LINDAS VOZES QUE SE CALAM - Por Cristina Moraes

Rocir Santiago
Roberto Sampaio
Aluízio Alves

Minha linda Garanhuns foi pioneira na comunicação, com a chegada da Rádio de Difusora, hoje Rádio Jornal, numa era de ouro do rádio, com um time de maravilhosos comunicadores.

Fizeram parte, Ivo de Souza Cláudio Alves  de Moraes, meu pai, Humberto Morais, meu tio, Solon Gomes, Aguinaldo de Barros, Jota Ferreira, José Inácio Rodrigues, Rossine Moura, Aluisio Alves, Iran Pessoa, Roberto Sampaio, todos, de saudosa memória, dentre outros.

Cada um deixou o seu nome marcado na história belíssima do rádio do Agreste Meridional, legados que não temos como esquecê-los.

Pois todos imprimiram a sua marca de excelentes radialistas e contribuíram com a comunicação da minha linda Garanhuns.

E esta semana recebi uma mensagem do amigo querido Ariston Brito, me informando do falecimento de Rocir Santiago Toneo.

É, mais uma linda voz se cala para sempre,  e vamos perdendo as nossas referências radiofônicas e que tantas alegrias nos deram.

O radialista Rocir Santiago, faleceu no último dia 24 de março, por volta das 03:30 da manhã, aos 72 anos de idade, no Hospital Dom Moura, em Garanhuns e a causa da morte não foi informada, mas já estava há algum tem tempo com problemas de saúde.

Rocir Santiago, é mais um garanhuense de coração, pois era filho legítimo da cidade de Barreiros., mas veio morar, aqui na minha linda desde 1964 e por onde foi construindo a sua história no rádio.

Começou sua carreira na Rádio Difusora de Garanhuns e passou pelas rádios, Meridional, Sete Colinas, Marano Liberdade e Cultura, estas duas últimas em Caruaru. 

Trabalhou também na TV Gazeta, e TV Alagoas, em Maceió. Rocir prestou assessoria de imprensa à prefeitura de Garanhuns na gestão de José Inácio Rodrigues e Ivo Tino do Amaral e sabia bem dividir as coisas, mantinha a amizade com cada novo gestor da cidade 

E não só de rádio fez a sua história, mas também era apaixonado pela arte interpretar e foi um dos envolvidos na fundação de um grupo de teatro e também trabalhou em campanhas eleitorais ao lado do jornalista Roberto Almeida.

Dono de uma bela voz e era um grande exemplo de excelente profissional de rádio e tinha um estilo peculiar de ser, além de se destacar por valorizar a cultura da minha linda Garanhuns e do Agreste Meridional e uma característica bem sua, ele gostava de contar causos, tornando seu trabalho bem atraente e engraçado.

Mas há algum tempo, Rocir Santiago se afastou da vida social, preferiu ficar no seu cantinho, na atuava mais em rádio, o que era uma grande perda, pois era um excelente profissional, além de uma figura de um coração humano de muita empatia.

Eu tinha um carinho muito grande por Rocir Santiago e ainda lembro quando ele foi secretário nas gestões dos prefeitos Ivo Tino do Amaral e José Inácio Rodrigues.

Onde prestou um belíssimo trabalho e promoveu grandes projetos que movimentou a cidade, em um deles, nos convidou, eu e Cidora, para fazermos  parte do júri de um concurso, no Hotel Tavares Correia.

Rocir Santiago tinha multiplicidade de dons, era um grande artista, foi compositor e além do rádio, também se destacou na tv e na imprensa escrita, onde prestou serviços também em jornais.

Apesar de seu afastamento dos microfones, mas era uma figura muito querida, pois sabia portar-se com elegância, tinha senso crítico e com ética, além da sua marca de interpretar, deixando seu trabalho diferenciado e com muita alegria.

Aos familiares o meu abraço carinhoso e os meus sentimentos e aos amigos também, pois sabia fazer amizade e gostava de uma boa roda de conversas.

Morre o homem fica a sua história.

Viver, reconhecer e homenagear.

Um comentário:

  1. À RÁDIO DIFUSÃO DE NOSSA CIDADE HÁ BASTANTE TEMPO SOFRE, INEXORAVELMENTE, COM A MORTE DESSES ÍCONES DO BOM RADIALISMO GARANHUENSE.

    P.S.: O Próprio Roberto Almeida, em termos de voz que ficou comprometida, Garanhuns perdeu um grande entrevistador político/cultural em nossa radiofonia.

    ResponderExcluir