WILLIAM HURT, SÔNIA BRAGA E O BEIJO DA MULHER ARANHA


Com a morte do ator americano William Hurt, no domingo, 13 de fevereiro, o Cine Antiqua, canal de filmes clássicos do YouTube, está reapresentando o filme "O Beijo da Mulher Aranha", de 1985, dirigido pelo argentino radicado no Brasil Hector Babenco.

É um filme, baseado em livro homônimo, de Manuel Puig, é excelente, muito acima da média. De 0 a 10 eu dou nota 9 ou mesmo a nota máxima.

Não é à toa que o longa foi indicado para Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, de 1986, recebeu diversos prêmios no Brasil e exterior e garantiu a Hurt a estatueta dourada de Melhor Ator daquele ano.

"O Beijo da Mulher Aranha" faz uma crítica dura às ditaduras latino americanas, sem deixar de alfinetar também os radicais de esquerda.

O longa conta a história de dois homens presos por motivos diferentes,  que são colocados na mesma cela.

Valentin está preso por motivos políticos e na prisão é barbaramente torturado.

Seu companheiro de cárcere é Molina, um homossexual sensível, que foi parar na cadeia por envolvimento com um menor de idade.

É usado pela polícia para tentar arrancar informações do esquerdista Valentin, que não se dobra às sessões de espancamento.

William Hurt é brilhante no papel de gay, dá show mesmo. O roteiro do filme ajuda, por fazer de Molina um personagem muito bonito. A homossexualidade é tratada de maneira decente, sensível, como poucas vezes se viu no cinema ou televisão.

Babenco cria filmes dentro do filme e aí quem brilha é Sônia Braga, que interpreta três papeis diferentes no longa, demonstrando seu talento em todos eles.

Alguns dos atores de "O Beijo da Mulher Aranha" já não estão entre nós.

O porto-riquenho Raul Juliá, que interpreta Valentin,  morreu em outubro de  1994.

O brasileiro José Lewgoy, que fez dezenas de vilões em filmes nacionais, nos deixou em fevereiro de 2003. 

Hector Babenco, que morreu em julho de 2016, era um cineasta de mão cheia. Além de "O Beijo da Mulher Aranha, assinou trabalhos do porte de Pixote e Carandiru, todos sucessos de crítica e de público.

Outro brasileiro que está no longa que estamos comentando  é Wilson Grey,  que morreu em outubro de 1993

Sônia Braga, a Mulher Aranha, ainda hoje uma diva do cinema brasileiro e mundial,  está com 71 anos

O ator Milton Gonçalves, que vive no filme de Babenco um policial,  está com 88 anos.

Não tenho receio de afirmar que o "Beijo da Mulher Aranha", disponível de graça, no YouTube, é melhor do que a maioria dos filmes no catálogo atual de Netflix, Amazon Prime ou Globoplay. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário