Por Altamir Pinheiro
O país inteiro já ouviu falar nessas figuras carimbadas que sairão candidatos a deputado federal pelos seus respectivos estados. EI-LOS: Marina Silva (REDE-SP), Beto Richa (PMDB-PR), Guilherme Boulos (PSOL-SP), José de Abreu (PT-RJ), Carla Zambelli (PL-SP), Fernando Pimentel (PT-MG), José Serra (PSDB-SP), o cantor Belo (PL-RJ), o jogador de vôlei Maurício Souza (UNIÃO BRASIL-MG), Deltan Dellagnol (PODEMOS-PR) e Rosângela Moro (UNIÃO BRASIL-SP), que deverá ser a recordista de votos de todas as eleições já realizadas no Brasil.
Há vários outros candidatos a deputado federal nos quais os partidos estão apostando todas as suas fichas. Um deles é um dos filhos de OI DE GATO, Pedro Campos (PSB-PE), com quem os socialistas contam para puxar consigo ao menos outros dois nomes em Pernambuco. Pedro Campos é irmão de João Campos, atual prefeito do Recife. Pedro terá que disputar com sua prima e arquinimiga Maria Arraes (SOLIDARIEDADE-PE), irmã da candidata ao governo no estado, Marília. Há quem diga que ela ultrapassará a votação da irmã.
Em Pernambuco, outro que vai arrombar à boca do balão é o irmão do ex-prefeito de Jaboatão, Anderson, que é candidato a governador e abriu um enorme corredor para seu mano, André Ferreira (PL-PE), que será premiado com uma acachapante votação e, por tabela, levará a tiracolo o Garanhuense Fernando Rodolfo que deve emplacar sua reeleição com uma relativa tranquilidade. Tudo isso é em razão do Sistema proporcional que faz com que candidatos com votação muito expressiva levem consigo outros com menos votos. Portanto, já está praticamente assegurado o retorno de Fernando Rodolfo à Brasília.
RERRATIFICAÇÃO: - figuras carimbadas que sairão CANDIDATAS e não figuras carimbadas que sairão CANDIDATOS...
ResponderExcluirO ex-governador Beto Richa é candidato pelo PSDB do Paraná e não PMDB...
ResponderExcluir