA PRENDE EM GARANHUNS FUNCIONÁRIO FORAGIDO DA FUNDAÇÃO TERRA

Landelino Rodrigues, um dos homens  considerados foragidos da Fundação Terra,  foi preso nesta quinta-feira, em Garanhuns.  O rapaz,  de 34 anos, era responsável por fazer filmagens das missas e eventos do padre Airton Freire e da própria fundação.

Assim como o motorista Jailson Leonardo da Silva, Landelino, reside em Arcoverde, município que é porta do Sertão de Pernambuco. Contra os dois funcionários da Fundação Terra, foi expedido mandado de prisão no dia 14 deste mês, mas os dois não foram localizados no primeiro momento. Por isso eles foram considerados foragidos.

A Polícia Civil divulgou uma nota informando que "após os procedimentos de praxe, o homem foi apresentado em audiência de custódia,  realizada pela comarca de Arcoverde".

A Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça de Pernambuco informou que, de acordo com o artigo 234-B do Código Penal, "os processos de apuração dos crimes contra a dignidade sexual devem correr integralmente em segredo de justiça, preservando-se a intimidade da própria vítima".

A polícia ainda não localizou o motorista e segurança do padre Airton Freire, Jailson Leonardo da Silva.

FERNANDO MORAES É O PRIMEIRO PRÉ-CANDIDATO À PREFEITURA DE GARANHUNS


O empresário Fernando Moraes, que tem ser movimentado bastante em Garanhuns nos últimos meses, marcando presença nos eventos e nas redes sociais, é o primeiro nome confirmado como pré-candidato à prefeitura.

Seu nome para disputar a eleição foi anunciado pelo partido político Avante e confirmado pelo deputado federal Waldemar Oliveira, uma das principais lideranças da legenda em Pernambuco. 

O parlamentar vê no empreendedor um nome forte para representar a terceira via, na disputa política do município.

Certamente o dirigente do Avante considera que o grupo do prefeito Sivaldo Albino é a primeira via, enquanto o ex-prefeito e deputado estadual seria a segunda.

Izaías, apesar de ter contas rejeitadas na Câmara Municipal tem sinalizado que é candidato, contando com o apoio da governadora Raquel Lyra. Ele é filiado ao mesmo partido da ex-prefeita de Caruaru e líder da gestão estadual na Assembleia Legislativa.

Já Sivaldo Albino, ainda não confirmou que irá disputar a reeleição. Ele prefere este ano se dedicar ao trabalho administrativo e semanalmente tem entregue obras ou assinado ordens de serviço.

Ninguém duvida, porém, que o prefeito, caso faça opção por disputar a eleição, será um nome forte, devido ao trabalho realizado e ao apoio da maioria dos vereadores de Garanhuns.

RAQUEL LYRA PROCURA ESTREITAR AS RELAÇÕES COM O GOVERNO LULA

A governadora Raquel Lyra (PSDB) tem sido bem tratada pelo presidente Lula e sua equipe.

Em contrapartida, a tucana faz por onde estreitar os laços com o governo federal.

Nesta última quarta-feira (26),  Raquel teve uma reunião com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, para dialogar sobre os projetos para uma saúde mais regionalizada em Pernambuco. Durante o encontro, foi debatida a possibilidade de captação de mais recursos federais para o setor no Estado. 

“Nos reunimos com a ministra Nísia e sua equipe para trabalhar mais recursos regionalizados na saúde de Pernambuco, com o objetivo de reforçar o atendimento em cardiologia, neurologia e outras áreas, além da abertura de novas maternidades e requalificação dos nossos hospitais. A parceria com o governo federal é fundamental para permitir que a gente faça sempre mais por Pernambuco”, ressaltou,  que estava acompanhada da secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.

Na ocasião, Raquel Lyra também apresentou um panorama geral do sistema de saúde no Estado, destacando também a necessidade de investimentos para a abertura de novos leitos. A transformação digital da saúde, especialmente a universalização do sistema de prontuários eletrônicos, também esteve na pauta. O secretário estadual de Comunicação, Rodolfo Costa Pinto, acompanhou a agenda.

PESSOAS IMPORTANTES ACREDITARAM NO PADRE, QUE ERA TIDO COMO SANTO


Padre Airton Freire, que está preso, investigado pela Polícia e Ministério Público, foi tido como um verdadeiro santo por muito tempo. Não só pela gente simples do Sertão do Arcoverde, mas também por pessoas importantes da capital.

O empresário João Carlos Paes Mendonça, que comanda o Sistema Jornal do Commercio e é dono de diversos shopping centers, em várias capitais do país, acreditou no trabalho da Fundação Terra e apoiou o sacerdote em diversas ocasiões.

Padre Airton foi notícia diversas vezes junto à imprensa da capital, sempre com o reconhecimento do trabalho social da Fundação Terra.

Jornalistas conhecidos, como Fernando Machado e João Alberto, deram muitas vezes notas relacionadas com o padre de Arcoverde.

Em 2012, o Jornal do Commercio publicou uma matéria que ilustra muito bem o prestígio do religioso. Como o leitor pode conferir, Paes Mendonça é citado e a desembargadora Margarida Cantarelli ao comentar um livro de Padre Airton diz que ele está "mais para divino do que humano".

Segue o texto do JC:

Conhecido pelo trabalho social que desenvolve há 28 anos em uma comunidade da periferia de Arcoverde, no Sertão do Estado, o padre Airton Freire lançou na noite desta quinta (3), na Academia Pernambucana de Letras (APL), na Zona Norte do Recife, o livro Quando vale a pena. A publicação da editora Wise, de Fortaleza, é a 80ª obra do religioso e consiste numa espécie de calendário de auto-ajuda. Para cada dia do ano, há um pensamento do padre, sempre voltado à reflexão.

“Para tudo é preciso existir uma motivação. A motivação diz por onde se deve iniciar, estabelece uma razão para se continuar e dá fôlego durante as crises.” O ensinamento referente ao dia 3 de maio, data do lançamento da obra, foi lido em voz alta pelo jornalista Francisco José, convidado para fazer a saudação de abertura do evento. O lançamento lotou o auditório da APL.

Desembargadora federal e presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Pernambuco, Margarida Cantarelli, outra convidada a saudar o padre Airton, classificou o religioso como uma “figura entre o humano e o sagrado”. “À medida que li o livro, percebi que o padre está mais para o divino do que o humano”, elogiou a magistrada.

Ao ser chamado para compor a mesa, o padre Airton Freire se negou a ocupar a cadeira principal. Depois da insistência de alguns, cedeu o lugar para o padre Edwaldo Gomes. “É por uma questão de idade”, brincou o religioso, retribuindo a gentileza.

“Viver é ser desafiado, é a arte de cultivar o encanto do primeiro encontro, é saber fazer para continuar e continuar sabendo para onde ir”, disse o padre escritor.

Presente ao lançamento, o presidente do grupo JCPM, o empresário João Carlos Paes Mendonça, entusiasta do trabalho do padre Airton, elogiou a trajetória do religioso. “É quase um santo. O trabalho que ele realiza é encantador, inacreditável. É um homem de carisma, que consegue congregar muitos no sentido do bem.”

TCE PEDE RESSARCIMENTO DE R$ 531,140,49 DA GESTÃO DE IZAÍAS RÉGIS


Em reunião ordinária da Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco, realizada no último dia 20, os conselheiros constataram irregularidades no serviço de limpeza pública do município de Garanhuns.

"A despesa com serviços de limpeza, incluindo os relativos à locação e manutenção de contêineres e à manutenção de aterro sanitário, só deve ser processada após sua regular liquidação, com base em boletins de medição explicativos da aferição dos serviços efetivamente prestados. A não comprovação do devido uso do dinheiro público torna a despesa indevida, devendo o montante pago irregularmente ser ressarcido ao erário", informa um trecho da decisão do TCE.

Os técnicos consideraram que houve fiscalização deficiente da manutenção do aterro sanitário, "revelando o descaso do ente municipal com a situação, bem assim a correlata repercussão nas finanças públicas, a comprometer o recebimento da parcela do ICMS Socioambiental".

De acordo com o documento do Tribunal de Contas, as irregularidades são do ano de 2015, quando o prefeito de Garanhuns era Izaías Régis.  O TCE solicita que os cofres públicos sejam ressarcidos no valor de R$ 531,140,49.

PREFEITO DE CAPOEIRAS PRESTIGIA ABERTURA DO SEGUNDO SEMESTRE LETIVO


Em evento organizado pela Secretaria de Educação, com participação dos professores e professoras da rede municipal de ensino, Capoeiras fez no início desta semana a abertura do segundo semestre do ano letivo.

Convidada pela Secretaria, à frente Irece Macedo,  a professora Karla Bárbara fez uma palestra para os docentes capoeirenses.

Como sempre acontece nos atos importantes da educação, saúde, assistência social ou outra secretaria, o prefeito Nêgo do Mercado esteve presente, prestigiando os professores.

"Aqui nós temos equipes de professores qualificados e comprometidos em fazer uma educação de qualidade. Agradeço o empenho e dedicação de cada um. Estamos juntos!", disse o prefeito de Capoeiras.

FESTIVAL DE INVERNO TEM EXPOSIÇÃO SOBRE SAMBA DE COCO DE ARCOVERDE


A intervenção urbana da exposição fotográfica “Tamancos”m  da fotógrafa Amannda Oliveira, é uma das visitas que vale a pena ser feita dentro da programação do Festival de Inverno de Garanhuns. 

As imagens retratam a tradição do Samba de Coco de Arcoverde e a sua renovação pelas gerações. “Os tamancos são peça fundamental no Samba de Coco de Arcoverde. Mais do que um acessório para a dança, eles são parte fundamental para a percussão. O que além da batida do surdo faz o nosso samba de coco ser único”,  destacou Amannda.

A instalação foi montada na Galeria das Artes Simoa Gomes, localizada na Avenida Euclides Dourado, n.º 510. Próximo ao Restaurante Varanda.

Apresentação da Exposição

Há mais de um século, uma gente abençoada pelo Sol do Sertão, cultiva a dança encantatória do Samba de Coco e do Trupé, juntando mestres e brincantes que se achegavam da Zona Rural de Arcoverde, Buíque e Águas Belas, trazendo no corpo e na alma, os símbolos rituais dos povos indígenas sertanejos, e dos quilombolas espalhados pela região, que na Batalha, ou no Sítio Coqueiro, durante as novenas do mês de maio, nas casa de taipas e nos terreiros, que tinham como costume, rezar, cantar benditos e ao término da novena, guardar os santos, fechar os oratórios e começar a sambada de coco, puxada pelas mestras e mestres, com seus ganzás, improvisados com latas e por palmas de mãos , levando os participantes a celebração da vida e da cultura popular. Na pisada do coco e do trupé, no chão de barro batido, ou de cimento, das casas. Ao longo dos anos, os instrumentos e repertório foram ricamente elaborados, e com palco, figurinos e shows, bem caprichados, tornaram, mundialmente conhecida, a batida do surdo de Biu Neguinho; marca inconfundível do samba de Coco arcoverdense. Junto, com o som inebriante dos tamancos, usados pelos jovens dançarinos, que levam as plateias envolvidas nos espetáculos, a experimentarem, um verdadeiro transe….

Amanda Oliveira, fotógrafa sensível e apaixonada pelas nossas tradições, nos presenteia com uma rica memória afetiva, revelando o cotidiano das mestras, mestres, e herdeiros do samba de coco, fazedores de cultura, de festas e alegria, celebrando a vida com beleza e resistência, mostrando as brincadeiras, que fazem acontecer, nos seus terreiros, nas casas, escolas, praças e palcos, da nossa terra, sem se deixar abater ,pelas ausências físicas ou pela falta de políticas culturais mais atentas e presentes, bem como da cultura de massa que tenta sufocar artistas e arte popular.

Amanda ilumina nossos sentidos, com formas, cores, e o som da percussão dos tamancos, nos tablados dos palcos, e nos palcos da vida, que se expressam e evoluem, como mais um instrumento do samba de coco e nos convida a apreciar a beleza de quem fez, faz, viveu, vive e resiste no Samba de Coco arcoverdense, para o Brasil e o mundo.

A tradição se perpetua e reacende sua chama com as crianças e jovens do Samba de Coco das Irmãs Lopes, Samba de Coco Trupé e Samba de Coco Raízes de Arcoverde e em mais outros que estão e que virão inspirados na força dos cantos e danças dos terreiros sagrados da COHAB I, São Miguel e Alto do Cruzeiro.

Um salve para Amanda Oliveira, para os TAMANCOS, para Ivo Lopes e Lula Calixto (in memória), para as mestras, para os mestres e brincantes da nossa mais forte tradição!

Márcia Moura - Pesquisadora

DORIEL BARROS CONFIRMA DUPLICAÇÃO DA BR-423


Muitos políticos têm lutado pela duplicação da BR-423,no trecho que liga São Caetano a Garanhuns.

Um dos que estão empenhados em conseguir a realiização dessa obra é o deputado Doriel Barros, dirigente do PT em Pernambuco.

Hoje o parlamentar disse ao blogueiro Alberes Xavier que recebeu informações, diretamente de Brasília, de que o presidente Lula "bateu o martelo".

"Estou muito feliz e darei notícias sobre o início e o andamento da obra", falou Doriel.

Já houve até reunião de técnicos e políticos com a direção do CPRH para discutir o impacto ambiental da obra.

Tudo indica que a duplicação desta vez sai.

TIAGO IORC E SANDRA DE SÁ SÃO ATRAÇÕES DO FIG NESTA QUARTA-FEIRA

Tiago Iorc
Sandra de Sá


A noite de terça-feira teve pouco público, na Praça Mestre Dominguinhos. Talvez menos ainda do que no sábado passado, que também foi fraco. 

Hoje, quem sabe, será melhor.

As atrações desta quarta-feira no principal polo do Festival de Inverno serão as seguinte:  Mirelly Araújo,  Erica Natuza,  Tiago Iorc, Baile do Simonal com Wilson Simoninha, Max de Castro e Sandra de Sá.

Os shows na Praça Mestre Dominguinhos começam às 20 horas.

SIVALDO ANUNCIA PAVIMENTAÇÃO DE MAIS DE 40 RUAS

As obras de pavimentação e recapeamento asfáltico avançam em todos os bairros da cidade


Prefeito Sivaldo Albino anunciou que foi iniciado "o maior programa de infraestrutura e pavimentação da história de Garanhuns". 

De acordo com o gestor, em setembro a Secretaria de Infraestrutura volta com carga total o serviço de pavimentação asfáltica, pavimentação em paralelepípedo e drenagem de águas.

"Só na Cohab II e no Loteamento Manoel Camelo, 22 ruas serão pavimentadas. E a Cohab III receberá também pavimentação asfáltica em 5 ruas, além dessas, a Vila do Quartel, a Boa Vista e o Jardim Petrópolis também serão contempladas com o serviço", detalhou Sivaldo.

Prefeito ressaltou que esse trabalho é só o começo de um projeto maior. "Apenas nesse lote de agora serão mais de 40 ruas pavimentadas. Estamos realizando tudo graças à parceria e emendas do amigo e deputado federal Felipe Carreras", destacou o governante garanhuense.

POLÍCIA FEDERAL VAI INVESTIGAR AS CONTAS DA OPERAÇÃO LAVA JATO


Após a publicação de uma reportagem pelo,   The Intercept, de  diálogos de Deltan Dallagnol com agentes suíços e norte-americanos, a Polícia Federal decidiu investigar a Lava Jato. 

Jornalista Jamil Chade, escreveu sobre o assunto,  no UOL:

A Polícia Federal fará um pente-fino em todas as movimentações conduzidas por contas relacionadas com a organização da Operação Lava Jato. O objetivo será o de conhecer a origem, o destino e os procedimentos usados pelos procuradores em transferências que chegaram a milhões de dólares.

Segundo fontes envolvidas no levantamento inicial de dados, contas judiciais ainda estão abertas e há recursos também aguardando definição na Suíça. O que se tenta determinar é se existiam procedimentos, critérios e parâmetros para a transferência de recursos.

Agora, com base na matéria do UOL, a PF foi instruída a intensificar a apuração, principalmente diante da suspeita de que o grupo em Curitiba gozava de uma situação de acúmulo de poderes.

A reportagem, publicada aqui em A Grande Guerra em parceria com UOL e ICL Notícias, mostrou conversas inéditas apreendidas pela Operação Spoofing. Nelas, o ex-procurador e ex-deputado Deltan Dallagnol negocia em sigilo com as autoridades norte-americanas um acordo para dividir o dinheiro que seria cobrado da Petrobras em multas e penalidades por causa da corrupção.

A Petrobras fechou um acordo com os Estados Unidos mais de dois anos depois, aceitando pagar uma multa de 853,2 milhões de dólares para não ser processada. O acordo garantiu o envio de 80% do valor ao Brasil – contudo, não exatamente em benefício “para a sociedade brasileira”, como dissera Deltan.

Na verdade, metade do montante bilionário seria destinado a um fundo com CNPJ privado que a própria Lava Jato tentou criar. O ministro Alexandre de Moraes suspendeu a criação do fundo a pedido da PGR. O dinheiro foi destinado à Amazônia e, agora, o CNJ investiga o caso.

*Imagem: Revista Brasil de Fato.

VÍTIMA REUNIU PROVAS FORTES CONTRA O PADRE AIRTON FREIRE


Cada vez aparece mais coisa envolvendo o padre Airton Freire, que está preso. 

Segundo o jornalista Nill Júnior, uma vítima do sacerdote reuniu provas robustas contra ele e entregou à polícia.

Essa pessoa, que falou também com a Globo, disse que o religioso fazia sexo oral nela. “Tenho mensagens dele pedindo para me masturbar. Tenho bastante coisa”, revelou a vítima.

O homem contou que confrontava as atitudes do Padre Airton, mas que era manipulado a repetidamente dormir na “casinha”, um casebre de telhado de palha onde o religioso dormia, e onde as vítimas afirmam ter havido os estupros.

Em uma das vezes, o homem disse ter sido dopado e estuprado enquanto estava inconsciente.

Os fatos relacionados aos abusos do sacerdote têm sido revelados por diversos veículos de comunicação.

O Ministério Público e a polícia já mostraram evidências de que os crimes foram cometidos.

Tanto as evidências são fortes, que o religioso está na prisão.

Para ele ser inocente, é preciso que a polícia e o MP estejam errados, a imprensa esteja fabricando fatos e cinco vítimas estejam mentindo.

Mas tem gente ainda jurando que Airton é um santo.

A MÚSICA DE MAIOR IMPACTO NA HISTÓRIA DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA


O sucesso da música começou dentro da própria CBS. Todos comentavam e queriam ouvir a fita com a nova gravação. 

Fato pouco comum, até o pessoal do escritório ia à sala da técnica para ouvir quero que vá tudo pro inferno.

E todos diziam que a música seria um sucesso. Evandro Ribeiro dizia isso; Lafayette também; o técnico Jair Pires dizia.

E todos se enganaram, porque ela não foi apenas um sucesso. Foi a de maior impacto popular na história da música popular brasileira.

Até então, nenhuma outra canção lançada no Brasil tinha causado tanta polêmica e repercussão.

"Quero que vá tudo pro inferno foi o fenômeno de massa mais intenso que eu vi na minha geração", afirmou Caetano Veloso.

A rigor, essa gravação não foi lançada, ela explodiu.

Na época, um padre carioca, Antônio Neves, reagiu antes mesmo de ouvir a nova canção. "Eu levei um choque quando soube do título dela: Quero que vá tudo pro inferno. Imagine se a mocidade começa a cantar isso".

Uma canção que assustava alguém apenas com a leitura do título, o que não poderia provocar quando todos começassem a ouvir o refrão com aquelas mesmas palavras?

"Para a época (1965), aquilo foi realmente uma coisa muito forte, agressiva. É como se hoje (no ano de 2006)  fosse lançada uma música com o refrão: Quero que vá todo mundo pra puta que pariu", comparou a cantora Wanderléa.

Lembro  que havia um comentário geral das pessoas criticando Roberto.

"Esse cara não tem o direito de fazer isso", reagiu o cantor Wando, quando a música explodiu.

Enfim, uma sociedade reprimida, que, de repente,  foi tomada por uma canção com um grito de guerra arrebatador.

A canção provocou e perturbou os setores conservadores, ou seja, a maioria da sociedade brasileira.

Na época, muitas emissoras de rádio se recusaram a tocar a música por determinação dos proprietários, numa censura interna motivada por razões religiosas.

*O texto acima é um trecho do livro "Roberto Carlos em Detalhes", de Paulo César Araújo. A obra foi tirada de circulação, depois que o cantor e compositor conseguiu uma decisão da justiça proibindo a biografia não autorizada.

A obra de Paulo César pode ser lida na internet. O livro físico é comercializado por até R$ 700,00 no mercado livre.

Atualmente este tipo de censura não pode mais ser exercida, porque o Supremo Tribunal Federal decidiu que são permitidas as biografias de figuras públicas sem precisar de autorização do personagem enfocado.