GONZAGA DE GARANHUNS INAUGURA O SEU CENTRO CULTURAL



Patrimônio Vivo de Pernambuco, Luiz Gonzaga de Lima, inaugura o seu Centro Cultural , no Agreste do Estado. O espaço preserva a cultura popular, ensino da folia de reis, exposição dos cordéis do artista, história dos transportes municipais e uma bodega com bebidas artesanais.

Apesar da dificuldade financeira e a pandemia do Covid-19, o mestre de reisado Gonzaga de Garanhuns e seu filho Clodoaldo Lima, inauguram em outubro deste ano o Centro Cultural Gonzaga de Garanhuns, no qual conta a história do artista que é Patrimônio Vivo de Pernambuco e o primeiro cordelista da cidade que leva em seu nome. O visitante vai poder apreciar as obras de cordéis escritas por ele, bem como as roupas características da folia de reis, também o local encontra uma biblioteca com livros escritos pelo Gonzaga e sobre a cultura. Além disso, o local há uma pequena bodega onde Seu Gonzaga, como também é conhecido, oferece aos turistas algumas doses de temperada que são fabricadas artesanalmente e ouvir citações dos seus versos de cordel. Também é possível observar algumas miniaturas que contam a história dos ônibus em Pernambuco e todas as peças são feitas à mão por Clodoaldo  

“Esse espaço cultural em que eu e meu filho enfrentamos tudo, tem o intuito de transmitir a cultura na cidade e temos um planejamento para que seja possível ser um ponto turístico de Garanhuns”, comenta Gonzaga de Garanhuns sobre o objetivo do seu Espaço.

Histórico - Luiz Gonzaga tem 77 anos de idade e promove o reisado desde 1955 e fundou oito grupos, em 2018 recebeu o título de Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco pela Secretaria Estadual de Cultura juntamente com a Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Gonzaga de Garanhuns também escritor do “Garanhuns em Versos-um pouco de sua história” e cordelista com mais de 350 títulos de sua autoria e escrevendo até em espanhol e holandês. “A cultura popular faz parte da nossa alma, é a nossa tradição, também está em nosso viver e vejo em Garanhuns um local rico em cultura como em todo Pernambuco”, ressalta ele a importância e a riqueza da cultura popular para a população.


Serviço:

Local: Rua da Liberdade,1474, Heliópolis, Garanhuns

Horário de funcionamento: Com agendamento- devido a pandemia

Telefone (87) 98175-1902 – Clodoaldo Lima    

*Fotos e texto : Caio Pessoa

Um comentário:

  1. O reisado mais antigo é os três reis do oriente depois vem não tibúrcio e Luiz Gonzaga veio chegar muito depois com um grupo, a não ser que ele dançava em outro grupo de reisado pq ele veio criar um grupo depois de 2000, más se ele tá falando quem sou pra descordar né apesar que sou bisneto e neto dos fundadores dos três reis do oriente

    ResponderExcluir