PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

O QUE O FUTURO NOS PROMETE

Por Flávio Lyra*



A eleições municipais mostraram que estão em gestação três tendências principais na sociedade brasileira: a tendência de fortalecimento do centro-político; a tendência de esvaziamento da extrema-direita bolsonarista; e a tendência ao fortalecimento de uma esquerda renovada.

 

Grande parte do eleitorado acreditou que a causa de nossos problemas residia na esquerda comandada pelo PT e vingou-se do PT, elegendo Bolsonaro. Desta vez, a frustração com Bolsonaro e a incapacidade do PT de se apresentar como uma alternativa, levou o eleitorado a se concentrar no Centro. Esse quadro não tem nada de estável e a crise que se desenha para os próximos anos pode levar a uma reconcentração nos extremos.

 

Bolsonaro vai tentar uma recuperação pelo Centro, mas pode não ser bem sucedido e, numa atitude de desespero, buscar reativar as forças da extrema-direita, com a mobilização de setores da população que vão ser muito afetados pela crise. O fascismo sempre cresce com essas crises.

 

Lula, se tirar da cabeça a idéia de que a Esquerda vai se organizar em torno de sua liderança e abrir espaço para as novas lideranças, vai permitir uma importante renovação da Esquerda e sua aglutinação. Ciro Gomes, acredita piamente em organizar o Centro em torno de sua liderança, atrair segmentos da esquerda e da direita e, assim, chegar à Presidência em 2022.

 

O mais provável é que apareça um candidato do Centro que irá vencer no primeiro turno, mas que terá de se defrontar no segundo turno com um candidato da Esquerda ou da Direita. Ciro Gomes, Lula e Bolsonaro têm grande chance de serem descartados da disputa, pois estão muito desgastados politicamente e com um discurso envelhecido. As chances de um candidato de Direita chegar ao poder são bem maiores do que as de um candidato de Esquerda. O Centro, na realidade, é de Direita nas horas decisivas. 

 

*Flávio Lyra é economista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA