A MÚSICA DE ROBERTO CARLOS COM UM TOQUE DE FADO PORTUGUÊS

Cantora Raquel Tavares

Possivelmente poucos brasileiros já ouviram falar dela ou a escutaram interpretando alguma música.

No entanto a cantora portuguesa, fadista da nova geração, Raquel Tavares, tem ligações profundas com o Brasil.

Morou três anos no Rio de Janeiro e revelou numa entrevista ter ouvido Roberto Carlos antes mesmo do fado português.

Sua mãe era fã do artista brasileiro, tinha todos os LPs do cantor, o que explica o fato de Raquel ter entrado em contato com o som de Roberto antes da música do seu país.

Em 2014 a Sony, gravadora que tem (ou tinha) os dois cantores em seu cast, idealizou o projeto "Raquel Canta Roberto Carlos".

E foi lançado em Portugal, depois no Brasil, um CD em que a cantora interpreta 14 músicas do rei.

Ela tem bom gosto, escolheu algumas das melhores canções do brasileiro e as interpretou de forma magistral.

Deu um toque de fado às canções de Roberto. Assim, você ouve (ou assiste em vídeo) Raquel acompanhada de uma pequena orquestra e viola portuguesa.

Detalhes, Palavras, Emoções, Cavalgada, A Distância, Você, Como é Grande o Meu Amor Por Você e do Fundo do Meu Coração e mais seis canções podem ser conferidas com sotaque do além mar.

Roberto já foi gravado por meio mundo de craques da MPB: Nara Leão, Maria Betânia, Gal Costa, Lulu Santos, Nando Reis, Ney Matogrosso, Marisa Monte, Vanessa da mata, Zeca Baleiro, Caetano Veloso, Osvaldo Montenegro, Fagner e muita gente mais.

Raquel Tavares, porém, renovou as canções de Roberto e Erasmo, pelos arranjos, devido ao sotaque, pelo seu jeito próprio de cantar.

Infelizmente, o disco é pouco conhecido aqui e Roberto Carlos, que em abril próximo vai completar 81 anos, não tem a mesma popularidade de décadas atrás.

Um tempo em que ruas de São Paulo eram fechadas para que ele pudesse comandar no Teatro Record o programa Jovem Guarda.

Ou quando a polícia teve de ser acionada para proteger o ídolo, quando do lançamento do seu primeiro filme.

E teve mais: quando venceu o Festival de San Remo, na Itália, em 1968, foi recebido no aeroporto e nas ruas de São Paulo como se tivesse conquistado a Copa do Mundo, desfilando pelas ruas da cidade no carro do Corpo de Bombeiros.

Hoje não é mais assim. Os jovens estão ligados em novos ídolos, acabaram os programas de auditório, o vinil e até o CD sumiram e agora as trajetórias artísticas são acompanhadas nas plataformas digitais.

Mas ninguém apaga a história. Roberto Carlos já vendeu em torno de 140 milhões de discos, há 60 anos emplaca hits nas rádios, compôs músicas para trilhas sonoras das novelas de TV, junto com Erasmo fez mais de 500 canções, além de muitas outras que assinou sozinho.

Ouvir a canção do Roberto para muita gente ainda é um prazer, uma satisfação,  traz de volta os anos 60, 70, 80, 90...

Na voz do próprio, de Nara, de Elis, de Nando Reis, de Paula Fernandes, de Aguinaldo Timóteo ou da portuguesa Raquel Tavares.

A fadista, tão querida pelo povo português e conhecida de poucos brasileiros, três anos atrás, aos 34, resolveu abandonar a carreira artística.

Saiu no auge, justificando que a música não lhe dava mais alegria, a entristecia. Uma pena.

De todo modo, estão aí os registros, que não podem ser apagados. Vale a pena ouvir a voz de Raquel.

Assista o vídeo. Confira como ficou "Detalhes" com um toque de fado português:

Um comentário:

  1. Raquel Tavares é uma das melhores vozes da canção portuguesa. Além dela temos também Rui Veloso, Pedro Abrunhosa, Roberto Leal, radicado aqui e, infelizmente, já ausente entre nós. Amália Rodrigues foi, talvez, a melhor fadista que tivemos na língua lusófona. Raquel nos lembra muito vozes que temos por aqui, a exemplo de Flávia Wenceslau e Mariene de Castro, ambas nordestinas e pouco divulgadas entre nós. A música brasileira se destaca no cenário polifônico, igual modo a música latina que tem expressões como Natalia Jimenez, Lucero, Violeta Parra, Mercedez Sosa, Maria José Quintanilla e a paraguaia Perla, dentre outros. E na nova safra, é bom voltarmos os ouvidos para Mariah Nala, paulista de 15 anos e uma voz fenomenal.

    ResponderExcluir