CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

OPOSIÇÃO TENTA IMPEDIR PESQUISA, MAS JUSTIÇA NÃO ACATA O PEDIDO


Silvinho Silva, que assina um blog de notícias políticas, com público na Região Metropolitana do Recife e também em cidades do interior, noticiou agora há pouco que a oposição de Capoeiras entrou na Justiça Eleitoral tentando impedir a divulgação de uma pesquisa do Instituto Exatta, contratada pelo Diário de Pernambuco.

Mas a juíza da 130ª Zona Eleitoral,  Priscila Maria de Sá Torres Brandão, negou o pedido liminar por entender que “inexiste, neste momento processual, irregularidade demonstrada de plano da pesquisa”.

A coligação liderada pelo PL alegou "a existência de irregularidades no plano amostral da pesquisa,  consistente na utilização de dados populacionais veiculadas no Censo 2010 do IBGE, de modo que o plano amostral da pesquisa não reflete a realidade”.

A juíza, porém, sustentou que “uma simples leitura das normas revela que a Justiça Eleitoral não especifica a adoção de uma metodologia única para pesquisas , nem aponta uma formulação matemática ou estatística à obtenção do plano amostral ou da margem de erro”.

Magistrada destacou também que a pesquisa do Instituto Exatta  está devidamente registrada e, que diante da análise feita, não é possível inferir a sua irregularidade com base nas provas apresentadas. 

Segundo Silvinho, nos bastidores da disputa a intenção de barrar a pesquisa foi entendida como uma tentativa de evitar que os números antecipem a vantagem de Nego do Mercado na preferência do eleitorado de Capoeiras. “Além disso, demonstra desrespeito à trajetória do Instituto Exatta, que soma anos de atuação correta no segmento de pesquisas eleitorais, e à história do Diário de Pernambuco, veículo de credibilidade e com quase 200 anos de serviço prestados à imprensa pernambucana”, escreveu o jornalista recifense.

A partir desse episódio aumentou a expectativa em torno dos números da pesquisa. Muitos se perguntam por que a oposição tentou impedir a divulgação do resultado, já que até o momento o Diário não vazou pra ninguém a informação de quem está na frente. Possivelmente nesta quinta-feira, dia 30, o tradicional veículo de comunicação irá revelar como está a disputa em Capoeiras, conforme as entrevistas realizadas pelo Instituto da capital no município.

O Blog de Silvinho Silva completa quatro anos em outubro próximo e tem bastante credibilidade em Pernambuco. 

Capoeiras foi notícia na capital hoje duas vezes. O jornalista Magno Martins, que tem o blog mais lido do Estado, nesta quarta-feira publicou uma reportagem sobre a política no município vizinho. 

*Nas fotos, o jornalista Silvinho e a cidade de Capoeiras.

Um comentário:

  1. Em Capoeiras, os semblantes das pessoas que vão votar e todas as pesquisas eleitorais demonstram claramente o favoritismo inegável e a toda prova do bom candidato NEGO DO MERCADO. Até porque, Democracia também é ter o direito de dizer abertamente que a oposição do município de Capoeiras, certamente, não quer ou não gosta de ouvir, tipo: "O meu candidato, Nego do Mercado, merece o meu voto".


    P.S.: - Essa oposição que tem tudo para sofrer uma derrota avassaladora, não deve ficar triste por estar caminhando para um resultado negativo e constrangedor nas urnas do dia 3, pois a vida sempre nos dá nova oportunidade depois de uma humilhante derrota. Cabe a fracassada oposição de Capoeiras se restabelecer e não desistir ao tentar a todo custo, mais uma vez, disputar o pleito de 2024, porque esse do próximo domingo, bye, bye... TCHAU QUERIDA!!!

    ResponderExcluir